Morte de Ciclistas no Trânsito: Um Mal Que Pode Ser Evitado

O índice de morte de ciclistas no trânsito é bastante preocupante no Brasil. Se você utiliza esse meio de locomoção em seu dia a dia, é bom tomar precauções para circular com mais segurança. Isso porque, somente em São Paulo, o número de morte de ciclistas aumentou cerca de 24% em janeiro de 2020, em comparação a janeiro do ano passado. Neste artigo, falo sobre essa triste realidade, e também apresento o perfil do ciclista brasileiro e trago dicas para aumentar a segurança de ciclistas nas vias do Brasil.

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Você já parou para pensar em quantas mortes de ciclistas acontecem no trânsito brasileiro?

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Como você já deve ter percebido, este meio de transporte é bastante utilizado nas diferentes cidades do Brasil.

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Entretanto, apesar dos benefícios de utilizar esse meio de transporte, muitas dessas pessoas estão se arriscando ao optarem pela bicicleta.

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É inegável que a bicicleta é um meio de locomoção saudável e ecologicamente sustentável, mas também é o que deixa o usuário mais exposto.

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Infelizmente, acidentes de trânsito envolvendo ciclistas resultam, muitas vezes, no óbito desses usuários.

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Por isso, escrevi este texto, com o objetivo de alertar para a importância da manutenção da segurança dos ciclistas.

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Neste artigo, apresentarei a você quais são os principais motivos de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas no Brasil.

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Trarei dados sobre o número de ciclistas envolvidos em acidentes em alguns estados do Brasil.

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Você também irá conhecer qual é o perfil de condutores de bicicletas no país, e qual é a principal demanda desses, muitas vezes, aventureiros.

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Também responderei para você a seguinte questão: ciclistas também poderão ser multados?

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Você vai saber o que o Código de Trânsito prevê para os ciclistas, podendo, também, conhecer ações que podem aumentar a sua segurança.

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Por isso, leia este artigo até o final!

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Boa leitura!

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Dados do INFOSIGA Revelam Números Preocupantes em São Paulo

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De acordo com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (INFOSIGA-SP), foram registrados 404 acidentes envolvendo ciclistas que resultaram em morte ao longo de 2019.

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Se esse número já parece alto, o que pensar sobre o fato de ser apenas referente aos municípios do estado de São Paulo?

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Em 2020, somente no mês de janeiro, foram registrados 36 óbitos em acidentes com ciclistas no estado, cerca de 24% a mais do que em janeiro de 2019.

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Nos anos anteriores, 2017 e 2018, os números de óbitos no primeiro trimestre foram, respectivamente, 73 e 86 ocorrências.

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O aumento crescente é visível, uma vez que, em 2017, a média mensal de acidentes no período foi de 24 óbitos; em 2018, 28. Em 2019, a média ultrapassou 31 óbitos por mês.

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De acordo com a coordenadora do INFOSIGA-SP, Silvia Lisboa, o aumento do número de ciclistas nas cidades do estado de São Paulo é um dos fatores que contribuem para os dados apresentados.

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Para a coordenadora, os órgãos responsáveis por promover maior segurança aos ciclistas estão atuando nos municípios paulistas.

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O objetivo é que aconteçam projetos que contemplem a construção de ciclovias e faixas de sinalização.

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Entretanto, é muito importante que os demais participantes do trânsito, como os motoristas, respeitem a presença dos ciclistas.

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Aline Cavalcante, diretora da Associação dos Ciclistas Urbanos de SP (Ciclocidade), defende que a ampliação do número de ciclistas não seria o principal motivo do aumento do número de mortes.

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Conforme notícia publicada na Agência Brasil (EBC), para a diretora, a falta de fiscalização tem sua parcela de responsabilidade em relação aos dados apresentados.

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De acordo com a entrevista, Cavalcante afirma que dados internacionais apontam uma relação exatamente inversa.

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Isso porque, na medida em que se aumenta o número de ciclistas, diminui o número de mortes.

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Ela justifica afirmando que a construção de políticas públicas de incentivo a esse meio de transporte gera mais visibilidade para este tipo de veículo.

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Portanto, conforme a diretora, aumentando essa visibilidade, menores são as chances de ocorrência dos acidentes fatais.

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A tendência, portanto, seria a diminuição da morte de ciclistas no trânsito.

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Além do grande problema que é a perda de vidas de ciclistas, esses acidentes geram outro problema social: o aumento no número de internações em hospitais.

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Sobre isso, você pode ler mais informações na seção seguinte.

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Acidentes Com Ciclistas Causam Internações no Brasil

Você já deve ter percebido que a presença dos ciclistas no trânsito ocasiona alguns acidentes. Não apenas nos municípios paulistas, mas, também, em sua cidade.

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De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o número de ciclistas atropelados cresceu em 45% no Brasil.

