Você Sabe Por Que se Dirige do Lado Esquerdo no Reino Unido e em Outros 55 Países?

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Para nós, condutores brasileiros acostumados a circular pelas ruas do país, nada mais normal do que dirigir do lado direito das vias.

No entanto, você sabia que existem países nos quais o normal é dirigir do lado esquerdo da via?

Claro que é absolutamente normal que, cada país, a partir de suas características, tenha sua organização. E quando o assunto é trânsito, esse fato não é diferente.

Por isso, neste artigo, você vai entender por que os condutores do Reino Unido e de mais 55 países dirigem no lado esquerdo das vias.

Ainda, vou explicar para você quais são as penalidades previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aos condutores que dirigirem seus veículos na contramão.

Por isso, não deixe de fazer a leitura deste artigo até o final.

 

Dirigir do Lado Esquerdo: Entenda o Porquê

A explicação para esse fato é, nada mais, nada menos que histórica.

Além do Reino Unido, em outros 55 países espalhados pela Ásia, África, Europa, América e Oceania, se dirige pelo lado esquerdo da via.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Algo interessante a notar é que boa parte dos países onde se dirige pelo lado esquerdo é ex-colônia britânica, como na Índia e na África do Sul.

Porém, não podemos deixar de mencionar países como o Japão, por exemplo, o qual não foi colonizado pela Inglaterra, mas também utiliza a mesma configuração do trânsito.

De qualquer modo, acredita-se que a influência dos colonizadores pode ser a responsável pelo modo como o trânsito desses países se organiza.

O britânico Gareth Edmunds, dono de um albergue para estudantes na cidade de Bistrol (Inglaterra), comenta que essa é uma das principais dúvidas dos estrangeiros que se hospedam em seu alojamento.

Para ele, a resposta para esse questionamento poderia ser encontrada na história. Edmunds comenta que era comum o deslocamento para a esquerda no momento da aproximação de um estranho, de modo a não baixar guarda, já que as armas eram empunhadas do lado direito.

Mas, Edmunds não é o único a lançar essa hipótese.

Stephen Laing, curador do British Motor Museum, onde está situada a maior coleção de carros históricos britânicos a nível mundial, também procura explicações na história, remetendo sua hipótese à Roma Antiga.

Laing destaca que as tropas romanas marchavam pelo lado esquerdo das estradas e que essa configuração pode ter permanecido até os dias atuais.

Com o passar do tempo, os automóveis que surgiram foram considerados como as carruagens, porém, sem cavalos.

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Como as carruagens ainda circulavam pelo lado esquerdo das vias, os carros acabaram, também, obedecendo a essa mesma configuração.

Para complementar essa explicação, é interessante considerar o que afirma Giles Chapman, autor que escreve sobre automóveis.

Segundo ele, no ano de 1935, foi instituído em lei que no Reino Unido e em suas colônias os automóveis deveriam ser dirigidos pela esquerda.

Tal determinação foi estabelecida pelo British Roads Act, algo como o CTB aqui no Brasil.

Em outros países, não colonizados pelos britânicos, o planejamento de ferrovias foi realizado por engenheiros britânicos, os quais determinaram, em seus projetos, que os trens seriam conduzidos pelo lado esquerdo, fazendo com que os automóveis que circulavam pelas estradas fossem influenciados a seguir a mesma orientação.

Mas, então, por que os veículos são conduzidos pela direita em outros países?

dirigir lado esquerdo em outros paises
Qual a sua opinião? Você tem alguma hipótese para esse fato?

Diante das hipóteses levantadas sobre os motivos que levaram à condução pela esquerda no Reino Unido e em outros países, é normal surgir a dúvida: por que os carros circulam pela direita em outros lugares?

A matéria divulgada pelo UOL conta que, no ano 1700, boa parte dos países utilizava essa mesma configuração no trânsito.

Porém, na época da Revolução Francesa, muitos países europeus, além da França, começaram a apresentar mudanças nesse aspecto, passando a dirigir na parte central ou do lado direito das vias.

Voltando para 1700, é interessante ver o que diz o escritor e especialista em cultura popular Fraser McAlpine.

De acordo com ele, carroças puxadas por pares de cavalos ganharam popularidade em 1700 nos países que formavam a colônia britânica.

McAlpine conta que essas carroças não tinham assento para os condutores, os quais acabavam sentando no último cavalo à esquerda, já que o chicote era segurado pela mão direita.

Com isso, as demais carroças também trafegavam pela direita, pois trafegar por esse lado permitia aos condutores calcular melhor a distância entre as rodas das carroças que passavam em sentido oposto.

