RENAVAM: O que é, Como Encontrar

O que é e o que significa Renavam? Renavam é um registro que não só o seu mas todo veículo precisa ter. A sigla significa: Registro Nacional de Veículos Automotores. E caso precise ser consultado, possui tudo que foi cadastrado pelo Detran a respeito do automóvel.

Leia mais

E a diferença entre o Renavam e o Código Renavam? Você sabe qual é? O Renavam diz respeito ao registro do veículo e o código Renavam são os algarismos facilitadores que permitem que os dados do automóvel sejam encontrados sem mais problemas.

Leia mais

Fazendo um paralelo mais simples, o código Renavam seria equivalente a identidade de uma pessoa, e nele se encontram todas as informações relevantes do veículo como por exemplo: chassi, cor, ano de fabricação, modelo do carro, pendências de documentação e até mesmo multas.

Leia mais

Dessa forma, com o código Renavam é possível saber muitas informações relevantes sobre o veículo assim como o histórico do carro.

Leia mais

Você quer consultar RENAVAM pela placa?

Leia mais

Código Renavam e chassi são a mesma coisa?

Não são a mesma coisa, mas o primeiro contém informação do outro.

Leia mais

O que é o chassi? Esse nome é dado a parte do suporte da carroceria do veículo. A maneira certa de se referir ao chassi é o Número de Identificação do Veículo (NIV).

Leia mais

O que é a CNH, IPVA, DPVAT, Renach e Renavam? Você que já dirige ou vai dirigir sabe dizer o que é cada um desses termos?

Leia mais

É normal fazer algumas confusões, afinal, são muitas siglas para lembrar, mas ter uma ideia do que elas significam já é muito importante.

Leia mais

Os documentos que estão relacionados ao veículo são dos mais diversos. Hoje vamos abordar o que é o Renavam.

Leia mais

Você sabe o que o Renavam significa? Até o final do artigo você saberá perfeitamente o que é o Renavam e outros detalhes relevantes.

Leia mais

Tire suas dúvidas a respeito do Renavam, que possui mais relevância até mesmo que a própria placa do carro!

Leia mais

Renavam: para o que serve? É importante?

Imagine a seguinte situação: você quer comprar um carro usado/seminovo. É muito importante fazer uma pesquisa a respeito desse veículo e saber todos os detalhes da documentação e débitos antigos.

Leia mais

Através do Renavam você consegue pesquisar o histórico do veículo, podendo até mesmo questionar o antigo dono caso nem tudo tenha sido esclarecido.

Leia mais

Você consegue evitar diversas surpresas desnecessárias, assim, você sempre saberá o que realmente importa do carro.

Leia mais

O código Renavam é comumente utilizado para fazer consultas do número de chassi, cores alteradas, débitos antigos, ano de fabricação, caso de furto ou roubo e até mais informações. Como um consumidor consciente, você sabe que tudo isso é relevante no momento de efetuar a compra de um veículo usado.

Leia mais

Atualizando o Renavam após adquiri-lo ou vendê-lo

Citamos anteriormente com esse exemplo de adquirir o carro mas os vendedores também precisam ficar atentos ao prazo de atualizar o Detran a respeito da do repasse do veículo. O artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro diz o seguinte:

Leia mais

“Art. 134. No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado dentro de um prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

Leia mais

Parágrafo único. O comprovante de transferência de propriedade de que trata o caput poderá ser substituído por documento eletrônico, na forma regulamentada pelo Contran.”

Leia mais

 Em hipótese nenhuma deixe de fazer essa atualização sobre o carro no Detran. Caso não seja feita, o novo dono do carro pode acabar cometendo infrações de trânsito e adquirindo multas. As multas irão para os donos antigos do veículo se toda a documentação não estiver certinha.

Leia mais

O Renavam é feito em que momento?

Já explicamos anteriormente a importância e a diferença do Renavam para outras siglas, mas o código do Renavam é imutável e está vinculado ao veículo e não aos proprietários. Um veículo saindo da fábrica ganha então o seu número de chassi, que passa a ser a primeira informação colocada no Renavam.

Leia mais

Portanto, o código é sempre o mesmo, mas ele vai acumulando informações conforme o tempo de uso do carro. Qualquer modificação no veículo, mudança de estado, infrações ou similares, são salvas para serem consultadas no futuro. Tudo isso pode ser visto no Renavam.

Leia mais

Como consultar o Renavam?

O código do Renavam pode ser adquirido com a concessionária ou o antigo proprietário do carro. Consiga todas as informações possíveis para facilitar essa consulta. Dessa forma você terá o necessário para acessar as informações relevantes.

Leia mais

Nunca adquira um veículo em que o antigo proprietário não queira passar o código Renavam, pode ser algum tipo de golpe ou esteja querendo esconder débitos não quitados.

Leia mais

Utilizando o código

Após ter o código Renavam em mãos, basta ir ao site do Portal de Serviços do Senatran e colocar os dados pedidos para checar as informações do veículo. Também é possível acessar o site do Senatran referente ao estado em que o carro teve seu registro.

Leia mais

Para consultar os débitos antigos existe uma seção específica para isso, e é necessário o código Renavam e a placa do carro.

Leia mais

Outra opção é ir em uma sede do Detran levando todos os documentos e fazer então a checagem.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas