Como viajar em segurança e sem estresse

Viajar em segurança é uma experiência pela qual todos vamos passar em algum momento de nossas vidas.

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Seja por prazer ou a trabalho, é bastante comum nos depararmos com essa situação.

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Existe, ainda, a possibilidade de você ser o motorista em uma viagem e, então, é preciso estar atento a tudo que se passa no trânsito.

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Acidentes, por exemplo, são mais comuns em épocas com muitos viajantes na estrada, logo o motorista deve ter a sua atenção redobrada.

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Por conta disso, é preciso se preparar. Mais importante ainda, é preciso aprender a se preparar.

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Nesse artigo, vou abordar os principais aspectos técnicos e psicológicos do planejamento de uma viagem.

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Assim, acredito poder tornar as suas próximas experiências seguras e proveitosas.

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Veículo seguro, viajante seguro

Segurança sobre rodas

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Uma das primeiras e maiores preocupações ao preparar-se para uma viagem é a condição do veículo a ser utilizado como meio de transporte.

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Independente do modelo, tamanho ou idade do veículo, o condutor deve estar atento às condições mecânicas e funcionais do seu automóvel.

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Obviamente, os elementos nos quais se deve prestar atenção são diferentes entre uma moto e um carro, ou entre um esportivo importado e um básico modelo econômico.

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De acordo com o Denatran e o IBGE, o carro é o automóvel mais utilizado no Brasil, enquanto a moto está em segundo lugar.

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Por esse motivo, nesse post, vou dar preferência ao carro, mas também abordarei questões pertinentes quanto às motocicletas.

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Para não ter inconvenientes na estrada, o motorista deve pensar no estado do seu carro com antecedência.

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Ao longo desse post, vou esmiuçar algumas das preocupações que devemos ter antes de pegar a estrada. Vamos por partes, começando pelos pneus.

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Os pés do carro

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O pneu não pode estar com as ranhuras já gastas (também conhecido como pneu careca). Isso compromete o controle do viajante sobre o veículo, especialmente em situações em que o carro é freado de forma abrupta.

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O perigo de um pneu gasto se amplifica em uma situação de chuva ou de pista molhada. A água, portanto, é um fator que prejudica ainda mais a dirigibilidade do veículo.

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Para ver se o pneu está careca ou não, basta olhar para o indicador TWI. Esse indicador é uma marca saliente na borracha, localizada no interior do sulco do pneu.

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Costuma haver um triângulo, também saliente, que aponta a direção do indicador TWI. No momento em que o desgaste dos seus pneus alcançar esse indicador, é hora de trocá-los.

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Você também pode medir o desgaste por outros métodos, como riscar os sulcos com uma caneta esferográfica.

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Se a caneta não se encaixar em um dos sulcos, é porque esse pneu já está gasto e não é mais seguro.

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Também é importante lembrar que não apenas os quatro pneus nos eixos devem estar em boa condição, mas também o estepe.

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Se ainda estiver com dúvida sobre o estado dos seus pneus, visite um especialista. Mais tarde, você pode pagar caro por uma dúvida não respondida.

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Caso um ou um par de pneus esteja gasto, e não havendo condições de trocá-lo por um em bom estado, a recomendação é colocar o pneu ou o par gasto no eixo dianteiro do carro.

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Embora muitos acreditem que é melhor colocá-los no eixo anterior, ter pneus gastos na parte traseira do carro facilita a derrapagem e a perda de controle do veículo.

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Por dentro da borracha

Depois de conferirmos o exterior do pneu, é hora de nos preocuparmos com o seu interior. O assunto, aqui, é a pressão interna, que deve estar bem calibrada antes de uma viagem.

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Um pneu bem calibrado aumenta a estabilidade do veículo, ajuda a preservar a borracha de danos externos e contribui para a integridade material da sua parte interna.

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Porém, atenção! Uma boa calibração não é sinônimo de muita pressão no pneu!

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A grande pressão interna causa um pneu duro demais, que perde aderência e prejudica a dirigibilidade do veículo.

