Aplicativos de Carona: Viaje Pagando Menos

Você já viajou com algum aplicativo de carona? Sair da sua cidade para visitar alguém pode não ser muito barato, não é mesmo? Mas certamente o surgimento dos apps que dividem o gasto da viagem vieram para facilitar a vida de todo mundo, diminuindo distâncias e dividindo despesas. Mas você conhece quais são os aplicativos mais procurados pelos brasileiros? Sabe como eles funcionam? Leia o artigo e descubra!

Desde que surgiram os smartphones e iPhones no Brasil, com a possibilidade de acesso a inúmeros aplicativos, tudo parece ter ficado mais fácil e acessível.

Sem distinção de sexo, cor ou classe social, é possível ver desde crianças até idosos mexendo em seus celulares e usufruindo daquilo que a tecnologia tem a oferecer.

Hoje, você pode fazer inúmeras atividades sem sair do seu sofá, desde responder e-mails, enviar currículos até realizar o check-in do seu voo, acessar a sua conta bancária e, assim, pagar as suas contas.

Em apenas um toque na tela do seu celular, você rapidamente resolve o que levaria um dia inteiro para solucionar tempos atrás.

E não é apenas isso. Nos últimos anos, se você parar para analisar, alguns aplicativos têm oportunizado possibilidade de trabalho a muitas pessoas, com o 99, por exemplo, e possibilitado o crescimento econômico de algumas cidades.

As vantagens que esses recursos tecnológicos têm gerado são muitas, e você precisa ficar atento às atualizações para não ficar de fora.

Os aplicativos de caronas são uma dessas inovações. Sim, caso você ainda não saiba, há aplicativos disponíveis que permitem que você programe viagens, inclusive com a sua família.

Ou seja, você pode usar os aplicativos destinados a viagens e economizar uma graninha na hora de colocar o pé na estrada.

Com isso, viajar deixou de ser um capricho reservado apenas para aqueles que possuem um alto poder aquisitivo.

É possível que você seja um amante das estradas e das novas descobertas sem esbanjar muito.

Inclusive, você pode ser estudante e aventurar-se por aí com o dinheiro contado na carteira.

Tudo é uma questão de organização e de conhecimento sobre o funcionamento desses aplicativos.

Ficou curioso? Está pensando nos lugares que deseja conhecer? Já se viu fazendo as malas?

Então, pode começar a arrumá-las, pois, neste texto, vou explicar tudo o que você precisa saber sobre os aplicativos de carona.

Elaborei uma lista com os melhores, explicando como eles funcionam para que você já possa encarar a estrada no final de semana.

Só não aproveita a vida quem não quer, concorda?

Fique até o final deste artigo e descubra como explorar o mundo gastando pouco dinheiro.

 

O Que São e Como Funcionam os Aplicativos de Carona

Um dos objetivos dos aplicativos de carona é que você divida os custos da viagem

Os aplicativos de carona visam facilitar a mobilidade dos usuários, seja dentro da cidade, intermunicipal ou interestadual, oferecendo um preço mais acessível.

A ideia, quanto aos aplicativos de carona intermunicipais e interestaduais, é que os usuários possam pegar a estrada por um valor mais barato do que pagariam se fossem utilizar o transporte rodoviário ou viajassem sozinhos no próprio veículo.

Essa possibilidade alternativa de transporte consiste na divisão das economias da viagem.

Ou seja, o motorista do veículo utilizado na viagem estipula o valor que cada passageiro deverá pagar para arcar com os gastos da viagem.

Para que você possa entender melhor, vou dar um exemplo.

Você mora em Campinas, município localizado no estado de São Paulo, e tem que realizar um concurso em São Paulo capital, localizada a 98 km de distância.

Você está com pouco dinheiro e precisa fazer um bate e volta para não gastar com hotel.

Porém, os horários de ônibus disponíveis não facilitam muito a sua vida, pois, ou você chega atrasado ou fica muito tempo esperando até o horário da prova.

Você opta, então, por utilizar o aplicativo de carona. Desse modo, insere o seu lugar de origem, o destino pretendido e a hora que pretende iniciar a viagem.

Por ser alguém de sorte, você encontra três motoristas com o mesmo destino que você e que pegarão a estrada na hora que você deseja sair.

Você analisa fatores como o perfil dos condutores, os comentários de outras pessoas que já viajaram com cada um e os valores que estão cobrando pela carona, por exemplo.

Assim, seleciona a carona que mais lhe agrada e combina o ponto e o horário de partida.

Não há complicações e, dependendo do tipo de veículo do motorista, se for um modelo econômico, você pode pagar 50% mais barato do que pagaria usando outro tipo de transporte.

Porém, se você tem o seu próprio veículo e deseja oferecer carona para diminuir os seus gastos com combustível, também é possível.

Nesses casos, você deve oferecer, por meio do aplicativo, a sua carona, com o destino e a hora da sua viagem, e deixar que os usuários procurem você.

Aquela viagem que parecia distante pode se tornar real se você tiver com quem dividir os custos.

O que você está achando da ideia? Pensa ser vantajosa?

Continue acompanhando, pois, no próximo tópico, explicarei melhor como pegar e também como oferecer carona pelo aplicativo.

 

Aplicativos de Carona na Prática

O primeiro passo é realizar o download do aplicativo em seu celular

Antes de falar sobre como você deve fazer para pegar ou oferecer carona pelo aplicativo, preciso mencionar algo essencial: como obtê-lo.

Para ter o aplicativo de carona em seu celular, você deve procurá-lo na App Store, caso o sistema do seu celular seja iOS, ou na Play Store, se tiver um smartphone.

Ao inserir “aplicativos de carona” na procura da loja virtual de seu celular, surgem várias opções de busca, e você tem que escolher o de sua preferência – caso você não conheça nenhum aplicativo, fique tranquilo, pois, no próximo tópico, listo alguns dos melhores para que possa conhecê-los.

Um aspecto interessante a ser considerado na hora da procura são os comentários feitos pelos usuários em relação às vantagens e desvantagens do aplicativo.

A opinião do público deve sempre ser levada em consideração, até porque os usuários não ganham nenhum tipo de desconto ou valor para falarem bem do aplicativo, logo, não poupam na hora da crítica.

Ao selecionar o aplicativo de sua preferência, você deve realizar o download e cadastrar-se, de acordo com a orientação recebida ao abri-lo.

Conforme você realiza o cadastro, o aplicativo já mostra as opções possíveis, que consistem em Procurar Carona ou Oferecer Carona. Venha comigo e vamos explorar cada uma com calma.

Procurar carona

Com o exemplo que dei no início do texto, você pôde ter uma ideia sobre como funciona o processo, o qual não apresenta muitas distinções entre um aplicativo e outro.

No geral, quando você busca uma carona, o aplicativo lhe faz três perguntas iniciais: seu lugar de origem (saindo de…), seu destino (indo para…) e a data que você deseja realizar a viagem.

Ao preencher todos esses campos, aparecem todas as opções de carona disponíveis para você, com a foto do motorista, o valor cobrado pela viagem e o horário de saída.

Ao clicar sobre a carona desejada, você tem acesso ao local de início e término da carona, os lugares ainda disponíveis, os detalhes do carro, as avaliações de outras pessoas que já viajaram com o condutor, bem como o número de caronas que já ofereceu e as suas particularidades (se gosta de conversar, se leva animais na viagem, se fuma…).

Há, ainda, outras informações que você não tem acesso, mas que o aplicativo diz para você se o condutor disponibilizou ou não, a saber, documentação, e-mail, telefone e o número de amigos no Facebook.

Se desejar, também é possível conversar com o condutor a fim de tirar as suas dúvidas ou, até mesmo, propor outro lugar de partida.

Escolhida a carona, basta arrumar a mochila e aguardar o dia.

Oferecer Carona

Cadastre-se e viaje já no próximo final de semana

Assim como procurar carona, oferecer também é bastante simples e não requer nada além de planejamento.

Ao acessar a opção para oferecer carona, você tem que preencher os seguintes itens referentes aos pontos de encontro e chegada:

  • de onde você vai sair;
  • para onde você vai;
  • cidade de passagem.

No primeiro item, você deve colocar a cidade e o ponto de partida da sua carona. Em seguida, a cidade para onde vai e o lugar onde deixará os passageiros.

Por fim, em campo opcional, você coloca as cidades por onde passará caso tenha a disponibilidade de apanhar ou deixar algum passageiro.

Preenchidos esses itens, o aplicativo dispõe também de campos para que você forneça a data e a hora em que vai pegar a estrada.

Ao concluir as informações referentes ao itinerário da viagem, o aplicativo solicita que você comunique os detalhes da carona, tais como o valor que cada passageiro terá de pagar e a quantidade de lugares disponíveis no veículo, por exemplo.

Feito isso, o aplicativo pergunta se você quer que a reserva dos passageiros seja feita automaticamente ou se deseja fazer manualmente – aqui, você tem a opção de verificar o perfil dos passageiros antes de confirmar a carona.

Realizados todos os procedimentos, sua carona é publicada e você só deve aguardar as solicitações.

Para que a sua carona seja requisitada, insira informações sobre o seu veículo (como o espaço, a opção para ouvir música, por exemplo), complete todos os dados do seu perfil e confirme a sua documentação.

Quanto mais completo o seu perfil, mais chances você terá de preencher as vagas disponíveis no seu veículo.

Tudo bastante simples, concorda?

Seja para pegar carona ou para oferecê-la, os aplicativos são fáceis de manusear e exigentes quanto à documentação e ao preenchimento dos perfis, tudo para que as viagens sejam seguras.

É interessante ressaltar que o aplicativo é bastante útil para quem estuda ou trabalha em outra cidade e enfrenta a estrada todos os dias, pois, além de ajudar a diminuir gastos diários, garante a você uma companhia.

Se você está gostando dessa facilidade, acompanhe o próximo tópico para conhecer os principais aplicativos de carona intermunicipais e interestaduais e, assim, escolher qual deles você vai usar na sua próxima trip.

 

Principais Aplicativos de Carona Para Você Baixar

O BlaBlaCar é um dos maiores aplicativos de caronas

Para que, hoje mesmo, você possa começar a se organizar para realizar a sua viagem, listei quatro dos principais aplicativos de caronas para ajudá-lo na escolha.

 

  • BlaBlaCar
  • WazeCarpool
  • Zumpy
  • UberJuntos

 

Todos os aplicativos citados estão disponíveis para Android e iOS e são absolutamente gratuitos.

Além disso, é interessante ressaltar que tanto os motoristas quanto as caronas precisam usar o perfil do Facebook para a realização do cadastro. Isso aumenta a segurança dos usuários e a confiabilidade do aplicativo.

Quantos aos valores, os aplicativos calculam a média, considerando o combustível e os pedágios, e permitem, ao motorista, que cobre um pouco mais ou um pouco menos pela viagem.

O pagamento por parte do passageiro é realizado em dinheiro diretamente ao condutor.

Dentre os aplicativos que citei, o BlaBlacar é considerado o mais utilizado para viagens de longa ou curta distância. Presente em 22 países e com de 80 milhões de usuários, o BlaBlaCar possibilita que seus membros também realizem viagens ao exterior.

Você pode, inclusive, acessá-lo tanto pelo aplicativo quanto pelo site, como ficar melhor para você.

Hoje, em todo o mundo, a BlaBlaCar é a plataforma líder de caronas de longa distância e, a cada trimestre, apresenta 25 milhões de viajantes.

Já o WazeCarpool também é outro aplicativo bastante promissor no mercado atual. Para utilizá-lo, é necessário baixar o Waze.

Clicando no ícone de um carro, no canto inferior direito da tela, você conseguirá encontrar passageiros na sua rota para dividir o trajeto.

O WazeCarpool tem os preços definidos para reembolsar custos de combustível e transporte, e não para gerar lucro ao motorista.

O Zumpy é um app criado por brasileiros (em Belo Horizonte). Ele conta com particularidades que podem ser bastante benéficas aos usuários, como definir quem poderá acompanhar a sua rota de viagem (amigos do Facebook, grupos privados e caronas entre mulheres).

Outro ponto interessante do aplicativo é que ele permite que o motorista troque seus créditos por combustível na rede de postos Ipiranga.

Por fim, a Uber, em 2018, lançou a modalidade Uber Juntos. O app funciona de forma semelhante aos citados acima, mas ele pode solicitar que o usuário vá até um ponto de encontro central para embarcar no veículo.

