Comprar Carro Pela Internet Pode Ser Uma Boa Opção – Entenda

Você está pensando em comprar carro pela internet, mas não sabe por onde começar? Em primeiro lugar, você precisa saber a procedência do site em que for realizar a busca. Esse cuidado é importante para que você não caia em golpes comuns do mundo virtual. Também é importante que você solicite uma vistoria antes de comprar o veículo; essa é uma forma de averiguar se o anúncio é condizente com o produto.

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.

É cada vez maior o número de pessoas adeptas a realizar as suas compras sem precisar sair de casa, utilizando apenas a internet para isso.

Os principais motivos que muitos alegam por realizar compras online são a praticidade e a notória diferença de preços em relação a muitas lojas físicas. Assim, comprar pela internet também costuma ser mais barato.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada no ano passado (2019) pelo NZN Intelligence revelou que 74% dos consumidores preferem a modalidade online no momento de realizar as suas compras.

Quanto ao tipo de mercadoria de maior busca, o campo é bastante diversificado: celulares, eletrodomésticos, equipamentos de informática, móveis, produtos de beleza etc.

Atualmente, no entanto, outro “produto” tem alcançado maior procura pelos consumidores internautas: os veículos – sejam os modelos novos, seminovos ou usados.

Mas será que comprar carro pela internet é um bom, e seguro, negócio?

Embora haja uma vastidão de opções (de modelos e preços), realizar esse tipo de compra online requer alguns cuidados importantes.

Pensando nisso, resolvi abordar, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre a compra de veículos pela internet.

Portanto, aqui, você terá acesso às seguintes informações:

  • quais os riscos de comprar carro pela internet;
  • quais os golpes mais comuns;
  • alguns sites confiáveis para realizar essa compra;
  • quais as garantias ao comprar um carro pela internet;
  • dicas para realizar uma boa compra.

Desejo uma ótima leitura!

 

Quais São os Riscos de se Comprar Carro Pela Internet?

A facilidade do mundo virtual exige atenção especial do consumidor

Ao adquirir qualquer produto pela internet, o consumidor precisa estar atento para os riscos que poderá correr. Com o mercado virtual automotivo, não é diferente.

É necessário ter muito cuidado em relação à procedência dos sites que disponibilizam os veículos a fim de evitar cair em golpes.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Alguns compradores já relataram passar por uma série de problemas, justamente por fecharem negócio com plataformas online duvidosas.

Placa clonada, automóvel com problemas de documentação, ou até mesmo defeitos e falhas mecânicas ocultadas pelo vendedor são algumas queixas comuns de muitos compradores.

Mas não para por aí.

Ano passado, uma reportagem veiculada pelo Tribuna de Petrópolis, do Rio de Janeiro, alertou para um caso de prisão por receptação de veículo roubado.

Conforme a matéria, uma mulher teria realizado a compra de um carro em um site de procedência duvidosa.

Além de ser pega transitando com o veículo roubado, a vítima também estava sem os documentos do carro, alegando que o vendedor ainda não os teria entregado.

Essa compradora passou por um grande problema após comprar o veículo pela internet, não é mesmo?

É claro que o caso relatado acima é bem específico e não acontece com tanta frequência, mas serve para mostrar o quanto pode ser arriscado comprar carro na modalidade online sem tomar as devidas precauções.

Mas ainda há muitos tipos de golpes aos quais os consumidores podem ser expostos. É sobre eles que falarei a partir de agora.

 

Golpes mais comuns aplicados por vendedores virtuais de carro

O maior erro que o comprador pode cometer é negociar com pessoas desconhecidas
  1. Gasparzinho

Esse é o tipo de golpe mais aplicado em quem compra carro pela internet.

Com o intuito de atrair “clientes”, o suposto vendedor elabora um anúncio vantajoso para os mais diversos meios de comunicação (televisão, rádio, internet, jornais).

Quando um possível comprador entra em contato com o vendedor, este lhe informa que o carro, naquele momento, se encontra em outro estado, mas que pode ser entregue sem nenhum prejuízo.

O golpista também costuma enviar fotos e vídeos do veículo para aguçar o desejo pela compra.

De repente, o vendedor aplica a velha desculpa de que recebeu uma proposta imperdível de outro comprador, afirmando que somente poderá segurar o carro se receber o pagamento de um “sinal”, ou seja, um valor de entrada.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Temendo perder o negócio, o comprador acaba depositando esse pagamento.

Uma vez realizado o depósito, o golpista some e o comprador não consegue mais localizá-lo.

  1. Prisioneiro

Nesse tipo de golpe, os carros são oferecidos a preços incrivelmente baixos, por supostamente estarem indo a leilão (seja por impostos atrasados, financiamentos não quitados etc).

Há casos em que o vendedor mal intencionado chega a levar o comprador ao terreno em que se encontra o veículo, porém, após o depósito do dinheiro ter sido realizado, o golpista simplesmente desaparece.

  1. Direto de fábrica

Aqui, o vendedor golpista anuncia e tenta convencer o futuro comprador de que ele é “amigo” de um funcionário de determinada montadora.

Logo, o vendedor menciona que, em decorrência dessa amizade, ele tem direito a descontos especiais.

Após a conversa, o suposto funcionário da montadora aparece para confirmar toda a história (usando, muitas vezes, até mesmo crachá e uniforme da “empresa”).

O final da história você já pode imaginar: o comprador confia no negócio “vantajoso”, deposita o valor na conta do golpista e nunca mais vê o suposto funcionário.

  1. Consórcio

No golpe do consórcio, o vendedor golpista oferece condições atraentes de vendas de consórcios sorteados. Ele ainda pode afirmar conhecer pessoas que conseguem fazer com que a cota seja sorteada.

Então, assim que o impostor percebe que a vítima ficou interessada, solicita a sua documentação e o pagamento de uma taxa de transferência de titularidade do consórcio.

Após esse procedimento, como de praxe, o golpista some e a vítima fica sem dinheiro e sem carro.

  1. Telefonia

Aqui, os golpistas enviam mensagens às vítimas, informando que elas ganharam um carro e que precisam efetuar recargas com altos valores para receber o “prêmio”.

Ao fazerem o que os golpistas pedem, as vítimas, além de não ganharem nada, ainda contribuem para o aumento do crime organizado.

  1. Consignado

Esse golpe é bastante praticado por lojas de veículos de procedência duvidosa.

Nessa trama, o funcionário da loja começa entrando em contato com os proprietários de veículos que estão portando placas de “vende-se” e os convence a deixar seu carro para venda na loja.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Feito isso, a loja pode aplicar vários golpes, como:

  • recolher a documentação (como garantia) de quem se interessou e, mais tarde, informar que o pedido do crédito não foi aceito;
  • vender o carro e deixar de transferir o bem para o comprador;
  • informar ao proprietário do veículo que ele foi roubado e, assim, ficar com o dinheiro;
  • vender o carro, usando documentação e procuração de venda falsos.
  1. WhatsApp

O golpe do WhatsApp tem se tornado cada vez mais comum, devido à crescente utilização do aplicativo.

Nesse tipo de golpe, assim como no “gasparzinho”, o vendedor também espalha anúncios de ofertas atrativas.

Fotos e vídeos são enviados às vítimas e muitas facilidades de pagamento são propostas aos futuros compradores.

Nesse caso, para ganhar a confiança da vítima, é comum o golpista usar nomes de lojas de veículos conhecidas.

Após a vítima ter realizado o depósito, o golpista bloqueia o comprador e some com o dinheiro.

Como você deve ter percebido, pelos tipos de golpes expostos acima, o maior erro que o comprador pode cometer é negociar com pessoas desconhecidas.

Quando a compra é feita pela internet, o risco de cair em golpes como esses é ainda maior, uma vez que a parte interessada no negócio, muitas vezes, sequer pode ver o seu vendedor.

Mas, claro, nem tudo está perdido. Comprar veículos pela internet pode, sim, ser um bom negócio, desde que você busque por sites confiáveis.

Para ajudá-lo, separei algumas plataformas que podem oferecer um ótimo e seguro negócio para você.

Acompanhe na próxima seção!

Conheça Alguns Sites Confiáveis Para Comprar Carro Pela Internet

É preciso muita atenção ao comprar carro pela internet

Como você viu até aqui, ao comprar carro no mercado online, é preciso ficar muito atento aos mais diversos tipos de golpes que podem ser aplicados aos compradores.

Por isso, para ajudar você a tomar a decisão mais segura, separei 3 sites para compra de veículo pela internet, que apresentam boa e confiável reputação.

Veja um pouco mais sobre eles a partir de agora.

iCarros

Se você está procurando um local seguro para adquirir o seu carro zero km ou usado, o iCarros, portal de vendas de carros patrocinado pelo banco Itaú, é uma excelente opção.

O site é apresentado de forma bastante dinâmica, o que facilita a pesquisa do comprador.

Assim que você entra na plataforma, alguns campos devem ser preenchidos, a fim de melhor delimitar as opções disponíveis.

Você pode optar, assim, se procura por carros usados, 0km ou, ainda, ofertas com financiamento.

Na sequência, você poderá escolher a marca do veículo pretendido, bem como o modelo, o ano (mínimo e máximo) e o preço (mínimo e máximo).

Finalmente, basta preencher o campo com a localização onde você deseja que o veículo se encontre: cidade, estado ou em qualquer parte do país.