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Da mesma forma, um pneu com pouca pressão pode se desprender da roda em uma manobra.

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Além disso, deve-se seguir o manual do fabricante e suas recomendações para a calibragem, e considerar que o peso da carga do veículo também deve ser levado em conta na calibragem dos pneus.

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Por fim, vou fazer algumas considerações em relação a um processo totalmente condenável, chamado de “ressulcagem”.

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Nesse procedimento, se frisa os pneus para tentar recuperar a tração perdida. Ela utiliza lâminas em altas temperaturas para tentar redesenhar a banda de rodagem do pneu.

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Os fabricantes fazem advertências quanto a essa técnica, pois retira partes de borracha que compõem a estrutura do pneu, o que torna-o mais frágil.

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Um pneu “ressulcado” tem sua aderência prejudicada e pode estourar enquanto o veículo está em movimento.

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Estrutura em movimento

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O condutor deve levar em conta o balanceamento e alinhamento do seu automóvel.

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Esses dois elementos influenciam diretamente na dirigibilidade, no consumo de combustível e no desgaste da suspensão do veículo.

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Além disso, o desalinhamento contribui para um desgaste mais rápido dos pneus.

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Por esses motivos, os viajantes devem verificar o alinhamento e o balanceamento do carro especialmente antes de viagens longas, pois a estrada oferece perigos, como buracos e lombadas que acabam prejudicando o alinhamento do carro.

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O motor é o coração do carro, por isso é de extrema importância inspecioná-lo antes de viajar. O óleo lubrificante, por exemplo, é essencial para o funcionamento do motor.

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Por isso, o viajante deve sempre verificar o nível do óleo , inspecionando, com o uso da vareta,  se está no nível correto, e respeitando a sua validade.

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É importante mencionar que o óleo deve ser trocado de acordo com as recomendações do fabricante.

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O óleo vencido perde sua viscosidade e, assim, não consegue mais cumprir com o seu papel, que é lubrificar.

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Também é importante prestar atenção ao nível de água no radiador.

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Esse componente é o responsável pela refrigeração do motor, e se estiver seco pode ser a causa de um grande problema quando o motor superaquecer.

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O óleo também ajuda a dissipar o calor produzido no motor, outro motivo para não esquecermos dele.

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Mantendo as rodas sob controle

Outro líquido que o motorista não pode ignorar é o fluido do freio. É ele que transmite força para as pastilhas de freio desacelerarem as rodas quando necessário.

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Não se deve andar de carro com o fluido vencido e nem com os níveis do fluido abaixo do recomendado pelo fabricante.

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No assunto freio, também vale ressaltar as pastilhas. São elas que entram em contato com a roda para freá-la e, consequentemente, com o uso, vão ficando gastas e perdem sua eficácia.

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Elas devem ser inspecionadas rotineiramente e trocadas se necessário.

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Também de importante menção é o sistema elétrico, que não pode ser esquecido ou visto como algo secundário ao funcionamento do carro.

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Ele desempenha papel fundamental, especialmente em carros mais modernos e sofisticados, e tem influência direta sobre a segurança do condutor e dos seus passageiros.

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É sempre importante checar a carga da bateria e examinar as luzes do painel.

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Após essas verificações, deve-se prestar atenção no funcionamento da sinalização, piscas, setas, faróis e lanternas.

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Se algum desses componentes estiver com defeito, é necessário levar o carro ao especialista para a causa do problema ser identificada.

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Esse mal funcionamento pode se dar tanto no painel, no componente em si ou no sistema elétrico que conecta o painel ao componente.

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Ferramentas contra o perigo

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Caso uma emergência venha a acontecer, o carro deve ter seus recursos emergenciais adequados.

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O extintor de incêndio precisa estar dentro da validade e dentro dos conformes exigidos pelas normas legais.

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O motorista precisa estar ciente da localização do extintor no carro e de como utilizá-lo corretamente.

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É bom lembrar que existem tipos diversos de extintores e que cada um cabe a uma situação diferente, isto é, a um material inflamável diferente.

