Caminhões com Dívidas Atrasadas: Compra, Financiamento e Muito Mais

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Caminhões com dívidas atrasadas podem causar grandes dores de cabeça aos seus proprietários. Veículos com débitos podem ser apreendidos em fiscalizações, sem falar que impedem os procedimentos de regularização, gerando o risco de penalidades, como multa e pontos na carteira. O acúmulo de dívidas nos caminhões pode prejudicar também a tentativa de crédito por meio de um refinanciamento do veículo. Veja como fazer para não ter problemas com caminhões com dívidas atrasadas.

É preciso tomar cuidado ao comprar caminhões com dívidas atrasadas. Neste artigo, você vai saber o porquê.

Caminhões são veículos cujo valor não costuma ser baixo. Pelo contrário, o preço de um caminhão costuma ser um tanto quanto pesado.

Por essa razão, nem toda pessoa que planeja comprar um veículo desse tipo consegue comprar um caminhão zero quilômetro na hora de dar o pontapé inicial.

Como ocorre com outros veículos, existe a possibilidade de comprar um caminhão usado, diretamente com o proprietário.

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No entanto, é extremamente importante tomar cuidado na hora de fazer qualquer negociação.

Em alguns casos, o que é para ser a realização de um sonho pode se tornar um verdadeiro pesadelo.

Por isso, vou falar sobre caminhões com dívidas atrasadas neste artigo. Você vai conferir:

  • como financiar caminhões;
  • refinanciamento de caminhões com dívidas atrasadas;
  • cuidados ao comprar caminhões com dívidas;
  • caso real de caminhão apreendido por acumular dívidas;
  • como fazer gestão de multas para frotas.

Fique atento aos assuntos abordados neste texto, pois quero ajudá-lo a evitar complicações na hora de adquirir um caminhão.

Boa leitura!

 

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Financiar Caminhões: Veja as Possibilidades

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Você sabe como funciona o financiamento de caminhões?

Não é de causar estranheza que nem todo mundo consegue comprar um caminhão à vista, seja ele zero quilômetro, seminovo ou usado.

Afinal, caminhões são veículos cujo valor é alto, o que torna mais difícil ter o montante necessário para que a aquisição seja feita sem parcelamento.

Por isso, muitas pessoas optam pelo financiamento, já que essa é uma forma que possibilita o parcelamento do valor do veículo.

Para financiar um caminhão, existem algumas possibilidades, sobre as quais vou falar a partir de agora.

Uma delas é o Crédito Direto ao Consumidor. Essa modalidade de financiamento atende pessoas físicas e jurídicas e tem sido escolhida por apresentar menos burocracia na negociação.

Nessa modalidade, é preciso pagar um valor de entrada para, então, dividir o restante em até 60 mensalidades.

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Outra opção para quem quer comprar um caminhão é o Leasing Operacional. Essa forma de financiamento pode ser considerada uma espécie de aluguel.

Isso porque a aquisição do caminhão se dá por meio de contrato com data de vencimento.

O tempo de duração pode variar de acordo com a instituição financeira e com o caminhão negociado, podendo chegar a até 60 meses.

No leasing, as parcelas são fixas e incluem despesas com emplacamento, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), rastreamento, telemetria e controle de frota.

Quando o período de vigência do contrato chega ao fim, o cliente tem a opção de negociar outro caminhão zero quilômetro.

Se for do seu interesse, também é possível comprar o veículo negociado pelo preço de mercado ao final do contrato.

Agora, um tipo de financiamento muito conhecido entre os interessados pela compra de caminhões é o Finame do BNDES. Sobre ele, falo a seguir.

BNDES Finame

O BNDES é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Por meio dele, o Governo Federal disponibiliza apoio a micro, pequenas, médias e grandes empresas, inclusive a empreendedores pessoas físicas.

Um de seus programas de financiamento é o BNDES Finame, que é o Financiamento de Máquinas e Equipamentos.

O empréstimo se dá pelo intermédio de instituições financeiras credenciadas.

É disponibilizado a pessoas que precisam de máquinas ou equipamentos para dar andamento ao desenvolvimento de sua empresa.

Existem linhas de financiamento que dividem o Finame, e uma delas é a BK Aquisição e Comercialização. É nessa linha em que a compra de caminhões está incluída.

Para solicitar, existem algumas exigências a serem atendidas. Uma delas é a necessidade de que a empresa esteja sediada no Brasil.

Empresários individuais, administração pública, produtores rurais e microempreendedores também podem solicitar financiamento pelo Finame.

Transportadores de carga que trabalhem de forma autônoma e pessoas físicas associadas a empresas de transporte de cargas também podem recorrer ao financiamento do BNDES.

Para concluir a lista de quem pode solicitar o financiamento, cabe mencionar cooperativas, fundações e associações também sediadas no país.

A partir do ano de 2018, ocorreram algumas modificações no que diz respeito à concessão do empréstimo para micro, pequenas e médias e empresas.

A partir de então, o Banco passou a financiar até 100% do valor dos caminhões para donos de empresas que se enquadrem em um desses grupos.

Além disso, a mudança trouxe alteração no prazo, que passou a ser de 10 anos.

Para quem precisa de crédito e, para isso, deseja conseguir um financiamento, uma opção é o refinanciamento do caminhão.

Acontece que, se ele tiver dívidas atrasadas, pode ser que você encare problemas durante a negociação.

A seguir, explicarei melhor o refinanciamento de caminhões.

Refinanciamento de Caminhões Com Dívidas Atrasadas

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No refinanciamento, o caminhão fica alienado à instituição que concede o crédito

Nesta seção, quero comentar com você uma possibilidade de conseguir crédito, utilizando seu caminhão.

Porém, como eu disse acima, pode ser inviável caso seu veículo esteja com dívidas atrasadas.

Você já ouviu falar em refinanciamento de caminhões? Essa é uma opção para quem precisa de um empréstimo financeiro, mas não pode ficar sem seu caminhão.

O refinanciamento é uma forma de empréstimo que se dá por meio da alienação do caminhão à instituição financeira com a qual for feita a negociação.

Muitos proprietários escolhem esse tipo de financiamento porque, normalmente, as taxas de juros costumam ser inferiores às que são cobradas em outras modalidades de empréstimo.

Dizer que o caminhão fica alienado à instituição financeira significa dizer que ele é dado como garantia de que as parcelas do refinanciamento serão pagas.

Caso contrário, a instituição poderá ficar com o veículo para quitar a dívida e não ficar no prejuízo.

Para a concessão do empréstimo, as instituições realizam análise de crédito.

Dessa forma, é preciso que o interessado atenda a alguns requisitos básicos. Um deles é a idade, pois é preciso ter mais de 21 anos.

O score é um dos principais pontos analisados. Assim, é importante estar com o nome limpo, não tendo restrições no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

A renda apresentada pelo cliente também conta na hora da decisão da instituição.

No entanto, não é somente o proprietário que precisa atender aos requisitos. O caminhão a ser alienado também precisa passar pela análise da financeira.

O ano do veículo influencia na decisão dos credores, ou seja, aqueles que irão liberar o empréstimo.

Quanto mais novo o caminhão, maior a possibilidade de você conseguir o refinanciamento.

Além disso, veículos mais novos e em melhor estado de conservação podem garantir um maior valor de empréstimo, ajudando para que você consiga a quantia necessária.

Por outro lado, existem algumas situações que podem impedir que o refinanciamento seja aprovado, e uma delas é o acúmulo de dívidas do caminhão.

Por exemplo, se seu caminhão estiver com parcelas do financiamento em aberto ou possuir dívidas com o IPVA, é provável que a instituição não aprove sua solicitação.

É por isso que é tão importante ter cuidado para não acumular dívidas relacionadas ao seu caminhão.

Afinal, pode ser que você precise dele para resolver questões importantes e não consiga utilizá-lo para esse fim.

E se você conseguir o refinanciamento, mas não pagar as parcelas?

As consequências que terá, você descobrirá a seguir.

Caminhão com busca e apreensão

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Busca e apreensão é uma ação judicial

Você já sabe que é preciso pagar as parcelas do refinanciamento do caminhão para não correr o risco de perdê-lo.

Isso porque, se existe uma cláusula no contrato que determina a alienação fiduciária do seu bem em troca do empréstimo, a instituição financeira tem o direito de apreendê-lo caso seja necessário.

Em casos como esse, a instituição pode entrar com a ação de busca e apreensão.

Essa é uma ação judicial que pode ser ingressada a partir do momento em que o cliente deixa de pagar as prestações do financiamento em dia.

É importante mencionar que o caminhão somente pode ser levado no momento em que o juiz libera a busca e apreensão.

Quando isso acontece, um oficial de justiça é enviado para apreender o veículo.

Caso o proprietário demonstre resistência, pode ser utilizada força policial para que o veículo seja levado.

Se isso acontecer com você, será fornecido prazo de 5 dias para pagar a dívida, regularizar a situação e, assim, recuperar seu caminhão.

Outra forma de tentar resolver o problema é recorrer com a ajuda de um advogado, contestando a apreensão do veículo. Para isso, costuma-se dar prazo de 15 dias.

Levando em consideração que é fundamental se organizar para não deixar nenhuma parcela do financiamento em aberto, cabe fazer um destaque.

Refiro-me à importância de analisar o contrato antes de fechar negócio com a instituição que concederá o empréstimo.

Isso porque grande parte das buscas e apreensões realizadas no Brasil é decorrente de juros abusivos cobrados nas parcelas.

Definitivamente, esse é um problema e tanto, e pode ser causado caso você acumule dívidas atrasadas relacionadas ao caminhão.

Por isso, além de evitar o acúmulo de dívidas vinculadas ao seu caminhão, é aconselhável tomar cuidado antes de comprar caminhões com dívidas atrasadas.

Sobre isso, você poderá ler na próxima seção.

 

Cuidados ao Comprar Caminhões com Dívidas Atrasadas

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A hora de comprar um caminhão é delicada e exige cuidados

Conforme já sinalizei no início deste artigo, a compra de caminhões usados é uma alternativa para quem não pode comprar um veículo novo no momento.

Entretanto, é extremamente necessário analisar as opções encontradas no mercado, pois não é interessante fazer uma negociação que venha a render dores de cabeça no futuro.

Um dos problemas que podem causar estresse ao comprador é o acúmulo de dívidas atrasadas do caminhão.

Imagine você se deparando com uma série de problemas decorrentes de dívidas feitas antes mesmo de você ser o dono do veículo.

Mas não podemos nos enganar, achando que isso acontece sem que o comprador saiba.

Por mais que uma análise mal feita possa reservar surpresas, muitas pessoas optam por comprar caminhões com dívidas atrasadas porque a oferta costuma ser tentadora.

Porém, já diz o ditado que o barato pode sair caro, e eu vou mostrar isso para você mais adiante, na continuação deste artigo.

Preste atenção se sua ideia é comprar um caminhão usado à vista ou assumir o financiamento de um que esteja com as parcelas em aberto.

No primeiro caso, pense que você estará investindo uma boa quantia em dinheiro na negociação.

Com isso, negocie com o vendedor e veja se não é possível conseguir um desconto.

No entanto, desconfie de propostas muito tentadoras. Muitas vezes, vendas muito facilitadas podem ser sinônimas de cilada.

Por exemplo, o atual proprietário pode querer se ver livre de um caminhão cheio de problemas.

Já no caso de assumir as parcelas do financiamento do caminhão, considere que você estará assumindo um compromisso financeiro.

E esse compromisso durará uma determinada quantidade de meses.

Dessa forma, é importante verificar se o caminhão não irá gerar ainda mais gastos com dívidas referentes à documentação, impostos, entre outros.

Por isso, é necessário solicitar a documentação do caminhão e verificar o histórico do veículo.

Veja se ele não tem dívidas decorrentes de multas não pagas, licenciamento atrasado e impostos vencidos.

Se você é dono de uma empresa e pretende adquirir um caminhão usado para compor sua frota, verifique se ele pode atender as suas necessidades.

Esses veículos precisam de autorização para realizar o transporte de determinados tipos de carga.