De qualquer modo, parece que ainda não há uma explicação exata que indique os motivos pelos quais em alguns países se dirige pela direita e em outros pela esquerda.

O fato é que, no Brasil, a condução de veículos ocorre pelo lado direito e trafegar na contramão gera consequências aos condutores.

Você sabe que consequências são essas?

No próximo tópico, eu explico melhor para você.

 

Multa por Dirigir na Contramão

dirigir lado esquerdo dirigir contramao
Veja o que pode acontecer com quem dirigir na contramão da via

Como você já sabe, o CTB é o responsável por estabelecer as normas de circulação de veículos pelo trânsito brasileiro.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Já que estamos falando, neste artigo, a respeito de dirigir do lado direito ou esquerdo das vias ao redor do mundo, resolvi comentar com você um pouco sobre o que diz o Código de Trânsito sobre dirigir na contramão.

Você deve saber que dirigir na contramão significa conduzir veículo em sentido oposto ao determinado para a via.

Os riscos de acidentes ao dirigir na contramão são muito grandes e, por essa razão, o CTB considera essa atitude como infratora e determina quais as consequências para quem a cometer.

Para entender melhor, é interessante ver o que diz o artigo 186 do CTB.

“Art. 186. Transitar pela contramão de direção em:

I – vias com duplo sentido de circulação, exceto para ultrapassar outro veículo e apenas pelo tempo necessário, respeitada a preferência do veículo que transitar em sentido contrário:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

II – vias com sinalização de regulamentação de sentido único de circulação:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa.”

Perceba que o Código determina duas situações diferentes nas quais circular na contramão é proibido.

A primeira delas, descrita no inciso I do artigo em questão, consiste em andar na contramão em vias de mão dupla.

Mas, repare que sendo apenas para realizar uma ultrapassagem, o ato não constitui infração, desde que o condutor respeite a preferência do veículo que estiver passando no sentido oposto.

Caso contrário, a infração descrita pelo inciso I é considerada grave, gerando a soma de 5 pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

Já o segundo caso, descrito no inciso II do artigo 186, descreve a infração de circular na contramão em vias, cuja sinalização de regulamentação é de sentido único.

Nesse caso, a infração é classificada como gravíssima e a penalidade é a soma de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47.

Por essa razão, deixo o alerta para que você não dirija seu veículo na contramão. Dessa forma, você evitará ser multado e, o mais importante de tudo, evitará causar um acidente que, em muitos casos, pode resultar em danos muito maiores que materiais.

 

É Possível Recorrer de Multa por Dirigir na Contramão?

Algo que sempre comento aqui no site é que todo condutor pode recorrer de qualquer autuação recebida no trânsito.

Isso porque, a Constituição Federal garante o direito à defesa a todo e qualquer cidadão brasileiro.

Por isso, se você for multado por dirigir na contramão e desejar tentar reverter a situação, para não ter que arcar com todas as consequências vistas na seção anterior, lembre que existem 3 etapas recursais, nas quais você terá a chance de resolver essa situação. São elas:

·         Defesa Prévia

·         1ª Instância – JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração)

·         2ª Instância – CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito)

Para ter mais chances de vencer, saiba que contar com apoio técnico de especialistas em recurso de multa de trânsito é uma ótima opção.

Aqui no Doutor Multas, minha equipe e eu já ajudamos muitos motoristas a evitar problemas com multas.

Por isso, se você deseja recorrer, entre em contato.

Você pode enviar para mim uma cópia de sua Notificação de Autuação ou do Auto de Infração para o e-mail [email protected].

Se preferir, ligue para 0800 6021 543. Estamos sempre dispostos a ajudar.

 

Conclusão

dirigir lado esquerdo conclusao
Você curtiu a curiosidade que trouxe nessa publicação? Para saber ainda mais sobre trânsito, leia outros artigos do site Doutor Multas.

Neste artigo, você viu um pouco sobre o porquê de o trânsito do Reino Unido e de mais 55 países ao redor do mundo se organizar de forma diferente da que estamos acostumados no Brasil.

Comentei com você um pouco sobre a direção de veículos pelo lado esquerdo da via nesses países.

Além disso, comentei sobre a infração que consiste em dirigir na contramão e vimos por que não convém desrespeitar essa regra do CTB.

Nunca esqueça que, no trânsito, é preciso zelar pela segurança de todos sempre.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com seus amigos.

E não se esqueça de deixar seu comentário, pois seu feedback é muito importante para mim. 

Referências:

  1. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2018/02/11/por-que-se-dirige-do-lado-esquerdo-no-reino-unido-e-em-outros-55-paises-do-mundo.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=fb-noticias&utm_content=geral
  2. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!