Após todos os campos preenchidos, basta iniciar a busca.

Outra forma de você ficar por dentro das ofertas e novidades do mundo automotivo, onde quer que você vá, é usando o aplicativo iCarros.

É só baixar o app pelo Google play ou App Store em seu celular para poder utilizá-lo.

Usando o aplicativo iCarros, a sua busca pode ser ainda mais simples e rápida, com a qual você poderá:

  • conferir as ofertas na sua região e filtrar os resultados;
  • ter acesso à tabela FIPE e verificar quanto seu carro está valendo no mercado e qual o preço médio no iCarros;
  • comparar modelos 0km e conferir fotos, preços, ficha técnica e opiniões;
  • ter acesso às últimas notícias do mundo automotivo e de seus principais salões.

É importante ressaltar que a classificação do site feita pelos seus usuários está entre as melhores, o que comprova a seriedade dos serviços prestados pela plataforma.

Para você ter uma ideia, no portal Reclame Aqui, a página do iCarros é classificada como “ótima”.

InstaCarro

O site InstaCarro também oferece benefícios seguros para quem deseja comprar ou vender seu veículo.

A plataforma tem como principal objetivo oferecer apoio e suporte para as pessoas interessadas em vender seu carro, cuidando de todas as partes do processo: desde a avaliação do preço até o pagamento pós venda.

Assim, uma vez que o site oferece suporte para os vendedores, aqueles que tiverem interesse em comprar um veículo poderão ter certeza de que estarão adquirindo uma mercadoria de procedência segura.

O diferencial do site é que, na modalidade venda, a empresa envia um colaborador até o endereço do futuro vendedor para realizar a avaliação do veículo.

Assim, o comprador saberá que o preço ofertado será justo, bem como terá a garantia de que o carro está em boas condições.

O pagamento, aqui, será sempre realizado à vista, e todas as questões burocráticas com a documentação do veículo ficarão por conta da empresa.

O InstaCarro também tem um aplicativo disponível para os sistemas iOS e Android, em que o cliente poderá:

  • verificar a cotação online (totalmente gratuita);
  • agendar inspeção do veículo;
  • realizar a compra/venda;
  • efetivar o pagamento.

Além disso, a reputação do site do InstaCarro no Reclame Aqui também é avaliada como “ótima”.

Vrum

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

O Vrum, ainda que seja menos conhecido no mercado automotivo em relação aos sites citados acima, também é bastante confiável e seguro.

A plataforma oferece carros seminovos e usados e contém informações mais abrangentes.

No Vrum, você também pode consultar a tabela FIPE e, assim, conferir se o valor do carro que pretende comprar está de acordo com o preço médio do mercado.

Dessa forma, você pagará um preço mais justo pelo veículo e ficará por dentro de serviços como o Seguro Auto, por exemplo.

Além disso, terá acesso às melhores concessionárias e revendedoras do país.

O site também permite que você selecione o modelo, a marca, o tipo, o ano e o preço do carro que você procura, além do estado e cidade em que você deseja realizar a compra.

Assim como os outros sites mencionados nesta seção, o Vrum também pode ser baixado por aplicativo, em que poderão ser conferidas as novidades e os carros mais baratos do mercado.

Na próxima seção, eu explicarei a você quais as garantias, previstas por lei, que você poderá ter ao adquirir um veículo pela internet.

 

Quais os Amparos Legais Para Efetuar a Compra de Carros Pela Internet? Veja Algumas Dicas Para Não Sair no Prejuízo

Para quem deseja comprar carro pela internet, é fundamental saber quais são suas garantias previstas na lei

Ao realizar qualquer compra em um estabelecimento comercial, o consumidor é amparado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)

O CDC prevê, em seu art. 26, inciso II, que o consumidor terá 90 dias para reclamar pelos vícios aparentes, no caso de produtos duráveis ou fornecimento de serviço.

Ou seja, se você comprar veículo novo em revendedora e ele apresentar problemas que possam ser constatados facilmente, você terá um prazo de 90 dias para fazer a reclamação.

Em seu art. 18, §1º o Código prevê que, caso o fornecedor não solucione o problema em 30 dias, você poderá exigir que o veículo seja trocado por outro, de igual modelo, ou que o valor proporcional seja abatido.

Mas, e ao comprar um carro usado, você sabe qual é o órgão que irá amparar o comprador?

Independentemente de ser online ou não, a compra de veículo usado requer atenção redobrada.

Quando a compra é efetuada diretamente de outra pessoa, conforme explana o site do PROCON-PR, ela não será amparada pelo CDC, pois a pessoa física de quem se adquiriu o veículo não é considerada um fornecedor habitual.

