4 Problemas Comuns na Embreagem e os Cuidados Que Você Deve Ter

De zero a 10, o quão importante você acha que o sistema de embreagem é para o seu carro?  Você sabe quais são os problemas mais comuns que podem surgir nessa parte do veículo?

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Se você ainda não havia pensado sobre isso, chegou a hora de conhecer melhor esse item fundamental do seu carro.

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Afinal, o sistema de embreagem está diretamente relacionado ao funcionamento do veículo, desde a aceleração até a parada total do automóvel.

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Além disso, você sabia que a embreagem “avisa” quando está com problemas?

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Neste artigo, explicarei como funciona e qual a finalidade desse sistema.

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Você vai descobrir quais peças formam o sistema da embreagem e a importância de cada uma delas.

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Também, vai saber quais problemas podem ser percebidos no pedal de embreagem, e quando é necessário comprar um novo kit de embreagem.

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Está a fim de aprender a cuidar melhor do seu carro?

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Então, siga a leitura e conheça os problemas mais comuns que podem ser observados no sistema de embreagem.

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O Que é a Embreagem do Veículo?

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Se você dirige, deve saber que o pedal mais à esquerda é o responsável por acionar a embreagem. Logo, é ele quem faz intermédio entre as ações do condutor e do veículo.

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A embreagem consiste em um dispositivo localizado entre o motor e a caixa de câmbio. Ela é responsável por levar, para a caixa de câmbio e depois para as rodas, a força gerada dentro do motor.

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Portanto, a embreagem é, em resumo, um dos itens que trabalham para que o carro rode.

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Mas não é apenas isso, já que sua função inclui filtrar as vibrações geradas pelo motor, atuando no atrito produzido entre as peças.

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Isso diminui ruídos e reduz desgastes precoces nos componentes do sistema de transmissão.

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A embreagem é, dessa forma, um componente fundamental para o seu carro. Desse modo, é extremamente importante, ao fazer a manutenção do veículo, revisar também esse sistema.

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A revisão do seu veículo deve ser feita periodicamente. O período ideal para revisão veicular é, em geral, de seis em seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

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Para ter certeza sobre essa informação, consulte o seu manual do proprietário.

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Na próxima seção, explicarei a você como funciona a embreagem.

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Embreagem: Como Funciona?

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Assim que o motorista pisa no pedal, ele libera o disco da embreagem, que estava conectado ao disco do volante, no motor.

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Em resposta, há uma interrupção no torque que se direciona para a caixa de câmbio.

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Parece complicado?

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Pois é tudo muito rápido. Não chega nem a um segundo.

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Quando o processo se completa, você está liberado para trocar a marcha.

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Fazendo a troca no tempo certo e da maneira correta, não há aquele tradicional “raspão”, “arranhando” a marcha.

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Durante esse mínimo intervalo, que não chega a um segundo, é como se o carro estivesse em ponto morto.

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Curioso, não é mesmo?

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Componentes da embreagem

Agora que você viu como funciona a embreagem, vale saber quais são os seus diversos componentes.

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Basicamente, a embreagem contém três peças fundamentais: o disco, o rolamento e o platô.

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Este último é formado pela carcaça da embreagem, pela mola membrana e pela placa de pressão.

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Mas o que é o disco de embreagem?

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Ele é o componente central de acoplamento da embreagem.

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Dessa forma, cabe ao disco fazer a interligação necessária entre transmissão e motor.

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Outra função do disco de embreagem é a de amortecedor.

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Assim, ele diminui os ruídos e também o desgaste na transmissão do veículo.

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E o que é o rolamento da embreagem?

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Esse é outro componente muito importante do sistema de embreagem.

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O que ele faz é aplicar uma força extra que resulta no afastamento das placas de pressão do disco.

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É esse movimento que interrompe a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.

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Em consequência, libera o motorista para a troca de marcha suave e sem erros.

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Falta só entender o que é o platô da embreagem.

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Essa é uma peça intermediária, localizada entre o câmbio e o motor.

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Sua função também é a de exercer pressão, mas, dessa vez, no próprio disco de embreagem.

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Como resultado, isso gera um atrito que dá ao câmbio a tração assim que a marcha estiver engatada.

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Como falamos anteriormente, quando você pisa no pedal, aciona a mola do platô de embreagem, o que reduz essa pressão entre os discos e permite a troca da marcha de forma suave.

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Vale ressaltar que os itens citados acima fazem parte do kit básico de embreagem de um carro.

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Assim, eles são responsáveis pela grande maioria dos problemas, ou não, da embreagem do seu carro.

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Então, vale a pena aprender a cuidar melhor dela, concorda?

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Vamos lá!

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Os Cuidados Que Você Deve Ter Com o Sistema de Embreagem

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Quando o veículo está em um aclive, muitos motoristas deixam a embreagem pressionada ou colocam o carro em ponto morto – a famosa banguela –, a fim de economizar combustível.

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No entanto, essa prática, além de ser proibida por lei, é extremamente perigosa, pois, quando o carro não está engatado, o freio não é capaz de “segurá-lo”, o que pode acabar causando um acidente.

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Isso sem falar que, na verdade, a tão desejada economia de combustível não ocorre.

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Pelo contrário, ao fazer isso, o freio do veículo será desgastado, o que fará com que você precise gastar dinheiro para levá-lo à oficina antes do tempo.

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Como eu disse, transitar com o veículo desligado ou desengrenado é proibido. Conforme o art. 231, inciso IX, do CTB, essa é uma infração média.

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Portanto, ao colocar o veículo em ponto morto, você poderá receber 4 pontos em sua CNH, uma multa de R$ 130,16 e, ainda, ter seu carro retido.

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Além disso, em um carro com injeção eletrônica, a tentativa de economizar cai por terra.

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Ao invés de economizar combustível, você estará gastando ainda mais.

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Quando o veículo está engatado, a injeção eletrônica injeta a quantidade exata de combustível, o que evita o consumo excessivo de combustível.

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Quando o carro não está engatado, no entanto, isso não acontece. Ou seja, a injeção eletrônica não será capaz de detectar a quantidade necessária de combustível, e poderá acabar injetando mais do que é suficiente.

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Esse, pode-se dizer, é o principal aspecto ao qual você deve estar atento para manter a embreagem do seu veículo em boas condições.

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Mas há outros também importantes, sobre os quais falarei a seguir.

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1.     Só use a embreagem se necessário

Usar o pedal da embreagem sem necessidade eleva o desgaste desse componente e de todas as peças que fazem o sistema funcionar.

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Isso sem falar no risco de superaquecimento, que é muito mais comum do que você imagina.

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Um dos cuidados fundamentais, portanto, é monitorar seu próprio comportamento ao volante.

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Nada de dirigir com o pé “escorado” sobre o pedal de embreagem, ok?

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2.     Pise até o fundo no pedal

Você já deve ter notado que quando os discos não estão apertados o bastante, você tenta engatar a marcha, mas ela “patina”.

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Para quem não entende o que isso significa, é possível comparar com marchas de bicicletas.

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Você muda a marcha no trocador da bicicleta, mas a correia não vai para onde você ordenou e fica raspando na coroa.

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No caso da embreagem, quando você pisa no pedal, as molas aliviam a pressão do prato e permitem o afastamento dos discos.

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Portanto, é importante pisar “com força” no pedal, para que os discos afastem corretamente, permitindo o engate adequado da marcha.

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3.     Não queime a embreagem

Queimar a embreagem é algo que acontece quando você acelera o veículo sem tirar totalmente o pé do pedal da embreagem.

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Quando isso ocorre, o motor faz ainda mais barulho (devido ao aumento da rotação), mas o carro pouco se movimenta.

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Logo, vem aquele cheiro de queimado característico.

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Isso vai reduzindo a vida útil do sistema de embreagem, podendo causar danos irreversíveis.

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4.     Use a primeira marcha no arranque

Se você gosta de engatar a segunda marcha para arrancar o carro parado, é bom rever essa prática.

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Quanto mais alta a marcha que você utiliza para arrancar, maior será o desgaste provocado sobre os discos de embreagem.

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O ideal é sempre arrancar em primeira marcha e fazer as trocas no tempo certo, tanto para acelerar quanto para reduzir o veículo.

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Como você pode ver, são todos cuidados extremamente básicos, mas que fazem toda a diferença no funcionamento do seu veículo.

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Na sequência, você saberá quais formas de uso são adequadas para proteger a embreagem do carro.

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Maneira Certa de Usar a Embreagem do Seu Veículo

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Primeiramente, quando for ligar o carro, deixe o veículo desengatado (em ponto morto). Somente depois, gire a chave de ignição. Isso ajuda o carro a não dar “solavancos”.

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Motoristas recém-habilitados costumam se confundir e deixar a primeira marcha engatada.

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Se estiver pisando na embreagem ao mesmo tempo, irá evitar o solavanco, mas, também, reduzir a vida útil da embreagem.

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A segunda orientação é: sempre que for trocar uma marcha, pise na embreagem. Pode parecer simples para você, mas muitas pessoas não fazem isso.

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Não pisar na embreagem gera um desgaste excessivo nas peças, o que pode, inclusive, prejudicar imediatamente o funcionamento do veículo.

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Lembre-se também de parar de acelerar quando pisar na embreagem. Depois, enquanto a solta, comece a pisar no acelerador.

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É um processo extremamente rápido e, com o tempo, torna-se natural a ponto de você nem perceber que está fazendo.

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Não faça trocas bruscas de marchas, pois elas danificam o disco e podem até mesmo travar a sua embreagem e a troca de marchas.

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Ninguém quer quebrar uma caixa de câmbio e arcar com o valor cobrado por ela, correto?

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Por isso, faça as trocas de marchas suavemente.

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Quando parar em semáforos, não fique com o pé na embreagem. Coloque o carro em ponto morto e solte o pedal.

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Deixar o pé na embreagem por tempo demais causa um superaquecimento do disco e o seu lixamento. Ou seja, mais um custo com que você deverá arcar.

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A terceira orientação é: sempre arranque o carro em primeira marcha. Arrancar em segunda ou terceira, por exemplo, pode estragar o sistema de embreagem.

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Além disso, use a marcha correta para cada velocidade. Quando você usa uma marcha alta em baixa velocidade ou uma marcha baixa em alta velocidade, acaba sobrecarregando o disco, o que pode torná-lo inútil.

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É importante ouvir o motor do veículo. Assim, você aprenderá quando ele pede mais ou menos marcha.

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De qualquer modo, enquanto isso não for possível, você pode se guiar pela rotação ideal do motor, informação que pode ser encontrada no manual do proprietário do veículo.

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Por fim, se precisar parar em um aclive ou declive, evite ficar pisando na embreagem. Nesse caso, é aconselhado colocar o carro em ponto morto e usar o freio de mão.

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Os problemas mais comuns que podem surgir na embreagem estão diretamente relacionados à vida útil desse sistema.

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Na sequência, falarei a respeito disso.

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Qual a Vida Útil da Embreagem?

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De modo geral, a embreagem dura, em média, 40 mil quilômetros.

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Contudo, a duração é diretamente relacionada à forma como o veículo é utilizado. Portanto, não será incomum se você precisar trocar o kit de embreagem com apenas 10 mil quilômetros rodados devido ao mau uso.

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Contudo, também é possível chegar próximo dos 100 mil quilômetros se ela for corretamente utilizada.

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Em resumo, a duração do sistema de embreagem dependerá, em grande parte, de você mesmo.

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Nesse sentido, vale a pena falar sobre problemas que você pode vir a ter por conta da embreagem.

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No próximo tópico, você poderá conferir quais são eles.

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4 Problemas Comuns na Embreagem

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Para manter o seu carro funcionando bem, e a embreagem em perfeitas condições, é bom ficar atento.

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Você precisa observar possíveis sintomas de que seu veículo está perdendo desempenho devido a esse componente.

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Não sabe como fazer isso? Fique tranquilo!

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Listei 4 problemas comuns na embreagem, os quais poderão ser conferidos a seguir.

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1. Embreagem deslizando

Esse é um dos problemas mais comuns gerados pelo desgaste da embreagem.

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A embreagem deslizando ou patinando significa que o disco da embreagem não consegue mais ser freado pelo platô, devido a algum dano, ou até mesmo ao excesso de fluidos e resíduos, como óleo e graxa.

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Esse é um problema sério, que requer atenção imediata, pois pode colocar sua segurança e a da sua família em risco.

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Você consegue identificá-lo quando aciona a embreagem e o pedal não volta.

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Já imaginou se isso acontece em uma subida ou descida? O risco de o carro não tracionar ou bater em outros veículos será alto.

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O melhor a fazer nesse caso é, sem dúvida, substituir completamente o kit de embreagem.

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Por mais que o conserto custe caro, a segurança deve estar em primeiro lugar.

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2. Embreagem travando

Uma embreagem que trava também pode colocar sua segurança e a de sua família em risco.

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Imagine só você precisar fazer uma manobra para desviar de outro carro e a marcha simplesmente travar.

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Obviamente, nessa situação, você não conseguirá fazer a manobra, podendo causar um acidente.

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Por incrível que pareça, isso acontece com uma frequência muito maior do que as pessoas imaginam.

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Mas tenho uma boa notícia para você: nesse caso, nem sempre é necessário trocar todo o kit de embreagem.

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Pode ser necessário fazer uma simples troca de rolamento do eixo piloto. Ou seja, existe a possibilidade de você não precisar gastar tanto na troca das peças.

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Contudo, se esse é um problema que seu carro já apresenta há algum tempo, e você ainda não fez nada a respeito, melhor não arriscar.

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Indico a você, nesse caso, trocar o kit completo, pois isso pode ter comprometido outras peças do sistema de embreagem.

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É por esse e outros tantos motivos que é tão importante fazer a manutenção preventiva, evitando que o problema sequer apareça.

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Acredite, prevenir é sempre mais econômico.

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3. Pedal “duro”

Outro problema que, de tempos em tempos, você pode ter é a embreagem com o pedal duro.

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Caso você perceba certa rigidez no pedal, vá até seu mecânico de confiança, para que o problema possa ser solucionado.

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Entre todas as trocas que você pode ter de fazer, essa costuma ser a mais em conta, pois geralmente é trocado apenas o cabo da embreagem.

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Normalmente, esse problema surge devido ao desgaste em decorrência do tempo de uso, e à falta de lubrificação, o que, em alguns casos, acaba por romper o cabo.

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Apesar disso, o mais adequado é consultar seu mecânico de confiança, para ter certeza se é esse o problema, pois pode ser também um empenamento de platô.

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Caso seja mesmo o platô, você precisará trocar todo o kit. Ou seja, o que parecia ser uma manutenção barata, se torna uma das mais caras.

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De qualquer modo, como eu disse antes, segurança em primeiro lugar.

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4. Embreagem com ruídos

A embreagem não é um sistema conhecido por ser barulhento. Logo, ruídos excessivos vindos da embreagem nunca será algo comum.

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Geralmente, o barulho vem acompanhado de certa dificuldade na hora de trocar a marcha. Sabe quando a marcha tranca para realizar a troca ou dá aquela “engasgada”?

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Pode ser que o ruído esteja sendo causado por esse motivo. Outra possibilidade para o barulho é a existência de problemas no pedal da embreagem.

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Em ambos os casos, é preciso levar o carro ao mecânico o quanto antes. Além disso, é bastante provável que seja necessário substituir o kit completo.

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É provável que o ruído esteja denunciando um desgaste no rolamento, que não está mais funcionando da forma como deveria.

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Portanto, caso você escute algum barulho incomum, vá, assim que possível, ao seu mecânico para evitar que o veículo o deixe na mão.

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Não fazer a manutenção quando há a indicação de problema pode fazer com que você precise trocar, além do kit da embreagem, a caixa de câmbio.

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Nesse caso, você provavelmente gastará bastante dinheiro.

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Para evitar que você passe por isso, na próxima seção, explicarei, resumidamente, como identificar o mau funcionamento da embreagem.

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Como Saber se a Embreagem Está Ruim?

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Reconhecer problemas comuns na embreagem é muito simples. Você só precisa estar atento a possíveis ruídos. Quer um exemplo?

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Acabei de falar que não é normal o pedal da embreagem fazer barulho, lembra? Esse é um sinal.

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Outro sinal é quando o barulho vem da marcha ou quando ela arranha na troca.

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Sabe quando você vai engatar e a marcha não engata, ou engata depois de muito esforço, ou fazendo barulho? Esse é outro sinal de que a embreagem está ruim.

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Falta de flexibilidade, quando o pedal está duro ou totalmente solto, é outro indício.

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Sempre que você notar algum desses sinais, procure seu mecânico de confiança ou uma oficina especializada, pois é pouco provável que a embreagem do seu veículo não esteja com problemas.

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E não se esqueça de que, quando você trafega com um veículo com defeito, coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco.

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Além disso, rodar com problemas no veículo prejudica outras peças, o que aumenta o custo da manutenção.

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Por isso, quando notar um dos problemas comuns da embreagem, não deixe de realizar uma verificação com o seu mecânico.

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Conclusão

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Neste artigo, você aprendeu que a embreagem é um dos principais componentes do seu carro, pois é ela a responsável por levar, para o câmbio e para as rodas, a força produzida pelo motor.

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Como você viu, o sistema de embreagem é fundamental para que o veículo arranque, pare e rode normalmente.

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Espero que você tenha entendido que, por se tratar de uma peça muito utilizada, a embreagem sofre desgaste.

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Isso exige de você uma atenção extra, pois, ao primeiro sinal de problema, é preciso agir para evitar prejuízos.

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Por fim, evite, de todas as formas, acionar a embreagem desnecessariamente. Dessa forma, estará contribuindo para que esse importante componente do veículo dure por mais tempo.

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E quanto mais cuidados tomar, menos custos terá em manutenções corretivas, que são sempre mais caras.

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Referências:

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  1. https://autopapo.com.br/noticia/freio-de-carro-manutencao-troca-disco-pastilha-fluido/
  2. https://chiptronic.com.br/blog/entenda-como-funciona-injecao-eletronica-dos-carros-2
  3. https://www.carrodegaragem.com/como-saber-embreagem-seu-carro-esta-com-problemas/
  4. http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/08/defeito-em-carros-pode-ser-considerado-dano-moral.html
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