7 Curiosidades Sobre Carro Autônomo e Como Ele é Usado

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Se você não entende bem o que é um carro autônomo, esteja preparado para uma viagem ao futuro.

Pense em conduzir um carro sem usar as mãos – e até mesmo os pés.

Nesse modelo, você é tanto o motorista quanto o passageiro. Sim, um carro que dirige sozinho, um carro sem motorista.

Parece um filme futurista? Um desenho animado de Os Jetsons?

Há quem acredite que essa será a realidade em alguns anos.

Não por acaso, o carro autônomo é o sonho de consumo de muitos motoristas.

Nele, é possível contar com um piloto automático de qualidade, sem precisar de nenhum esforço.

Mas nem tudo é perfeito, é claro. Enquanto testes são realizados, a tecnologia tem apresentado algumas falhas.

É justamente isso que ainda impede que, apesar da evolução dos projetos, os carros autônomos ainda não estejam à sua disposição.

Neste artigo, você vai entender o que é um carro autônomo, quais são os carros autônomos no Brasil e por que uma gigante da tecnologia se destaca tanto quanto montadoras famosas.

Os carros do Google que não precisam de motorista são um sinal de que o futuro está próximo.

Você está preparado para isso?

Boa leitura!

 

O Que é Um Carro Autônomo

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Entenda exatamente quando carro pode ser classificado como autônomo

Um carro autônomo (às vezes chamado de automóvel auto-dirigido, automóvel automático ou veículo autônomo) é um veículo robotizado.

Ele é projetado para viajar entre destinos sem que o motorista precise fazer algum esforço.

Para se qualificar como totalmente autônomo, um veículo deve poder navegar sem intervenção humana para um destino predeterminado por estradas que não tenham sido adaptadas para seu uso.

Algumas empresas que desenvolvem e testam carros sem interferência do condutor são:

  • Audi
  • BMW
  • Ford
  • Google
  • General Motors
  • Volkswagen

Observe que há seis montadoras tradicionais e uma empresa de tecnologia como intrusa na lista.

Contudo, esta empresa não se encaixa no grupo de fabricantes, embora tenha os projetos de carro autônomo mais famosos.

Em 2015, o Google fez um teste envolvendo uma frota de carros auto-dirigidos: seis Toyota Prius e um Audi TT.

Ambos circularam por mais de 300 mil quilômetros de ruas e rodovias da Califórnia, nos Estados Unidos.

Para a grata surpresa de todos, apenas um acidente ocorreu durante uma das raras ocasiões.

Outro teste de mais de 1.000 milhas (1,6 mil km) foi concluído com sucesso sem intervenção humana.

No próximo tópico, acompanhe o histórico da criação dos carros autônomos e entenda como aconteceu essa evolução.

 

Histórico

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No começo, quando os primeiros carros autônomos começaram a ser programados, eles apresentaram muitas falhas

Muitos dos carros projetados inicialmente simplesmente não conseguiam rodar por mais de quatro quilômetros sem causar algum acidente. E o pior: muitos deles fatais.

Por isso, muitos projetos foram abandonados ainda no começo.

Contudo, os humanos, desde os dias do suposto carro robótico de Leonardo da Vinci, sonham com automóveis de verdade: carros autônomos.

À medida que as tecnologias de detecção se tornaram menores, mais baratas e mais poderosas, nós chegamos cada vez mais perto de transformar esse sonho realidade

Inclusive, os híbridos Toyota Prius auto-dirigidos do Google já estão acumulando mais quilômetros do que qualquer motorista do mundo.

Mas, antes de falar do presente e do futuro, vamos retomar como tudo começou.

Acompanhe, agora, algumas revoluções feitas por aqueles que sempre sonharam com o carro autônomo.

Vislumbrando o futuro (1939-1960)

A ideia de carro autônomo ganhou ampla exposição pública na exposição Futurama da GM na Feira Mundial de 1939.

Na oportunidade, a montadora imaginava “sol abundante, ar fresco e belos parques verdes” sobre os quais os carros se dirigiriam.

O historiador Jameson Wetmore escreveu em Driving the Dream que, em 1953, a GM e a RCA desenvolveram um modelo automotivo revolucionário.

Ele permitiu experimentar como a eletrônica poderia ser usada para orientar e manter a distância de seguimento apropriada.

Já em 1958, foi testado um modelo com um front-end com bobinas que poderiam “detectar a corrente alternada de um fio embutido na estrada e ajustar o volante de acordo”.

A GM descreveu o experimento como positivo, alegando que o carro rodou ao longo da estrada e se manteve entre as extremidades da pista sem as mãos do motorista no volante.

Os Primeiros Smart Cars (1961-1980)

Primeiro considerado como uma plataforma para rover lunar, o Stanford Cart dos anos 60 e 70 foi um buggy simples equipado com uma câmera de vídeo e controle remoto com um cabo muito longo.

Ao longo do tempo, no entanto, o carrinho estava imbuído de maior capacidade de inteligência e processamento de imagem.

Em 1979, Hans Moravec conseguiu o que era, no momento, uma conquista de sinal na mobilidade robótica.

O modelo cruzou com sucesso uma sala cheia de cadeiras sem a intervenção humana em cerca de cinco horas.

O carrinho, classificado em 10º lugar na lista dos 50 melhores robôs da Wired, abriria o caminho para o Volkswagen Touareg.

Mas era só o início, realmente.

O que poderia ser chamado de primeiro carro verdadeiramente autônomo – o que significa que poderia processar imagens da estrada à frente – foi revelado em 1977 por S. Tsugawa e seus colegas no Laboratório de Engenharia Mecânica Tsukuba no Japão.

O carro foi capaz de acelerar até 30 km/h, mas foi auxiliado por um trilho elevado.

VaMoRs e VaMP (1984-1992)

O engenheiro aeroespacial alemão Ernst Dickmanns inaugurou na Bundeswehr University Munich uma série de projetos na década de 1980.

E isso lhe rendeu o apelido de “pioneiro do carro autônomo”.

Em 1987, o VaMoRs, equipado com duas câmeras, oito microprocessadores Intel de 16 bits e uma série de outros sensores e softwares, rodou a 90 km/h por cerca de 20 quilômetros.

Sete anos depois, a VaMP, com suas duas câmeras processando 320 por 240 pixels por imagem a uma distância de 100 metros, poderia reconhecer as marcas rodoviárias, a posição relativa na pista e a presença de outros veículos.

Em uma unidade de teste perto de Paris, o carro subiu a 130 km/h em tráfego simulado, julgando se era seguro mudar as pistas.

No ano seguinte, o time de Dickmanns pilotou uma Mercedes S-Class de Munique para Odense, Dinamarca.

Foi uma viagem de mais de 1.600 quilômetros a uma velocidade máxima de 180 km/h.

Segundo o engenheiro relatou, em cerca de 95% da distância total, o carro viajou totalmente sozinho.

O sucesso desses veículos redirecionou a pesquisa para longe de carros guiados por sinais indutivos recebidos de cabos enterrados em direção a sistemas baseados em visão para orientação lateral.

Pode parecer meio complicado, mas, se não fosse pelo esforço de Dickmann, o carro autônomo nunca teria saído do papel.

Dirigir sem mãos pelos Estados Unidos (1995 – 2000)

Em 1995, os roboticistas da Universidade Carnegie Mellon dirigiram NavLab 5, um 1990 Pontiac Trans Sport, de Pittsburgh para Los Angeles em uma viagem intitulada “No Hands Across America”.

Os complementos do veículo incluíram o que a equipe de pesquisa chamou de “um computador portátil, uma câmera montada no pára-brisa, um receptor GPS, bem como algum outro equipamento adicional”.

O carro completou uma “porcentagem de condução autônoma” de 98,2%, precisando de um pouco de ajuda com a prevenção de obstáculos, entre outras situações.

O período mais longo sem ajuda humana esticou quase 115 quilômetros.

Shelley sobe as montanhas (a partir de 2010)

O TTS autônomo da Audi recebeu o nome da primeira mulher a ganhar o prêmio Pikes Peak International Hill Climb.

Shelley, desenhado por Chris Gerdes e seus colegas no Centro de Pesquisa Automotriz da Universidade de Stanford, está repleto de GPS, sensores de roda e algoritmos de controle de tração que permitem ao carro lidar com “limites”.

O carro conquistou o sprint de 12,42 milhas (20 km) até o topo do Pike’s Peak, em 27 minutos.

Claro, isso é 17 minutos fora do recorde humano.

Mas, considerando que o primeiro carro guiado por humanos e movido a vapor levou mais de nove horas para fazer a ascensão em 1901, é uma estreia auspiciosa para um carro controlado por computador.

Google entra na jogada (a partir de 2010)

A frota do Google de sete híbridos autônomos Toyota Prius acumulou mais de 140 mil milhas (225 mil km) com apenas uma intervenção humana ocasional desde que atingiu a estrada em 2010.

O programa Google Driverless Car é liderado pelo aluno de Darpa Grand Challenge, Sebastian Thrun.

Os carros usam dados do Google Street View, juntamente com dados de câmeras, LIDAR e radar para determinar a posição do carro em um mapa.

O sistema funciona notavelmente bem.

Os carros negociaram com sucesso a Lombard Street de San Francisco, circundaram Lake Tahoe e até conduziram de Mountain View a Santa Mônica.

Não se preocupe – sempre há um ser humano ao volante para qualquer intervenção necessária.

O Google, como outros defensores de veículos autônomos, acredita que a tecnologia aumentará a segurança e reduzirá os congestionamentos. Além disso, também defende que ele aliviará as emissões de poluentes na atmosfera.

Entenda mais sobre os carros autônomos do Google com a leitura do próximo tópico.

 

Carros Autônomos do Google

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Você provavelmente já viu um carro do Google andando pelas ruas

Após passar uma década trabalhando silenciosamente em carros self-driving, o Google finalmente quer levar as pessoas para um passeio.

Seu spin-off autônomo, a Waymo planeja adicionar 500 Minivans Chrysler Pacifica aos 100 já utilizados nas estradas de Phoenix

A empresa convidou os moradores a se inscreverem para passeios gratuitos para a escola, trabalho, prática de futebol ou em qualquer outro lugar para o qual eles precisassem ir.

Waymo certamente possui a tecnologia autônoma mais sofisticada em um campo cada vez mais ocupado.

Após três milhões de milhas na estrada, seus carros podem dirigir milhares de quilômetros sem nenhuma intervenção humana.

Mas entregar a tecnologia aos consumidores exige mais do que desenvolver os algoritmos e o hardware corretos.

Com o lançamento em Phoenix, a Waymo começa a resolver o outro lado da equação: o humano no carro.

Antes de a Waymo poder oferecer tecnologias que as pessoas poderão usar, é necessário entender o que as pessoas precisam.

Quando elas partem para o trabalho?

Elas deixam as crianças na escola primeiro?

Elas preferem atualizações constantes sobre o que o carro está fazendo?

Elas preferem ficar sozinhas, ou querem algo intermediário?

Esse é o tipo de informação que os concorrentes da Waymo já colecionam.

“Embora a Waymo tenha uma liderança no mercado em relação aos testes realizados pelo mundo de carros autônomos nas estradas, o que eles não têm é a interação com o comportamento humano que Uber e Lyft fazem”, diz Susan Shaheen, que estuda inovação e adoção de novos tecnologias no Centro de Pesquisa de Sustentabilidade de Transporte da UC Berkeley.

tecnologia da Uber pode não ser tão madura quanto a de Waymo – durante o teste do site Wired em setembro, um engenheiro assumiu o controle a cada poucos minutos -, mas a empresa sabe muito sobre o que os motoristas querem.

Além de ter 55 milhões de condutores ativos mensais em quase 600 cidades em todo o mundo, a Uber fornece passeios de robô-carro em Phoenix e Pittsburgh, nos Estados Unidos.

A lei da Califórnia proíbe os carros Volvo autônomos da Uber em São Francisco de pegar passageiros.

Ao lançar no Arizona, que não tem restrições aos veículos autônomos e não exige que ninguém relate em sua tecnologia ou progresso, o Waymo dá um grande passo em direção à solução do problema humano.

Isso é uma ótima notícia para nós, pois ele acaba puxando a Uber para uma briga tecnológica acirrada, agregando qualidade nos serviços prestados.

Como você deve ter reparado, todas as informações sobre carros autônomos listadas, até aqui, fazem referência a outros países. Mas, e no Brasil, você sabe quais os modelos estão disponíveis?

Para saber, acompanhe a próxima seção.

 

Carro Autônomo no Brasil

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Os carros autônomos ainda estão engatinhando no Brasil

Atualmente, o Brasil possui apenas quatro modelos de carros autônomos disponibilizados à venda.

Os modelos vendidos no Brasil, contudo, possuem uma autonomia limitada e ainda dependem dos motoristas em algumas situações.

Confira quais são eles:

Audi A5

Possui um pacote semiautomático como adicional.

Ele acelera, freia, e vira o volante sozinho quando há trânsito e em uma velocidade de 65 km/h.

Custa aproximadamente R$ 280 mil.

Pontos positivos:

Acelerações e frenagens mais tranquilas.

Pontos negativos:

Só funciona quando há trânsito e em velocidades baixas.

BMW Série 5

Freia para pedestres, estaciona sozinho, possui aceleração e frenagem autônomas.

Custa aproximadamente R$ 400 mil.

Pontos positivos:

Comandos simples e intuitivos.

Pontos negativos:

Às vezes, sai da faixa de forma involuntária.

Mercedes-Benz CLASSE E

Freia para pedestres, estaciona sozinho, possui aceleração e frenagens automáticas.

Custo: R$ 350 mil.

Pontos positivos:

Freia sozinho e liga o alerta se o motorista fica muito tempo com as mãos fora do volante.

Pontos negativos:

Comandos não muito simples.

Volvo XC90

Freia para pedestres e animais de grande porte, possui aceleração e frenagem automáticos.

Pontos positivos:

É o único que detecta animais.

Pontos negativos:

A detecção é inferior às de outras opções de carros autônomos.

Agora que você já sabe quais são os modelos de carros autônomos que poderá encontrar, no Brasil, veja, nas próximas seções, algumas curiosidades que separei sobre esse tipo de veículo.

 

7 Curiosidades Sobre Carro Autônomo

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Os veículos autônomos poderão sofrer ataques de hackers? Descubra abaixo

O carro autônomo, apesar de parecer recente, já vem sendo elaborado há muito tempo, como mostramos ao falar de sua história.

Apesar de sua constante evolução, o carro autônomo possui algumas particularidades, as quis você precisa conhecer

Confira:

1. Tesla e os constantes acidentes

Tesla Model S possui uma versão autônoma que foi considerada revolucionária na época em que foi lançada.

Contudo, os engenheiros da montadora californiana esqueceram de aprimorar seu sistema autônomo, anunciando um produto que deixou muito a desejar.

Os condutores que compraram o modelo autônomo se depararam com inúmeros acidentes causados pelo seu piloto automático.

Pessoas colidiram de frente com casas, árvores e animais.

Também ocorreram dois acidentes fatais.

Após esses incidentes, a montadora resolveu retirar seu carro autônomo das pistas, ressarcindo duplamente todos os consumidores que compraram o carro e que puderam comprovar os acidentes.

Elon Musk veio a público pedir desculpas e afirmou que a Tesla trabalha diariamente na melhoria de seu modelo autônomo.

Claro que nós não podemos negar o acréscimo tecnológico que Elon Musk deu ao mercado, mas, também vale a pena ressaltar a falta de cuidado de seus engenheiros para com o consumidor.

2. Você será o motorista ou o passageiro do carro autônomo?

Na verdade, você será o que você sempre foi: a peça fundamental no mundo automobilístico.

Ou seja, o comprador.

Claro que, com a autonomia do carro autônomo, você não precisará mais se estressar com o trânsito, mas, mesmo assim, você será o principal responsável pelo veículo.

Alguém tem que ligar o carro, não é mesmo?

Mas você poderá aproveitar a viagem de outras formas, como, por exemplo,  preparando-se para uma reunião de negócios sem se preocupar com o trânsito.

Quem sabe até estudar durante um trajeto mais longo.

Há pesquisadores que ressaltam que, até o ano de 2030, você será um passageiro condutor.

3. Será que ainda fará sentido possuir um carro ou alugar um?

Em vez do modelo atual de propriedade de carros, é muito mais provável que você confie em um sistema de aluguel temporário de veículos ou mesmo o compartilhamento, como o Uber.

Imagine um serviço Uber-like que você pode chamar ao toque de um botão, mas sem um motorista.

O aluguel não é necessariamente a palavra certa – os consumidores vão contratar um serviço, como é o uso de um Uber hoje.

Mas haverá uma diferença importante, com uma gama mais ampla de configurações de veículos, a fim de adequarem-se a diferentes tipos de viagens, saídas familiares, viagens de longa distância ou viagens compartilhadas.

No entanto, pensamos que seria normal ainda vermos pessoas possuindo veículos até o fim deste século, pois, se uma família for muito grande, depender de carros alugados custaria bem mais caro.

4. Ainda haverá acidentes?

Uma pesquisa realizada em 2008 pela US National Highway Traffic Safety Administration descobriu que o erro humano é a razão crítica de 93% dos acidentes.

Quando você elimina o erro humano, nossas estradas se tornam muito mais seguras.

O que isso significa?

Não dirigir sob o efeito de álcool, por exemplo, sem usar o celular ao volante, menos descuidos e imprudências, além do fim das manobras perigosas.

Claramente, é necessário que haja testes adequados da indústria para garantir que o carro autônomo seja seguro para todos os outros usuários da estrada.

Por outro lado, é certo que podemos aguardar estradas muito mais seguras à medida que os motoristas humanos se tornam uma coisa do passado.

5. Todos os carros serão elétricos?

Não serão, pelo menos até 2030.

Praticamente toda startup está olhando para eletricidade como o principal expoente a combater o “vilão” petróleo.

Mas, ao mesmo tempo, ainda existe uma enorme infraestrutura de petróleo.

Os americanos são muito resistentes a essa mudança, pois, certamente, perderiam a dianteira do mundo e passariam o comando aos chineses e alemães.

No entanto, a Bosch está desenvolvendo uma bateria de íon de lítio-íon, a partir da qual esperam dobrar a gama de veículos elétricos com metade do custo das baterias de hoje.

Temos uma projeção de que, até 2025, globalmente, 15% dos veículos terão um componente elétrico, seja um veículo elétrico puro, um híbrido plug-in ou um híbrido completo.

Claro que, na Europa, essa porcentagem será bem maior.

6. Ainda precisarei fazer uma CNH?

Sim, você precisará de uma habilitação, mas a expectativa é de que ela seja muito diferente. Muito mesmo.

Assim como você tem um teste de caixa de câmbio automático e manual hoje, pode haver um teste de condução automatizado.

Nesse caso, só pode lhe dar o direito de “conduzir” um determinado tipo de veículo que possui certos sistemas de automação.

Os motoristas precisarão entender como operar esses sistemas. Portanto, também podem ser necessárias habilidades diferentes como parte do teste.

7. Os veículos automáticos serão vulneráveis ​​aos hackers?

Por definição, um carro sem condutor tem mais unidades de controle, poder de computação, linhas de código e conexões sem fio com o mundo exterior do que um carro normal hoje.

É, por isso, mais vulnerável aos hackers.

Um hacker pode potencialmente assumir o controle do carro, através da exploração de uma fraqueza, fazendo, por exemplo, com que o veículo se recuse a iniciar, ou a falhar. Pode, também, explorar a privacidade do motorista e seus dados, incluindo informações financeiras.

No entanto, uma mudança na abordagem da segurança está em andamento.

Há, agora, mais foco no básico – aplicando boa segurança fundamental às áreas críticas, incluindo as interfaces que conectam o veículo ao mundo externo.

Isso inclui gateways que separam os sistemas críticos de segurança de outros sistemas automotivos.

Também, redes que fornecem comunicação segura entre unidades de controle (pode haver mais de 150 em um veículo autônomo).

Além disso, os avanços importantes para a segurança incluem atualizações de software over-the-air, que podem corrigir vulnerabilidades perfeitamente em tempo real.

 

Conclusão

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As expectativas são positivas para este segmento nos próximos anos!

Agora que você já sabe tudo sobre o carro autônomo, pôde conhecer informações sobre as novidades tecnológicas que vêm por aí.

Neste artigo, você aprendeu o que o carro autônomo propõe e quais são as suas maiores particularidades.

O custo desse tipo de veículo no Brasil não seria, em princípio, barato. Mas, com o passar dos anos e com a evolução tecnológica, tudo pode mudar.

Embora você possa se surpreender, o projeto dos carros autônomos inclui especialistas diferentes trabalhando há quase 100 anos.

Por isso, esse tipo de veículo não surgirá e modificará a realidade do trânsito do dia para a noite.

O que nos resta é torcer para que as tecnologias desenvolvidas continuem oferecendo boas possibilidades para o desenvolvimento dos projetos.

Assim, será possível contar com uma realidade de condução veicular bastante distinta da atual, como, por exemplo, dirigir com segurança e conforto, sem usar as mãos.

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