Nesse tipo de situação, o comprador estará protegido pelo Código Civil. Aqui, a reclamação formal poderá ser feita dentro do prazo de 90 dias.

No entanto, para não precisar recorrer a esse tipo de órgão por qualquer problema com a compra do seu veículo, a melhor saída é a prevenção.

Assim, é importante que você fique atento a algumas dicas antes de fechar negócio pela internet.

Dicas para fechar um bom negócio com a compra online do seu carro

Antes de comprar o seu carro pela internet, além de ter o maior cuidado possível com os sites de busca, fique atento a outros detalhes importantes, como os que irei mencionar a partir de agora.

  1. Tenha desconfiança
Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

Não se deixe levar por preços baixos ou ofertas milagrosas, como facilidade de pagamento fora da realidade do mercado.

Utilize, assim, a tabela FIPE como referência de preço. Se o valor ofertado estiver muito acima ou muito abaixo, desconfie.

Da mesma forma, não aceite determinações de pagamento antecipado; você pode cair em golpes como os que mencionei anteriormente.

  1. Confira as informações

Antes de fechar negócio, é extremamente importante que você confira se a descrição do veículo, no anúncio, é condizente com as fotos publicadas.

Analise, assim, detalhes como os equipamentos prometidos, a quilometragem do automóvel, o ano e o modelo.

Além de ser necessário que as informações sejam consistentes, as imagens não podem deixar dúvidas ou colocarem em cheque o que está sendo passado ao consumidor pela descrição.

  1. Fique atento à documentação

É imprescindível que, antes de realizar a compra, você solicite ao vendedor a placa e o RENAVAM do veículo.

A partir desses dados, você poderá pesquisar, pelo site do DETRAN do estado em que ele está registrado, se há alguma pendência em nome do automóvel, como multas, licenciamento, IPVA ou outros débitos.

  1. Procure realizar uma vistoria veicular

Solicitar uma vistoria no veículo antes de fechar negócio é fundamental. Procure por alguma empresa que realize o serviço, como, por exemplo, as que são cadastradas pelos DETRANs.

Esse tipo de empresa oferece a chamada vistoria cautelar, em que é analisada uma série de detalhes, como a originalidade dos equipamentos do carro, o CHASSI, o desempenho do motor etc.

A vistoria também irá averiguar a documentação do veículo, buscando levantar eventuais leilões ou histórico de sinistro.

Todas as informações apuradas serão registradas em documento, juntamente com fotos e entregues ao futuro comprador posteriormente.

O custo da vistoria pode ser dividido entre ambas as partes interessadas no negócio.

Vale ressaltar que, no caso dos sites que utilizei como exemplos de ferramentas confiáveis para compra online de carro, as empresas já oferecem esse tipo de serviço.

  1. Tente verificar o veículo pessoalmente

Se for possível, é muito importante que você procure avaliar o veículo pretendido com os próprios olhos.

Para isso, marque um ponto de encontro, de preferência público, com o vendedor. Aliás, a própria vistoria pode ser realizada nesse momento.

Se você não mora no mesmo local onde o veículo está sendo vendido, conte com o serviço prestado por uma vistoria de confiança para realizar essa análise por você.

 

Conclusão

Informar-se ainda é o melhor caminho para evitar ciladas de golpistas

Neste artigo, procurei abordar tudo o que há de mais importante sobre a compra de veículos pela internet.

Você viu, assim, quais são os riscos e golpes mais comuns aos quais você poderá estar exposto se realizar esse tipo de compra e não realizar uma análise minuciosa do site de procura.

Por essa razão, explorei alguns exemplos de plataformas online que oferecem um serviço prático e, principalmente, de confiança para os seus clientes.

Finalmente, você pôde conferir quais garantias são oferecidas a quem realiza a compra de carros pela internet, bem como algumas dicas preciosas que devem ser seguidas antes de fechar negócio.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo para que eu possa ajudá-lo.

Peço que você compartilhe este conteúdo com os seus amigos, pois essas informações também podem ser úteis a eles.

 

Referências:

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/compra-online-preferencia-de-consumidores-brasileiros/

https://tribunadepetropolis.com.br/mulher-compra-carro-pela-internet-e-acaba-presa-por-receptacao

https://www.icarros.com.br/principal/index.jsp?escopo=3&parceiro_id=86&midia_id=719&gclid=Cj0KCQjwlN32BRCCARIsADZ-J4sWrAQip2r57Io1wR-hw6hrXh7I5tT1bxlkL-fAgIMggli0X06Ldj8aAt7zEALw_wcB

https://www.instacarro.com/

https://www.vrum.com.br/

https://www.uol.com.br/carros/listas/veja-5-cuidados-ao-comprar-um-carro-pela-internet.htm

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.