Caso você não se certifique de que o veículo comprado está com a permissão em dia, pode ser que você coloque na estrada um veículo irregular.

Essa situação, com certeza, traria problemas a serem resolvidos e, com isso, prejuízos para o seu negócio.

Então, para não errar na compra de um caminhão usado, veja as dicas que separei, no tópico a seguir.

Dicas para comprar caminhões usados

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Veja como fazer uma boa negociação de caminhão usado

No tópico anterior, falei sobre os cuidados a serem tomados se você for comprar um caminhão usado, no que se refere às dívidas do veículo.

Porém, acho importante destacar alguns outros cuidados na hora de negociar um caminhão usado, para evitar problemas.

A primeira dica é pesquisar. Não faça uma compra por impulso. Existem muitas opções no mercado de usados e, certamente, muitas delas são boas.

Por isso, comprar o primeiro caminhão que for encontrado não é uma ideia adequada.

Quando você encontrar um veículo que agrade, tente negociar com o vendedor. Compare preços e procure chegar a um acordo que seja compensador.

Outra atitude importante é inspecionar o caminhão. Veja se está tudo certo com suas peças e lataria.

Procure se certificar de que ele está funcionando normalmente. Para isso, é aconselhável ter um mecânico de confiança que possa verificá-lo.

É indispensável estar preparado para a compra. Planejamento é fundamental para que você não fique com a sensação de ter jogado dinheiro no lixo ao final da negociação.

Além disso, a transferência do veículo envolve o pagamento de taxas. Com isso, esteja preparado para pagar mais do que o valor cobrado pelo caminhão.

Se você se sentir mais seguro, procure por lojas especializadas em revenda de caminhões.

Normalmente, as revendas são mais preparadas para o desenvolvimento das negociações, bem como para as transações mais burocráticas. Isso envolve a transferência e o registro do veículo.

Com essas dicas, as chances de você ter problemas posteriormente são menores.

Isso é importante, pois veículos com dívidas, flagrados circulando pelas vias, rendem dores de cabeça aos seus proprietários.

Um exemplo disso, você conferirá na próxima seção deste artigo.

 

Caso Real: Caminhão Apreendido Com Mais de R$ 1 Milhão em Dívidas

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Veja por que é importante evitar o acúmulo de dívidas no caminhão

Chegou a hora de você ver o que pode acontecer na prática quando um caminhão com dívidas atrasadas é flagrado circulando pela via pública.

O caso que vou comentar com você agora aconteceu em fevereiro de 2018, em São Paulo. Talvez você até tenha ouvido falar à época.

De acordo com o que foi noticiado pelo portal R7, um caminhão foi apreendido com quase 1 milhão e 800 mil reais em multas não pagas.

Em um primeiro momento, é inacreditável, mas é verdade. Para completar a situação, que já parecia embaraçosa o suficiente, o veículo acumulava 7 mil reais em IPVA atrasado.

Além disso, o caminhão estava com o licenciamento atrasado desde 2014.

O resultado de todo esse descuido com o caminhão foi uma autuação por circular com o veículo irregular, e também por outras questões.

O condutor estava com o documento de habilitação vencido e, no momento em que foi flagrado pela autoridade, dirigia pelas marcas de canalização.

Para que você tenha ideia do valor que um condutor nessas condições pode ter de pagar caso seja flagrado nessa situação, vejamos o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Por transitar sobre as marcas de canalização, o condutor pode receber multa por infração gravíssima.

A multa, neste caso, sofre fator multiplicador de 3 vezes de acordo com o art. 193 do Código de Trânsito. Isso pode resultar em R$ 880,41.

Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias é classificado como infração gravíssima pelo CTB, no inciso V do art. 162. A multa para esse caso custa R$ 293,47.

No que diz respeito à condução de veículo sem portar os documentos obrigatórios, o Código prevê, no art. 232, multa por infração leve, resultando em R$ 88,38.

Por fim, por conduzir veículo não licenciado, o art. 230 do Código prevê multa por infração gravíssima, cujo valor você já conhece, ou seja, R$ 293,47.

Com isso, veja quanto pode custar uma multa, somando as infrações em questão:

880,41 + 293,47 + 88,38 + 293,47 = R$ 1555,73

Acredito que ninguém deve querer pagar tudo isso em multa de trânsito.

Por isso, acho tão importante reforçar a necessidade de prestar atenção à situação do veículo e às determinações das leis de trânsito.

E isso é indispensável se você for pessoa física ou jurídica.

Caso você seja responsável por uma frota de caminhões, é importante estar atento a tudo o que se refere aos seus veículos.

Por isso, não deixe de ler a próxima seção deste artigo, na qual falarei a respeito da gestão de multas para frotas.

Gestão de Multas Para Frotas

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Você administra uma frota de caminhões? Tome cuidado para não acumular dívidas nos veículos.

Quero destinar esta seção do artigo àqueles que utilizam caminhões e outros veículos a trabalho.

Nesta seção, vou falar rapidamente sobre multas aplicadas em veículos cujo dono é pessoa jurídica.

Geralmente, as multas de trânsito são destinadas ao proprietário e, quando se trata de pessoa jurídica, a responsabilidade pelo pagamento é da empresa.

Com isso, é indispensável administrar bem as multas aplicadas em veículos que compõem frotas.

Isso porque o acúmulo de dívidas nesses veículos pode gerar ainda mais problemas para a empresa.

Uma solução seria utilizar algum software para a gestão de multas para frotas, os quais podem ser encontrados na internet.

Essa organização pode reduzir os prejuízos da empresa. Com um acompanhamento frequente, pode ser mais fácil identificar o condutor responsável pela infração que gerou a multa.

Quando a autuação se dá sem abordagem, é fundamental que a empresa identifique o condutor.

Caso a multa seja enviada ao proprietário do caminhão, mas nenhum condutor seja identificado, o proprietário está sujeito ao recebimento de multa NIC.

Multa NIC é a multa por não identificação de condutor.

Além disso, não se pode esquecer que caminhões com multas não pagas ficam impossibilitados de ter o licenciamento anual renovado. Essa previsão é feita no § 2º do art. 131 do CTB.

O porte do Certificado de Licenciamento é obrigatório. Sendo assim, a legislação de trânsito prevê penalidades a quem se recuse a apresentá-lo à autoridade em caso de fiscalizações.

Segundo o art. 238 do CTB, quem se recusar a entregar o documento para averiguação estará sujeito à multa gravíssima, no valor de R$ 293,47, e apreensão do veículo.

Esses são apenas alguns dos motivos para que a empresa disponha de um sistema de gestão de multas para frotas.

O mais importante é que você tenha conseguido perceber a importância desse gerenciamento.

Assim, você pode evitar o acúmulo de dívidas nos caminhões, para que elas não se transformem em uma verdadeira bola de neve quase impossível de resolver.

Conclusão

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Cuidado para não atrasar dívidas em seu caminhão e, assim, evite problemas

Neste artigo, você pôde ler sobre caminhões com dívidas atrasadas. Espero que tenha sido esclarecedor.

O acúmulo de dívidas em qualquer veículo pode causar uma série de problemas, como multas e recolhimento do seu caminhão.

Além disso, você viu que isso pode dificultar ações emergenciais, como o refinanciamento do seu veículo.

Por isso, não deixe de seguir as recomendações que trouxe para a realização de compra de caminhões usados.

Veja se ele tem dívidas atrasadas e procure a melhor forma de regularizar a situação do veículo antes de fechar o negócio.

Além disso, utilize o exemplo do caso ocorrido em São Paulo e procure estar sempre com o caminhão em dia.

Assim, você pode evitar as penalidades previstas pelo Código de Trânsito.

Se você é dono de uma empresa e possui uma frota de caminhões, cuide de cada um deles para não ter prejuízos.

Um sistema de gestão de multas para frotas pode ajudá-lo nessa missão.

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Deixe seu comentário, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre caminhões com dívidas atrasadas.

 

Referências:

https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/finame

https://noticias.r7.com/sao-paulo/caminhao-e-apreendido-com-r-18-milhao-em-multas-de-transito-24022018

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9503.htm

 

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