Como Funciona o Motor de um Carro? 7 Dicas Para Aumentar Sua Vida Útil

Você sabe como funciona o motor de um carro? Talvez você pense que não tem motivos para aprender sobre o seu funcionamento, já que poderá levar o veículo a um mecânico quando precisar. Mas já parou para pensar na possibilidade de não ter com quem contar em momento de necessidade? Você pode estar numa estrada deserta e o seu veículo simplesmente falhar. Você prefere arcar com as consequências disso ou ler este artigo para esclarecer suas dúvidas sobre o tema? Partindo do princípio de que aprender nunca é demais, leia este artigo, entenda como funciona o motor do seu carro e obtenha dicas valiosas para melhorar o desempenho do seu veículo e não ficar na mão.

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Você sabe como funciona o motor de um carro?

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Se a resposta for negativa, está na hora de você conhecer esse item tão importante para o funcionamento do veículo.

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Afinal, para quem é dono de um automóvel e o utiliza com frequência, é fundamental saber o que fazer diante de eventuais problemas.

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A vida útil do motor automotivo está totalmente relacionada à forma como o seu veículo é utilizado e aos cuidados que você tem ou não em relação ao seu uso.

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Para que você conheça tudo sobre um motor à combustão, precisará ler este artigo até o final.

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Aqui, falarei sobre as peças principais que compõem o motor e suas funções, explicando como elas influenciam no desempenho do veículo.

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Não deixe de conferir as 7 dicas que separei para você aprender a aumentar a durabilidade do motor do carro.

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Assim, você evita o risco de ficar empenhado, e ainda dirige em segurança, que é o mais importante.

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Ficou interessado no assunto? Então, siga a leitura e fique bem informado!

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Motor de Carro: Como Funciona

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Para quem tem aversão à mecânica, pode até parecer que o funcionamento de um motor de carro é algo de outro mundo.

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Você olha para aquele emaranhado de peças, engrenagens, componentes e fios e fica até zonzo.

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Mas é tudo mais simples do que parece.

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A principal função do motor é transformar o seu combustível (seja ele gasolina, etanol, diesel ou gás natural) em energia capaz de movimentar as rodas e, por consequência, todo o veículo.

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Ou seja, o veículo depende da queima de combustível e de oxigênio para funcionar.

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Mas como isso acontece?

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É isso que você saberá a seguir.

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Como o motor trabalha dentro do veículo

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Em primeiro lugar, algo a ser mencionado é que todos os motores à combustão têm o mesmo padrão de funcionamento, tanto os que integram veículos simples quanto de luxo.

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A diferença entre eles está na quantidade de cilindros, pistões e, consequentemente, no desempenho de cada um.

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O primeiro processo acontece quando a chave de ignição do veículo é acionada. Nesse momento, o combustível contido no tanque é liberado para dentro de uma câmara, chamada de cilindro.

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Nela, a vela dá início a uma pequena fagulha, que faz o combustível entrar em combustão, queimando o ar.

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Normalmente, os carros de passeio têm quatro ou seis cilindros.

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Existem também modelos esportivos, como o V8, que possuem oito cilindros em forma de V.

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Mas o formato do cilindro muda o desempenho?

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Nesse caso, não. Essa configuração é mais por uma questão de agrupamento dos cilindros para que todos caibam na carroceria.

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Além disso, normalmente esse tipo de cilindro é utilizado em veículos pesados e/ou de grande porte.

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E se você está se perguntando por que os automóveis precisam de mais cilindradas do que as motocicletas, saiba que é justamente pelo seu peso elevado em relação ao veículo de duas rodas.

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Ele depende de uma potência muito maior para rodar, pois pesa mais de uma tonelada.

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Então, quando essa queima ocorre, a pressão gerada faz com que os pistões se movimentem, girando um eixo chamado virabrequim.

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Calma, não se assuste com os nomes, pois, mais adiante, explicarei peça por peça do motor de carro.

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O virabrequim é quem leva a energia até o sistema de transmissão, que, por sua vez, a distribui para as rodas do veículo.

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O resultado, obviamente, você já deve imaginar: o carro se movimenta.

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Cada peça tem seu papel

Está curioso para saber quais as funcionalidades das demais peças que compõem a carroceria do carro?

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É simples: elas trabalham para que o motor não pare de funcionar.

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Por exemplo, a bateria gera a corrente elétrica que faz o combustível explodir por meio da faísca gerada pela vela.

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A corrente liberada pela bateria é ampliada pela bobina e distribuída entre as velas pelo distribuidor.

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Por fim, não dá para esquecer do sistema de arrefecimento do motor, responsável por manter o veículo em uma temperatura ideal de funcionamento – normalmente 90°.

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Nesse sistema, trabalham:

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  • o filtro de óleo – serve para impedir que impurezas cheguem até o motor e o danifiquem;
  • o filtro de ar – faz o mesmo que o de óleo, só que com o ar que o carro joga nos pistões;
  • o radiador, que utiliza a água do reservatório para manter o motor resfriado.
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Nos modelos mais novos, não é utilizada água, mas um líquido de arrefecimento, uma mistura de água e aditivo.

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Na sequência, você irá entender como ocorre a explosão do combustível no motor.

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Como ocorre a explosão do combustível no motor

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O processo é composto, basicamente, por três etapas.

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  1. A válvula de admissão, quando aberta, suga ar para dentro do motor, para misturá-lo ao combustível.
  2. O pistão se movimenta para cima e comprime a mistura ar-combustível.
  3. A vela recebe eletricidade gerada pela bateria e dá origem a uma faísca, que causa a explosão da mistura de ar e combustível.
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Simples, não? Essa explosão gera um gás quente que se expande, fazendo o pistão se mexer.

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Se você olhar seu painel, verá que nele há o marcador de rotações por minuto (rpm) do motor.

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Em carros de passeio, as rotações costumam chegar até 6.000 rpm.

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Ou seja, esse processo pode ocorrer seis mil vezes, em apenas um minuto, no seu carro, o equivalente a 100 vezes por segundo.

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Por isso, a manutenção do motor é tão importante.

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Nesse sentido, também é importante conhecer os diferentes tipos de motores existentes.

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Na seção seguinte, falarei sobre o assunto.

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Tipos de Motores de Carros

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Os motores podem ser definidos de acordo com a quantidade de cilindradas que possuem ou pelo seu desempenho.

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Você pode ter um carro com um motor 1.0, 1.4 ou 2.0, um motor à combustão, um motor elétrico, um motor híbrido etc.

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Em carros, o motor mais comum é o que funciona à combustão, utilizando principalmente combustíveis fósseis ou derivados de plantas, como o etanol e o biodiesel.

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Também há o motor elétrico, que tem seu funcionamento alterado para usar apenas a energia – não sendo necessária a combustão.

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Esse motor, pode-se dizer, é menos poluente e mais econômico. No entanto, necessita de muitas horas para carregar sua bateria.

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A bateria fornece energia por cerca de 150 quilômetros, o que pode ser um problema caso você queira percorrer distâncias maiores, como viajar, por exemplo.

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Uma opção nesse caso são os carros com motor híbrido, ou seja, que usam tanto a tecnologia de combustão quanto a elétrica.

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Desse modo, eles se tornam mais econômicos, menos poluentes e permitem uma autonomia maior por parte do motorista.

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Potência dos motores

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Quanto à potência, o mais comum é o motor 1.0, de mil cilindradas.

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Veja que, para saber as cilindradas de um motor, basta multiplicar sua potência por mil. Um motor de carro 1.4, por exemplo, tem 1.400 cilindradas.

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  • Motor 1.0
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Os motores 1.0 são mais comuns, devido ao valor de compra e à economia de combustível.

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No entanto, sua potência é menor. Ou seja, não é o tipo de carro ideal para quem quer andar um pouco mais rápido, costuma fazer ultrapassagens ou mora em região da Serra, casos em que o veículo exige mais desempenho.

