Estado de São Paulo Emite CNH Digital de Forma Gratuita

A Lei n° 14.071/2020 - conhecida como Nova Lei de Trânsito - fez grandes alterações no CTB, a partir de 12 de abril de 2021. O cenário com a nova legislação é ideal para cancelar multas e evitar a perda da CNH. O momento para recorrer é agora. Você foi multado e quer evitar mais problemas com multas de trânsito? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA da sua multa de trânsito!
Processo de suspensão em aberto? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.

cnh digital

Processo de suspensão em aberto? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.
Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.

Você que mora no Estado de São Paulo (SP) e pretende utilizar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no formato eletrônico, saiba que a CNH Digital já é uma realidade para os paulistas.

Desde o dia 22 de março de 2018, o documento já está sendo emitido sem custo para quem já possui a habilitação com o QR-Code.

Conforme o Departamento de Trânsito (DETRAN) SP, a emissão do documento tem como objetivo desburocratizar a vida dos paulistanos.

Caso você tenha interesse em utilizar a CNH digital, saiba que ela possui o mesmo valor jurídico da versão em papel, tanto que, em breve, estará sendo emitida de forma obrigatória em todo o país.

Outra medida que o DETRAN-SP pretende realizar é acabar com a cobrança da taxa para envio da CNH impressa pelos Correios, que atualmente é de R$ 11.

Conforme o órgão de trânsito, a gratuidade da entrega deverá acontecer até o final do mês de abril de 2018.

 

Quais Condições São Necessárias Para Obter a CNH Digital?

cnh digital motorista suspenso
Motorista com o documento de habilitação suspenso não poderá fazer o pedido da CNH digital

Para que o motorista obtenha a sua CNH digital, ele deverá, primeiramente, estar de acordo com as condições exigidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

É preciso, por exemplo, que o seu documento de habilitação esteja registrado no Estado de São Paulo.

Como informei anteriormente, é preciso também que a sua CNH impressa apresente o QR Code, código de barras em formato quadrado localizado na parte interna do seu documento de habilitação.

Esse código está presente em todas as CNHs emitidas a partir de maio de 2017, quando o documento passou a apresentar itens de segurança.

No entanto, caso você tenha sido habilitado antes de 2017 ou não tenha renovado o seu documento nesse período, você poderá solicitar uma 2ª via de sua CNH.

O DETRAN-SP possibilita que o pedido da segunda via seja realizado pela internet, em seu site, acessando a aba 2ª via da CNH.

Ainda sobre as condições necessárias para que a CNH Digital seja emitida, o documento de habilitação não deverá estar em situação irregular (nem suspensa e nem cassada) e obrigatoriamente deverá estar dentro do prazo de validade.

 

Você Sabe Como Obter a CNH Digital em SP?

cnh digital cadastro
Confira como é fácil fazer o seu pedido da CNH digital

Para que o pedido de sua CNH digital seja realizado, primeiramente, você precisa ir até uma unidade do DETRAN-SP efetuar seu cadastro, para, posteriormente, ter acesso ao aplicativo do Governo Federal.

Caso você tenha o seu Certificado Digital (e-CPF), poderá realizar o seu cadastro diretamente no Portal de Serviços do DENATRAN.

Ao acessar o portal, você deverá clicar no menu “Usuário” e depois na opção “Cadastro”, fornecendo o seu e-mail. Neste momento, o portal enviará, ao seu endereço de e-mail, um link para a ativação desse cadastro.

Você quer receber conteúdos EXCLUSIVOS e gratuitos sobre Trânsito?  Clique AQUI e entre no meu grupo de Telegram!

Após esse procedimento, ao acessar o portal novamente, você deverá preencher as informações pessoais que ainda restam, finalizando o seu cadastro no portal.

Após, você deverá baixar o aplicativo do Serviço de Processamento de Dados (SERPRO) em seu celular, que está disponível em lojas virtuais Play Store, para sistema Android, e iTunes, para sistema iOS.

Um fato interessante do acesso à CNH Digital é que ele poderá ser realizado pelo aplicativo mesmo quando você não estiver conectado à internet.

Caso você deseje esclarecer outras dúvidas, entre em contato pelos números de atendimento do DETRAN-SP:

Para capital e municípios com DDD 11, o telefone é 3322–3333. Nas demais localidades, basta entrar em contato pelo 0300–101–3333.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

 

Em Caso de Roubo, o Que Fazer?

cnh digital seguranca
Como proteger seus dados caso seu aparelho seja roubado?

Levando em conta que os índices de assaltos no país crescem a cada dia, é muito comum que muitos motoristas tenham seus smarthphones roubados, não é verdade?

Nesse caso, ao informar sobre a nova CNH Digital, o Ministério das Cidades afirmou que foi pensada uma série de padrões técnicos para que o sistema criptográfico assegure a validade do documento.

Portanto, em caso de roubo, o usuário deverá bloquear o acesso ao documento pelo aplicativo.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Caso tenha o certificado digital, esse cancelamento poderá acontecer pelo Portal de Serviços do DENATRAN, solicitando o bloqueio remoto.

Caso você não tenha o certificado digital, deverá ir até uma unidade do DETRAN para realizar os procedimentos necessários, evitando, assim, que o seu documento continue sendo utilizado por outra pessoa.

Além disso, é importante que você faça um boletim de ocorrência caso perca o seu aparelho, para que as autoridades de segurança sejam avisadas sobre possíveis tentativas de uso da sua CNH digital por terceiros.

Caso o seu aparelho seja furtado, você poderá fazer o boletim de ocorrência pela internet pelo endereço online da delegacia do seu estado.

Caso você tenha sido abordado mediante grave ameaça ou violência e o seu aparelho tenha sido roubado, você deverá ir até a delegacia mais próxima para informar sobre o acontecimento.

Também é importante lembrar que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Art. 232, o motorista que circular sem portar o documento de habilitação estará cometendo infração de natureza leve.

Portanto, a penalidade prevista, além de multa no valor de R$ 88,38 e mais 3 pontos na CNH, é a retenção do veículo até a apresentação do documento.

Ao optar pela CNH digital, você precisa lembrar que, em casos em que a bateria do seu aparelho acabe, ele pare de funcionar ou seja furtado, você não deverá assumir o volante, pois, caso contrário, será penalizado pelos órgãos de trânsito por não ter o documento.

 

O Que a Legislação Aponta Sobre a CNH Digital?

A CNH Digital foi desenvolvida em parceria entre 3 órgãos federais: o Serviço de Processamento de Dados, o Departamento Nacional de Trânsito e o Ministério das Cidades.

Sua implantação está prevista na Resolução Nº 687 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que adicionou, à Resolução Nº 684 do CONTRAN, responsável pela regulamentação da produção e da expedição da CNH, a implantação da disponibilidade do documento nos Departamentos de Trânsito.

Inicialmente, o prazo para que fosse disponibilizada a CNH digital era 1º de fevereiro de 2018. Entretanto, com a Deliberação 167 do CONTRAN, esse prazo passou a ser 1º de julho de 2018.

Atualmente,  Rio Grande do Sul, Paraná, Goiânia e São Paulo são alguns dos Estados em que o formato digital do documento de habilitação já está disponível.

 

Conclusão

cnh digital conclusao
Já fez o seu pedido da CNH digital?

Com a tecnologia cada vez mais aprimorada, é mais do que normal a implantação da CNH digital no Brasil.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

O documento, além de permitir uma segunda opção ao motorista, já que possui o mesmo valor jurídico da CNH impressa, poderá também facilitar o momento da fiscalização.

Entretanto, como apresentei para você, primeiramente, sua CNH deverá estar regulamentada, para que você possa realizar o pedido da CNH digital.

Você também ficou sabendo que a implantação da CNH eletrônica está ocorrendo de forma gratuita no Estado de São Paulo, permitindo que a mudança aconteça de forma mais democrática.

Você deseja utilizar sua CNH no formato digital?

Deixe sua opinião abaixo! Terei prazer em respondê-la!

Caso você tenha sido notificado por um órgão de trânsito de fiscalização e deseje entrar com recurso, não deixe de falar com a gente!

 

Referências:

  1. https://www.detran.sp.gov.br/
  2. https://g1.globo.com/carros/noticia/emissao-da-cnh-digital-em-todo-brasil-e-adiada-para-1-de-julho.ghtml
  3. http://www.denatran.gov.br/
  4. https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/
  5. http://www.serpro.gov.br/
  6. http://www.capacidades.gov.br/
  7. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
  8. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao6872017.pdf
  9. http://www.denatran.gov.br/images/Deliberacoes/Deliberacao1672018.pdf
  10. http://www.detran.rs.gov.br/conteudo/48734/cnh-digital
  11. http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=motorista&id=633
  12. https://www.detran.go.gov.br/psw/#/
Processo de suspensão em aberto? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.
Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.