A verdade do aumento da velocidade nas marginais (Como Recorrer)

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Fiscalização da velocidade permitida

O aumento da velocidade nas marginais em São Paulo é um tema sempre em voga, ainda mais com o anúncio do prefeito da capital João Doria ao comunicar o aumento da velocidade nas marginais, que será então de será de 90 km/h nas vias expressas, 70 km/h nas vias centrais e 60 km/h na via local.

Essa é a melhor opção para melhorar o tráfico? E a segurança como fica?

Continue lendo o artigo, explicarei para você como funciona a relação entre velocidade e segurança, especialmente em São Paulo.

 

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Aumento da velocidade anunciado por Doria é autorizado pela Justiça.

⇒ O atual governante da cidade de São Paulo buscou amparo no Judiciário para garantir a aplicação do aumento do limite de velocidade, tendo recorrido – com sucesso – numa ação movida por um grupo de ciclistas contra a alteração.

O grupo de ciclistas que entrou com a ação no Judiciário, representantes da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo que buscavam impedir o aumento da velocidade nas Marginais Tiete e Pinheiros.

Para esse Grupo, o aumento de velocidade significaria o aumento do risco para os ciclistas e, consequentemente, o aumento no número de mortes no trânsito.

A Justiça havia decidido no dia 20 de janeiro impedir o aumento da velocidade, mas a decisão foi modificada em recurso da Prefeitura, juntamente com a Companhia de Engenharia de Tráfego.

A decisão do recurso foi divulgada no dia 24 de janeiro e garantiu o aumento da velocidade nas Marginais a partir do dia seguinte à publicação.

A reforma coube a Desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, responsável por cadeira na 13ª Câmara de Direito Público do TJ-SP.

Escreveu ela na decisão:

Não cabe ao Judiciário adentrar na análise do mérito administrativo” sobre o programa da nova gestão. De toda forma, a magistrada acrescenta: “Cumpre salientar que a redução do número de mortes das marginais Tietê e Pinheiros, verificada na atualidade e em relação ao passado recente, não pode ser atribuída apenas à redução de velocidade nas vias de circulação, imposta em gestão administrativa anterior do município de São Paulo.

A medida é responsável não apenas pela mudança na velocidade, mas também por uma grande polêmica.

O programa Marginal Segura terá sequência nos planos do novo governo, que também buscará investir em segurança com fiscalização e educação a motoristas, ciclistas e pedestres.

Os limites que ficam valendo nas Marginais agora são:

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Limites de velocidade na Tietê e Pinheiros

Como era o limite de velocidade na capital?

A redução da velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros foi implementada em 2015 e diminuiu o número de acidentes e a lentidão no fluxo de trânsito. Mas isso é mesmo verdade?

Através dessa medida o número de acidentes com vítimas fatais ou feridas caiu cerca de 37,5% nessas vias.

Essa iniciativa na redução de velocidade compôs o Programa de Proteção à Vida, criado pela Prefeitura de São Paulo.

As velocidades máximas passaram de 90 km/h para 70 km/h na pista expressa, e de 70 km/h para 60km/h na pista central e 50 km/h na pista local.

No total, após a redução de velocidade as marginais, apresentaram 608 acidentes no primeiro semestre de 2015.

Nos primeiros seis meses de 2016 foram 380 acidentes, segundo a Companhia de Engenharia de Trafego (CET).

De acordo com os órgãos competentes, o número de atropelamentos também caiu, passando de 27 para 9 no mesmo período.

A fluidez do tráfego melhorou com essa medida?

Essa questão não é tão simples de ser respondida. São vários fatores que podem contribuir para um bom fluxo de veículos.

Dentre os mais variados fatores como sinalização, condições da via e a educação no trânsito, a questão da velocidade é um importante fator.

 

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O aumento da velocidade melhora o tráfego? 

A maior parte dos motoristas que se queixaram das reduções do limite de velocidade tem apenas uma reclamação: a lentidão do tráfego e os engarrafamentos.

Para muitos motoristas o aumento da velocidade nas marginais resolveria a situação do tráfego.

Essa parece uma questão de lógica, quanto menor o limite de velocidade mais lento o tráfego, quanto maior a velocidade, mais rápido flui o trânsito.

Será mesmo verdade?

Parece que não. Estudos mostram que reduzir a velocidade contribui para a melhoria do tráfego.

Um simulador interativo de tráfego diz exatamente o contrário.

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Simulador do limite de velocidade

Segundo o simulador com uma velocidade média maior, trânsito fica com uma média menor. Já com um limite velocidade média mais baixo o trânsito flui mais rápido.

Mas por que isso acontece?

Com um limite de velocidade menor, o espaço livre entre os veículos é preservado, o que contribui para a diminuição de engarrafamentos.

Um dos fatores para o engarrafamento é acelerar o carro em espaços vazios.

Quanto maior o espaço entre os veículo, menos congestionamento é gerado pois os carros podem trafegar mais livremente.

Você ainda está na dúvida?

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Os limites de velocidade em outros países

Como é o limite de velocidade em outras localidades ao redor do mundo?

Parece que existe uma tendência global em reduzir dos limites de velocidade. Em Londres, por exemplo essa prática alcançou o patamar de 32 km/h, em Nova York não passa dos 40 km/h.

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Os limites de velocidade em outros países

Em Paris, dentro da cidade o limite é de 50 km/h, embora existam mais de 600 Km de vias não podem passar de 30 Km/h.

Vale lembrar que nessas cidades o transporte coletivo é de ótima qualidade, fazendo o uso do automóvel opcional. No Brasil, infelizmente, a situação é bem diferente.

Na maioria das vezes o uso do carro para o brasileiro não é uma opção, mas uma necessidade.

De qualquer forma, não custa dar uma olhada em como as grandes cidades estão limitando a velocidade.

 

Conclusão

Uma coisa é certa: aumentar ou diminuir o limite de velocidade, sempre será acompanhado de uma fiscalização cada vez mais rigorosa. Seja através de câmeras, radares ou agentes de trânsito.

Isto provoca não só uma aumento na quantidade das multas, mas também a aplicação de multas indevidas, como acontece muitas vezes em nosso país.

Cada vez mais falhas e infrações indevidas são aplicadas. Um caso exemplar foi o de um motorista de Araraquara/SP que foi “flagrado” a 72 km/h, em uma via que o limite era de 50 km/h.

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Neste contexto é fundamental que você conheça as leis de trânsito e saiba se defender de autuações indevidas.

Recorra! Esse é um direito seu assegurado pela Constituição Federal e pela Lei nº 9784/99.

Então, você é a favor ou contra o aumento da velocidade nas marginais? Comente!

Opine sobre o tema e contribuía com esse debate.

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