Bomba de Combustível: 3 Problemas

Parece óbvio que a resposta é: para levar o combustível presente no tanque até o motor do veículo.

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E a resposta não está errada. No entanto, há muito mais para saber em relação a este importante componente do seu veículo.

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Muitas pessoas acabam não prestando atenção a detalhes acerca do funcionamento do veículo, desde que ele não apresente falhas, mas saiba que esse conhecimento pode livrá-lo de problemas.

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Saber como funciona essa parte do veículo é importante porque a bomba de combustível – ou bomba de gasolina – é um item indispensável para que ocorra a queima de combustível, que permitirá a movimentação do veículo.

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Além disso, seja o veículo novo ou não, mais cedo ou mais tarde, os problemas acabam aparecendo.

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Isso acontece porque as peças do carro vão se desgastando, algumas mais rapidamente do que outras, mas, eventualmente, todas elas sofrem os efeitos decorrentes do tempo de uso.

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E você deve concordar que não dá para se preocupar apenas com o aspecto visual do veículo, como a limpeza da lataria, por exemplo.

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A bomba de combustível, que é o assunto principal deste artigo, exige atenção redobrada.

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Aqui, além de sanar dúvidas comuns em relação ao item, você entenderá como ele funciona e de quais formas você pode contribuir para diminuir seu desgaste natural.

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Você verá, portanto, os problemas mais comuns que afetam a bomba de combustível e quais cuidados devem ser tomados para evitá-los.

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Quer um exemplo de dúvidas que serão abordadas? Veja a seguir.

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  • A quantidade de combustível no tanque pode prejudicar a bomba de injeção?
  • Andar com o carro ou moto na reserva estraga?
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Para Que Serve a Bomba de Combustível

Começarei este artigo com uma pergunta simples: você sabe dizer qual é a função da bomba de combustível?

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De acordo com o site O mecânico, a bomba de combustível tem como finalidade mover a gasolina localizada no tanque até o sistema de alimentação do motor.

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Como você pode notar, ela é de grande importância para o funcionamento de todo o veículo.

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Mas isso você certamente já sabia, e pôde confirmar ao ler a introdução deste artigo.

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Porém, você sabe identificar quando há algum problema com essa peça? Sabe o que fazer nessa situação?

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Mais à frente, mostrarei a você de quais problemas estou falando.

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Antes, porém, é importante que você conheça os diferentes tipos de bombas de combustíveis existentes no mercado.

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Para isso, leia a próxima seção.

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Tipos de Bombas de Combustível

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Quem não entende muito de mecânica pode até pensar que todos os veículos possuem o mesmo tipo de bomba de combustível.

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Afinal, a sua função é a mesma tanto em um automóvel como em uma moto, por exemplo.

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Apesar disso, não se engane. Conforme o site Oficina Brasil, há dois tipos de bomba de combustível.

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São elas:

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  • mecânica: presente em carros com carburador;
  • elétrica: presente em veículos com injeção eletrônica.
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A bomba de combustível elétrica é mais moderna do que a mecânica, e, portanto, apresenta um desempenho melhor.

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É interessante destacar que a possibilidade de realizar um teste de bomba elétrica, com a finalidade de verificar a pressão e a vazão em veículos com injeção eletrônica.

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Há uma série de equipamentos que podem ser utilizados para medir a bomba elétrica, como, por exemplo, o medidor de bomba de combustível analógico e o equipamento para medição instantânea de vazão.

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Mas perceba que esses são equipamentos cuja utilidade é bastante específica. Assim, não é necessário tê-los em casa.

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Portanto, se você precisar testar a bomba elétrica, procure um mecânico especializado. É mais simples, barato, seguro e eficiente.

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A seguir, falarei sobre o funcionamento da bomba de combustível.

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Como Funciona a Bomba de Combustível

De acordo com artigo do engenheiro mecânico Denis Marum, a bomba está abrigada dentro do tanque do veículo para que a gasolina refrigere o pequeno motor elétrico dentro dela.

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Ela é formada por três componentes: pré-filtro, conjunto de alta pressão e motor elétrico.

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Quando a chave de ignição é acionada e as luzes do painel acendem, a bomba de combustível começa a funcionar.

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Conforme explica Marum, a bomba não para de enviar combustível para o motor, esteja este funcionando ou não. E o combustível que não é queimado pelo motor, volta para o tanque.

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Durante esse processo, o veículo exige bastante trabalho por parte do motor elétrico, que, por sua vez, aumenta consideravelmente de temperatura.

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Uma dica para amenizar a elevação da temperatura é sempre manter o tanque do carro longe da reserva. Falarei mais a respeito disso em breve.

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Agora, saiba quais são os principais problemas que a bomba de combustível pode apresentar.

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3 Problemas Que Podem Dar na Bomba de Combustível

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De acordo com o site Dinamicar, é preciso ficar atento aos sinais que indicam a necessidade de substituição da bomba de combustível.

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São eles:

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  1. motor apresentando falhas e baixo desempenho;
  2. dificuldade para atingir determinada velocidade;
  3. gasto excessivo de gasolina.
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O tempo de uso é um dos principais fatores de ocorrência desses problemas.

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Você sabe qual é a validade de uma bomba de combustível cujo veículo recebe manutenção periodicamente?

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Estima-se que a durabilidade da bomba de combustível seja de aproximadamente 100 mil quilômetros.

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Outro fator que pode afetar a conservação da bomba é a utilização de combustível adulterado – mais conhecido como gasolina batizada –, um veneno para qualquer tipo de veículo.

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De modo geral, a gasolina é batizada com etanol ou água, e o etanol, com água apenas.

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Em qualquer hipótese, o efeito da adulteração ao veículo será extremamente prejudicial para o seu funcionamento.

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Por esse motivo, busque abastecer seu veículo somente em postos de confiança.

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Evite, portanto, postos cujo preço da gasolina esteja muito abaixo da média do mercado, ou cuja procedência do combustível você desconheça, pois é grande a probabilidade de se tratar de gasolina adulterada.

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Ao ter o tanque preenchido com combustível adulterado, o motor do veículo pode começar a falhar quase imediatamente.

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De acordo com o portal de notícias G1, o combustível pode sofrer três tipos de adulteração:

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  • acréscimo de etanol na gasolina;
  • mistura de água no etanol;
  • adição de solventes no etanol e gasolina.
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Embora a mistura de etanol à gasolina seja um procedimento obrigatório por lei, há um limite determinado, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para a adição de álcool, que é de 25%.

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Por fim, a outra consequência resultante da adição inapropriada de etanol é o aumento do consumo de combustível, que ocorre devido ao fato de a proporção combustível/ar necessária para cada um desses combustíveis ser diferente.

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E, por incrível que pareça, essa forma de adulteração de combustível não é a mais prejudicial para o veículo.

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A adição de solventes ao etanol ou à gasolina afeta completamente o sistema de alimentação de combustível, e, nesse caso, a bomba pode acabar ficando totalmente entupida.

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Segundo o site da Bosch, é possível perceber claramente a oxidação e a corrosão causada à bomba em função da utilização de combustível adulterado.

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Desse modo, apenas utilize o etanol (que é mais barato que a gasolina) se o seu uso for indicado no manual do proprietário do veículo.

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Afinal, o carro é uma máquina criada para funcionar conforme as especificações de fábrica.

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Na sequência, falarei de mais um problema bastante comum que pode ocorrer com a bomba de combustível.

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Continue a leitura!

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Atenção ao risco de superaquecimento

Evitar utilizar o veículo quando o combustível estiver na reserva pode evitar o superaquecimento do motor, problema que também pode ocorrer por conta de falha na manutenção veicular.

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Nesse sentido, levar seu veículo a qualquer mecânica, ou a uma que cobre um preço bem menor em relação à média, não é uma boa ideia.

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Para não ter problemas futuramente, é melhor investir seu dinheiro levando seu veículo a uma oficina de confiança.

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Em se tratando de carro, você deve concordar que não vale a pena correr o risco de ser prejudicado.

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Abri esta seção para alertá-lo, mas voltarei ao assunto de que falava anteriormente.

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Agora, tenho uma pergunta: você sabe como proceder caso seu veículo seja abastecido com gasolina adulterada?

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Não? Então leia a próxima seção deste artigo.

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Como Denunciar um Posto de Gasolina

Como você viu, ao abastecer, você pode se tornar mais uma vítima de um golpe que, infelizmente, já se tornou muito comum.

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Caso passe por esse tipo de situação, você pode, de maneira muito simples, ajudar outros motoristas a não serem prejudicados também.

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Para isso, no entanto, você deve saber como denunciar um posto de gasolina que comercializa combustível adulterado.

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Afinal, você mesmo pode estar abastecendo em um posto que vende gasolina adulterada sem saber disso.

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Por isso, se você desconfiar da procedência do combustível, não deixe de tomar providências.

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Ao fazer a denúncia, você estará contribuindo para que essa prática criminosa seja cada vez menos recorrente no nosso país.

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Conforme a ANP, a denúncia pode ser realizada de duas formas distintas:

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  • por meio da página da ANP;
  • por meio de ligação gratuita para o número 0800 970 02 67.
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Mas atenção: antes de fazer a denúncia, certifique-se de que tem informações sobre o posto, como:

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  • razão social;
  • endereço;
  • CNPJ;
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Por isso é tão importante sempre solicitar a nota fiscal de compra de combustível. Esse documento é a comprovação de que o combustível adulterado foi comprado no posto sobre o qual incide a denúncia.

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E tratando-se de combustível adulterado, há outro golpe aplicado em postos de combustíveis ao qual você deve estar atento.

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Falarei sobre ele a seguir.

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Fraude na bomba de gasolina

Infelizmente, há diversas formas de enganar os motoristas no momento do abastecimento do veículo.

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A mais conhecida e mais comum é, sem dúvida, a adulteração de combustível, mas há outras que, justamente por não ocorrerem com tanta frequência, podem não o preocupar e, por isso, você acabe sendo prejudicado.

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A fraude na bomba de gasolina é o exemplo perfeito de um golpe difícil de ser percebido. Inclusive, você já tinha ouvido falar sobre isso antes?

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A maioria dos motoristas só toma conhecimento desse problema quando já é tarde demais para evitá-lo.

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A fraude começou na cidade de São Paulo em 2017, mas, desde então, já se espalhou para outras regiões do país.

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O golpe envolve a instalação de um chip que interfere na placa eletrônica, alterando a contagem de combustível disponível para visualização do consumidor.

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Com isso, ao solicitar o abastecimento de 20 L de gasolina, se a bomba estiver fraudada, embora o painel indique a quantidade em litros solicitada, seu veículo poderá estar recebendo, na verdade, apenas 18 L de combustível.

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O chip funciona totalmente a distância e pode ser acionado por um aplicativo do celular ou mesmo por um controle remoto.

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Guaracy Fontes Monteiro, superintendente do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), afirma que é difícil para o órgão identificar essa fraude.

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Segundo ele, é preciso abrir a bomba, deslacrando-a, a fim de encontrar o chip. No entanto, é comum que o chip já esteja desconectado quando o fiscal chega ao posto para fazer a verificação.

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Sem dúvida, é uma grande injustiça com o consumidor, que, além de pagar um preço alto pelo combustível, ainda recebe menos do que foi fago.

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Felizmente, porém, nem todos os problemas relativos ao funcionamento do veículo são decorrentes de fraudes.

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O que quero dizer com isso é que há situações em que o proprietário do veículo é o único capaz de evitar a possibilidade de ter imprevistos.

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E isso é, sim, positivo se você for um motorista que se preocupa com o bom funcionamento do seu veículo.

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Lembra que prometi falar sobre o que pode acontecer ao andar com o veículo na reserva?

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Chegou a hora!

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Andar com Carro ou Moto na Reserva Estraga?

Não é incomum os motoristas brasileiros trafegarem com o tanque na reserva, seja por falta de dinheiro para abastecer ou por pensarem que não terão problema ao fazer isso, o que é um engano.

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Ao andar com o veículo na reserva, você pode danificar a bomba de combustível e acabar ficando empenhado.

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Nessa situação, precisará gastar mais dinheiro para consertar o veículo do que gastaria para abastecê-lo.

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De acordo com reportagem do G1, o motorista não deve trafegar com o tanque sempre vazio por muito tempo. É recomendado que o tanque esteja com, no mínimo, ¼ de combustível.

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Ainda, de acordo com o engenheiro Gilberto Pose, Coordenador de Combustíveis na Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, é bastante comum carros terem pane por bomba de combustível queimada, o que pode acontecer devido ao superaquecimento por mistura de ar/combustível incorreta.

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E os problemas não param por aí.

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Além de causar problemas na bomba de combustível, andar sempre na reserva pode gerar problemas no sistema de ignição do veículo.

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Com o tanque na reserva, a bomba “busca” a gasolina no fundo do tanque, onde há resíduos de combustível danosos, que, misturados com a gasolina, podem ser levados ao sistema de injeção eletrônica.

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A consequência disso para o veículo pode ser desastrosa, podendo ocorrer uma pane total.

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Para evitar que isso aconteça, o ideal é que o tanque esteja sempre abastecido com, pelo menos, 12 L de combustível.

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Isso evitará a ocorrência da famosa pane seca, que pode acabar gerando uma multa.

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Não sabe do que estou falando? Leia a próxima seção.

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Pane seca no veículo pode gerar multa

A pane seca acontece quando há falta de combustível no tanque do veículo, o que, por si só, já é um problema, visto que, nessa situação, o veículo fica impossibilitado de se movimentar.

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Além do aborrecimento devido à falta de combustível, caso isso aconteça, você sabia que pode ser multado?

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Conforme o art. 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível é uma infração média, cuja penalidade é a multa no valor de R$ 130,16 e a adição de 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

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Ainda, é prevista a remoção do veículo, como medida administrativa.

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No entanto, se você tomar alguns cuidados básicos, dificilmente passará por esse tipo de problema.

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A respeito dos cuidados a que me refiro, falarei a seguir.

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Cuidados Essenciais

Já alertei você a respeito do risco de abastecer o veículo com combustível adulterado.

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Também já comentei com você que o ideal é nunca andar com o combustível na reserva.

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Mas, além disso, há outros cuidados que devem ser tomados para o correto funcionamento desse item.

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O gerente de Assistência Técnica da Bosch, Paulo Souza, em resposta ao site O mecânico, diz que não há manutenção específica para a bomba de combustível, mas que, nos intervalos indicados pela fabricante do veículo, é importante substituir o filtro e o pré-filtro do combustível. Assim, a duração da bomba será prolongada, uma vez que esta trabalhará em condições adequadas.

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Portanto, na hipótese de a bomba apresentar problemas, será necessária a sua substituição.

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Isso não significa, contudo, que você não precisa estar atento ao seu funcionamento.

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A manutenção de todas as peças do carro garante não só a qualidade dos itens mas, também, e principalmente, a sua segurança e a de todos no trânsito.

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Conclusão

Agora que você já sabe que a bomba de combustível é essencial para o bom funcionamento do seu veículo, tenho certeza de que tomará mais cuidado nesse sentido.

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De qualquer modo, nunca é demais reforçar os alertas: evite trafegar com o combustível na reserva, abasteça seu veículo em postos de confiança e submeta-o à revisão periodicamente.

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Fique atento à presença de sinais de mau funcionamento da bomba: falhas no motor e consumo excessivo de combustível, principalmente.

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E, em caso de dúvida, leve seu veículo a um mecânico de confiança.

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Cuidando do seu veículo, você estará fazendo a sua parte para manter a segurança no trânsito.

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Além disso, também estará diminuindo as possibilidades de ser multado, já que, como você viu, ficar sem combustível pode lhe render uma autuação.

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Neste artigo, também aproveitei para falar um pouco sobre uma fraude difícil de ser detectada, que não causa danos ao veículo, mas, por outro lado, causa ao bolso do consumidor.

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Por fim, lembre-se de que é um direito seu denunciar o posto de combustível em caso de fraude.

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Referências:

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  1. https://www.oficinabrasil.com.br/hotsites/gm/abr_11.pdf
  2. https://excelbr.com.br/blog/medidor-de-gasolina/
  3. http://g1.globo.com/carros/blog/oficina-do-g1/post/mito-ou-verdade-rodar-com-o-tanque-vazio-estraga-o-carro.html
  4. https://dinamicarpneus.com.br/entenda-funcionamento-bomba-combustivel/
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