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Entre 2012 e 2019, foram registradas cerca de 10 mil internações de ciclistas acidentados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

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Para os cofres públicos, esse número de internações representa um gasto de R$ 115 milhões em média.

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Muitos desses acidentes que ocasionam mortes de ciclistas acontecem pela falta de educação no trânsito.

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São motoristas desrespeitando não apenas os ciclistas, mas, também, os espaços destinados a sua circulação, como as ciclofaixas.

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Vidas que são totalmente modificadas em decorrência da falta de estrutura das cidades brasileiras, e da falta de atenção e respeito dos motoristas.

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Rene Rodrigues, pesquisador em políticas públicas da Fundação Getúlio Vargas, cedeu entrevista ao jornal El País em 2017.

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Apesar de ser um pouco antiga, vale a pena destacar alguns dados apresentados na entrevista concedida pelo especialista.

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Nela, o pesquisador apontou que 46% dos ciclistas que trafegam pela cidade de São Paulo ganha de zero a dois salários mínimos.

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Para essa afirmação, ele se baseou em uma pesquisa realizada pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), publicada em março de 2016.

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Esses dados ajudam a desmistificar a ideia de que as demandas em relação à política de ciclovias são brancas e de classe média.

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Muitas dessas pessoas que são internadas diariamente no país, ao utilizarem a bicicleta, certamente, foram impedidas de chegar ao seu trabalho.

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Ainda de acordo com a pesquisa citada por Rodrigues, na cidade de São Paulo, 97% dos entrevistados utilizavam bicicletas privadas.

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Além disso, pessoas do gênero masculino representaram 86% dos ciclistas entrevistados.

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Quanto ao gênero feminino, 14% das pessoas que responderam à entrevista da Ciclocidade se identificaram como tal.

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O ciclista brasileiro tem um perfil, traçado por meio de pesquisas, para entender melhor suas necessidades e demandas.

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Quer saber qual é? Siga a leitura.

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Qual o Perfil Dos Ciclistas no Brasil?

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Uma pesquisa de 2018 realizada pela associação Ciclocidade teve como objetivo identificar quem utiliza a bicicleta na cidade de São Paulo.

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Como apresentei acima, os homens lideram o número de ciclistas na capital paulista.

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Entretanto, quando pensamos nesse perfil em todo o país, a diferença entre os gêneros não é tão acentuada.

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Essa afirmação é possível quando analisamos os dados da pesquisa “Perfil do Ciclista Brasileiro 2018”, resultado da parceria entre diversos indivíduos e instituições brasileiras.

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Nessa pesquisa, que investigou ciclistas urbanos em nível nacional, foram entrevistados 7.644 ciclistas, de 25 cidades das diferentes regiões brasileiras.

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Os dados, coletados entre os meses de setembro de 2017 e abril de 2018, foram capazes de apurar que 75.8% dos entrevistados indicaram o uso da bicicleta para ir ao trabalho.

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Em segundo lugar, estão aqueles que utilizam este meio de transporte para lazer, contabilizando 61,9% dos entrevistados.

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Aqueles que utilizam a bicicleta para ir às compras somam 55.7%, enquanto os que pedalam para ir à escola ou faculdade são 2,4%.

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Quanto à motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte urbano, a rapidez e praticidade foi a principal resposta dos entrevistados.

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O uso da bicicleta por esse motivo representa 38,4% das respostas, seguido do fator saúde, com 25,8%.

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Quando o assunto inclui os problemas enfrentados no dia-a-dia, 40,8% dos ciclistas entrevistados afirmaram que a falta de segurança no trânsito é o principal problema.

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Outro desafio enfrentado pelos ciclistas é a precária infraestrutura, com 37,9%.

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Um ponto interessante que a pesquisa ressaltou é que cada região apresenta demandas diferentes, por conta de suas características.

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Isso é possível perceber, por exemplo, se compararmos a cidade de Aracaju com Brasília.

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Na capital brasileira, 25% dos ciclistas indicaram realizar a integração da bicicleta com outros meios de transporte.

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Em Aracaju, o percentual que combina diferentes modalidades é 6%. Essa diferença, com certeza, tem relação com a geografia das cidades.

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A cidade de Aracaju, de acordo com a pesquisa, tenta organizar a ocupação de seu solo, em detrimento do aumento da população, em meio a um planejamento precário.

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Já na cidade de Brasília é possível, até mesmo, embarcar no metrô acompanhado da bicicleta.

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De acordo com a pesquisa, 85,2% dos ciclistas entrevistados na cidade de Aracaju utilizam o veículo para ir ao trabalho e apenas 19,1% para ir à escola ou faculdade.

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Quando o assunto é lazer, 73,5% dos entrevistados afirmaram utilizar a bicicleta para essa finalidade e 61,4% para fazer compras.

