Conheça a Lei que Pretende Diminuir os Altos Índices de Mortes no Trânsito Brasileiro

Se existe um consenso a respeito do trânsito brasileiro é a necessidade de diminuir os índices de acidentes.

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Dados recentes apontam que os casos de mortes por acidentes estão diminuindo no Brasil, entretanto, ainda causam certa preocupação aos órgãos de fiscalização de trânsito.

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Pensando nisso, foi publicado o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que será pensado em conjunto pelos órgãos de saúde, de trânsito, de transporte e de justiça.

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A Lei 13.614/2018 buscará propor regimes de metas para a redução de índice de mortos no trânsito por grupos de habitantes e de dados de mortos no trânsito por grupos de veículos.

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Sancionado no dia 12 de janeiro de 2018, no Diário Oficial da União, o Plano deverá entrar em vigor em até 60 dias após a data de publicação.

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Metas e objetivos

O Pnatrans tem como meta principal reduzir pela metade o número de acidentes de trânsito até o ano de 2028.

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Para isso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ouvirá a população e suas ideias para que seja possível criar mecanismos que possibilitem uma troca de informação e conscientização entre o órgão e os cidadãos.

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O Pnatrans também estabelece que sejam garantidas as divulgações das ações em eventos realizados pelos órgãos responsáveis.

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A Lei 13.614 também estabelece que sejam divulgadas outras informações, como as metas esperadas e os prazos estipulados.

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Esses dados deverão estar disponíveis na internet para a consulta de qualquer indivíduo que deseje saber mais sobre o Pnatrans.

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O Plano irá também alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ao acrescentar o seguinte dispositivo à Lei nº 9.503:

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326-A: A atuação dos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, no que se refere à política de segurança no trânsito, deverá voltar-se prioritariamente para o cumprimento de metas anuais de redução de índice de mortos por grupo de veículos e de índice de mortos por grupo de habitantes, ambos apurados por Estado e por ano, detalhando-se os dados levantados e as ações realizadas por vias federais, estaduais e municipais.

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Quem serão os responsáveis por estas metas?

Acessando a Lei, você verá que as metas anuais do Pnatrans serão estipuladas por órgãos como o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), o Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contradife) e a PRF.

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Estas metas, como já citei, serão desenvolvidas a partir de encontros com a população e serão entregues, anualmente, até o dia 1º de agosto, acompanhadas de relatórios analíticos a respeito do cumprimento das metas realizadas nos anos anteriores.

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Ou seja, a cada ano serão feitas avaliações para saber se os objetivos propostos pelos órgãos foram alcançados.

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As metas anuais serão divulgadas entre os dias 18 e 25 de setembro de cada ano, quando acontece a Semana Nacional de Trânsito.

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Nesta semana, também serão informados os resultados obtidos por cada Estado e pelo Distrito Federal (DF), na busca pela diminuição de acidentes e mortes no trânsito.

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Os índices e metas para cada Estado e para o DF serão elaborados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a partir das informações fornecidas pelos órgãos de segurança.

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As divulgações destes resultados obtidos por cada região acontecerão até o dia 31 de março de cada ano.

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A partir destes índices apurados anualmente, o Contran e os demais órgãos poderão sugerir, aos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, alterações nas ações e projetos desenvolvidos, caso percebam que não estão ocorrendo os resultados esperados.

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Mudanças são necessárias

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Atualmente, o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking de países com mais mortes no trânsito, e isso preocupa os parlamentares do Senado Nacional, que estão se mobilizando para aprovar projetos sobre o tema.

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Uma dessas medidas é o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 144/2015, recentemente aprovado, que endureceu as regras referentes às punições para quem cometer crimes ao dirigir, principalmente sob efeito de álcool ou outras substâncias entorpecentes.

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Outro projeto que segue em análise no Senado e poderá ser aprovado ainda este ano é o PLC 14/2016, que altera o CTB, inserindo, como itens obrigatórios nos veículos, travas antiesmagamento nas janelas com vidros elétricos.

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Conforme o projeto, o objetivo é evitar acidentes, principalmente em casos em que há crianças no carro, protegendo a integridade física dos usuários.

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Outra proposta que pretende diminuir o número de acidentes e incentivar, você, motorista, por meio de premiações, é o PLS 47/2017.

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Caso entre em vigor, estará estabelecido que condutores que não tenham cometido nenhum tipo de infração sejam premiados.

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Para essas premiações, seria utilizada parte da receita arrecada com as multas de trânsito.

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Segundo o PLS, que aguarda a designação do relator, 50% dos recursos transferidos ao fundo seriam disciplinados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e sorteados, anualmente, entre os condutores que não cometerem infração de trânsito no ano anterior.

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Principais causas de acidentes em 2017

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A PRF divulgou os dados referentes aos tráfegos nas rodovias federais em 2017.

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Segundo o órgão, foram registrados 89.318 acidentes graves, que resultaram na morte de 6.244 pessoas e 83.978 feridos.

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Conforme a PRF, a falta de atenção foi a principal causa dos acidentes de trânsitos ocorridos em 2017.

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Segundo os dados fornecidos pelo órgão, ao não prestarem atenção na estrada, os condutores ocasionaram 34.406 acidentes, deixando 32.942 feridos e 1.844 mortos.

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O balanço de informações da Polícia Rodoviária Federal também apontou que animais circulando pela pista ocasionaram 2.611 acidentes, deixando 2.012 feridos e 103 mortos.

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A falta de sinalização adequada nas estradas causou 411 acidentes, deixando 20 mortos e 391 feridos, ainda segundo a PRF.

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Como sempre, motoristas trafegando acima da velocidade também estão entre as causas apontadas pela PRF, ocasionando 10.420 acidentes, deixando 83.978 feridos e 6.244 mortos.

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Você deve estar achando os números alarmantes, não é mesmo? E realmente são.

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Entretanto, A PRF aponta que são menores do que os índices do ano anterior, pois, em 2016, foram 6.419 mortos e 87 mil feridos, em um total de 96.590 acidentes nas rodovias federais.

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A Polícia Rodoviária Federal afirma que a diminuição desses dados ocorreu graças ao esforço de trabalho ostensivo por parte da PRF, que fiscalizou 6.676.442 veículos e mais de 7 milhões de pessoas em 2017.

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O órgão também destaca as ações educativas que foram promovidas durante o ano, que buscaram sensibilizar motoristas e passageiros em relação aos seus papéis na construção de um trânsito mais seguro.

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Conclusão

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É preciso que haja uma união entre os órgãos de trânsito e a sociedade para que os números de acidentes em rodovias sejam reduzidos.

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Apesar dos índices de acidentes estarem diminuindo, ainda é alarmante o número de vidas perdidas por causa de descuidos por parte dos motoristas.

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Entretanto, problemas na estrada, como a má sinalização, também são fatores preocupantes, pois facilitam muito a ocorrência de infrações e acidentes.

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As metas que serão estabelecidas pelo Pnatrans deverão diminuir, de fato, as ocorrências? Qual a sua opinião?

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E não esqueça: foi notificado nas rodovias neste período de férias? Deseja recorrer? O recurso é um direito assegurado pela legislação, portanto, você deve reivindicá-lo caso acredite ter havido algum erro ao ser notificado.

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Referências:

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  1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Lei/L13614.htm
  2. http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9503.htm
  3. https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/123299
  4. https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/125793
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