Luz da Injeção Eletrônica Acesa: Saiba Por Que Isso Acontece

Quem tem um veículo sabe que, mesmo tomando o máximo de precaução, os problemas ainda surgem.

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Porém, nem todos os condutores estão preparados para enfrentá-los, ou, ao menos, identificá-los.

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E uma coisa é certa: nunca devemos ignorar os sinais emitidos pelo veículo, sejam esses sonoros, luminosos, intensos ou não.

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Negligenciar um aviso de que algo não vai bem pode gerar graves consequências.

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Pensando em ajudá-lo a evitar esse tipo de contratempo, preparei um infográfico com informações sobre o que acontece com o veículo quando a luz da injeção eletrônica é acionada.

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Para compreender bem o assunto, falarei sobre a função do painel de instrumentos, importante ferramenta no momento de detectar problemas no veículo.

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Em seguida, você entenderá melhor o papel fundamental da injeção eletrônica, aprenderá a identificar sua luz de aviso quando ela estiver acesa, assim como entenderá as possíveis consequências disso.

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A fim de que você esteja preparado para quaisquer problemas, mostrarei, por meio de um infográfico supercompleto, quais são as principais causas para a luz da injeção eletrônica acender.

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E, enfim, falarei sobre alguns cuidados importantes para evitar problemas na injeção eletrônica.

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Acompanhe a leitura!

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A Função do Painel de Instrumentos

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O painel de instrumentos é um dos itens mais importantes do veículo no que se refere à segurança, pois ele é responsável por alertar o condutor.

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Cada um dos símbolos e luzes do painel funciona como um sinal de advertência, ou seja, serve para chamar a atenção para o funcionamento de determinados itens do veículo.

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Normalmente, os avisos são referentes às falhas de funcionamento.

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É por isso que ignorar o painel não é uma boa ideia.

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As chances de você ter problemas ao fazer isso são grandes.

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A luz da injeção eletrônica, tema deste infográfico, é uma das que podem ser acionadas quando há algo de errado com esse sistema.

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Para que você entenda melhor, conheça o funcionamento deste componente fundamental.

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Sistema de Injeção Eletrônica

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A função principal do sistema de injeção eletrônica é controlar a entrada de combustível e de ar no motor do veículo.

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Como é possível notar, a injeção eletrônica faz parte do sistema de combustão, o qual produz a energia do veículo.

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Todo o sistema trabalha para gerir o consumo adequado de combustível para uma quantidade de ar, de modo que a combustão ocorra perfeitamente.

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Portanto, também é função desse sistema regular a emissão de gases poluentes, uma vez que essa regulação tem relação com o consumo reduzido de combustível.

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Inclusive, esse é o motivo pelo qual o sistema de injeção eletrônica foi elaborado, há mais de um século.

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Isso mesmo. Os primeiros sistemas de injeção datam do início do século XX.

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A ideia era desenvolver um sistema que acompanhasse os avanços tecnológicos e também auxiliasse na diminuição de poluentes, causados pela queima de combustível.

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Antes disso, os veículos eram equipados com carburadores.

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No entanto, o sistema começou a se mostrar insuficiente para o funcionamento adequado do veículo (aceleração mais rápida, redução de combustível etc.).

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Nesse sentido, a injeção eletrônica proporciona mais rendimento ao motor e, consequentemente, mais economia.

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O funcionamento desse sistema é o seguinte: quando você gira a chave de ignição, a central de injeção eletrônica é acionada.

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Nesse momento, todas as luzes do painel se acendem e rapidamente se apagam.

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A injeção eletrônica é responsável por abrir a válvula que libera o combustível para os cilindros, onde ocorre a compressão do oxigênio e a queima do combustível.

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O ideal é que o processo aconteça perfeitamente, mas é possível que ele seja afetado por algum defeito, que, por sua vez, acionará o comando de advertência do painel.

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A menos que ocorra uma pane geral, raramente acontece de o veículo parar subitamente.

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Sendo assim, você tem tempo de identificar o problema antes que se torne mais grave e, se necessário, levar o veículo até uma oficina para avaliação.

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Normalmente, os problemas são solucionáveis, mas é preciso atenção do condutor para detectá-los o quanto antes.

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Provavelmente, você deve estar se perguntando como saber qual símbolo representa a injeção eletrônica no painel.

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Não se preocupe, pois falarei sobre isso na próxima seção.

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Luz da Injeção Eletrônica Acesa: Saiba Identificá-la

Como eu disse, quando a injeção eletrônica estiver acesa, é sinal de que há algum defeito afetando o funcionamento do veículo.

