Tirar CNH pode ficar mais difícil! CONTRAN propõe Aumento no número de horas-aula

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.
aumento de horas para retirar cnh
Carga horária em autoescolas pode aumentar

Foi realizada, pelo Contran, proposta de aumento no número de horas-aula para a retirada da CNH.

A intenção é que haja uma formação mais aprimorada para os condutores, que terão, em média, 20 horas-aula a mais durante o processo de retirada da carteira.

Foi multado? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

O aumento no número de horas vem positivamente, de uma forma geral, já que visa formar motoristas mais preparados para enfrentar o trânsito.

Entretanto, traz um desagrado para muitas pessoas que desejam tirar a carteira, já que o tempo de formação pode aumentar, dificultando o processo em alguns outros aspectos.

 

O que pode mudar?

aumento de horas para retirar cnh o que pode mudar
Aulas teóricas e práticas poderão sofrer alteração

O número de horas-aula para retirada de CNH, conforme a proposta, aumentará tanto para a aulas práticas quanto para as teóricas.

Para quem desejar tirar a CNH de categoria B, a proposta é para, ao invés de 70 horas, serem realizadas 90 horas-aula durante o processo. Para a categoria A, o aumento é de 65 para 85 horas-aula.

Esse aumento tem em vista maior conteúdo expositivo que se pretende oferecer aos candidatos. As horas adicionais são fruto de fornecimento de informações específicas sobre o uso do veículo em questão – automóvel ou motocicleta.

Assim, os condutores, pela formação, terão conhecimento mais avançado sobre o veículo que utilizam, além das técnicas de direção já aprendidas na formação com o antigo número de horas.

Além do aumento da carga horária, haverá alteração no sistema de aprovação/reprovação do indivíduo em formação. Antes, caso houvesse reprovação, após 15 dias o candidato poderia realizar a prova novamente.

Agora, se houver reprovação, o futuro condutor terá de realizar mais cinco aulas antes de fazer a prova pela segunda vez.

 

Ganhos e perdas com o aumento de horas-aula

aumento de horas para retirar cnh ganhos e perdas
O reajuste nos valores pode chegar a 20%

O primeiro ponto questionado pelos condutores ao saberem da proposta do aumento no número de horas para a obtenção, é o valor.

Os custos para tirar a habilitação, atualmente, já não são baixos e, com o aumento do número de horas-aula, sofrerão alterações.

Os valores totais para tirar a CNH hoje, que equivalem a R$ 2095,62 para a categoria B e R$1795,92 para a categoria A, terão um reajuste médio de 20%, resultantes do aumento do número de horas de aula prática e de legislação, para aprimoramento das normas de direção, relativas ao veículo que será conduzido.

O aumento no custo com certeza fará com que muitas pessoas adiem ou até mesmo desistam da habilitação, já que o custo médio da CNH está acima do salário da maioria dos brasileiros.

Outra questão a ser contestada é o tempo para a habilitação.

A maioria dos futuros condutores deseja, o quanto antes, poder conduzir seu veículo.

Com o maior número de horas a serem cumpridas, o processo de habilitação acaba tornando-se um pouco mais demorado.

Porém, o maior número de aulas e o reforço antes de uma segunda avaliação são essenciais para que os condutores recebam uma melhor formação.

Os números de acidentes têm aumentado a cada dia, e a maior disponibilização de conteúdo educativo na formação de condutores pode auxiliar para que, tendo mais conhecimento sobre as normas e sobre as consequências de não cumpri-las, os motoristas se tornem mais conscientes e, assim, tomem maiores cuidados ao conduzirem seus veículos.

 

Conclusão

aumento de horas para retirar cnh opiniao
Qual a sua opinião sobre essas mudanças?

A mudança no número de horas foi proposta pelo Contran.

Entretanto, condutores e futuros condutores poderão opinar sobre a mudança, levando em conta o que consideram mais importante: o aprimoramento na formação dos condutores ou a manutenção do custo atual do processo de habilitação.

Estarão disponíveis, em algumas cidades do país, espaços para opinião pública sobre a mudança, sendo disponibilizado também, no site do Conselho Nacional de Trânsito, o Denatran, uma consulta pública sobre as alterações no número de horas-aula do processo de habilitação. Para opinar, acesse o site e vote a favor ou contra a mudança.

Deixe aqui a sua opinião sobre o assunto e compartilhe a informação para que mais pessoas fiquem sabendo da novidade no processo de habilitação!

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.