O IPVA Fica, Em Média, 3,2% Mais Barato no Ano de 2018 em SP

Última atualização em

valor ipva 2018

A Secretaria da Fazenda de São Paulo (SP) divulgou tabela com os valores venais do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2018.

O fato que chama atenção é que, por conta da queda dos preços de venda de carros praticados no varejo, o IPVA, para o próximo ano, estará, em média, 3,2% mais barato.

Em dados apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com cerca de 11,5 mil marcas, modelos e versões diferentes de veículos, a redução do valor se deve à desvalorização dos veículos, já que muitos consumidores permaneceram com seus meios de transporte próprios.

A maior queda de vendas foi identificada em caminhões usados, que tiveram recuo de 7,15%. Os ônibus e micro-ônibus tiveram redução de 4,17%, seguido dos utilitários, com 4,15%, e automóveis, com redução de 3,39%. Acesse os dados da pesquisa aqui.

O calendário de pagamento, que tem início em 9 de janeiro, divulgado recentemente, indica que os contribuintes podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%.

Também é possível realizar o pagamento do IPVA, sem desconto, no mês de fevereiro ou parcelar o tributo em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo.

CONFIRA O CALENDÁRIO de pagamento 2018 do estado de São Paulo.

 

O que é o IPVA?

O IPVA é um tributo que, caso você seja proprietário de carros, motos e outros veículos, deverá efetuar o pagamento todos os anos.

Realizando o pagamento, você está garantindo o bem-estar do controle da circulação de veículos não-licenciados, que muitas vezes circulam de forma irregular pelas vias públicas.

Além disso, o dinheiro arrecadado, diferente do que muitos acreditam, não é destinado apenas ao trânsito.

Na verdade, 50% da arrecadação vai para o estado e a outra metade vai para o município, sendo aplicada em melhorias para o trânsito.

Entretanto, esse valor também tem uma parte aplicada na saúde municipal, em hospitais, por exemplo, e na educação básica, assim como em outras secretarias. O destino dado a esse valor recolhido depende da vontade e da necessidade de cada estado.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Para consultar o IPVA é muito fácil, pois é possível fazer de sua casa mesmo, via internet.

Basta que você acesse o site do Detran de seu estado e procure a aba que diz “IPVA” mais o ano que deseja consultar.

 

Valores

valor-ipva-2018 valores
O valor do IPVA varia de acordo com o estado em que você reside

O preço do IPVA varia de acordo com o estado, mesmo tratando-se de um mesmo veículo. Portanto, sempre consulte o tributo pelo local onde você reside.

Lembre também que o valor, calculado tendo como base a taxa de imposto e o preço final do veículo, fica mais caro dependendo do automóvel que você utiliza.

Atenção! Os contribuintes que deixam de recolher o imposto ficam sujeitos a, por exemplo, multa por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic.

Isto acontece porque quem não realiza o pagamento do IPVA está, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cometendo uma infração.

Portanto, se o condutor que não efetuou o pagamento for flagrado dirigindo, receberá multa no valor de R$ 293,47, já que é considerada gravíssima. Além disso, receberá sete pontos na carteira.

Mas você sabia que algumas pessoas são isentas deste tributo? Saiba quem são e se você possui este direito aqui.

Confira também o novo projeto de lei que busca a isenção do IPVA para antigos donos de carros.

E, em caso de dúvida, entre em contato comigo aqui nos comentários. Será um prazer responder suas perguntas.

 

Referências:

  1. https://www.imprensaoficial.com.br/suplementos/fazenda/IPVA2018/index.asp
  2. https://portal.fazenda.sp.gov.br/Noticias/Paginas/Calend%C3%A1rio-de-pagamento-do-IPVA-2018-%C3%A9-definido-pela-Secretaria-da-Fazenda.aspx
Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH: Clique aqui para ter uma CONSULTA GRATUITA com o Doutor Multas.