Retrovisor: Guia Completo

Os retrovisores são uma parte pequena do veículo, mas isso não quer dizer que não sejam muito importantes. O uso incorreto dos mesmos pode acarretar infrações sérias, ou pior, acidentes graves.

Leia mais

Vamos entender aqui as utilidades dos retrovisores, quais são as posições corretas (e como ajustar), multa por retrovisor quebrado e também o que fazer quando o retrovisor interno perder a cola.

Leia mais

Está pronto para ser um expert quando assunto é retrovisor? Confira este artigo!

Leia mais

Retrovisores e para que servem

Eles são itens de segurança indispensáveis para se dirigir. A altura e a posição deles irão variar de acordo com o motorista que estiver conduzindo o veículo.

Leia mais

O uso desses itens permite que o campo de visão fique ampliado para garantir uma vista bem maior dos arredores.

Leia mais

Os retrovisores facilitam para que o motorista possa reagir a qualquer situação que ocorra enquanto dirige, pois através deles é possível enxergar parcialmente as laterais e a parte traseira.

Leia mais

Qual posição correta e mais segura?

Não é tão incomum assim que a posição correta dos retrovisores de um veículo seja um tópico de dúvida. Esse item é muito importante porque é responsável por dar informações a respeito de outros veículos que estejam mais atrás.

Leia mais

Essa noção espacial do que está próximo do seu carro é crucial para garantir a segurança. Quantas vezes um acidente não é causado por conta do retrovisor não estar bem posicionado?

Leia mais

Um dos parâmetros utilizados para saber se os retrovisores laterais estão bem posicionados, é checar se é possível ver 10% da lateral do carro. Essa posição irá permitir uma visão ampla dos arredores.

Leia mais

O que o espelho interno precisa mostrar?

Nos veículos convencionais, o espelho interno precisa exibir o vidro traseiro por completo. Esse parâmetro irá ser alterado caso se esteja falando de um ônibus, caminhão ou até mesmo vans. Muitos desses veículos maiores não possuem esse item.

Leia mais

O ideal é que o motorista consiga ajustar esse acessório para que apenas com uma mexida de olho seja possível ter informações do que se encontra na parte traseira do carro. Ter que movimentar a cabeça indica que o espelho não está bem posicionado.

Leia mais

Como ajustar os espelhos laterais?

Obviamente eles são diferentes do espelho interno, e outro dos parâmetros utilizados para saber a posição correta é ter uma visão adequada da calçada e movimento da rua. Ou seja, você estaria tendo acesso a informação dos carros e dos pedestres.

Leia mais

O retrovisor direito precisa ser ajustado do banco do carona e deve seguir a mesma orientação de enxergar a calçada e a rua. Outro aspecto importante é que o ponto em que a estrada desaparece precisa ficar bem no meio do espelho.

Leia mais

O retrovisor do lado direito precisa conseguir entregar o mesmo grau de informação para o motorista.

Leia mais

Dica extra: busque fazer com que a imagem da estrada nos espelhos laterais desapareça no meio dele!

Leia mais

Como colar o retrovisor interno?

Esse tópico pode não parecer muito relevante para quem não passou por essa situação, mas ouça minhas palavras: se o espelho do retrovisor cair, você vai querer saber o que NÃO fazer com ele!

Leia mais

Imagine que você está fazendo uma limpeza no veículo e acabou batendo com tudo no espelho interno do seu carro. Por sorte ele apenas se solta mas não quebra, dando oportunidade para que isso seja resolvido de maneira tranquila.

Leia mais

Saiba que é necessário uma cola específica de retrovisores para que o espelho seja colado corretamente.

Leia mais

O que acontece se eu colar o espelho interno em casa?

Se você tiver optado por colar o retrovisor interno com uma cola que não seja específica para isso, saiba que o seu espelho tem chance de quebrar! Ou seja, toda a sorte que você teve do acessório não ter sido quebrado, foi jogada fora.

Leia mais

Cola de sapateiro, Super Bonder, cola de madeira e nem cola branca vão dar cabo do problema que é o retrovisor interno ter se descolado. Não cometa o erro de tentar resolver isso em casa e sozinho.

Leia mais

Será necessário se dirigir para uma loja especializada em parabrisas ou vidraçaria que também trabalhe com carros e pedir para que a colagem seja feita. Os preços não costumam ser muito caros e podem evitar um problemão. Siga as instruções passadas pelo profissional e espere a cola secar.

Leia mais

Consertar um retrovisor quebrado

O dia a dia no trânsito pode eventualmente levar a pequenos danos no veículo, e uma das partes que costuma ser mais prejudicada é o retrovisor.

Leia mais

Não tente fazer uma gambiarra ou um conserto caseiro, isso poderá piorar a situação e trazer um problema muito maior que o anterior.

Leia mais

Dependendo do grau do acidente, o retrovisor ainda terá chance de ser recuperado.

Leia mais

O ideal é que se vá a um especialista de confiança para que o mesmo te passe indicações do que precisará ser feito. No pior dos casos, será necessário trocar a peça inteira, tornando o procedimento mais caro.

Leia mais

Quero comprar o retrovisor sem o especialista

 Se o seu retrovisor precisar ser trocado por inteiro, faz sentido que queira economizar comprando a peça por si só, porém, no momento da colocação ainda é ideal que se dirija a um especialista.

Leia mais

Segue a lista do que precisa ter a sua atenção no momento da compra:

Leia mais
  • Tenha em mente que existem retrovisores com regulação manual ou elétrica;
  • O espelho do lado direito é diferente do espelho esquerdo;
  • Tenha em mente o que foi danificado para fazer a troca apenas do necessário;
  • O preço do conserto do retrovisor costuma ser metade do valor de um novo.
Leia mais

Multa por dirigir com retrovisor quebrado

Caso o motorista seja pego dirigindo com um retrovisor quebrado ele precisará pagar uma multa no valor de R$ 195,23.

Leia mais

É considerado uma infração grave, custando 5 pontos na CNH. Você pode checar esse informe no site do CTB. Mas independente da multa, dirigir sem o equipamento de segurança adequado é extremamente perigoso, não arrisque sua vida por bobeira.

Leia mais

Conseguiu entender os principais pontos que exigem esse cuidado com o retrovisor? É uma peça de extrema importância e pode garantir a segurança da sua família e também dos outros veículos ao redor.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas