Infração 505-34: Dirigir veículo sem as adaptações necessárias

Infração 505-34: Dirigir um veículo sem as devidas adaptações impostas por ocasião da concessão ou renovação da licença para conduzir é uma infração de trânsito gravíssima, conforme o artigo 162, inciso VI, do Código de Trânsito Brasileiro.

Leia mais

O código de enquadramento dessa infração é 505-34.

Leia mais

Essa infração ocorre quando o condutor do veículo não utiliza lentes corretoras de visão, aparelho auxiliar de audição, prótese física ou as adaptações do veículo que foram impostas quando da concessão ou renovação da licença para conduzir.

Leia mais

A penalidade para essa infração é a multa e a medida administrativa é a retenção do veículo até o saneamento da irregularidade ou apresentação de condutor habilitado.

Leia mais

Essa infração não configura crime de trânsito e a constatação da infração é feita mediante abordagem.

Leia mais

Exemplos de Como a Infração 505-34 Ocorre

Para melhor compreensão, vejamos alguns exemplos práticos de como essa infração pode ocorrer:

Leia mais

1. Um condutor que necessita de lentes corretoras para dirigir, mas que está conduzindo o veículo sem elas.2. Um condutor que precisa de um aparelho auxiliar de audição para conduzir com segurança, mas que está dirigindo sem o aparelho.3. Um condutor que tem a necessidade de usar uma prótese física para dirigir, mas que está conduzindo o veículo sem a prótese.4. Um veículo que deveria ter uma adaptação, como por exemplo, câmbio automático, por determinação na concessão ou renovação da licença para conduzir, mas que está sendo conduzido sem essa adaptação.

Leia mais

Como Recorrer da Infração

Para recorrer dessa infração, é importante apresentar argumentos técnicos e circunstanciais.

Leia mais

Por exemplo, pode-se argumentar que o condutor estava usando as lentes corretoras, o aparelho auxiliar de audição ou a prótese física no momento da abordagem, mas que, por algum motivo, não estava com eles no momento da fiscalização.

Leia mais

Também pode-se argumentar que a adaptação do veículo estava presente, mas que não foi observada pelo agente de trânsito.

Leia mais

É importante apresentar provas que corroborem com a defesa, como por exemplo, laudos médicos, fotos do veículo com a adaptação, entre outros. Lembrando sempre que cada caso é único e deve ser analisado individualmente.

Leia mais

Veja também essas Infrações similares:

Leia mais
  • Infração 505-31
  • Infração 505-32
  • Infração 505-33
Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas