Plotagem De Carro

Você está pensando em mudar o visual do seu carro porque cansou da cor antiga ou sua pintura foi arranhada no trânsito? Pois bem, saiba que existe inúmeras formas para decorar seu veículo!

Leia mais

Mas, você sabia que existe uma maneira específica de trocar a cor do automóvel e ainda proteger a lataria? Pois é, isso é chamado de plotagem ou envelopamento automotivo. Este processo já é bem conhecido e utilizado por muitos, os motoristas sempre estão buscando por maneiras que valem a pena e que seu bolso não saia tão prejudicado.

Leia mais

O que realmente todos querem é o custo benefício, e a plotagem irá te oferecer isso. É algo que chama atenção por seu preço ser menor que uma nova pintura, embora ter um procedimento mais específico e complicado, continua sendo mais barato e irá te fornecer uma proteção estética ao carro. Portanto, a plotagem é algo bem vantajoso e caso queira entender mais sobre o assunto e tirar algumas dúvidas que tenha, é só seguir lendo o artigo!

Leia mais

O que é a plotagem?

A plotagem é um envelopamento em seu veículo, você pode estilizar e fazer o que quiser nela, simplesmente é feita por uma máquina chamada plotter em inglês, por isso o nome é plotagem. Assim como na pintura você poderá escolher todos os tipos de coloração como cores foscas, metalizadas, brilhantes, aspecto de pérolas e outras infinidades que vier em sua mente. Com o envelopamento é colocado uma superfície adesiva e pode variar de material e texturas. Muitos donos de automóveis acabam optando por colocar uma plotagem de material transparente que no caso é o poliuretano, assim preservando e protegendo somente a pintura do carro.

Leia mais

Devo envelopar meu carro?

É de extrema importância saber que caso você tenha uma empresa e utilize uma frota de veículos, o envelopamento pode ser uma excelente alternativa. Se você está se perguntando por que, é simples, você estará estampando e mostrando sua marca. Todos irão ver e se lembrar daquela imagem, pois querendo ou não um carro estampado chama bastante atenção. Porém, isso também terá seu lado negativo, pois caso o carro apareça em algum tipo de conflito ou algo ruim, a estampa da empresa estará aparecendo naquele momento de repercussão. Agora, para você que não tem uma empresa para promover e só pretende utilizar seu automóvel de forma pessoal, irei te dar todas as informações necessárias e também vantagens e desvantagens.

Leia mais

Como já mencionado, a plotagem irá proteger e conservar a pintura original do carro, fazendo com que certos danos não penetrem essa superfície adesiva, como os arranhões. A infinidade de customização é algo muito interessante também, pois na maioria das vezes é melhor que a própria tintura. Outra coisa muito positiva é a durabilidade. Com uma colagem bem-feita e com bons materiais, não se preocupe com o tempo de duração, pois desde que você tenha cuidados básicos, a troca não precisará ser feita por alguns anos.

Leia mais

Um condutor que já realizou uma pintura completa na lataria de seu veículo sabe como o procedimento completo pode demorar. A partir da primeira gota de tinta até a última secagem podem chegar a levar mais ou menos 18 dias. Já o envelopamento, o processo é algo bem mais simples e rápido que provavelmente irá demorar no máximo três dias para que seu carro esteja pronto para uso. Sem contar que, assim como as tintas têm suas inúmeras e variáveis marcas escalando suas qualidades, na plotagem não é diferente. Hoje em dia existem muitas empresas que fazem esses materiais para o envelopamento, então, você poderá escolher e comparar cada tipo de material. Nesse sentido, é de enorme sabedoria comprar com quem já se tenha confiança ou em algum lugar que você saiba que possa contar.

Leia mais

Agora, a vantagem mais considerável é o preço, pois ele ao todo pode custar até três vezes menos e oferecer diversas vantagens que acabam chamando atenção.

Leia mais

Desvantagens

Por mais que a plotagem de carro possua diversas vantagens, é importante abordar também as suas desvantagens.

Leia mais

Primeiramente, fique sabendo que independente do estilo de sua plotagem você deverá ir ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e iniciar o processo burocrático de atualização do seu Certificado de Registro de Veículo (CRV). Saiba que caso alguma fiscalização de trânsito avistar e não reconhecer a mudança em seu CRV, você receberá uma autuação de nível grave e terá que pagar 195 reais e receberá cinco pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação.

Leia mais

Outra desvantagem é a manutenção que pode chegar a ser necessária em menos de três anos se feita com materiais não tanto de confiança. Claro que, em caso de materiais de alta qualidade, dificilmente isso irá ocorrer. Também deve ser levado em conta que a limpeza da lataria deve ser feita com total delicadeza e cuidado já que você pode acabar danificando essa superfície. Sempre evite materiais ásperos e brutos para limpar.

Leia mais

O que diz a lei?

De acordo com a Resolução 292 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o dono do veículo só poderá modificar a coloração original de seu carro em até 50%. Agora, caso você queira mudar totalmente a cor, os documentos originais do automóvel terão que ser reformulados por completo. Para resolver isso, somente no CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) de sua cidade ou no DETRAN mais próximo.

Leia mais

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu tudo sobre a plotagem e o envelopamento automotivo, inclusive o que é o envelopamento, as principais ideias da plotagem, suas diversas infinidades de estilos, texturas e materiais. Apresentei todas as vantagens e desvantagens, além das dicas e informações que você precisa saber. Por fim, falei o que diz a lei e o que acontece caso não siga as ordens do CONTRAN. Espero que esta matéria tenha servido e ajudado da melhor maneira possível!

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas