Pista de Rolamento: Entenda o Que É

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A pista de rolamento é a área voltada para o trânsito de veículos e não pode ser confundida com o acostamento.

Para saber quais infrações estão relacionadas a ela, quais são os graus de gravidade e o que caracteriza uma pista de rolamento, acompanhe o artigo até o fim e descubra! Boa leitura!

Afinal, o que é uma pista de rolamento?

Você já a conhece, você já a viu, mas provavelmente não sabia que esse era o seu nome oficial. 

A pista de rolamento nada mais é do que as estradas e vias que servem para o tráfego de carros, motos e veículos em geral. Em resumo, ela é aquilo que chamamos de rodovia ou pista.

É importante, no entanto, frisar que existe uma diferença entre a pista de rolamento e a pista de tráfego.

Aquele espaço das vias de trânsito que servem apenas para o tráfego direto, sem desvio para outras rodovias, são o que chamamos de pista de tráfego.

Pista de rolamento
Pista de rolamento

Então, qual a diferença entre a pista de rolamento e a pista de tráfego? Simples: a pista de rolamento compreende tanto a pista de tráfego quanto a via que serve para desvio para outras rodovias. 

Em linhas gerais, a pista de rolamento é toda a parte da pista ou estrada, enquanto a pista de tráfego é uma parte desse todo.

Falando nisso, qual a diferença entre “pista” e “faixa”?

Pista, faixa, estrada, rodovia… São tantos termos que, muitas vezes, se confundem e nos referimos a um quando deveríamos estar falando outro. Assim, decidimos esclarecer um pouco mais para você.

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Confira a explicação de cada um desses termos abaixo:

Faixa

Numa via de circulação, existe o que chamamos de faixa. Elas são as divisões por onde um único veículo consegue circular. Normalmente as faixas têm larguras entre 3,5m e 3,6m.

Pista

Uma pista pode conter várias faixas, ou seja, todo o espaço da via de circulação é o que chamamos de pista.

Normalmente, uma pista pode conter duas faixas, cada uma com um sentido de circulação, mas existem pistas duplicadas, com duas ou mais faixas em cada pista, mas de sentido único.

Geralmente, pistas duplicadas estão mais presentes em grandes centros urbanos, onde o fluxo de veículos é mais intenso. Dessa forma, a duplicação da pista é uma maneira de diminuir o número de acidentes.

Rodovia

Outra grande confusão é o que é estrada e o que é rodovia. Contudo, as diferenças acabam sendo extremamente simples de serem identificadas.

Toda rodovia possui pavimentação. Ou seja, para que possamos configurar algo como rodovia é necessário que ela tenha revestimento de asfalto.

Estrada

Por consequência, uma estrada é aquela que não possui pavimentação e asfaltamento.

Qual a infração mais comum relacionada à pista de rolamento?

Como tudo no trânsito, existem algumas infrações relacionadas à postura e comportamento do motorista.

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Como as pistas de rolamento costumam ter um fluxo mais intenso e rápido de carro, é necessário tomar cuidado, pois a menor das infrações pode causar acidentes de maiores magnitudes.

Para se ter uma ideia, o simples ato de estacionar na pista de rolamento é razão para multa e infração grave. Ou seja, perda de 5 pontos na CNH do motorista.

Além disso, infrações relacionadas à velocidade máxima da via são extremamente comuns nesses casos. Os limites de velocidade são prescritos na Lei Nº 9.503/1997, além de haver sinalização ao longo das vias.

É essencial estar ciente das legislações e suas consequências no trânsito, pois, infelizmente, o Brasil é 1º lugar em violência, mortes e sequelas no trânsito na América Latina.

Na Doutor Multas, nós já preparamos um Guia Completo sobre Infrações no Trânsito com tudo que você precisa saber a respeito do assunto.

É possível recorrer essas multas e infrações?

Normalmente, você consegue recorrer quando infringe a lei no trânsito e, a depender do caso, consegue a anulação da multa.

Nesse artigo aqui, explicamos e listamos razões para você recorrer às multas por estacionar em locais proibidos, como pistas de rolamento, por exemplo.

No fim das contas, o ato de recorrer uma multa não garante que isso dê o resultado esperado pelo motorista. Porém, é um direito do condutor e deve ser usado sempre que ele perceber que é necessário.

 

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