Você sabe o nome das peças do carro?

É praticamente consensual entre a população que os carros facilitam o nosso dia a dia.

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O surgimento do veículo a motor modificou a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. E, para algumas delas, os automóveis são muito mais do que meios de transporte.

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Os apaixonados por carros, certamente, sabem mais a respeito de automóveis do que o necessário.

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Porém, mesmo para quem não tem tanta afinidade com o tema, é importante conhecer as peças do carro e seu funcionamento.

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Você sabia que a estrutura de um carro é composta por milhares de peças?

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É claro que você não precisa conhecer todas elas, mas em uma situação imprevista, ter uma noção mínima pode ser muito útil.

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Se você faz parte do grupo de pessoas que não é muito ligado em peças automotivas, que tal conferir o quiz que preparei para você testar seus conhecimentos?

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De quebra, você ainda aprende como cada peça do carro trabalha para o funcionamento do seu automóvel.

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E é claro que, se tratando de mecânica automotiva, não posso deixar de mencionar a manutenção veicular.

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Boa sorte!

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Agora que você já respondeu ao quiz, pode conferir a descrição de cada uma das peças selecionadas.

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Explicarei sobre como cada uma delas funciona no automóvel, e falarei sobre alguns cuidados importantes a serem tomados.

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Acompanhe!

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Vela de Ignição

Essa peça é fundamental para o funcionamento do motor do seu carro, pois ela é responsável por conduzir a corrente elétrica gerada no transformador até a câmara de combustão.

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A combustão ocorre quando há mistura de ar com o combustível. Essa mistura é queimada pela produção de centelha, mais conhecida como faísca elétrica, que, por sua vez, faz com que o pistão seja empurrado para baixo e o motor do carro seja acionado.

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Logo, as condições dessa peça influenciam diretamente no desempenho do motor do veículo, bem como no consumo de combustível.

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Embora o funcionamento seja o mesmo, existem alguns tipos diferentes dessa peça no mercado.

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Digo isso porque essa é uma peça do carro que precisa ser trocada periodicamente.

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Para saber qual o momento certo de trocar, o ideal é levar o veículo para uma revisão. Assim, o mecânico poderá avaliar o estado de conservação da peça para averiguar a necessidade de trocá-la.

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Normalmente, após 10 mil quilômetros, mais ou menos, o item presente nos carros produzidos nacionalmente pode apresentar problemas e ocasionar a perda de potência do veículo.

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Conheça, a seguir, outra peça fundamental ao bom desempenho do carro.

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Junta do Cabeçote

Assim como a peça anterior, essa também pode ser encontrada em diferentes tipos, mas o funcionamento é o mesmo em todos os casos.

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Nem preciso dizer que esse item também tem uma função importantíssima para o desempenho adequado do veículo, não é mesmo?

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Essa peça é responsável por selar e manter alguns componentes – líquido de arrefecimento e óleo, por exemplo – bem separados durante a combustão no motor, de modo que seu funcionamento não seja prejudicado por algum vazamento.

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Esse item pode queimar se estiver em más condições. Isso fará com que um dos componentes entre em contato com outro e cause um colapso no motor do veículo.

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Mais uma vez, a perda de potência ou o superaquecimento do motor são fortes indícios de problemas com essa peça.

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Outros problemas que podem indicar o mau desempenho da peça são: a diminuição repentina do líquido de arrefecimento e a produção de fumaça escura no motor.

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No segundo caso, é provável que algum líquido esteja vazando dentro da câmara de combustão.

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O amortecedor é outra peça superimportante para a mecânica do veículo. Confira!

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Amortecedor Dianteiro

Você já parou para pensar como a estabilidade de um carro é crucial para a sua utilização, principalmente em velocidade mais alta?

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Dificilmente pensamos sobre essas questões, mas a instabilidade de um veículo é facilmente perceptível.

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Além disso, engana-se aquele que pensa que o conforto do veículo é relacionado apenas aos seus assentos.

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Na verdade, essa questão diz respeito ao sistema de suspensão do automóvel, o qual é composto por diversos itens.

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Essa peça atua como item de segurança, uma vez que sua função principal é controlar a movimentação das molas da suspensão, de modo a manter as rodas do automóvel alinhadas e suavizar o impacto causado pelo contato dos pneus com o solo.

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Um defeito nesse item pode prejudicar o funcionamento total da suspensão, ou seja, afetar a dirigibilidade do veículo, causando desgastes e/ou deformações nos pneus e, inclusive, a perda de controle da direção, pois isso compromete o atrito do automóvel com o chão.

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É grande o risco de o veículo derrapar ou aquaplanar, caso essa peça esteja desgastada.

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Por isso, ressalto a importância de o automóvel ser submetido à revisão periódica. Ainda mais porque o desgaste dessa peça depende do histórico de locais por onde o veículo costuma circular.

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Em geral, o desgaste é mais frequente nos automóveis que enfrentam vias muito esburacadas ou com asfalto irregular, ou suportam cargas excessivas.

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De qualquer modo, você mesmo pode ficar atento às irregularidades que se manifestam quando o sistema de suspensão não vai bem.

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Normalmente, os problemas nesse sentido são perceptíveis ao condutor, já que a direção exige mais força para ser manuseada, devido à instabilidade do automóvel.

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E o disco de freio, você conhece?

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Disco de Freio

Trata-se do principal componente do sistema de frenagem do automóvel.

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Esse item acompanha o movimento da roda e entra em ação quando é preciso reduzir a velocidade do carro.

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Porém, os veículos populares e nacionais costumam ser fabricados com essa peça, apenas nas rodas dianteiras, devido ao seu custo elevado.

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Principalmente, nos modelos de carros esportivos, esse item confere mais suavidade no manuseio dos pedais e mais aderência do pneu com o asfalto.

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E ele não trabalha sozinho. Seu funcionamento depende, também, das pinças e das pastilhas.

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Ficou mais fácil agora?

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É o atrito entre as pastilhas e essa peça que promove a frenagem simultânea, progressiva e controlada das rodas.

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Em relação à periodicidade, vale lembrar que o funcionamento adequado desse sistema é relacionado a sua segurança ao trafegar.

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Isso significa que, os problemas com essa peça, ou com qualquer outra pertencente ao sistema de frenagem do automóvel, merecem atenção especial.

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É imprescindível, no momento da troca, avaliar com cautela as opções disponíveis no mercado, para evitar adquirir peças do carro com baixa eficiência.

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Na dúvida, siga as orientações de um mecânico de sua confiança.

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Lembre-se de estar sempre alerta durante a condução do automóvel, pois, principalmente nesses momentos é que se desvelam os problemas relacionados a esse item de segurança.

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E se você não pretende trocá-los com tanta frequência, uma dica: evite as freadas bruscas e repentinas, pois isso gera muito calor, o que acaba contribuindo para o desgaste das peças.

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Saiba, na sequência, o que é e para que serve o radiador.

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Radiador do Motor

Esse dispositivo tem a função de evitar o superaquecimento que ocorre no motor, devido à combustão, dissipando o calor gerado.

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Ele faz parte do sistema de arrefecimento, que, em conjunto com outros componentes, atua no controle e na regulação da temperatura do carro, para que ela esteja sempre ideal para o seu funcionamento.

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Com a queima da mistura ar/combustível, a temperatura do motor sobe excessivamente, o que poderia causar o derretimento das suas peças, caso não houvesse um sistema impedindo que isso aconteça.

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Por meio dessa peça ocorre a troca de calor entre o ar e as substâncias envolvidas nesse processo.

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Desse modo, o equipamento deve estar sempre limpo. Caso contrário, o ar não circula livremente pelos circuitos, o que acaba impedindo a troca de calor.

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Outro problema que pode ocorrer é a quebra da peça. Nesse caso, é preciso trocá-la.

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Porém, uma boa revisão no veículo pode detectar impedimentos na peça, antes que seu funcionamento seja totalmente comprometido.

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Esteja atento ao superaquecimento do motor, pois esse pode ser um sinal de falta de água ou falta de aditivo no dispositivo.

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Esse detalhe pode afetar o sistema de arrefecimento e, por consequência, o funcionamento do carro.

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A válvula termostática é também uma peça fundamental no veículo. Confira a seguir.

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Válvula Termostática

Essa é mais uma das peças do carro que compõe o sistema de arrefecimento do automóvel.

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Sua função é, basicamente, fazer com que o motor funcione, conforme a necessidade.

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Fica localizada, na maioria dos carros, no pé da bomba d’água, controlando a passagem do líquido de arrefecimento entre o motor e o radiador.

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Quando o motor está frio, essa peça trabalha bloqueando a função do radiador, para que o motor não esfrie ainda mais.

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Já quando está quente, ocorre o oposto.

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A peça se expande gradativamente para liberar a passagem do líquido de arrefecimento para o motor, o que faz com que ele volte à temperatura ideal de funcionamento.

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A partir disso, podemos concluir que essa peça é indispensável para o funcionamento adequado dos automóveis.

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Entretanto, há quem defenda o contrário, alegando que ela aquece demais o motor.

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As discussões nesse sentido envolvem a retirada ou não da peça, pois muitos mecânicos sugerem que o carro trabalha melhor sem ela.

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Quem diz o contrário, alerta para o fato de que a peça só causará prejuízo se for incompatível com o veículo, ou caso esteja com algum defeito.

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Vale a pena pensar bem sobre essa questão, pois a falta da válvula implica na oscilação de temperatura do motor, o que também não é positivo.

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Nos motores fabricados recentemente, como os equipados com injeção direta, o reflexo da ausência da peça pode ser observado pelo consumo de combustível e emissão de poluentes, acima do normal.

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E para livrar o motor das impurezas do ar, existe o filtro de ar do motor. Veja.

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Filtro de ar do Motor

Mais um componente do motor responsável pela combustão, energia que faz com que o automóvel se movimente.

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Com isso, fica evidente que essa é mais uma peça importantíssima.

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Sem ela, o desempenho do motor é afetado pelas impurezas do ar, no momento em que o oxigênio entra em contato com o combustível.

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Acontece de essa peça, por conta de sujeira acumulada, obstruir a passagem do ar para o motor, fazendo com que haja aumento no consumo do combustível para a produção de energia necessária para a movimentação do automóvel.

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E esse problema gera outro. A falta de proporção adequada de ar para combustível não permite a queima correta da mistura, que se torna ainda mais poluente.

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Vale lembrar que a emissão de gases poluentes prejudica a camada de ozônio e atinge diretamente a população pelo ar carregado de substâncias nocivas a nossa saúde.

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Dá para perceber o quanto é importante submeter o veículo à revisão periódica?

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Uma simples avaliação feita pelo mecânico é capaz de identificar pequenos problemas, antes que seus efeitos se tornem mais significativos.

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Fique atento à perda de potência do motor durante a aceleração. Esse é um indicativo de que a peça pode estar poluída.

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Por ser descartável, essa é uma peça facilmente substituível. Portanto, não deixe de trocá-la quando necessário.

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Outra peça importante é o cebolão do radiador. Confira na sequência.

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Cebolão do Radiador

Na verdade, esse é o termo pelo qual é conhecido, popularmente, o interruptor térmico do ventilador, localizado no radiador.

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Assim como a válvula termostática, essa peça também atua na manutenção da temperatura adequada do líquido de arrefecimento utilizado no radiador.

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Como o nome sugere, a função desse dispositivo é abrir e fechar os circuitos elétricos ligados ao radiador do motor.