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Lembrando que, quando você liga o ar-condicionado, perde cerca de 30% da potência do motor.

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Um veículo com motor 1.0, ao subir uma serra com o ar-condicionado ligado, terá certa dificuldade para finalizar o trajeto. Por isso, ele é mais indicado para quem deseja fazer curtos trajetos com o veículo, em áreas urbanas.

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  • Motor 1.4
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Já o motor de carro 1.4, além de ser econômico, é, ainda, um pouco mais potente.

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Com ele, o ar-condicionado pode ser utilizado tranquilamente, sem o risco de comprometimento da velocidade.

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  • Motor 1.6
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O motor 1.6, por sua vez, é consideravelmente mais potente, permitindo que o condutor faça ultrapassagens mais ágeis e menos trocas de marchas.

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Apesar de ter um consumo de combustível maior que os anteriores, para quem deseja um carro com bom desempenho, pode compensar investir em um motor 1.6.

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  • Motor 1.8
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O motor 1.8 é mais comum em veículos de médio porte e em modelos esportivos, cujo peso é maior. É recomendado para quem faz viagens longas e enche o porta-malas de bagagens.

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Portanto, não é exatamente o modelo ideal para quem precisa de um carro somente para deslocamentos diários dentro da cidade.

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  • Motor 2.0
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Por fim, o motor 2.0 e os que o sucedem são os mais potentes do mercado, pois garantem um alto desempenho, mesmo com o ar-condicionado ligado, com o porta-malas cheio e em subidas íngremes.

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O lado negativo é que, como são motores feitos para garantir potência e atingir velocidade, consomem mais combustível.

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  • Motor turbo
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Antigamente, o motor turbo consumia muito combustível.

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Isso acontecia porque, há alguns anos, o motor turbo representava muita potência, uma vez que era quase exclusivamente utilizado em automóveis esportivos.

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Sua resposta era extremamente rápida, devido ao tamanho das turbinas, as quais permitiam que o veículo entregasse altos níveis de força.

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Por outro lado, toda essa capacidade não era positiva em termos de consumo de combustível.

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Atualmente, com o avanço da tecnologia, muitas vezes, o motor turbinado é mais econômico do que um motor comum.

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Para você ter uma ideia, um motor 1.0 turbo tem uma potência semelhante à de um motor de carro 1.6 comum.

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Por esse motivo, tudo indica que, cada vez mais, os carros tendem a ser equipados com esse tipo de motor.

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Na próxima seção, você verá quais são as principais peças de um motor.

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Principais Partes do Motor de um Carro

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Algumas peças do motor de carro você já conheceu quando falei sobre o seu funcionamento.

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Então, falarei agora sobre seus componentes principais, que são:

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  • vela de ignição;
  • válvulas;
  • pistão;
  • anéis do pistão;
  • biela;
  • virabrequim;
  • cárter.
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A vela, como eu disse, é responsável por formar a centelha que gera a queima da mistura de ar e combustível.

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Uma vela umedecida não passa a energia no momento adequado e faz o carro falhar. Por isso, é importante tomar cuidado para não abastecer o veículo com combustível adulterado.

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As válvulas de admissão e escape são responsáveis pela entrada e saída do ar e do combustível no cilindro.

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O pistão é uma peça de metal, que se move para cima e para baixo, conforme ocorrem as combustões. Ele fica no interior do cilindro.

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Os anéis do pistão são responsáveis pela vedação. Ou seja, eles impedem que a mistura ar/combustível, durante a queima, escape para o cárter. Eles também mantêm o óleo no cárter, impedindo que seja queimado junto com a combustão.

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A biela é a haste que liga o pistão ao eixo e se mexe junto com ele.

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O virabrequim torna possível o movimento das rodas do veículo.

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O cárter envolve o virabrequim, e contém uma certa quantidade de óleo que fica acumulada no seu fundo.

