10 Marcas Famosas de Carros e Seus Logotipos

A Lei n° 14.071/2020 - conhecida como Nova Lei de Trânsito - fez grandes alterações no CTB, a partir de 12 de abril de 2021. O cenário com a nova legislação é ideal para cancelar multas e evitar a perda da CNH. O momento para recorrer é agora. Você foi multado e quer evitar mais problemas com multas de trânsito? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA da sua multa de trânsito!

marcas famosas

Você já imaginou o que existe por trás da sua marca de carro favorita?

Tratando-se de estratégias de comunicação, é muito comum que empresas utilizem algum significado ao pensar em como sua identidade visual será desenvolvida.

Muitas vezes, uma marca é consolidada tendo como base uma identificação do dono da empresa, um histórico familiar, motivações pessoais, entre outros.

Você sabia, por exemplo, que a Toyota, antes de ser consolidada como uma empresa de automóveis, foi uma empresa de tecelagem?

Ou que a BMW apenas passou a produzir seus carros por conta de um tratado após a Primeira Guerra mundial?

E que a FORD, com seu sistema de produção em massa, virou ícone da sociedade de consumo?

Neste artigo apresentarei algumas motivações por trás das marcas de carros mais lembradas nos últimos anos.

 

1. FORD

marcas famosas 1 ford

Vou começar pela precursora do sistema de produção automobilístico como conhecemos hoje.

Ícone da sociedade de consumo, a Ford é uma das marcas mais lembradas desde o início do século XX.

Fundada em 1903 por Henry Ford e mais 11 investidores, a empresa entregou seu primeiro carro já no mês seguinte de sua fundação.

Em 1908, a Ford já introduzia sua primeira linha de montagem de automóvel da história.

Consistia em uma esteira que conduzia os componentes para vários operários, e cada funcionário era responsável por um processo.

Com isto, Henry Ford revolucionou a produção de automóveis, mostrando que era possível produzir em massa e com qualidade.

Você já deve ter assistindo muitos filmes nos quais o carro Mustang é quase ator principal, não é verdade?

Transformado em um ícone pelas telas do cinema, este modelo foi produzido pela FORD em 1964, cativando o público americano desde o primeiro momento.

Sendo uma empresa ligada aos sistemas de produção, a marca FORD passou por diversas remodelações ao longo dos anos.

Até mesmo pelo seu caráter inspirador, a empresa foi acompanhando as tendências do mercado e dos movimentos, conquistando seu espaço.

O logo que representa atualmente a Ford possui linhas nítidas e sombras, com o nome FORD ao centro de um logo oval na cor azul.

A assinatura do logo está na cor branca e parece ter sido escrita à mão, demonstrando a personalidade da empresa.

 

2. CHEVROLET

marcas famosas 2 chevrolet

Sendo uma das marcas americanas mais tradicionais, a Chevrolet teve seu início em 1909, quando William C. Durant, produtor de peças automotivas e carruagens, e também um dos fundadores da General Motors, pediu ajuda para Louis-Joseph Chevrolet para produzir uma linha de automóveis populares.

O primeiro automóvel da empresa foi o modelo Series C Classic Six, em 1912, que era bastante confortável e tinha capacidade para 5 passageiros.

Em 1915, a Chevrolet resolveu bater de frente com a então estabelecida no mercado, Ford, lançando um modelo popular, obtendo sucesso imediato.

Mas foi apenas em 1924, quando passou a ser comercializada na Europa, que a empresa ultrapassou a concorrente em número de vendas.

Desde então, lançando modelos que ganham a empatia do público, principalmente do americano que enxerga a Chevrolet como sinônimo norte-americano de qualidade, a marca veio se consolidando cada vez mais.

marcas famosas 3 mercedes benz

Apesar de ter sido fundada no início do século XX, a Mercedes-Benz, mais antiga empresa de automóveis e veículos alemã, teve seu início ainda no século XIX.
Isto porque seus fundadores, os alemães Gottileb Daimler e Karl Benz, mesmo antes de se conhecerem, já desenvolviam, por volta de 1980, protótipos do que seriam os primeiros automóveis com motores de combustão.
Com isto, no decorrer dos anos, os dois criaram suas próprias empresas: a Benz & Co e a Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG).
Em 1926, apesar de serem rivais, as duas empresas uniram forças para estimular a economia da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, dando origem à Mercedes-Benz.
A partir de 1927, surgiram então os primeiros carros em conjunto, como o modelo S, sigla adotada até hoje na Classe S da empresa, assim como o modelo SS (Super Sport) e SSK (Super Sport Kurz).
Até hoje, estes modelos estabelecem a reputação luxuosa da empresa, que atualmente aposta nas novas tecnologias e na conectividade em seus automóveis para continuar no mercado.
Seu logo é representado por uma estrela de três pontas, que teria como origem um desenho feito por Daimler, em uma fotografia, ainda no início de sua carreira.
Em seu site oficial, a Mercedes-Benz informa que a estrela simboliza os três segmentos que a empresa atua no mercado: água, terra e ar.
O círculo, que envolve a estrela, faz menção à perfeição.

4. TOYOTA

marcas famosas 4 toyota

Você sabia que a empresa japonesa Toyota, antes de tudo, era um negócio familiar, do ramo da tecelagem?

Sim, no século XIX, mais precisamente em 1896, era uma empresa do ramo de tecidos, chamada Toyoda, em referência ao sobrenome da família de seu fundador, Sakichi Toyoda.
Foi só em 1933 que, fascinado pelos automóveis que conheceu em sua viagem ao Ocidente, o filho de Sakichi, Kiichiro Toyoda, teve a ideia de construir carros com mão de obra 100% japonesa.
Em 1936 nasceu o primeiro carro da então Toyoda, o Modelo AA.
No mesmo ano, a empresa lançou um concurso público para a criação de um novo logotipo, já fazendo a mudança para o nome Toyota, pois, em japonês, fazer a troca da letra “D” pela “T” significava diminuir de 10 (dez) para 8 (oito) traços.

Para os japoneses, o número 8 representa sorte, portanto, a troca foi concretizada.

O logo da empresa, que apresentou sua atual marca em 1990, é dotado de muitas significações.

Consiste em três elipses entrelaçadas, que, em termos geométricos, possui dois pontos centrais.

Segundo o site da Toyota, um deles representa o coração de seus clientes e o outro o coração do seu produto.

A elipse, portanto, une os dois corações, e seja na horizontal, seja na vertical, simboliza o “T” de Toyota.

Já o círculo em volta, é uma demonstração da busca incessante da empresa por oportunidades de inovar.

 

5. BMW

marcas famosas 5 bmw

Centenária, a empresa alemã foi fundada em 7 de março de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, com o nome de Bayerische Motoren Werke, fabricando motores de aeronaves.

Porém, após a Alemanha ter sido derrotada na guerra e um tratado entre nações ter decidido que o país estaria proibido de fabricar aviões, a BMW precisou ir à busca de novos mercados.

Com isso, passou a fornecer motores de quatro cilindros para caminhões e barcos.

Como obteve sucesso, em 1928, a BMW comprou uma fábrica de automóveis, ganhando licença para fabricar um pequeno carro chamado Dixi.

Desde então, vem lançando modelos históricos que conquistaram muitas gerações.

Atualmente, a empresa aposta em carros elétricos visionários e serviços de modalidade, um design inspirador e sustentabilidade.

Apesar de seu caráter de vanguarda, a BMW ainda mantém os valores que a identificaram com o público ao longo dos anos.

Sua marca consiste em um anel preto espesso, delimitado por uma linha prateada com as letras “BMW” impressas na sua metade superior, com painéis azuis e brancos no interior do anel.

Algumas pessoas acreditam que o símbolo representa as hélices de um avião, negócio precursor da empresa.

As cores, segundo o site oficial, representam a bandeira da Bavária, que é bastante orgulhosa pela marca e empresa oriunda de sua região.

 

6. VOLKSWAGEN

marcas famosas 6 volkswagen

 

Você com certeza conhece o Fusca, não é verdade? Então, foi produzido por esta empresa alemã, criada em 1937.

Sua história começa por uma obsessão de Adolf Hitler para que fosse desenvolvido um carro, que fosse utilizado como estratégia do Reich nazista, desejando, assim, a uniformização automotora da raça ariana.

A ideia era produzir um carro barato e econômico, que alcançasse uma velocidade média de 100 km/h e transportasse 2 adultos e 3 crianças.

E o principal: que qualquer pessoa pudesse comprar.

Após o fim da Segunda Guerra, a empresa assinou seu primeiro contrato de exportação com uma empresa holandesa, tendo o Fusca como produto principal de importação nos países europeus.


Em 1950, a Volkswagen lançou a Kombi, popularmente conhecida até hoje, representando um novo segmento na indústria automotiva para transportes coletivos.
O logo da Volkswagen oriunda de uma ideia bem simples.
Criada em 1937, consiste em um V em cima de um W com um circulo em volta.
Esta junção resultou em um símbolo forte e poderoso entre as marcas mais famosas de carros.
Até hoje, mesmo tendo passado por algumas crises em sua imagem, a Volkswagen é, com certeza, uma das marcas mais lembradas pelos consumidores.

7. FERRARI

marcas famosas 7 ferrari
Encantadora e objeto de desejo da grande maioria dos amantes de carros, a Ferrari, primeira equipe de automobilismo independente das fábricas, foi criada em 1929, pelo piloto de competição Enzo Anselmo Ferrari.
Inicialmente, a empresa não produzia automóvel, apenas patrocinava pilotos e carros de competição.
Porém, no período da Segunda Guerra Mundial, a Ferrari passou a fabricar equipamentos agrícolas e carros.
Em 1946, após o fim da guerra, construiu o primeiro carro de corrida com seu nome, a Ferrari 125S.
O modelo estreou com vitória e Enzo passou a produzir carros para alguns clientes, com o intuito de financiar sua equipe de corrida.
Foi então que, paralelo ao grande número de vitórias, a Ferrari passou a desenvolver carros esportivos, tornando a marca sonho de consumo no mundo inteiro.
Em seu logo, apresenta como símbolo o Cavallino Rampante.
Conta a história que Enzo decidiu colocar o desenho de um cavalo por causa do painel do avião de Francesco Barraca, famoso piloto italiano e herói da Primeira Guerra Mundial, morto em 1918.
A cor amarela presente no logo faz referência à cor da bandeira de Modena, na Itália, onde Enzo Ferrari nasceu.
O símbolo apresenta ainda as 3 (três) cores da bandeira italiana (verde, branco e vermelho) e na parte inferior, as iniciais S e F, de Scuderia Ferrari.

8. HYUNDAI

marcas famosas 8 hyundai

A montadora coreana nasceu oficialmente em 1967, dentro do conglomerado Hyundai Engineering and Construction Company fundado desde 1947, pós- Segunda Guerra, na Coreia do Sul, por Chung Ju-Yung e seu irmão Se-Yung Chung.
Em seu ano de fundação, a Hyundai surge em uma Coreia que tentava encontrar seu caminho frente a uma economia que passou a ser mais global e estava em constante crescimento após a Segunda Guerra Mundial.
Os irmãos Chung entenderam, portanto, que para conseguir espaço no mercado automobilístico teriam que se aproximar das empresas que já existiam no Ocidente.
Com isto, em 1968 obtiveram permissão e passaram a montar alguns modelos da FORD, mas apenas para o mercado coreano.

Quase 20 anos depois, a empresa já exportava seus próprios modelos para os Estados Unidos e, desde então, vem inovando, principalmente no design de seus automóveis.

A palavra Hyundai é proveniente da palavra hyeondae que, em coreano, significa modernidade, o que de fato descreve bastante a empresa.

Seu logo retrata justamente esta modernidade, ao apresentar formas em movimento, referenciando a expansão da empresa, tão almejada pelos coreanos.

A forma oval do logo, além de ser uma letra “H”, em referência ao nome da montadora, representa duas pessoas, o consumidor e a companhia se cumprimentando com um aperto de mãos.

Com isto, a Hyundai afirma seu compromisso em atender plenamente as necessidades de seus clientes, através dessa parceria estabelecida em meados do século passado.

 

9. HONDA

marcas famosas 9 honda

Assim como a Toyota, a Honda também é uma empresa japonesa, que teve seu início no ano de 1948, pós-Segunda Guerra Mundial.

Na época, o engenheiro industrial Soichiro Honda identificou a necessidade do mercado em ter um meio de transporte rápido e barato.

Foi então que inaugurou sua fábrica de motores, que teve como primeiro invento uma motoneta em 1949.

Em 1959, 10 anos depois, a Honda inaugurava sua primeira unidade no exterior, a American Honda Motor Co., nos Estados Unidos, popularizando o uso da motocicleta.

A partir disto, a empresa se espalhou em vários países, chegando ao Brasil em 1971.

Um ano depois, 1972, a Honda lançou o Honda CIVIC, um dos mais vendidos na história da indústria automobilística daquele ano.

Na década de 90, a montadora rompeu a barreira de 50 milhões de veículos produzidos no mundo e hoje está presente nos mais diversos campos do automobilismo.

Sobre o logo da empresa, inicialmente, até mesmo por ter tido como produto precursor as motocicletas, a Honda era representada pela ilustração de duas asas abertas, símbolo de liberdade.

Atualmente, a marca é representada por um “H” forte e delineado, que agrega tradição à marca no mercado.

 

10. LAND ROVER

marcas famosas 10 land rover

A Land Rover também iniciou na década de 40, em 1947, quando o engenheiro da montadora britânica Rover, Maurice Wilks e seu irmão, Spencer Wilks, diretor executivo da mesma empresa, idealizaram um utilitário agrícola, após terem se impressionado com o desempenho do Jeep Willys, lendário veículo utilizado na Segunda Guerra Mundial.

Segundo o site da empresa no Brasil, o protótipo do primeiro Range Rover é de 1969, e foi mantido em segredo por algum tempo, recebendo o nome de Velar, derivado da palavra italiana “Velare”, que pode ser traduzida como “cobrir com o véu”.

Após testes com o conceito Velar, que obtiveram ótimos resultados, o primeiro Range Rover foi revelado para o mundo e, desde então, vem conquistando cada vez mais adeptos do estilo rústico e luxuoso.

Seu logo, ao longo dos tempos, passou por algumas modificações, porém, sempre manteve a tipografia marcante e o formato oval.

Originalmente o símbolo era na cor preta e amarela, mas desde 1970 utiliza a tradicional cor verde para sua representação.

Por meio de sua marca, a Land Rover deseja transmitir o seu espírito aventureiro e arrojado, buscando conquistar cada vez mais consumidores exigentes, que desejam conquistar obstáculos e desafios.

 

Conclusão

O período de guerras foi realmente o berço das principais marcas de automóveis.

Apesar da Ford ter lançado seu primeiro carro um ano depois de sua fundação e a BMW ter entrado no mercado de carros pela necessidade de se reinventar, estes ícones de sucesso construíram suas famas ao longo dos tempos através de muito trabalho.

Além disso, é possível perceber que as preocupações das empresas automobilísticas vão além do produto, e buscam manter uma boa imagem perante seu público através de estímulos visuais e seus valores.

Pois então, você já conhecia algumas dessas histórias? Sua empresa favorita está nesta lista?

Compartilhe com a gente aqui nos comentários sua opinião!

Fonte: We Do Logos

Referências:

  1. https://www.ford.com.br/
  2. https://www.chevrolet.com.br/
  3. https://www.toyota.com.br/?gclid=CjwKCAiAvMPRBRBIEiwABuO6qe3f6026vIXsJPRxRQVnvwWenrpGhht0WtqYcmw4EF9B9CFpAC2-BxoCcNoQAvD_BwE
  4. https://www.bmw.com.br/pt/index.html
  5. https://www.vw.com.br/pt.html
  6. https://www.ferrari.com/en-BR
  7. https://www.hyundai-motor.com.br/
  8. https://www.honda.com.br/
  9. https://www.landrover.com/market-selector/index.html