Garrafa de Água no Carro pode Causar um Estrago que Você Não Imagina

Última atualização em

garrafa de água carro calor
Poucas pessoas conhecem o perigo em deixar uma garrafa de água no carro
Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar: Baixe GRÁTIS o Passo a Passo de Como Recorrer Multas de Trânsito em 2020

Estão sendo divulgadas, nas redes sociais, notícias relacionadas às consequências de deixar garrafas de água no carro.

Parece-nos, muitas vezes, estranho pensar que isso pode nos trazer resultados negativos, visto que ter um recipiente com água por perto é sempre recomendado para casos de emergência.

Porém, segundo o que tem sido relatado, garrafas de água têm causado pequenos incêndios dentro dos veículos.

O desconhecimento sobre essa informação é tão grande que, quando casos foram relatados nas internet, o número de acessos foi gigantesco, visto que as pessoas começaram a buscar mais informações sobre o perigo das garrafas de água.

Então, questiona-se como esses acidentes podem acontecer se uma garrafa de água parece tão inofensiva.

A questão não está propriamente na garrafa, mas sim no efeito que o calor do sol pode trazer ao material pelo qual a garrafa é composta somado à água que ela comporta.

Assim, uma garrafa vazia não traria problemas, já que o conteúdo é que pode contribuir para os danos no veículo.

 

Como é causado o efeito de aquecimento

como funciona problema garrafa de água no veículo
Efeito do aquecimento

A água possui a mesma capacidade de uma lupa para centralizar calor.

Entrando em contato com o sol, ela aquece e, transmitindo seu calor ao material da garrafa, é capaz de aquecer qualquer material com que entra em contato.

Levando em consideração a concentração do calor que pode haver dentro do veículo, é muito fácil ocorrer um incêndio.

O que se torna ainda mais perigoso é o fato de o veículo, como todos nós sabemos, ser altamente incendiável por motivos de ser constituído, em sua boa parte, por materiais inflamáveis, como os combustíveis, por exemplo.

Por isso, todo cuidado é pouco quando se trata de um ponto de calor associado a um veículo.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Quando for reutilizar suas garrafas plásticas, procure, então, não utilizá-las com a funcionalidade de armazenamento de água em veículos que ficam expostos ao calor do sol.

 

Outro motivo a menos para ter uma garrafa de água no seu veículo

aguá carro perigo
Alternativas a garrafas plásticas

Sabemos o quanto seria importante termos uma fonte de água, mesmo que pequena, para uma emergência.

No entanto, é aconselhável buscar outras alternativas, como copos próprios para transporte de bebidas, que podem ser acoplados em um suporte disponível no veículo.

Os copos são capazes de proporcionar melhor qualidade de água para ser consumida, o que não é possível de se obter quando a água é armazenada em garrafas plásticas por um tempo não tão curto, ainda mais quando essas garrafas são aquecidas.

 

Estudos alertam para o perigo

estudos grande riscos garrafa de água
Estudo de Universidade Alertam para o risco

Segundo um estudo realizado na Universidade da Flórida, garrafas plásticas possuem uma substância, em sua composição, denominada Bisfenol A, que pode ser prejudicial à saúde.

Em temperatura equilibrada, essa substância não é capaz de se dissolver em grandes quantidades em produtos com os quais tem contato.

Porém, ao ser submetido a altas temperaturas, o Bisfenol A pode se misturar com outras substâncias, que, consumidas,  trazem riscos à saúde. Esses riscos consistem em alteração hormonal, pois a substância é capaz de realizar ações semelhantes a do estrogênio.

O estudo analisou 16 marcas de água e, inicialmente, nenhuma delas apresentou níveis consideráveis de Bisfenol A na sua composição.

Apenas depois de um tempo, durante o qual a garrafa esteve em contato com a água, é que os índices do produto cresceram de forma a se tornarem perigosos para a saúde.

Por isso, os pesquisadores alertam para que, ao ver uma garrafa de água em seu carro, não sabendo quando é que ela foi parar lá, não a utilize para beber.

Aproveite-a para outro fim, se for o caso, não ingerindo o líquido, ainda que esteja com sede.

 

Conclusão

homem bebendo água no carro
Riscos de beber água deixada exposta ao calor em garrafa de plástico

Vê-se, assim, um motivo a menos para levar garrafas de água em seu veículo.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Não podendo utilizá-la para beber, evite deixar frascos com água dentro do carro, para que não acarretem problemas por superaquecimento no seu veículo, como os pequenos incêndios dos quais tratamos aqui.

É importante que todo condutor esteja atento ao que pode causar danos ao seu veículo, mesmo que sejam coisas muito pequenas e que, por vezes, parecem insignificantes.

E você, o que acha do perigo que as garrafas de água podem representar aos veículos?

Compartilhe conosco sua opinião e leve essa informação também para os seus amigos!