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Quando o líquido de arrefecimento atinge a temperatura máxima, o interruptor aciona o ventilador para proteger o motor do superaquecimento. Ao atingir a temperatura mínima, a peça aciona o desligamento do ventilador.

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Com o tempo, essa peça pode apresentar perda de eficácia, por conta do desgaste natural provocado pelo uso.

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Problemas com a válvula termostática também podem afetar o funcionamento dessa peça.

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A bronzina de mancal também tem função especial no motor do veículo. Veja a seguir.

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Bronzina de Mancal

Revestida pelo bronze (de onde se origina sua denominação), essa peça fica localizada no interior do motor do automóvel, evitando o atrito entre as outras peças do conjunto mecânico, enquanto elas se movimentam. É responsável, também, por garantir que nenhum componente interno do motor saia de sua posição original.

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Como existem peças desse tipo de tamanhos e modelos diferentes, é importante que haja cuidado ao substituí-la, para não acabar colocando uma peça incompatível com o automóvel.

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A incompatibilidade pode resultar na vibração e no aumento da temperatura do motor e, até mesmo, no entupimento dos dutos de lubrificação.

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Caso essa peça apresente problemas, saiba que o único meio de resolver essa questão é trocando-a por outra nova.

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Isso porque somente repará-la não é suficiente para garantir sua capacidade de suportar a pressão exercida pelo motor.

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Já o sensor lambda é fundamental no controle do oxigênio liberado no escapamento. Confira.

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Sensor Lambda

Esse componente tem a função de medir a quantidade de oxigênio emitido pelos gases do escapamento.

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A resposta é repassada aos sensores da injeção eletrônica, que indicam se a queima de combustível está ocorrendo de forma inadequada, conforme a quantidade de mistura ar/combustível apropriada.

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Sempre que houver um problema com a mistura da combustão, essa peça será a responsável por acionar o módulo que, por sua vez, indicará que algo está errado, acendendo a luz da injeção no painel de instrumentos de controle do automóvel.

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Esse é mais um forte motivo para você nunca ignorar as luzes do painel.

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Se não fossem importantes, esses indicativos não estariam dispostos no campo de visão direta do motorista.

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Apesar disso, é bem comum que o painel seja ignorado.

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Inclusive, nele, há um termômetro que indica a temperatura do motor durante a movimentação do automóvel.

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Em qualquer situação, se a luz da injeção eletrônica acender, é recomendável levar o carro para uma inspeção mecânica.

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Conclusão

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E aí, deu para entender melhor o funcionamento das peças do carro separadas para o quiz?

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Como eu disse, existem muitas. Por isso, selecionei apenas algumas delas, de modo que fosse possível descrever cada uma.

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Com isso, aproveitei para complementar o tema, apresentando os problemas que podem ocorrer quando essas peças deixam a desejar no seu funcionamento.

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Espero que a leitura deste artigo desperte, em você, o interesse pela busca de informações sobre peças do carro, bem como sobre o automóvel, de modo geral.

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Saiba que todo o conhecimento, por mínimo que seja, é válido para quem dirige, frequentemente ou não.

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Em todo caso, não deixo de salientar que a manutenção preventiva deve constar na lista de obrigações.

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As peças do carro não são intermináveis.

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Portanto, de vez em quando, pode ser necessário trocá-las ou consertá-las.

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Sem dúvida, tendo essa preocupação, o risco de você ter problemas, não só com as peças do carro, mas com a própria ação de dirigir, será muito menor.

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Caso você tenha alguma dúvida a respeito de um dos itens deste artigo, deixe seu comentário.

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E não se esqueça de que estou à disposição para ajudá-lo a recorrer de qualquer multa de trânsito.

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Referências:

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  1. https://chiptronic.com.br/blog/sensor-de-temperatura-do-motor-saiba-como-fazer-a-manutencao
  2. https://www.noticiasautomotivas.com.br/o-que-e-liquido-de-arrefecimento/
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