Carro Autônomo: Como Funciona o Carro Sem Motorista do Google?

O carro do Google é o projeto mais promissor para o que se espera do futuro do setor automotivo: veículos 100% autônomos, que circulam pelas ruas sem intervenção humana. Ainda em fase de testes, o veículo começou a circular em 2015, pelas ruas da Califórnia, nos Estados Unidos. Alguns anos depois, ainda não se sabe quando os veículos autodirigíveis estarão à venda.

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Que tal entrar no seu veículo e, em vez de dirigir até o trabalho, poder assistir a um episódio da sua série favorita?

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Ou então dar uma olhada nas redes sociais, fazer uma maquiagem, ler um livro, ou até mesmo tirar um cochilo?

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Parece impossível? Então talvez você ainda não conheça o carro do Google, que anda pelas ruas sem motorista, capturando imagens para o aplicativo Street View.

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Isso mesmo: sem motorista!

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A empresa, que é uma das gigantes mundiais de tecnologia, não cansa de nos surpreender.

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Já há algum tempo, o carro autônomo é a novidade tecnológica mais esperada em diversos países.

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E o carro do Google faz com que acreditemos que não falta muito tempo para que deixemos de assumir o volante.

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Está curioso para saber como é possível um veículo transitar sem intervenção humana?

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Para entender melhor, é preciso primeiro descobrir o que são e como funcionam os carros autônomos.

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Neste artigo, trarei a você várias curiosidades sobre o assunto, e também falarei sobre outros veículos autônomos em fabricação.

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Você verá:

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  • o que é um carro autônomo;
  • como funciona o carro do Google;
  • por que o carro do Google tem volante;
  • como o carro do Google surgiu;
  • empresas que testam carros autônomos;
  • carros autônomos sendo desenvolvidos no Brasil;
  • qual a previsão para o setor automotivo em relação aos carros autônomos.
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Boa leitura!

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O Que é um Carro Autônomo?

A ideia do carro autônomo é que o passageiro realize outras atividades enquanto se desloca de um lugar a outro, uma vez que não precisará conduzir o veículo.

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Portanto, uma das principais promessas de um carro com autonomia é proporcionar conforto ao passageiro.

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Além disso, de acordo com seus idealizadores, tendo em vista a ausência de comandos humanos, o carro autônomo reduziria o risco de acidentes no trânsito, sendo, portanto, mais seguro.

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Segundo a parceira do Google em seu novo carro autônomo, Chrysler, esse projeto tem o potencial de prevenir os acidentes que ocorrem todos os anos nas estradas.

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A maior parte desses acidentes é causada por falha humana. Logo, sem a interferência humana na condução do veículo, haveria menos acidentes.

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Outro benefício destacado é a possibilidade de pessoas com deficiência utilizarem o veículo sem ser necessária a ajuda de terceiros.

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De acordo com o ex-diretor da empresa, Chris Urmson, o carro do Google pode ser um importante artifício para o sistema de mobilidade urbana.

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E, claro, para a segurança de milhares de pessoas, que são vítimas de acidentes de carro todos os anos.

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Então, quer conhecer mais sobre essa tecnologia? Siga a leitura!

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Como Funciona o Carro do Google

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Você deve estar se perguntando como exatamente funciona um carro desse tipo, não é mesmo?

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Vou lhe explicar.

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O funcionamento do carro do Google pode ser bem mais simples do que você imagina, e mais prático do que o funcionamento de um veículo convencional.

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O carro do Google é um veículo 100% autônomo, isto é, que trafega sem a interferência de um motorista.

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O primeiro protótipo do automóvel era bem compacto, com espaço para apenas dois passageiros. Ele não possuía volante, nem acelerador e muito menos freio.

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Devido à parceria com a Chrysler, firmada em 2016, cerca de 100 veículos começaram a ser produzidos para incorporar o sistema de direção sem condutor.

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Assim, começou a trajetória do carro autodirigível do Google. Adiante, falarei mais sobre isso.

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Hoje, a tecnologia tem sido desenvolvida pela Waymo – empresa de tecnologia de carros autônomos, subsidiária da Google.

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A Waymo tem um novo protótipo autônomo circulando pelas ruas de Mountain View, na Califórnia.

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O carro autônomo da Waymo em si é comum, mas sua aparência externa chama bastante a atenção.

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Há câmeras, sensores e radares espalhados ao redor de sua carroceria, e a letra W estampada nas duas portas traseiras.

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O LIDAR (Light Detection And Ranging) – mesmo tipo de sensor utilizado em alguns radares de velocidade – é a tecnologia utilizada no veículo.

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Ela serve para que o carro mapeie, em 360°, tudo o que está a sua volta, detectando obstáculos e pedestres.

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A função desse aparelho é detectar a luz e formar um tipo de mapa 3D de todo o ambiente ao seu redor.

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Já as câmeras servem para que a máquina identifique as sinalizações de trânsito, como os semáforos.

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Internamente, o veículo é equipado com um computador, que recebe os dados dos sensores e radares, os quais detectam os obstáculos contidos nas vias.

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Os obstáculos são detectados em todas as direções, a uma distância de mais de dois campos de futebol.

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Esse computador é responsável, portanto, por tomar as decisões de direção do veículo.

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Além disso, o protótipo mais recente conta com um volante, cujo motivo você conhecerá no próximo tópico.

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Por Que o Carro do Google Tem Volante?

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A Google, assim como outras empresas norte-americanas, tem permissão para testar seus veículos em vias públicas do estado da Califórnia.

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Para isso, no entanto, deve cumprir uma exigência legal: os testes são liberados, desde que haja um motorista no veículo, para assumir a direção em caso de emergência.

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É por esse motivo que os carros são equipados com volante. Afinal, a interferência de um motorista não é totalmente dispensável.

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Nos Estados Unidos, acredita-se que, no máximo em 3 anos, já será possível ver automóveis nas ruas sem um motorista ao volante.

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O governo federal, inclusive, já definiu algumas regras para a circulação desses carros.

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O maior obstáculo para colocar nas ruas um carro 100% autônomo, sem volante e sem pedais, não se trata da forma como serão usados os sensores e as câmeras.

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O desafio está na existência de uma rede 5G, que conecte o veículo com mapas e sistemas de trânsito.

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Além disso, é preciso haver padronização das sinalizações e criação de leis adaptadas para essa realidade.

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Enquanto esses pontos não estiverem resolvidos, continuaremos apenas observando os testes realizados pelo carro do Google.

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Até lá, seguiremos comprando carros tradicionais ou, no máximo, parcialmente autônomos.

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No início deste ano, porém, os Estados Unidos autorizaram temporariamente, pela primeira vez, a circulação de veículo autônomo sem supervisão autônoma.

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Quem recebeu a autorização foi a Nuro, empresa de robótica, que pretende usar a licença para um veículo de entregas, projetado sem acomodação para pessoas.

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Essa liberação representa uma mudança na visão sobre os veículos autônomos. Afinal, o primeiro carro autônomo do Google não contava com volante nem freio.

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No entanto, como eu disse, as autoridades não permitiram, à época, que o veículo circulasse pelas ruas sem a presença de uma pessoa.

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A Waymo também foi autorizada a transportar passageiros em seus veículos autônomos.

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E uma das exigências para que isso aconteça é, também, que haja alguém para assumir o controle do veículo, se necessário.

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De qualquer modo, a Nuro fornecerá relatórios de segurança para o governo americano sobre o carro autônomo – o que poderá ser útil para futuras permissões.

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A Maya Clinic, um laboratório da Flórida (EUA), também recebeu permissão para utilizar carros autônomos para o transporte de testes do novo coronavírus (Covid-19).

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Desde o dia 30 de março, 4 veículos estão sendo utilizados sem a presença de um condutor. Eles foram disponibilizados pela montadora francesa Navya e pela prestadora de serviços de transporte Beep.

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A ideia é evitar que os colaboradores do laboratório estejam ainda mais expostos ao vírus.

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Saiba, agora, quando a Google começou seus testes com carros autônomos.

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Quando Surgiu o Carro do Google

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Por incrível que pareça, os primeiros sistemas de funcionamento veicular sem ação do motorista, como é o caso do piloto automático – que mantém a velocidade do veículo determinada pelo condutor –, surgiram ainda nos anos 70.

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Depois disso, vieram os carros que dirigem sozinhos em baixa velocidade, porém era necessário que o motorista estivesse com a mão ao volante.

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Em 2008, a Google começou as pesquisas para desenvolver carros autônomos, após Sebastian Thron, um dos seus engenheiros, apresentar a ideia aos executivos da empresa.

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A tecnologia autônoma da Google foi efetivamente aplicada em 2009, em um carro Toyota Prius, em fase de testes do sistema.

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Já em 2012, a empresa adaptou um Lexus RX 450 h. Os dois veículos, juntos, chegaram a percorrer mais de 400 mil quilômetros sem causar nenhum acidente.

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O projeto do carro do Google começou bem antes de outros fabricantes considerarem essa tecnologia.

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Mas foi somente em 2014 que um representante da empresa divulgou que já havia um protótipo e, em dezembro do mesmo ano, foi apresentado o primeiro modelo finalizado.

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Em julho de 2015, a Google colocou, pela primeira vez, os carros para andar fora do Vale do Silício, na Califórnia, onde fica a sede da gigante da tecnologia.

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O novo local de testes selecionado foi Austin, no estado norte-americano do Texas.

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O grupo americano Alphabet, dono da Google, anunciou, em abril de 2017, o início dos testes com passageiros reais.

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De acordo com John Krafcik, CEO da Waymo, o objetivo é que a maior quantidade possível de pessoas experimente a tecnologia, com diferentes perfis e necessidades de transporte.

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Além da parceria com a Chrysler, a Alphabet, controladora do Google, anunciou, em setembro de 2019, uma nova colaboração.

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Dessa vez, da Intel Corp, para o desenvolvimento da plataforma de computador, que permitirá que os veículos processem informações em tempo real.

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Interessante, não é?

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E não é apenas a Google que anda querendo dar um passo em direção a uma nova realidade automotiva.

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Na seção abaixo, apresentarei a você outras empresas mundialmente conhecidas que têm feito o mesmo que a Google.

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Empresas Que Testam Carros Autônomos

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Embora a ideia de andar em um carro que não precisa ser conduzido por ninguém não esteja assim tão próxima de se tornar realidade, não é apenas a Google que testa veículos autônomos.

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Outras montadoras tradicionais, como Ford, Mercedes, GM, Volvo, FCA e Tesla, também têm investido no desenvolvimento de automóveis autônomos.

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Em outubro de 2016, a Tesla anunciou que todos os seus carros, a partir de então, seriam produzidos com sistema 100% autônomo.

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No entanto, ele não ficará ativado, servindo apenas para o recolhimento de informações das vias, para que os veículos autônomos “entendam” o funcionamento do trânsito.

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Em abril de 2017, a Apple também recebeu autorização para testar veículos autônomos na Califórnia.

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Tim Cook, presidente executivo da empresa, anunciou que ela está focada em tecnologia para carros autodirigidos.

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Recentemente, a Ford e a Domino’s firmaram uma parceria para testar os carros autônomos em entregas de pizza nos EUA.

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Nesse primeiro momento, o motorista vai dentro do carro, porém a ideia é que funcione como se o veículo dirigisse sozinho.

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Você tem palpite sobre qual será a primeira empresa a lançar o primeiro carro autônomo? Google, Tesla ou Apple?

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Na verdade, de acordo com o relatório da consultoria Navigant Research, quem tem mais chances de colocar o produto no mercado é a Ford, seguida da General Motors e da Renault-Nissan.

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Segundo o presidente executivo da Ford, Mark Fields, a empresa está dedicada em colocar os veículos autônomos nas ruas não apenas para quem pode comprar carros de luxo.

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A ideia é oferecer veículos com um preço acessível para atingir milhões de pessoas, de modo a popularizar os carros que dispensam um motorista.

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A ideia da montadora é usar os automóveis, daqui a um ano, para transportar funcionários dentro da sua sede, em Dearborn.

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O plano era começar a produção em série desses veículos em 2021. No entanto, em virtude da pandemia do novo coronavírus, é possível que isso não aconteça.

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Recentemente, a Ford anunciou o adiamento do lançamento do táxi autônomo. O veículo poderá ser lançado em 2022 apenas, não mais em 2021.

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Conforme o diretor de operações da Ford, Jim Farley, pode haver mudança na forma de consumo dos veículos devido à pandemia.

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Nesse sentido, é importante avaliar o interesse da população, a fim de adaptar a estratégia de mercado às possíveis novas demandas.

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No Brasil, apesar de já existirem muitos projetos de carros que conseguem dirigir sozinhos, os avanços ainda são tímidos.

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Para que essa realidade avance no país, será necessário um investimento na melhoria das condições das pistas e na padronização da sinalização de estradas e ruas.

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Essas mudanças, porém, vão muito além da inserção de placas indicativas e de faixas pintadas no asfalto – o que tende a ser impeditivo.

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De qualquer modo, há alguns projetos de carros autônomos nacionais em andamento. Abaixo, você poderá conferir quais são.

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Carros Autônomos no Brasil

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Aqui no Brasil, existem diversas pesquisas na área de veículos autônomos, semelhantes ao carro do Google.

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Vamos conhecer algumas delas?

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●      Carro autônomo desenvolvido na UFMG

Em 2009, alunos e professores da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) expuseram o carro autônomo criado pelo Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Veículos Autônomos (GPDA), na Bienal do Automóvel, em Belo Horizonte.

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O carro é controlado apenas por comandos de computador, mas é necessário que o motorista insira a rota desejada pelo GPS.

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Segundo o professor Guilherme Augusto da Silva, coordenador do projeto, todos os softwares que conduzem o carro foram desenvolvidos pela UFMG, além da adaptação física do automóvel.

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A câmera instalada na parte superior do carro, por exemplo, é capaz de detectar buracos, lombadas e outras adversidades na pista.

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●      Veículo autônomo UNIFEI

A Universidade Federal de Itajubá iniciou, em 2008 – em parceria com a Universidade da Califórnia – o desenvolvimento de um veículo autônomo inteligente, como o carro do Google, que dispensa a presença do condutor.

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Inicialmente, o estudo tinha como objetivo automatizar o processo de transportes de produtos em ambientes industriais.

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O processo de carregar e descarregar o carro é feito por um robô elétrico, que é o único passageiro do veículo.

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Além disso, sensores e câmeras foram instalados, para que o automóvel tenha uma visão computacional.

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Há também um laptop, que serve para o processamento de todos os dados e definição da navegação.

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O diferencial fica por conta da navegação de pequeno alcance, que permite identificar obstáculos e encontrar estratégias para evitar colisões e buscar rotas alternativas.

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●      Carro robótico inteligente para navegação autônoma (Carina)

O Carina 2, um veículo autônomo inteligente, capaz de trafegar em ambientes urbanos sem a ajuda de um motorista, já está em sua 2ª edição.

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Ele vem sendo desenvolvido pelo Laboratório de Robótica Móvel, da Universidade de São Paulo, localizada em São Carlos.

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Ele é um Fiat Palio Adventure Dualogic, que possui controle computacional de aceleração, freio e esterçamento.

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O software é baseado no sistema operacional Linux Ubuntu e na plataforma ROS.

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Em 2013, o carro realizou alguns testes pelas ruas de São Carlos, onde percorreu algumas das principais avenidas da cidade.

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Atualmente, o Carina 2 conta com um sensor LIDAR, uma câmera estéreo, um GPS e um IMU Xsens MTi.

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●      Intelligent Autonomous Robotic Automobile (Iara)

O Iara foi o primeiro veículo autônomo brasileiro a trafegar em vias urbanas e rodovias sem a intervenção de um motorista, em maio de 2017.

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Ele foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (Lcad), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Segundo o professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto, cujas pesquisas iniciaram em 2009, o trajeto de 74 quilômetros percorrido pelo carro representou uma conquista histórica.

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Ainda, de acordo com Ferreira, foi necessária a interferência do motorista quando o veículo se deparou com semáforos no modo amarelo piscante, após a meia-noite.

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Isso porque o carro não estava programado para essa situação.

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Esses acontecimentos nos fazem questionar se, em algum momento de nossas vidas, ainda teremos a chance de andar em um veículo que se autodirige.

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Na próxima seção, falarei brevemente sobre a opinião de alguns pesquisadores desse segmento. Confira!

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Futuro dos Carros Autônomos

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Algumas montadoras como BMW, Honda, Nissan e Toyota acreditavam que 2020 seria o ano em que os carros 100% autônomos chegariam às concessionárias.

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Se antes de 2020 já era difícil acreditar nessa aposta, hoje parece ainda mais improvável vermos carros 100% autônomos nas ruas.

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Diante das inúmeras mudanças que ainda precisam ser feitas nas vias e na legislação, tão cedo não estaremos preparados para usufruir dessa novidade.

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De acordo com a consultoria Ernst & Young, esse tipo de automóvel só terá uma presença relevante nas cidades no ano de 2025.

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A Ernst & Young acredita que, daqui a 5 anos, o carro autônomo representará 4% do total de veículos vendidos no mundo.

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Segundo o vice-presidente de Pesquisa e Engenharia da Ford, Ken Washington, a marca não acredita que será possível vender um modelo 100% autônomo antes de 2026.

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Ele ainda reforça que a meta de 2021 é para carros que poderão, de forma independente, acelerar, frear, estacionar, fazer curvas e trocar de faixa.

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Mas, ainda assim, a supervisão de um condutor habilitado será necessária.

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Há quem acredite que o avanço dos carros autônomos será rápido e que, até 2035, eles podem representar 75% do total de carros vendidos.

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Por outro lado, algumas empresas idealizadoras dos automóveis autônomos dizem que as gerações Y e Z – de jovens nascidos entre os anos 1980 e 2000 – não é tão adepta do transporte particular.

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Os jovens, na sua maioria, esperam que os carros proporcionem experiências similares às dos aplicativos digitais e aparelhos eletrônicos.

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De acordo com o líder global da Deloitte, Joe Vitale, essas pessoas podem até pagar para usar um veículo desse tipo.

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De qualquer modo, elas não estão dispostas a gastar uma fortuna para ter um automóvel com custo elevado de manutenção.

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Um estudo, também da consultoria Deloitte, ouviu 19 mil pessoas em 6 países do mundo, inclusive no Brasil.

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Conclusão: essa geração deseja ter carro próprio, mas também está disposta a abrir mão dessa vontade para ter mais praticidade e menos gastos.

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Conclusão

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Neste artigo, eu trouxe um assunto há muito debatido entre as pessoas, sempre permeado de dúvidas: a utilização de carros autônomos.

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Para isso, utilizei como base o carro do Google – considerado um dos mais completos e avançados do mercado.

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Expliquei como esse veículo funciona, quando ele surgiu e por que ele não é equipado com um volante.

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Como você viu, o carro do Google, que dirige sozinho, continua em fase de testes.

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Além disso, embora o carro do Google seja o mais promissor, há diversas outras montadoras que também têm projetos de carros autônomos.

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Apresentei a você 4 projetos de veículos autônomos em desenvolvimento aqui no Brasil.

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Por fim, falei um pouco sobre o futuro dos carros autônomos, tendo por base estimativas de especialistas no assunto.

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O que você pensa sobre os carros autônomos? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

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Assim, além de conhecer o funcionamento do carro do Google, eles saberão mais sobre carros autônomos de modo geral.

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Referências:

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  1. https://olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/este-e-o-primeiro-carro-autonomo-autorizado-a-circular-sem-supervisao-humana/96521
  2. https://tecnoblog.net/336240/ford-adia-lancamento-taxi-autonomo-2022/
  3. https://tecnoblog.net/333376/laboratorio-usa-carros-autonomos-para-transportar-testes-de-covid-19/
  4. https://www.startse.com/noticia/nova-economia/66335/transporte-passageiros-veiculos-autonomos
  5. https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/06/12/carro-100percent-autonomo-esta-longe-diz-executivo-da-dona-do-google-ate-humanos-tem-de-ser-tirados-da-frente-do-volante-as-vezes.ghtml
  6. https://www.bidu.com.br/seguro-auto/carros-autonomos-seguranca/
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