Vantagens do Insulfilm Veicular

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!

Hoje em dia é praticamente impossível ver um carro sem este acessório que conquistou o gosto dos motoristas em todo o mundo.

Nos primórdios, o insulfilm era utilizado apenas para escurecer os vidros e estilizar o veículo.

Hoje, graças à tecnologia, os motivos pelos quais os motoristas optam pela película vão além da mera estética. E é sobre isso que falaremos neste artigo.

A película automotiva é popularmente conhecida como insulfilm, e é produzida à base de poliéster com coberturas diversas que imprimem a cor, opacidade e performance do material.

Privacidade

A privacidade e segurança proporcionada pela película são dois fatores de grande peso na escolha dos motoristas. As películas possuem o tão procurado efeito de “claro por dentro e escuro por fora”, ou seja, mantém ótima visibilidade a partir do interior do veículo, mas reduzem a visibilidade do exterior para o interior.

Em tese, esse efeito inibe a ação de marginais que ficam receosos com a quantidade de pessoas no interior do carro, fazendo com que busquem outro alvo para suas ações criminosas.

Resistência contra impactos

Naturalmente, as películas aumentam a resistência a impactos no vidro, porém existem insulfilms específicos para este fim, tornando o vidro “blindado” contra impactos de objetos. Essas películas são conhecidas como “antivandalismo” e são uma opção para quem busca por segurança extra. Porém note que essas películas não são à prova de projéteis disparados por armas de fogo.

Conforto visual

Sabe aquele ofuscamento causado pelo sol, farol e reflexos? As películas são capazes de reduzir o esforço ocular em função do excesso de claridade, tornando a condução do veículo mais segura e visualmente mais confortável.

Proteção contra raios Ultravioleta

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Algumas películas possuem uma camada extra que bloqueia os raios ultravioleta, protegendo os olhos e a pele contra câncer e envelhecimento precoce.

Além disso, esta proteção UV também protege o interior do veículo contra possíveis desbotamentos.

Se você dirige o carro de forma frequente, principalmente durante o dia, esse é um benefício significativo.

Redução sensível do calor no interior do veículo

Existem películas que são capazes de reduzir o calor no interior do veículo em até 80%, permitindo uma sensível economia de combustível destinado à climatização.

O conforto térmico proporcionado pelas películas é, sem sombra de dúvidas, um dos principais motivos que levam os motoristas a buscarem o acessório.

Devido às múltiplas camadas, é possível permitir a transmissão luminosa, mas bloquear os raios UV e reduzir a radiação infravermelha, responsável pelo calor.

Pelo menos enquanto você estiver dentro do veículo, pode dispensar o uso de protetor solar.

Evita o estilhaçamento do vidro

Em caso de quebra, o insulfilm consegue manter aglutinados os cacos de vidro, reduzindo a gravidade do acidente, pois impede que os cacos atinjam as pessoas no interior.

Estética

Sem dúvidas, a película é um acessório que agrega muita beleza aí veículo, principalmente as fumês ou escuras que aliam tecnologia e requinte.

Qual é a película permitida por lei

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!

Antes de escolher a película que mais atrai, é preciso conhecer a legislação que regulamenta o uso do acessório.

De antemão, você já pode descartar as películas refletivas ou espelhadas, pois seu uso é totalmente proibido em veículos.

As películas escuras podem ser aplicadas, desde que respeitas as seguintes determinações:

Não é necessário ter um valor mínimo de transmitância luminosa para os vidros traseiros e laterais traseiros, mas o para-brisa e os vidros laterais dianteiros ainda precisam manter uma transmitância mínima de 70%. A conformidade com essas normas é verificada por meio de equipamentos de medição ou certificados de conformidade com a norma ABNT NBR 9491.

Tipos de insulfilm veicular

Agora que você sabe os limites impostos pela legislação, é hora de conhecer os tipos de insulfilm que podem ser aplicados nos vidros do seu carro.

Película tintada

Este tipo de película é de menor qualidade e consiste em uma tinta em diferentes opacidades. A durabilidade destas películas é muito pequena em comparação às demais e não tem propriedades de proteção solar, sendo apenas para escurecimento dos vidros.

Com o tempo, podem ser tornar desbotadas ou assumir uma cor roxa.

Película Poliéster

É fabricada à base de uma resina polimérica mecânica com alta flexibilidade com proteção contra os raios solares, porém com performance inferior se comparada com as películas de nanocerâmica.

Película Antivandalismo

Quando o assunto é segurança e aumento da resistência dos vidros, este tipo de material é a opção mais adequada, pois garante uma proteção maior aos vidros contra impactos.

Essa proteção visa dificultar roubos e furtos, especialmente nos casos em que o criminoso tenta quebrar os vidros para acessar o interior do veículo.

Películas de nanocerâmica

Esse material é o mais tecnológico atualmente. A película recebe uma camada de pigmentos de microcerâmica capazes de proporcionar alta rejeição de calor e proteção contra 99% dos raios ultravioleta.

Outro grande diferencial é o tempo de garantia que pode ser de 5 ou 10 anos e, em alguns casos, a garantia não expira.

Qual o preço do insulfilm veicular?

Você pode encontrar diferentes preços de película que variam conforme a procedência da mesma. Atualmente o mercado conta com opções nacionais e importadas.

Para aplicação em todos os vidros do carro, os preços variam de R$ 250,00 a R$ 800,00.

Procure se informar sobre o tempo de garantia e busque lojas especializadas que tenham boa reputação no mercado.

Como lavar o carro com insulfilm?

As películas ficam por dentro dos vidros, o que permite uma lavagem normal do exterior do veículo.

Para limpar os vidros com insulfilm, utilize uma flanela umedecida ou um espanador. Evite produtos abrasivos, especialmente em películas tintadas.

Foi multado por uso de insulfilm irregular?

Se você recebeu uma multa por insulfilm, pode recorrer e cancelar a penalidade.

A multa por insulfilm só pode ser aplicada através de um aparelho chamado luxímetro, que mede a entrada de luz no interior do veículo, atestando se a película está dentro das especificações determinadas na legislação.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!