Estão sendo criadas, na China, super câmeras de segurança capazes de desenvolver suas funções com extrema precisão.
A utilização dessas câmeras já está sendo pensada e, por esse motivo, sua aplicação para a fiscalização de trânsito já está programada.
As câmeras, possuindo uma habilidade ainda não vista em nenhum outro equipamento de captação de imagem, são capazes de identificar um objeto ou um indivíduo por suas marcas particulares.
Assim, as imagens captadas pela câmera poderão identificar um veículo pelos traços particulares que possui, como outras cores além da original, partes amassadas e arranhões, além de acessórios e outros aspectos próprios.
Os dispositivos estão sendo desenvolvidos com uma capacidade de assimilação de informações, as quais, depois de armazenadas, são distintas pelo equipamento.
Assim, a informação particular apresentada por um veículo será não exatamente identificada por possuir determinadas características, mas, em primeiro lugar, por diferenciação de outras informações também registradas por imagem.
Benefícios Das Câmeras De Alta Precisão
Todos sabemos que muitos condutores tentam escapar do registro de infrações escondendo ou modificando a identificação do veículo, que é a sua placa.
Com a modificação das placas, se torna fácil que um condutor que teve a sua placa clonada pague pelo erro do outro motorista.
Com o sistema de identificação de traços específicos, em caso de clonagem de placas, bastaria que o veículo que foi identificado cometendo a infração passasse por uma vistoria.
Se as suas marcas particulares não estivessem de acordo com as apresentadas pela câmera, seria possível identificar uma clonagem de placas e, assim, inocentar o condutor que teve seu veículo clonado.
Dessa forma, por mais que um condutor deseje disfarçar o seu veículo, não seria mais possível, pois os mais pequenos detalhes serão captados pela capacidade de identificação precisa das câmeras.
Problemas Da Câmera De Alta Precisão
Ao ser desenvolvida, a câmera de alta precisão poderá também identificar traços particulares de pessoas.
O reconhecimento de rostos humanos, ao mesmo tempo em que será extremamente útil para os sistemas de segurança, também pode ser considerado um limite à liberdade das pessoas, visto que todos poderemos, o tempo todo, ser controlados pela identificação facial realizada por equipamentos.
No entanto, ainda que se veja esse grande avanço tecnológico como perigoso para a liberdade de ir e vir das pessoas, se mal utilizado, com certeza, será muito útil na fiscalização de trânsito, registrando cada traço do veículo.
Conclusão
Os pesquisadores informam que o estudo para desenvolvimento das câmeras está em andamento, ainda longe da conclusão.
Entretanto, como os objetivos de se desenvolver uma câmera com uma capacidade diferente e mais acurada do que as desenvolvidas até então está indo pelo caminho certo, a notícia de seu desenvolvimento foi divulgada.
Os dispositivos de vigilância ainda demorarão a ficar prontos para lançamento e, com certeza, não chegarão aos países ocidentais logo após o seu lançamento.
Referência:
- https://www.thesun.co.uk/tech/4213358/china-working-on-repression-network-which-lets-speed-cameras-track-and-identify-cars-and-human-motorists/