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O símbolo e a cor da luz são variáveis de veículo para veículo. Podem ter formato de motor, raio ou triângulo, e luz vermelha ou amarela.

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Alguns, inclusive, são acompanhados da palavra check.

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Normalmente, a luz vermelha é associada às situações emergenciais, que demandam reparo imediato. Já a luz amarela costuma ser vinculada aos defeitos que podem ser agravados com o tempo.

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Caso você tenha dificuldade para encontrá-lo, busque essa informação no manual do proprietário.

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Aliás, ler o manual antes de começar a utilizar o veículo pode evitar as situações em que não sabemos o que fazer para resolver um problema.

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As orientações do fabricante não são dadas à toa e, sem dúvida, podem evitar os prejuízos.

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Os problemas na injeção eletrônica, geralmente, não são graves.

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Ainda assim, o ideal é não esperar tanto tempo até solucioná-los, pois, quando esse item é afetado, o veículo perde potência.

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Além disso, é muito comum que haja aumento da emissão de poluentes, o que é extremamente prejudicial ao meio ambiente.

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Agora que você sabe como identificar quando a luz da injeção eletrônica está acesa, precisa saber quais as consequências da emissão desse sinal pelo veículo. Então, leia o próximo tópico que eu explico.

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Quais as Consequências da Luz da Injeção Eletrônica Acesa

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que uma falha na injeção eletrônica faz o veículo parar.

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Logo, se ele continua se movimentando é porque não há nada de errado.

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Mas não é bem assim.

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Mesmo com problemas, o veículo pode continuar sendo conduzido, ainda que o desempenho esteja reduzido.

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O lado bom é que todos os problemas ficam armazenados no módulo de controle da injeção eletrônica.

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Esse módulo pode ser visto como o cérebro do veículo, sendo responsável por comandar diversas funções do motor, como a mistura do combustível e o tempo de combustão.

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Além disso, nele ficam armazenados todos os problemas ocorridos com o veículo, de modo que possam ser resolvidos pelo mecânico, posteriormente.

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Ela pode tanto ficar acesa ininterruptamente, quanto ficar acendendo e apagando continuamente.

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Para identificar o(s) problema(s), o mecânico precisará de um equipamento chamado Scanner, pois há diversos motivos pelos quais pode ocorrer uma falha no sistema.

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Veja, no próximo tópico, um infográfico que elaborei para, no qual estão expostos os possíveis defeitos do veículo que podem ser identificados por meio sinalização da injeção eletrônica.

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Problemas Mais Comuns

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Como eu disse na seção anterior, a luz da injeção eletrônica acesa pode indicar mais de um problema.

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No entanto, é bom que você saiba quais falhas são mais comuns. Assim, você estará mais atento ao possível funcionamento inadequado do veículo.

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É bastante comum de esse sinal se manifestar após o abastecimento do tanque.

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Nesse caso, o mais provável é que haja adulteração no combustível.

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Infelizmente, a prática de adulterar o combustível tem se tornado cada vez mais comum nos postos de abastecimento e é responsável por causar inúmeras adversidades ao desempenho do veículo.

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A má qualidade do produto, além de aumentar o consumo de energia do veículo, produz mais gases poluentes e ainda afeta o sistema de combustão, que acaba causando dificuldade para que a proporção ideal de mistura ar/combustível, para a queima do combustível, seja atingida.

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Temos, aqui, um dos fatores de causa do acendimento da luz da injeção eletrônica.

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Ao passar por isso, o seu veículo pode estar sendo afetado pelo entupimento na bomba de combustível.

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Isso acontece quando o combustível tem dificuldade para chegar ao sistema que gera a pressão ideal para a combustão.

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Tanto em veículos que possuem injeção eletrônica quanto em veículos com carburador, a bomba de combustível começa a funcionar assim que a chave de ignição é acionada.

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O problema é que ela não interrompe o funcionamento quando o motor não está funcionando e, assim, segue mandando combustível.

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Caso não ocorra a combustão, o combustível volta para o tanque, e esse processo desgasta o motor e os sistemas que trabalham junto a ele.

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Para diminuir os riscos de sofrer com esse problema, é importante que o proprietário busque abastecer seu veículo somente em postos cujo combustível seja de procedência confiável.

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Outro fator que pode estar sendo responsável pela luz da injeção eletrônica acesa é um defeito no catalisador, o qual também pode ser decorrente do abastecimento adulterado ou da falta de manutenção.

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Normalmente, quando o painel é acionado por falha nesse componente, significa que a situação do catalisador é precária.

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Nesse caso, é provável que a peça precise ser substituída.

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Também pode acontecer de o problema ser causado por mau contato em um dos plugs dos sensores do sistema de injeção.

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E, por incrível que pareça, pode acontecer, ainda, de a injeção eletrônica apresentar problemas após a revisão periódica, provavelmente por ligação incorreta entre as peças.

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Pode parecer besteira, mas, se a tampa do tanque de combustível não estiver bem fechada, você verá, no painel de instrumentos, a luz da injeção eletrônica acesa.

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Também é possível que a peça esteja desgastada.

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Para resolver essa questão, basta retornar ao mecânico responsável ou buscar outra oficina para que o reparo seja feito.

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Outro fator que pode estar causando a sinalização da injeção eletrônica é o acúmulo de sujeira, principalmente no sensor de oxigênio, que é responsável por medir a quantidade de ar contida no motor para injetar a quantidade necessária de combustível.

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É possível, também, que o problema seja com uma das peças do conjunto de ignição.

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As falhas de produção da centelha (faísca) no motor acabam complicando a movimentação do veículo. Provavelmente, seu desempenho ficará bem lento.

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E o resultado: luz da injeção eletrônica acesa.

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Contudo, todos os problemas listados podem ser evitados. Para saber como, acompanhe a leitura da próxima seção.

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Como Evitar Esses Problemas

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Não tem jeito, é praticamente impossível evitar completamente os problemas com o veículo.

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Uma hora ou outra, ele sempre acabará apresentando alguma falha, até mesmo por desgaste natural das peças, devido ao tempo de uso.

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De qualquer modo, há um meio bastante eficaz de contribuir para o bom desempenho do veículo.

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E, apesar de ser tão frisada, essa orientação não costuma ser levada a sério.

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Refiro-me à revisão periódica.

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É fundamental que, regularmente, o veículo seja submetido a uma inspeção mecânica mais minuciosa, pois essa medida preventiva evita o agravamento dos problemas.

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No manual de instruções, você encontra as informações a respeito da periodicidade de revisão para cada peça ou sistema do veículo.

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É recomendável que o sistema de injeção eletrônica seja revisado, no mínimo, a cada 40 mil km.

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Mas você também pode seguir a orientação do seu mecânico de confiança, pois ele conhece o seu veículo e pode sugerir a antecipação da revisão.

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E, para finalizar, não posso deixar de destacar um alerta muito importante no que se refere à troca das peças do veículo.

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É importante ter cautela, neste momento, com a intenção de economizar.

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As peças de reposição (usadas) têm um preço mais atrativo, mas, muitas vezes, danificam outros itens ou afetam o desempenho do veículo.

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Isso pode acontecer porque essas peças não foram fabricadas pela montadora do veículo, o que coloca em questão tanto a sua confiabilidade quanto a sua durabilidade.

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Portanto, busque verificar a procedência das peças antes de adquiri-las. E sempre desconfie de preços muito abaixo da média do mercado.

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Nessas horas, a pressa para resolver o problema do veículo pode ser sua maior inimiga, visto que a precipitação pode impulsioná-lo à compra de peças inadequadas.

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Conclusão

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Neste infográfico, você viu quais são os motivos para o acendimento da luz da injeção eletrônica.

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Além disso, expliquei brevemente o funcionamento desse sistema fundamental para o veículo.

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Não se esqueça de que, embora o veículo não pare de funcionar, nenhum indício de falha deve ser ignorado.

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Ou seja, sempre que houver suspeita de problemas, é recomendável uma revisão detalhada.

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De qualquer modo, não espere que os defeitos obriguem você a procurar por manutenção.

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O ideal é que a revisão periódica se torne habitual.

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Se possível, consulte o manual do proprietário, pois ele concentra todas as instruções necessárias à utilização do veículo, assim como o que significa cada um dos símbolos contidos no painel de instrumentos.

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No mais, esteja atento à procedência do combustível, antes e depois de abastecer o seu veículo.

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Minha equipe e eu analisaremos gratuitamente a sua notificação de autuação e retornaremos o quanto antes.

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Estou à disposição, também, para esclarecer possíveis dúvidas.

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Referências:

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  1. https://portaldotransito.com.br/noticias/voce-sabe-para-que-serve-cada-luz-do-painel-do-veiculo/
  2. https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/funcionamento-motor-combustao-interna.htm
  3. https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/investigando-o-passado-de-um-carro-usado/
  4. https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/rodas/2017/10/1925098-como-diferenciar-ruidos-que-indicam-problema-no-carro-de-barulhos-comuns.shtml
  5. https://exame.abril.com.br/negocios/dino/entenda-por-que-voce-precisa-ter-um-mecanico-de-confianca-dino89097133131/
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