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Na parte mecânica, o carro deve estar equipado com macaco, triângulo, chave de roda e chave de fenda.

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É indispensável o conhecimento de uso dessas ferramentas, pois elas podem vir a fazer toda a diferença, tanto para quem está as carregando no veículo, quanto para quem esteja na estrada precisando de ajuda.

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O viajante pode levar também pequenas peças de reposição, como lâmpadas, fusíveis e velas.

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Existem outros sistemas em um carro que não são exatamente fundamentais, mas também devem ser mantidos em condições adequadas para evitar dor de cabeça.

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Estes incluem os lavadores de vidro e palhetas (verificar a presença de água para não arranhar o vidro), o ar-condicionado (deve-se checar a condição do filtro dele) e sistemas de GPS e computador de bordo.

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A vez da moto

Cuidados específicos

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Como foi dito antes, embora esse post tenha maior foco no carro, ele não é nosso único assunto.

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Alguns cuidados indicados acima, como verificar o óleo de lubrificação, fluido e pastilhas de freio, alinhamento e pneus, são universais, isto é, podem ser aplicados a todos os automóveis. Porém, alguns conselhos específicos também são necessários.

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Andar de moto é uma atividade sem igual. A moto oferece uma liberdade e sensação que nenhum outro automóvel pode oferecer.

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Mas, por isso mesmo, ela oferece alguns perigos singulares. Começaremos falando, primeiramente, do sistema de transmissão.

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As transmissões com eixo cardã ou correia dentada são sistemas que tem longa vida útil se forem bem mantidos por seus proprietários.

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Muitas motos, porém, ainda utilizam o sistema antigo de corrente. A corrente precisa de cuidados especiais e deve ser avaliada antes de uma viagem.

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É importante manter a corrente bem lubrificada para o bom funcionamento do sistema de transmissão.

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O ideal lubrificá-la a cada 1000 km se o tempo estiver seco e a cada 250 km caso o tempo estiver chuvoso.

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O lubrificante também deve ser de boa qualidade. Nessas horas, o barato pode sair muito caro.

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A parte elétrica da moto também deve ser foco de atenção do motorista, ainda mais tratando-se de um modelo mais antigo.

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É necessário carregar fusíveis novos e, se possível, lâmpadas para diferentes faróis da moto. Os cabos elétricos também devem ser avaliados pelo motoqueiro.

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Cabos em más condições, isto é que já não se mostram mais confiáveis ou responsivos, afetam a dirigibilidade e podem causar acidentes.

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É bom ser prevenido e pensar na condição dos cabos antes deles se tornarem um problema.

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Cuidados ainda mais específicos

Por último, nessa seção sobre motos, falaremos sobre bagagens e bagageiros.

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As malas e mochilas acopladas a uma moto nunca podem estar frouxas, pois comprometem o manejo da motocicleta, a segurança dos passageiros e de outros condutores na estrada.

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Existem equipamentos específicos para prender objetos na moto (elásticos, alforjes, cintos) que devem ser utilizados a fim de não permitir que algo se solte ou fique instável durante o trânsito do veículo.

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Caso a moto possua um bagageiro, é necessário que ele se mantenha preso à moto firmemente e que não se abra ou se solte durante a viagem.

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Segurança além da mecânica

Preparação, preparação, preparação

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A primeira preocupação deve ser com o planejamento da viagem.

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É ideal que o motorista já esteja consciente de quais rodovias e estradas irá utilizar antes mesmo de subir no carro.

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Se ele já trafegou nessas vias e as conhece pessoalmente, ainda melhor.

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A estrada pode oferecer muitas surpresas, até mesmo para um condutor experiente, então quanto mais segurança você garantir de antemão, mais tranquilo será o seu trajeto.

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Já transitando na estrada, é necessário estar sempre alerta.

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Isso envolve estar consciente do que está acontecendo na pista, evitar se distrair com coisas dentro e fora do carro e seguir as normas de trânsito.

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Obedeça a sinalização, utilize a sinalização do veículo e não ultrapasse o limite de velocidade.

