O serviço de alinhamento e balanceamento custa em média de R$80,00 a R$250,00. Os preços irão variar entre as oficinas, por causa da técnica e tecnologia utilizadas por elas. Variam também dependendo do modelo do veículo e de acordo com a região. É importante saber que podem surgir custos extras como se for preciso realizar a cambagem das rodas.
O que é o alinhamento veicular?
Todo proprietário de veículo possui a obrigação de cuidar da manutenção e o alinhamento e balanceamento é parte fundamental da manutenção rotineira. É um serviço feito com regularidade recomendado sempre a cada 10.000km rodados ou a cada seis meses.
Quando o alinhamento e o balanceamento estão adequados os pneus duram mais tempo, o gasto de combustível é menor e a segurança do veículo é maior.
Quando o alinhamento não está regulado é possível perceber o carro puxando mais para um dos lados durante o uso em direção, se o motorista tentar manter o volante apontado para frente, para que o carro siga em linha reta ele não sustentará o equilíbrio projetando o carro para um dos lados. Para corrigir isso os ângulos dos pneus precisarão estar alinhados com o volante. E isso é o que será regulado durante o alinhamento do veículo.
Existem três tipos de alinhamento que variam pela técnica e tecnologia utilizadas: o alinhamento manual, o alinhamento a laser e o alinhamento 3D.
Alinhamento manual
Consiste no serviço realizado com auxílio de um canhão de luz que guiará o alinhamento em cada uma das rodas em um painel posicionado na frente do veículo, a partir disso o ângulo de desvio e inclinação será medido com uma régua.
Alinhamento a laser
Esse processo de alinhamento é similar ao manual, mas a tecnologia com os feixes de laser é mais preciso que o outro método, permitindo ajustes milimétricos.
Alinhamento 3D
Superior aos outros dois métodos, este é o mais preciso de todos. Refletores com sensores são colocados nas rodas para fazerem a leitura do posicionamento delas e são transformados em um desenho 3D no programa de computador, este que fará a comparação da situação atual com o alinhamento padrão determinado pela fabricante do modelo do veículo para que seja feita a correção.
Esses tipos de tecnologias e técnicas influenciarão na variação de preço cobrado pelas oficinas pelo serviço realizado.
O que é o balanceamento veicular?
O balanceamento é a distribuição de peso no conjunto roda e pneu. Quando está em desequilíbrio partes do carro ficam mais sobrecarregadas que outas. Sendo assim, esse serviço fará com que o carro volte a circular com a distribuição de peso adequada.
O motorista percebe o desequilíbrio através de trepidações no volante quando o carro atinge determinadas velocidades, essas trepidações podem ser percebidas também no painel, no piso e nos assentos.
Existem dois tipos de balanceamento: o balanceamento estático e o balanceamento dinâmico.
Balanceamento estático
Quando o peso está mal distribuído de forma transversal, há um desequilíbrio no balanceamento estático, percebido pelo motorista quando o carro atinge a velocidade de 60km/h provocando vibrações verticais das rodas.
Balanceamento dinâmico
Quando o peso está mal distribuído no eixo, no sentido longitudinal da roda, acontecerá o desequilíbrio no balanceamento dinâmico, que será percebido pelo motorista quando o carro atinge a velocidade de 80km/h provocando tremores no volante.
Alinhamento e balanceamento são realizados juntos
Apesar de serem técnicas com funções e finalidades diferentes, o alinhamento e o balanceamento são procedimentos realizados em conjunto, para devolver a segurança e o correto funcionamento dos componentes do carro.
O alinhamento e balanceamento comprometidos irão promover o maior desgaste dos pneus, irão comprometer o gasto de combustível aumentando este gasto e interferirão no funcionamento do sistema de frenagem, reduzindo a segurança do carro. É um prejuízo em cascata porque um componente irá interferir em outro e os problemas podem aumentar se não for realizado o concerto.
Quando deve-se realizar o alinhamento e o balanceamento?
Conforme já foi dito a recomendação é que seja realizado a cada 10.000km rodados com o veículo ou a cada seis meses, mas também existem situações que podem levar a necessidade de procurar por esse serviço.
- Quando sentir que o veículo está puxando mais para esquerda ou para direita ao invés de andar em linha reta, se sentir tremores no carro.
- Quando os pneus apresentarem desgaste desigual.
- Se algum pneu sofrer uma batida forte seja no meio fio, ou cair num buraco grande.
- Se forem trocados os pneus por novos ou peças novas de suspensão e direção.
- Se o veículo transitar muito em ruas irregulares, sem asfalto ou esburacadas.
- E se o veículo tiver sofrido um acidente.
Conclusão
Cuidar da manutenção do veículo é fundamentar para manter a segurança e a durabilidade dos componentes e do carro no geral. O alinhamento e o balanceamento são fundamentais e é uma medida comum e corriqueira para os proprietários.