Professores Podem Ganhar o Direito ao Desconto no Carro 0KM

A Lei n° 14.071/2020 - conhecida como Nova Lei de Trânsito - fez grandes alterações no CTB, a partir de 12 de abril de 2021. O cenário com a nova legislação é ideal para cancelar multas e evitar a perda da CNH. O momento para recorrer é agora. Você foi multado e quer evitar mais problemas com multas de trânsito? Clique aqui e faça uma Consulta GRATUITA da sua multa de trânsito!

Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.

O Senado brasileiro permite que os cidadãos apresentem “Ideias Legislativas” para possíveis leis em benefício da população. Isso contribui para uma legislação mais participativa e que atenda às necessidades da população.

Essas ideias precisam de 20.000 apoios online dentro de um prazo de 120 dias para, então, passarem pela análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e se tornarem uma Sugestão Legislativa ou não.

Se esse número de apoios for alcançado, o próprio Senado encarrega-se de designar um relator para um possível Projeto, que será, depois, disponibilizado para consulta pública no Portal e-Cidadania.

Depois da consulta pública, a Sugestão pode tornar-se um Projeto de Lei (PL) ou ser arquivada, de acordo com a resposta da população.

As condições para as ideias terem seguimento são simples: não podem contrariar a Constituição Brasileira e devem estar dentro do campo de ação do Senado.

Em junho deste ano, Valdira Vieira, moradora do estado de Sergipe, utilizou o recurso de Ideia Legislativa e obteve mais apoios do que o estabelecido como mínimo.

Sua sugestão era que se criasse uma lei permitindo a compra de carro com 30% de desconto também para professores.

 

Lei permite comprar carro com desconto

ar condicionado carro viagem com familia
Veja a resposta técnica para essa dúvida

Atualmente, há uma lei semelhante que permite a compra de carro 0km com descontos que podem chegar a 30% para deficientes, portadores de algumas doenças e limitações e taxistas, desde que obedeçam certas exigências e passem por um processo de análise para receber as isenções.

A Lei nº 10.690 de 2003 possibilita que essas pessoas recebam a isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), condicionadas ao cumprimento de determinados requisitos.

Algumas das pessoas abrangidas por essa lei são/possuem:

  • Paraplégicos
  • Tetraplégicos
  • Amputados
  • Paralisia
  • Diabetes
  • HIV
  • Autismo
  • Deficiências mentais

A lista é longa e, ao todo, 1 em cada 2 pessoas tem direito à aquisição sob essas condições.

O processo para conseguir as isenções inclui passar por perícia médica para emissão de laudo no DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito), possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Especial e apresentar alguns documentos e formulários na Receita Federal.

O veículo a ser adquirido também deve seguir as regras impostas pela lei.

Ele deve ser nacional ou nacionalizado (produzido em país do Mercosul), custar até R$ 70.000,00, possuir 4 portas no mínimo, ter todas as adaptações necessárias para que o beneficiário possa dirigir, entre outros.

Para aqueles que não têm condições de dirigir, é possível designar motoristas, que devem ser devidamente identificados no processo.

Também podem buscar a isenção do IPVA pessoas que já possuem um automóvel dentro das regras e se encaixam no que a Lei descreve.

Você quer receber conteúdos EXCLUSIVOS e gratuitos sobre Trânsito?  Clique AQUI e entre no meu grupo de Telegram!

 

Sugestão Legislativa 40/2017

conseqs lei

Para Valdira, idealizadora da proposta, a aprovação de uma lei como essa facilitaria a vida dos professores.

Ela afirma que esses profissionais, de maneira geral, recebem salários baixos e têm grandes dificuldades para percorrer as distâncias entre sua residência e locais de trabalho.

Dessa forma, o automóvel contribuiria para maior mobilidade dos professores, que, muitas vezes, se locomovem por longos trechos para chegar aos locais onde lecionam.

A sergipana justifica sua iniciativa dizendo, ainda, que proporcionar esse desconto também para os professores é uma forma de aquecer o mercado automobilístico.

 

Conclusão

prova teorica detran conheca legislacao
Continue lendo nossos conteúdos para entender cada vez mais sobre trânsito!

Após receber 20.104 apoios, a ideia foi encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para análise e ganhou o número de Sugestão Legislativa 40/2017. O relator designado para o caso foi o senador Cidinho Santos (PR – MT).

Agora, a Sugestão está disponível para consulta pública no site do Senado e possui mais de 9.000 respostas SIM da população, contra pouco mais de 1.000 respostas NÃO.

Podemos observar reações bem diversas quanto à ideia na internet. No entanto, a proposta segue tendo uma aprovação bastante superior à reprovação, em se tratando do número de votos na consulta.

Clique AQUI e baixe grátis o PDF de como recorrer de multas de trânsito em 2020

 

Referências:

  1. http://www12.senado.leg.br/ecidadania/
  2. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.690.htm
  3. https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/130510
  4. http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=130510
Foi multado? Não fique sem dirigir! Descubra agora como não perder a CNH e economizar:  Clique AQUI para receber uma consulta gratuita do seu caso com o Doutor Multas.