Notícias correntes em jornais, como o informativo da CNN, apresentaram, recentemente, o lançamento do veículo Bajoun E100, idealizado pela General Motors.
A ele é atribuído destaque pelo fato de ser alimentado por baterias carregadas por energia elétrica e pelo baixo custo para a sua compra. O custo de compra do E100 está, hoje, 5300 dólares que, convertidos em real, equivalem a R$16.500,00.
O lançamento foi incentivado por outros modelos de carros elétricos já lançados na China e também pelo próprio governo.
O país, conforme informação da Agência Internacional de Energia, possui 40% de toda a venda de carros elétricos no mundo.
O E100 caracteriza-se por apresentar características peculiares, e a primeira dessas características é o seu tamanho. Muito pequeno, o veículo apresenta apenas 2 metros e meio de comprimento e 1 metro e meio de largura.
O alcance de velocidade do veículo é de 100km/h e as baterias suportam o percurso de 155 quilômetros. O tempo de carregamento é relativamente curto, completando a carga em 7 horas e meia.
Assim, se torna possível que, durante a noite, por exemplo, ele carregue completamente e possa ser utilizado no outro dia.
Pelo tamanho apresentado pelo veículo, comporta apenas duas pessoas e tem também um bagageiro muito pequeno.
Sua potência é de 40 cv e, apesar do baixo custo, vem com direção elétrica, freios ABS e até com sensor de pedestre, apresentando também funcionalidades como tela de 7 polegadas e sistema de wifi.
Modelos mais específicos, os high-end, apresentam, ainda, touchpad e entrada sem chave.
O design do E100 combina perfeitamente com sua forma compacta, desenvolvido com base em cores contrastantes e que lhe acrescentam um perfil diferenciado.
Conforme já apontado, é dado um grande incentivo fiscal para lançamentos de carros elétricos na China, tanto que o valor inicial de lançamento do E100 era muito superior ao valor com o qual foi lançado.
O lançamento do E100 também representou a apresentação do primeiro veículo elétrico da Baojun, marca que pertence à General Motors, a qual também é dona da Chevrolet, conhecida mundialmente.
O E100 caracteriza-se por ser, também, o primeiro lançamento de uma marca pertencente ao grupo GM, o que justifica o tamanho da novidade.
Ao ser lançado, o E100 já gerou espera por parte de muitos motoristas para ser comprado. Inicialmente, teve as vendas abertas em apenas uma região da China.
Porém, com base em informações fornecidas pela própria GM e reportadas em informativos internacionais, já poderiam ser contabilizados mais de 5000 registros para a compra dos primeiros 200 veículos disponíveis.
Dessa forma, vê-se o lançamento do E100 como acertado no mercado automotivo, pelo menos para um país que tem grande interesse em aumentar a frota de veículos elétricos, que é a China.
Mas, e no Brasil, o E100 seria aprovado quanto às funcionalidades e ao próprio design?
Qual é a sua opinião? Você acha interessante a ideia de utilizar um veículo tão compacto e, além disso, alimentado por energia elétrica?
Deixe seu comentário e compartilhe essa novidade com seus amigos!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!