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Pronto! Agora você domina os principais aspectos referentes ao motor do seu veículo.

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O próximo passo é conhecer dicas que contribuam para a sua vida útil.

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7 Dicas Para Aumentar a Durabilidade do Motor do Seu Carro

Até aqui, você teve acesso a uma série de informações importantes que envolvem todo o funcionamento de um motor automotivo, certo?

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Conforme falei no início do texto, darei, também, algumas dicas de cuidados fundamentais de prevenção ao motor do seu carro.

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Confira, então, a partir de agora, 7 dicas que você deve seguir a fim de garantir uma melhor durabilidade do motor do seu veículo.

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1. Troque o óleo

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O óleo é responsável pela adequada lubrificação do motor, o que o impede de superaquecer.

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Se o nível de óleo fica muito baixo, as peças do motor do carro entram em atrito, fazendo-o aquecer demais.

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Por isso, troque o óleo conforme as especificações contidas no manual do proprietário e o tipo de óleo utilizado (mineral, semissintético, sintético).

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1.    Use o óleo certo

Existem diversos tipos de óleo no mercado. Se você usar o produto errado, vai prejudicar a vida útil do seu motor.

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Por isso, verifique, no manual do proprietário, qual o tipo de óleo que deverá ser utilizado no seu veículo.

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2.    Tenha cuidado para não exagerar na colocação do óleo

Muitas vezes, verificamos o nível de óleo com o carro ainda quente.

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É um erro que cometemos, pois, como o óleo ainda está circulando, temos a impressão de que ele está abaixo do nível e acabamos colocando mais que o necessário. Ao fazer isso, você prejudica o funcionamento do motor.

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Tome cuidado ao abastecer, se o frentista sugerir completar o óleo. Nessa situação, é melhor procurar um mecânico de confiança.

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4. Lembre de verificar o óleo e a água

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É indispensável verificar os níveis de óleo e de água para garantir o funcionamento correto do motor de carro.

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Importante: faça isso sempre com o veículo frio.

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Se você estiver com ele em movimento, espere pelo menos 5 minutos, com o motor desligado, para que o óleo volte para o cárter. O ideal é fazer a verificação pela manhã, antes de ligar o carro.

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Caso você tenha esquecido de botar água e o motor superaqueça, desligue o carro e espere o motor esfriar para colocá-la. Água fria em motor quente pode provocar quebra ou deformação.

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E como saber se o carro está superaquecido? Fique atento ao painel de controle do veículo, pois, quando isso acontece, ele sinaliza.

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1.    Troque o filtro

A recomendação básica é trocar o filtro a cada duas trocas de óleo.

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Afinal, de que adianta um óleo limpo se o filtro está sujo? Isso aumenta o consumo de combustível, inclusive.

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6. Tome cuidado com combustível batizado

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Um combustível adulterado prejudica o funcionamento do motor e pode fazer as velas de ignição queimarem.

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Muitas vezes, no intuito de aumentar seu lucro, postos de combustível misturam uma quantidade maior de etanol à gasolina, o que pode causar falhas no escapamento.

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Pior ainda é quando misturam água. Motores à combustão não foram feitos para receber água em seu interior.

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Se você sentir seu carro dar uma “engasgada”, esse é um indicativo de combustível adulterado.

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Por isso, abasteça sempre em postos da sua confiança.

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1.    Faça revisão periódica

Normalmente, as revisões são feitas a cada dez mil quilômetros rodados, ou a cada seis meses, o que vier primeiro.

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Para ter certeza do tempo e da quilometragem para fazer a revisão do seu veículo, consulte o manual do proprietário.

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É imprescindível respeitar esses prazos para garantir que o motor funcione adequadamente.

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E nunca esqueça que o motor é como o coração de um carro. Ele não pode parar.

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A próxima seção deste artigo, inclusive, o ajudará a identificar quando há algum problema.

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Como Saber se o Motor Está Funcionando Bem?

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Então, será que o motor dá sinais de mau funcionamento?

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Será que tem como o motorista identificar quando há algum problema?

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Sim, qualquer condutor pode identificar quando é necessário levar o carro a um mecânico, mesmo sem ser especialista no assunto.

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Em primeiro lugar, o motor não pode “engasgar”. Se isso acontecer, é sinal de que o combustível foi adulterado.

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Em segundo, o consumo excessivo de óleo indica problemas. O mais comum deles é o desgaste excessivo dos anéis do pistão.

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Já dificuldade para dar partida costuma indicar um defeito nas velas. Talvez haja uma vela queimada.

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O procedimento da troca da vela é simples, mas o mais indicado é que seja feito por um profissional especializado.

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Ele poderá fazer um diagnóstico mais preciso, inclusive para confirmar a causa do problema e se não está subindo óleo para a vela – ocasionando a queima.

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Reformar o motor é um procedimento caro. O ideal é evitar que seu carro tenha problemas nesse sentido.

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Com o passar dos anos, você pode notar que o consumo de óleo e de combustível aumenta de forma gradativa.

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Isso significa que a vida útil de um motor de carro tem um limite. No entanto, é possível tomar precauções que tornem esse tempo maior, é claro.

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Para finalizar esta leitura, que tal saber um pouquinho sobre potência do motor?

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Confira na próxima seção.

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Entendendo a Potência dos Motores de Carro

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Quando o assunto é a potência do motor de carro, pode ser bem difícil de entender.

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Então, meu conselho é para que você pesquise na internet sobre a potência do seu veículo.

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Mas é interessante conhecer um pouco dos elementos que fazem parte dessa equação.

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Uma sigla bastante comum é CC, que significa cilindrada. Outra é RPM, que significa rotação por minuto.

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E por último, mas não menos importante, CV, que significa cavalo-vapor, ou seja, a unidade de medida da potência.

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Então, ao escutar que um carro tem X cavalos de potência, saiba que isso se trata da quantidade de CVs do veículo.

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Basicamente, para ter uma base do CV, você vai precisar saber o número de CCs e de RPM.

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A cilindrada corresponde ao volume de ar e combustível que os cilindros suportam.

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Nesta reportagem, o site da revista Mundo Estranho dá o seguinte exemplo:

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Em um carro com quatro cilindros, com capacidade para 0,25 litro de ar e combustível cada um, a cilindrada será de 1 litro (0,25 x 4 = 1). Ou seja, o motor é 1.0 ou tem 1.000 CC.

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É interessante entender a potência de um motor de carro, mas não se preocupe com os cálculos.

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Nas montadoras, existem máquinas que verificam automaticamente esse valor.

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Como você deve ter percebido, há muitas variáveis envolvidas, o que dificulta o cálculo para a maioria das pessoas.

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É por isso que você deve se fixar em informações de ordem prática.

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Por exemplo, todos sabemos que carros de modelos esportivos possuem mais CVs e, justamente por isso, são mais caros.

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Além disso, eles possuem uma aerodinâmica que facilita o desempenho do motor.

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É por isso que a potência é um fator que influencia diretamente o preço de um automóvel. Quanto mais alta ela for, maior tende a ser o valor do carro.

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Conclusão

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Neste artigo, trouxe para você dicas valiosas para garantir mais durabilidade ao motor do seu carro.

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Foi possível observar que, para isso, a principal atitude a ser tomada é nunca deixar a manutenção veicular de lado.

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O simples cuidado com a troca de óleo é fundamental para a conservação do motor.

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Você conferiu, também, informações sobre os diferentes tipos de motor de carro e por que eles possuem potências diferentes.

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Como pôde ver, cada configuração é indicada para um modo de uso específico. Isso pode ajudá-lo na hora de trocar de carro.

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Talvez aquele modelo mais barato não supra sua necessidade. Ou, quem sabe, aquele de maior potência gere um gasto desnecessário.

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É curioso como o motor define tudo isso, o que só reforça a sua importância.

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Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário abaixo para que eu possa ajudá-lo.

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