Como mudar a Categoria da CNH B Para C (2024)

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!

Se você já possui a CNH categoria B e quer mudar para C, saiba que o processo ficou mais facilitado. Com a Resolução n° 789 de 18 de junho de 2020 do Contran, agora são apenas 20 horas de aulas práticas para as categorias C, D e E.

E para mudar a categoria da sua carteira de habilitação de B para C, continue a leitura deste artigo totalmente atualizado com a nova lei e descubra passo a passo como proceder!

Se preferir assistir em vídeo, o cofundador da Doutor Multas, Rodrigo Gonzalez, explica para você:

Passo a passo para mudar a categoria da CNH B para CNH C

Tudo começa escolhendo o CFC (Centro de Formação de Condutores), popularmente conhecido como autoescola. Procure escolher um de boa reputação na praça. Procure também levantar se o CFC é certificado pelo Detran.

O custo da inclusão da Categoria C oscila conforme o CFC e a pesquisa de valores cobrados para comparação é fundamental para que você conclua um negócio favorável.

E tendo escolhido o CFC mais atrativo, será preciso levar os documentos necessários:

  • CNH ou RG, além do CPF, originais e cópias;
  • Comprovante de endereço com até três meses.

Realização dos exames de aptidão física, mental e toxicológico

É imprescindível que o condutor realize os exames para avaliação física, mental e toxicológica a fim de dar prosseguimento ao processo de mudança da CNH.

Você pode procurar por clínicas credenciadas ou pedir indicação para a própria autoescola.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Para quem não sabe, a Lei Federal n° 13.103, de 2 de março de 2015 (Lei do Caminhoneiro) estipulou que é obrigatório o exame toxicológico a partir da Carteira de Habilitação C, mesmo que não seja exercida atividade remunerada.

O mesmo vale para as categorias D e E, portanto, atenção!

A validade do exame de detecção de tóxicos é de dois anos e meio e deve ser refeito após esse período, exceto aqueles motoristas com idade superior a 70 anos, conforme a Lei n.° 14.071.

Aulas práticas

O mínimo de horas / aula para a Categoria C e superiores, é de 20 horas que são ministradas pelo CFC.

Prova prática

Tendo terminado as aulas práticas, a próxima e última etapa para alcançar a CNH C é passar pela prova prática.

Diversos pontos determinados pelo Código de Trânsito Brasileiro serão avaliados, portanto, atenção máxima!

O que o motorista pode conduzir com a Carteira de Habilitação C

Veículos de carga com mais de 3500kg de peso total bruto, como por exemplo, caminhão, trator, máquinas agrícolas e movimentação de carga.

Infografico Categorias CNH Veiculos 100

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!

A CNH B permite dirigir veículos de quatro rodas de 3,5 toneladas e com capacidade para até oito passageiros, sem contar o próprio motorista.

A CNH B também permite acoplar reboques e semirreboques que não excedam lotação ou peso mencionados anteriormente.

É importante considerar também que para se obter a categoria C da CNH, é preciso possuir, pelo menos, 12 meses de experiência dirigindo com a carteira B.

Desta maneira, o motorista pode dirigir todos os veículos contemplados na categoria B com sua CNH C.

Veículos e atividades não contemplados na CNH C

Veículos articulados (ônibus, trens, bondes e outros similares). Também não é permitido o transporte de passageiros, sendo permitido apenas o transporte de carga, sem distinção, o que significa o que o transporte realizado pode ser de animais vivos, grãos e outros.

Limite de pontos na CNH EAR

Quando a CNH é peça fundamental da atividade laboral de um profissional, ele pode requerer a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) na sua carteira de habilitação.

Com isso, o seu limite de pontuação será de 40 pontos para que tenha a CNH suspensa, independentemente do tipo e quantidade de multas.

Porém, é necessário que, periodicamente, todo condutor realize uma consulta da situação da sua habilitação.

Se você foi multado uma ou mais vezes, pode recorrer e cancelar tanto a penalidade pecuniária quanto os pontos na carteira.

Com isso você protege o seu direito ao trabalho e o seu bolso.

E você pode receber uma consulta gratuita com nossos especialistas em direito de trânsito para que possamos analisar e saber as chances de sucesso ao entrar com recurso.

Conclusão

O Brasil agrega mais de 4,5 milhões de condutores com habitação na categoria C. Eles são responsáveis por milhares de toneladas de cargas transportadas diariamente para todos os lugares do Brasil.

Se você quer trabalhar como caminhoneiro, deverá seguir o passo a passo que mostramos neste artigo. Boa sorte!

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e fale com o especialista!