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Além disso, não esqueça: mantenha os faróis acesos sempre que estiver em uma rodovia.

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A atenção deve ser redobrada em uma pista de má qualidade (esburacada, asfalto ruim, estrada de terra desniveladas) e quando há a presença veículos de grande porte, como caminhões e ônibus.

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Fatores externos

Existem situações climáticas que irão dificultar a tarefa do motorista. Em caso de neblina, utilize o farol e a lanterna, e mantenha-se atencioso.

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Se a neblina estiver muito intensa, ande com cuidado e próximo da borda direita da rodovia.

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Isso dificulta a ocorrência de colisões e possibilita, ao motorista, manter-se rente à faixa branca da pista.

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Caso a neblina esteja intensa a ponto de impossibilitar a dirigibilidade do veículo, as autoridades recomendam parar o automóvel em um posto de gasolina ou de polícia.

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Não se deve usar o acostamento nessa situação. Ele existe apenas para situações de emergência, acidente ou caso seja necessário prestar socorro a alguém.

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É ilegal andar com o carro no acostamento, configurando uma infração gravíssima que acarreta multa de R$ 880,41 e 7 pontos na carteira.

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Essa prática também pode causar um acidente, especialmente em situações de baixa visibilidade.

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Como todos sabemos, a chuva é outro fator que traz perigo na hora de dirigir.

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O principal transtorno pelo qual ela é responsável é a aquaplanagem.

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A aquaplanagem é quando os pneus do carro perdem o contato com o asfalto e começam a deslizar sobre a lâmina d’água que se formou na pista.

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Como já discutido antes, esse fenômeno costuma ser causado pelo uso de pneus desgastados (carecas) já sem capacidade de tração.

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A aquaplanagem tira o controle do carro do motorista e pode causar acidentes, especialmente em alta velocidade.

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Para evitar esse transtorno, o recomendado é trocar os pneus quando necessário e não tentar estender a vida útil de um já gasto.

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Caso você se encontre numa situação em que a aquaplanagem ocorre, você só deve usar o freio se o seu carro possui freios ABS.

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Caso contrário, você não deve pisar bruscamente no pedal do freio, o que vai apenas piorar a derrapagem e perda de controle do veículo.

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Retire o pé do acelerador e segure o volante com firmeza, mantendo as rodas na vertical.

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Faça isso até sentir que os pneus voltaram a entrar em contato com o solo e há aderência com a pista.

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Outra preocupação comum na estrada e que se torna mais relevante em caso de chuva, é manter-se consciente da distância que há entre seu veículo e os outros na rodovia.

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Em um caso de estrada molhada, onde os freios são menos eficientes, a distância mínima deve ser sempre observada mais atenciosamente.

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Manobrando na estrada para viajar em segurança

Uma situação que oferece grande risco, em alta velocidade, é a ultrapassagem.

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Essas manobras são causas de milhares de acidentes, anualmente, no Brasil.

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Infelizmente, não é difícil encontrar notícias que relatam mortes, frequentemente de múltiplos ocupantes, causadas por acidentes decorrentes de ultrapassagens perigosas.

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Para realizar essa manobra de forma segura, é importante observar alguns quesitos.

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Primeiramente, é preciso manter  distância do veículo em frente ao seu.

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Não apenas para caso haja uma freada brusca, mas porque a distância aumenta o horizonte de visão do condutor, permitindo um planejamento melhor da sua ultrapassagem.

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Ele também pode trocar de marcha e acelerar por mais tempo na sua faixa, reduzindo o tempo necessário na contramão para ultrapassar.

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Ademais, não se deve utilizar o farol alto enquanto se faz a ultrapassagem.

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Isso prejudica a visão de quem está se aproximando na contramão e pode provocar um acidente.

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Por último, não seja impaciente. Utilize a seta, espere a contramão estar livre, utilize o farol baixo e não fique mais do que o necessário na faixa oposta.

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É importante salientar que é proibido ultrapassar pelo acostamento ou em intersecções, assim como impossibilitar a ultrapassagem de outro veículo.

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Preocupação física

Como já dito, a outra máquina com que você tem que se preocupar, além do seu carro, é o seu corpo.

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Essa preocupação é ainda mais importante em viagens de longa distância.

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Nesses casos, já planeje o seu trajeto levando em conta algumas paradas para comer e sair do carro.

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Quando se levantar do banco, alongue as costas e os músculos das pernas e das costas.

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Se for possível, realize uma caminhada, passe um período de pé em movimento.

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Nosso corpo não foi planejado para passar períodos de longas horas sentado.

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Aproveite as oportunidades para ser ativo, não apenas o motorista, mas os passageiros também.

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Eles podem fazer alongamentos até dentro do carro, estendendo pernas e braços, e fazendo movimentos circulares com pés e pulsos.

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Além dos seus músculos e articulações, preocupe-se com a sua condição mental.

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Uma viagem deve ser feita, idealmente, com uma cabeça bem descansada, um corpo bem hidratado e um estômago sem comidas pesadas, com gorduras e frituras.

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As frituras e gorduras podem causar desconforto e afetar o bem-estar do motorista.

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Dirigir por longos períodos já é uma atividade cansativa por si só, então uma cabeça com enxaqueca, irritadiça ou de ressaca apenas amplifica o desgaste mental.

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Este, por sua vez, afeta a atenção e capacidade de reagir do motorista.

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O motorista deve estar mentalmente confortável e caso não esteja sozinho no carro, os outros ocupantes também têm de estar cientes de que eles influenciam no andamento do veículo.

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É importante que todos estejam utilizando cinto de segurança e não estejam distraindo ou prejudicando os sentidos do condutor.

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Se houver crianças com menos de sete anos e meio, elas devem estar em uma cadeirinha adequada à sua idade.

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O não cumprimento dessa norma causa uma infração gravíssima, com R$ 293,47 de multa, 7 pontos na carteira e retenção do veículo até essa deficiência ser sanada.

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A partir dos sete anos e meio de idade, as crianças podem fazer uso apenas do cinto de segurança.

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Se houver animais de estimação, eles devem estar dentro de caixas próprias para o seu tamanho, que devem estar fixadas com cintos de segurança.

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Isso previne que as caixas sejam jogadas em caso de uma freada brusca.

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Boa viagem (Isso que é conclusão!)

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Esse artigo nos possibilitou revisar os principais fatores de risco para uma viagem, tanto no que diz respeito ao veículo, quanto no que diz respeito ao viajante.

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Planeje sua viagem, verifique o estado do seu carro e esteja em boas condições físico-mentais para não apenas viajar com segurança, mas aproveitar ao máximo dessa experiência, seja sozinho ou com sua família.

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Tome cuidado consigo mesmo e com quem você ama. Caso tenha alguma dúvida sobre como viajar com segurança, não hesite em escrever para nós do Doutor Multas.

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Referências:

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  1. http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/02/frota-de-veiculos-cresce-119-em-dez-anos-no-brasil-aponta-denatran.html
  2. http://blog.pneusfacil.com.br/pneu-calibragem-ideal/
  3. https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2012/12/364479-pneus-carecas--disfarcados---perigo.html
  4. https://amolgadelas.com/artigos/como-saber-se-direcao-automovel-esta-alinhada
  5. https://www.dgabc.com.br/Noticia/310364/atencao-com-o-fluido-de-freio-ele-pode-estar-vencido
  6. https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/perigo-incendio-qual-tipo-extintor-eu-devo-usar.htm
  7. https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/revisao-da-moto/
  8. https://www.motonline.com.br/noticia/lubrificacao-da-corrente-da-moto/
  9. https://www.viagemdemoto.com/dicas-para-viagens/3407-harley-davidson-da-dicas-de-manutencao-e-seguranca-para-viagem-de-moto
  10. http://blogs.diariodepernambuco.com.br/mobilidadeurbana/2011/12/saiba-como-enfrentar-as-chuvas-de-verao-sem-derrapar/
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