Se você é um motorista habilitado com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), precisa estar atento à validade do documento para garantir que esteja em conformidade com a lei e não cometa infrações passíveis de multas.
Como você já deve estar sabendo, os prazos de validade da CNH mudaram: agora, ao invés de 5 anos, o motorista só precisará renovar a carteira após 10 anos, dando mais tempo para o condutor ficar despreocupado com essa questão.
Porém, mesmo com a validade estendida, com um tempo maior para ter a necessidade de renovação, o motorista precisa estar atento ao que precisa ser feito para garantir o seu documento corretamente.
Os exames médicos, que são obrigatórios, estão entre alguns dos pontos importantes para a renovação do documento.
Você sabe dizer quais são esses exames? Ou quais você precisa fazer, de acordo com a categoria da sua CNH? Existe alguma penalização nos casos em que o motorista não realizou os exames e dirige mesmo assim?
Todas essas perguntas foram respondidas detalhadamente no artigo a seguir. Quer saber mais sobre os exames para renovação da CNH? Então confira agora o artigo na íntegra. Boa leitura!
Como funciona o processo de renovação da CNH?
Como falamos acima, a renovação da CNH agora só é necessária a cada 10 anos e, com esse tempo, é muito fácil esquecer como proceder para realizar a renovação da carteira.
Para os motoristas que não precisam alterar nenhuma informação, como adicionar, retirar ou mudar de categoria na CNH, o processo acaba sendo muito simples, rápido e pode ser feito de forma completamente on-line, sem precisar ir a uma unidade do DETRAN.
Logo, se esse for o seu caso, você pode simplesmente entrar no portal do DETRAN do seu estado e iniciar os procedimentos na parte de Renovação da Carteira Nacional de Habilitação.
Os procedimentos, nos casos em que não há alteração de categoria, são apenas os exames médicos, que são pedidos especificamente para a sua categoria de CNH.
Após a realização dos exames, o motorista precisará pagar a taxa de emissão da renovação da CNH e o envio para a sua residência.
Quais são os exames que preciso fazer para renovar a CNH?
Existem 3 exames que são realizados pelos motoristas que desejam fazer a renovação da CNH. Contudo, nem todos têm a obrigação de realizar os três procedimentos.
Vamos falar um pouco sobre cada um dos exames realizados e quais são as categorias de motoristas que precisam realizá-los:
-
Exame médico de aptidão física e mental
Esse é o único exame que é obrigatório para realizar a renovação de todas as categorias de CNH, da A a E.
Costuma ser um exame de vista simples, para averiguar se o motorista precisa estar usando óculos ou lentes de contato enquanto dirige. Se for o caso, o condutor recebe uma observação na CNH e pode dirigir normalmente.
Os valores do exame variam de acordo com o estado.
-
Exame psicotécnico
Esse exame é obrigatório para todo motorista que realiza atividades remuneradas com seu veículo, o que pode acontecer em todas as categorias de CNH, assim como o exame médico.
O psicoteste avalia as aptidões mentais do motorista, de forma que possa ser identificado se ele está em plenas faculdades mentais para exercer seu trabalho, sem nenhum problema ou risco, tanto para si quanto para os outros.
Assim como no caso do exame médico, os valores variam de acordo com o estado.
-
Exame toxicológico
Nesse caso, apenas os motoristas com CNH das categorias C, D e E são obrigados a fazer. Se o motorista deseja adicionar alguma dessas categorias na sua CNH, precisará realizá-lo também.
O exame toxicológico tem como finalidade identificar diversas substâncias que possam afetar a saúde do motorista, sua segurança e a segurança de todas as pessoas envolvidas no trânsito, estradas e rodovias.
Esse exame, no entanto, não tem relação com o bafômetro e não identifica o consumo de álcool ou medicamentos no geral.
Existe multa por dirigir com algum desses exames atrasados?
Assim como dirigir com uma CNH vencida ou até mesmo sem o documento, existem multas previstas para o motorista pego em flagrante com algum dos exames atrasados.
Nos casos em que o motorista não está com os exames em dia, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma multa no valor de R$1.467,35, além de 7 pontos na CNH.
A infração é considerada gravíssima e, normalmente, o valor da multa para uma infração desse nível é de R$293,47. Porém, nesse caso, existe o valor multiplicador envolvido.
Para entender melhor como funciona o fator multiplicador, clique aqui e confira um artigo completo.
Ficou alguma dúvida sobre os exames exigidos no processo de renovação da CNH?