Mas não se assuste, pois esse ponto de encontro geralmente será um local próximo a você (na sua esquina ou quarteirão), o que torna o embarque mais rápido e prático, evitando que o motorista dê muitas voltas para encontrar todos os passageiros.

Viu como os aplicativos citados são práticos? Eles já são utilizados por muitas pessoas em todo o Brasil. Mas vale ressaltar: embora sejam considerados seguros, todo o cuidado é pouco.

Abaixo, separei algumas dicas importantes que você deve considerar antes de contatar qualquer app de viagem.

 

Algumas Dicas Para Fazer uma Viagem Segura

Quando se fala em aplicativos de carona, as pessoas, geralmente, questionam-se quanto à segurança na sua utilização. E estão cobertas de razão quanto a isso, pois a violência tem feito muitas vítimas nos últimos anos.

Todo cuidado, portanto, é pouco na hora de pegar uma carona. É preciso que você pesquise sobre todas as pessoas que compartilharão o trajeto com você.

Seja você o condutor ou o passageiro, pesquise o perfil disponibilizado pelo aplicativo e as redes sociais dos viajantes.

Pesquise os amigos, veja as fotos, os compartilhamentos da pessoa e esteja atento a tudo que possa parecer suspeito.

Além disso, os aplicativos exigem dos usuários uma avaliação, para caroneiros e motoristas, sobre a viagem.

Logo, veja se o condutor é prudente na direção, se os passageiros são companhias confiáveis, dentre outros aspectos que você considera importante como característica para as pessoas que dividirão o carro com você.

Abaixo, listei algumas dicas essenciais para que você receba avaliações positivas e para que tenha uma viagem segura e tranquila. Confira!

  • Leia os comentários feitos nos perfis dos condutores e dos passageiros. As avaliações são importantes e podem ajudá-lo a evitar enrascadas.
  • Procure o perfil das pessoas que irão viajar com você nas redes sociais. Procure os amigos em comum, veja as fotos em que a pessoa foi marcada, as postagens que realiza, tudo que permite a você conhecê-la um pouco mais.
  • Seja pontual, não deixe a sua carona ou motorista esperando. A pontualidade é fator importante para algumas pessoas e pode causar impressões negativas a seu respeito.
  • Sempre faça a avaliação do condutor ou dos passageiros. A avaliação é imprescindível e coopera na segurança de todos os usuários do aplicativo.
  • Seja uma companhia de viagem agradável. Evite falar alto ou participar de discussões fervorosas. Lembre-se de que o respeito deve ser o condutor de todo e qualquer tipo de relação.
  • Evite levar muita bagagem. Converse com o motorista sobre o espaço no veículo e se você pode ou não levar algum tipo de mala. Não seja inconveniente.
  • Divirta-se! Viajar é uma das melhores experiências de que os seres humanos podem usufruir. Seja a trabalho, a estudo ou a lazer, colocar o pé na estrada é sempre sinônimo de novos conhecimentos.

 

Conclusão

Não viaje mais sozinho

Nunca ficou tão fácil viajar, não é mesmo?

Com os aplicativos de carona, você pode ir para onde quiser sem precisar gastar muito, basta ter organização.

Se você faz faculdade em uma cidade vizinha e precisa pegar a estrada todos os dias para assistir as aulas, se trabalha ou estuda em outra cidade e quer ir visitar a família durante o final de semana, você pode fazer o uso dos aplicativos.

Utilizando-os, você pode conhecer pessoas novas, fazendo, até mesmo,  novas amizades, ao tempo em que economiza o dinheiro da passagem ou do combustível.

Porém, não se esqueça, seja você o motorista ou o passageiro, de seguir as dicas que dei.

Infelizmente, nem todas as pessoas são confiáveis, e é preciso ter muita cautela antes de entrar em um carro com alguém desconhecido.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Espalhe a ideia da carona compartilhada. Quanto menos carros estiverem circulando pelas ruas, melhor será a fluidez do nosso trânsito.

Não esqueça também de deixar, abaixo, o seu comentário. É muito importante, para mim, saber o que você achou deste texto e da ideia que tem feito milhares de pessoas colocarem o pé na estrada sem gastar muito dinheiro.