Você Sabe Por Que se Dirige do Lado Esquerdo no Reino Unido e em Outros 55 Países?

Para nós, condutores brasileiros acostumados a circular pelas ruas do país, nada mais normal do que dirigir do lado direito das vias.

Leia mais

No entanto, você sabia que existem países nos quais o normal é dirigir do lado esquerdo da via?

Leia mais

Claro que é absolutamente normal que, cada país, a partir de suas características, tenha sua organização. E quando o assunto é trânsito, esse fato não é diferente.

Leia mais

Por isso, neste artigo, você vai entender por que os condutores do Reino Unido e de mais 55 países dirigem no lado esquerdo das vias.

Leia mais

Ainda, vou explicar para você quais são as penalidades previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aos condutores que dirigirem seus veículos na contramão.

Leia mais

Por isso, não deixe de fazer a leitura deste artigo até o final.

Leia mais

Dirigir do Lado Esquerdo: Entenda o Porquê

A explicação para esse fato é, nada mais, nada menos que histórica.

Leia mais

Além do Reino Unido, em outros 55 países espalhados pela Ásia, África, Europa, América e Oceania, se dirige pelo lado esquerdo da via.

Leia mais

Algo interessante a notar é que boa parte dos países onde se dirige pelo lado esquerdo é ex-colônia britânica, como na Índia e na África do Sul.

Leia mais

Porém, não podemos deixar de mencionar países como o Japão, por exemplo, o qual não foi colonizado pela Inglaterra, mas também utiliza a mesma configuração do trânsito.

Leia mais

De qualquer modo, acredita-se que a influência dos colonizadores pode ser a responsável pelo modo como o trânsito desses países se organiza.

Leia mais

O britânico Gareth Edmunds, dono de um albergue para estudantes na cidade de Bistrol (Inglaterra), comenta que essa é uma das principais dúvidas dos estrangeiros que se hospedam em seu alojamento.

Leia mais

Para ele, a resposta para esse questionamento poderia ser encontrada na história. Edmunds comenta que era comum o deslocamento para a esquerda no momento da aproximação de um estranho, de modo a não baixar guarda, já que as armas eram empunhadas do lado direito.

Leia mais

Mas, Edmunds não é o único a lançar essa hipótese.

Leia mais

Stephen Laing, curador do British Motor Museum, onde está situada a maior coleção de carros históricos britânicos a nível mundial, também procura explicações na história, remetendo sua hipótese à Roma Antiga.

Leia mais

Laing destaca que as tropas romanas marchavam pelo lado esquerdo das estradas e que essa configuração pode ter permanecido até os dias atuais.

Leia mais

Com o passar do tempo, os automóveis que surgiram foram considerados como as carruagens, porém, sem cavalos.

Leia mais

Como as carruagens ainda circulavam pelo lado esquerdo das vias, os carros acabaram, também, obedecendo a essa mesma configuração.

Leia mais

Para complementar essa explicação, é interessante considerar o que afirma Giles Chapman, autor que escreve sobre automóveis.

Leia mais

Segundo ele, no ano de 1935, foi instituído em lei que no Reino Unido e em suas colônias os automóveis deveriam ser dirigidos pela esquerda.

Leia mais

Tal determinação foi estabelecida pelo British Roads Act, algo como o CTB aqui no Brasil.

Leia mais

Em outros países, não colonizados pelos britânicos, o planejamento de ferrovias foi realizado por engenheiros britânicos, os quais determinaram, em seus projetos, que os trens seriam conduzidos pelo lado esquerdo, fazendo com que os automóveis que circulavam pelas estradas fossem influenciados a seguir a mesma orientação.

Leia mais

Mas, então, por que os veículos são conduzidos pela direita em outros países?

Leia mais
Leia mais

Diante das hipóteses levantadas sobre os motivos que levaram à condução pela esquerda no Reino Unido e em outros países, é normal surgir a dúvida: por que os carros circulam pela direita em outros lugares?

Leia mais

A matéria divulgada pelo UOL conta que, no ano 1700, boa parte dos países utilizava essa mesma configuração no trânsito.

Leia mais

Porém, na época da Revolução Francesa, muitos países europeus, além da França, começaram a apresentar mudanças nesse aspecto, passando a dirigir na parte central ou do lado direito das vias.

Leia mais

Voltando para 1700, é interessante ver o que diz o escritor e especialista em cultura popular Fraser McAlpine.

Leia mais

De acordo com ele, carroças puxadas por pares de cavalos ganharam popularidade em 1700 nos países que formavam a colônia britânica.

Leia mais

McAlpine conta que essas carroças não tinham assento para os condutores, os quais acabavam sentando no último cavalo à esquerda, já que o chicote era segurado pela mão direita.

Leia mais

Com isso, as demais carroças também trafegavam pela direita, pois trafegar por esse lado permitia aos condutores calcular melhor a distância entre as rodas das carroças que passavam em sentido oposto.

Leia mais

De qualquer modo, parece que ainda não há uma explicação exata que indique os motivos pelos quais em alguns países se dirige pela direita e em outros pela esquerda.

Leia mais

O fato é que, no Brasil, a condução de veículos ocorre pelo lado direito e trafegar na contramão gera consequências aos condutores.

Leia mais

Você sabe que consequências são essas?

Leia mais

No próximo tópico, eu explico melhor para você.

Leia mais

Multa por Dirigir na Contramão

Leia mais
Leia mais

Como você já sabe, o CTB é o responsável por estabelecer as normas de circulação de veículos pelo trânsito brasileiro.

Leia mais

Já que estamos falando, neste artigo, a respeito de dirigir do lado direito ou esquerdo das vias ao redor do mundo, resolvi comentar com você um pouco sobre o que diz o Código de Trânsito sobre dirigir na contramão.

Leia mais

Você deve saber que dirigir na contramão significa conduzir veículo em sentido oposto ao determinado para a via.

Leia mais

Os riscos de acidentes ao dirigir na contramão são muito grandes e, por essa razão, o CTB considera essa atitude como infratora e determina quais as consequências para quem a cometer.

Leia mais

Para entender melhor, é interessante ver o que diz o artigo 186 do CTB.

Leia mais

“Art. 186. Transitar pela contramão de direção em:

Leia mais

I - vias com duplo sentido de circulação, exceto para ultrapassar outro veículo e apenas pelo tempo necessário, respeitada a preferência do veículo que transitar em sentido contrário:

Leia mais

Infração - grave;

Leia mais

Penalidade - multa;

Leia mais

II - vias com sinalização de regulamentação de sentido único de circulação:

Leia mais

Infração - gravíssima;

Leia mais

Penalidade - multa.”

Leia mais

Perceba que o Código determina duas situações diferentes nas quais circular na contramão é proibido.

Leia mais

A primeira delas, descrita no inciso I do artigo em questão, consiste em andar na contramão em vias de mão dupla.

Leia mais

Mas, repare que sendo apenas para realizar uma ultrapassagem, o ato não constitui infração, desde que o condutor respeite a preferência do veículo que estiver passando no sentido oposto.

Leia mais

Caso contrário, a infração descrita pelo inciso I é considerada grave, gerando a soma de 5 pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

Leia mais

Já o segundo caso, descrito no inciso II do artigo 186, descreve a infração de circular na contramão em vias, cuja sinalização de regulamentação é de sentido único.

Leia mais

Nesse caso, a infração é classificada como gravíssima e a penalidade é a soma de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47.

Leia mais

Por essa razão, deixo o alerta para que você não dirija seu veículo na contramão. Dessa forma, você evitará ser multado e, o mais importante de tudo, evitará causar um acidente que, em muitos casos, pode resultar em danos muito maiores que materiais.

Leia mais

É Possível Recorrer de Multa por Dirigir na Contramão?

Algo que sempre comento aqui no site é que todo condutor pode recorrer de qualquer autuação recebida no trânsito.

Leia mais

Isso porque, a Constituição Federal garante o direito à defesa a todo e qualquer cidadão brasileiro.

Leia mais

Por isso, se você for multado por dirigir na contramão e desejar tentar reverter a situação, para não ter que arcar com todas as consequências vistas na seção anterior, lembre que existem 3 etapas recursais, nas quais você terá a chance de resolver essa situação. São elas:

Leia mais

·         Defesa Prévia

Leia mais

·         1ª Instância – JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração)

Leia mais

·         2ª Instância – CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito)

Leia mais

Para ter mais chances de vencer, saiba que contar com apoio técnico de especialistas em recurso de multa de trânsito é uma ótima opção.

Leia mais

Aqui no Doutor Multas, minha equipe e eu já ajudamos muitos motoristas a evitar problemas com multas.

Leia mais

Por isso, se você deseja recorrer, entre em contato.

Leia mais

Você pode enviar para mim uma cópia de sua Notificação de Autuação ou do Auto de Infração para o e-mail doutormultas@doutormultas.com.br.

Leia mais

Se preferir, ligue para 0800 6021 543. Estamos sempre dispostos a ajudar.

Leia mais

Conclusão

Leia mais
Leia mais

Neste artigo, você viu um pouco sobre o porquê de o trânsito do Reino Unido e de mais 55 países ao redor do mundo se organizar de forma diferente da que estamos acostumados no Brasil.

Leia mais

Comentei com você um pouco sobre a direção de veículos pelo lado esquerdo da via nesses países.

Leia mais

Além disso, comentei sobre a infração que consiste em dirigir na contramão e vimos por que não convém desrespeitar essa regra do CTB.

Leia mais

Nunca esqueça que, no trânsito, é preciso zelar pela segurança de todos sempre.

Leia mais

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com seus amigos.

Leia mais

E não se esqueça de deixar seu comentário, pois seu feedback é muito importante para mim. 

Leia mais

Referências:

Leia mais
  1. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/02/11/por-que-se-dirige-do-lado-esquerdo-no-reino-unido-e-em-outros-55-paises-do-mundo.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=fb-noticias&utm_content=geral
  2. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas