Como Funciona o Semáforo? Valor da Multa em 2024

Conforme o artigo 208 contido no regulamento, esta quantia é de R$ 293,47 e essa penalidade é considerada gravíssima, gera 7 pontos na CNH.

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O sistema de controle de semáforos vem se aperfeiçoando ao longo dos anos de forma a dar conta do fluxo intenso de veículos que só vem aumentando nas grandes cidades.

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Para esse aperfeiçoamento, utiliza-se o que a tecnologia tem de mais avançado a oferecer, ainda que, no Brasil, a utilização de semáforos altamente tecnológicos seja escassa por conta do custo de aquisição e de manutenção.

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Por esse motivo, algumas cidades do País ainda sofrem com um sistema de semáforo que não contribui para o fluxo de trânsito, já que não possui a capacidade de adaptação para as diferentes densidades de fluxo de veículos identificadas ao longo do dia.

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As formas de controle dos sistemas semafóricos

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Os sistemas de semáforos no Brasil são, em sua maioria, controlados para terem um tempo variável em que a luz ficará verde.

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Esse controle é feito considerando um determinado número de fatores.

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Segundo a reportagem da revista Mundo Estranho, são considerados o fluxo de carro por minuto, o tamanho do congestionamento e, também, fatores influenciadores secundários, como o número de carros estacionados na via e o número de lombadas presentes no trajeto, o que pode dificultar o fluxo de veículos.

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Assim, quanto mais longo for um congestionamento em uma via, mais tempo o sinal estará verde para ela.

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Mas, para a determinação do tempo de sinal verde em uma via, são realizados diversos cálculos, que cruzam todos os fatores citados anteriormente, considerando também a relação entre o fluxo de veículos e o dia da semana e o horário, de modo a buscar uma média quanto ao dia e à hora em que o fluxo é mais intenso.

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Existe, no entanto, um sistema computadorizado capaz de captar, em tempo real, o fluxo de veículos em uma via e adaptar, no momento exato, o tempo em que o sinal permanecerá verde, de acordo com a necessidade.

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A adaptação do tempo de sinal verde em tempo real é feita por meio da instalação de sensores. Porém, poucas vias contam com essa tecnologia no Brasil, já que a sua manutenção possui um alto valor de custo.

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É necessário citar, ainda, os sistemas semafóricos manuais que ainda são utilizados em grandes cidades do Brasil.

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A cidade do Rio de Janeiro conta com uma sinalização que até hoje é pré-programada manualmente, assim como era há 22 anos.

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Essa programação não coopera com o fluxo de veículos, já que não se adapta às necessidades do trânsito da via.

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Os sistemas semafóricos problemáticos

A programação manual dos semáforos não considera nenhum fator externo, como intensidade de fluxo de veículos ou condições em que se encontra a via, não cooperando, também, para que haja a chamada “onda verde”, que facilita grandemente o fluxo dos carros.

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Essa programação funciona com um tempo pré-determinado para que os ciclos verde-vermelho-amarelo ocorram sempre nos mesmos horários, podendo ser alterados também manualmente caso os controladores identifiquem a necessidade, tendo em vista o aumento do fluxo de trânsito.

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O sistema de semáforos manualmente programados ainda funciona na cidade do Rio de Janeiro, gerando sérios problemas aos condutores de uma cidade de intenso fluxo de trânsito e que está na lista das mais congestionadas do mundo.

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Os motoristas que precisam dirigir pelas vias do Rio pedem, constantemente, o investimento da prefeitura para que seja modificada a forma como são controlados os semáforos.

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Esse pedido leva em consideração o tempo médio de deslocamento no Rio de Janeiro, que ultrapassa bastante o tempo de deslocamento médio previsto para uma cidade do tamanho da capital fluminense e também o quão antigo é o sistema ainda mantido nessa região.

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Conclusão

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Conforme foi possível ver neste artigo, os congestionamentos não são de todo culpa da má organização dos motoristas no fluxo de trânsito, mas, muitas vezes, da sinalização, que não coopera para que os veículos consigam se deslocar com maior fluidez.

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Para diminuir o congestionamento nas cidades é preciso, então, investimento em sinalização de qualidade e que dê conta do crescente número de veículos, além da disponibilização de informações para condutores sobre atitudes a serem tomadas para diminuir a lentidão no fluxo.

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Ainda que o País não apresente uma economia capaz de adaptar os semáforos das cidades para uma programação em tempo real, modificar os sistemas antigos, como o encontrado na cidade do Rio de Janeiro, para sistemas que priorizam as ondas verdes já diminuiria algumas posições de muitas cidades brasileiras no ranking de cidades com trânsito mais lento no mundo todo.

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O que você acha do sistema de semáforos no país? Você acha que eles cooperam para o fluxo de trânsito nas cidades brasileiras? Deixe sua opinião nos comentários.

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Doutor Multas