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Ainda apresentando os dados sobre o perfil dos ciclistas no Brasil, a cidade de Afuá, no Pará, se destaca.

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Isso por ser o município onde 88,9% dos entrevistados afirmaram utilizar o ciclismo como lazer.

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Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, também apresenta um número alto de usuários de bicicletas com a finalidade de lazer, 70,7%.

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Com essa frequência de uso, e com seu crescimento constante, a infraestrutura é uma importante aliada para evitar acidentes.

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Veja, a seguir, como as ciclovias e ciclofaixas colaboram para um trânsito mais consciente.

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Construção de ciclovias pode combater morte de ciclistas em vias públicas

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De acordo com a pesquisa realizada pela Ciclocidade, mais de 70% dos entrevistados afirmou pedalar sempre, ou quase sempre, em ciclovias ou ciclofaixas na cidade de São Paulo.

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Entretanto, como elas não estão presentes em algumas partes da cidade, sua utilização se torna possível apenas quando esse tipo de infraestrutura está disponível.

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Dos entrevistados, 48% dos ciclistas responderam que utilizam sempre o espaço reservado para este tipo de veículo, e 20% afirmaram que utilizam quase sempre.

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Com isso, é possível perceber que, caso fossem disponibilizadas em maior número, os índices de acidentes e morte de ciclistas poderiam ter uma redução considerável.

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De acordo com a pesquisa sobre o perfil dos ciclistas no Brasil, 50% dos entrevistados afirmaram que uma infraestrutura cicloviária estruturada seria importante para motivar o uso da bicicleta.

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É claro que a falta de educação no trânsito ocasiona muitos acidentes, mas a escassez de ciclovias contribui também para que o ciclista tenha que, muitas vezes, arriscar sua vida ao circular em meio aos demais veículos.

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Apesar do avanço, ainda é preciso maior planejamento das cidades, pois muitas reclamações acontecem em relação à estrutura e acabamento destas construções.

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Muitas vezes, problemas estruturais são responsáveis por acidentes de trânsitos e a morte de ciclistas. Como foi o caso da ciclovia Tim Maia, no ano de 2016.

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A estrutura, que foi planejada para ser inaugurada na época das Olimpíadas de 2016, acabou cedendo, ocasionando a morte de duas pessoas.

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O desabamento aconteceu, segundo especialistas, porque o trecho não foi projetado para suportar o impacto da onda que atingiu a ciclovia, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

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Na época, a prefeitura da cidade, que é cartão postal do Brasil, prometeu averiguar os motivos da falta de estrutura.

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Mas o fato é que, em fevereiro de 2018, a ciclovia desabou novamente após um forte temporal.

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De acordo com a Secretaria de Urbanismo, dessa vez, o solo abaixo da ciclovia cedeu por conta de uma erosão, causada por infiltração da água da chuva.

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Com esse exemplo, é possível perceber que o poder público deve estar mais atento às demandas dos ciclistas, com um olhar mais especializado.

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Afinal de contas, não fornecer meios para que as pessoas possam utilizar esse tipo de veículo pode privá-las de seu direito de ir e vir, previsto pela Constituição Federal.

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Falando em legislação, você já deve ter ouvido falar sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), certo?

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E você sabia que ele também prevê uma série de obrigações, direitos e, até mesmo, penalidades para os ciclistas?

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Explico melhor na próxima seção.

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O Que o CTB Prevê Para Combater a Morte de Ciclistas?

Até agora, conforme os dados que apresentei, foi possível perceber que a bicicleta é um veículo que agrada os brasileiros, não é verdade?

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De acordo com as informações apontadas pelas duas pesquisas, a bicicleta tem diferentes utilizações, predominando, dentre elas, a ida para o trabalho.

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Portanto, é muito justo que estas pessoas possam chegar em segurança ao seu destino, e o CTB regulamenta diretrizes para que isso seja assegurado nos municípios do país.

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Em seu art. 21, O CTB determina, entre outras coisas, que é de responsabilidade dos órgãos e entidades executivos rodoviários brasileiros assegurar que todo ciclista tenha o seu direito de circulação respeitado.

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Mas você já viu, neste artigo, que nem sempre isso é feito de maneira eficaz, ocasionando, até mesmo, acidentes que poderiam ser evitados.

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Se você é motorista de veículo automotor, imagine como seria se não houvesse uma legislação especifica para a sua circulação.

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Além disso, como seria se não existissem bons espaços para que seu veículo pudesse circular com segurança?

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Se o CTB não estabelecesse medidas de boas condutas, você se sentiria seguro no trânsito? Provavelmente, não.

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Por isso, é importante que pedestres e ciclistas sejam respeitados no trânsito.

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Apesar de ambos não estarem seguidamente em debate quando o assunto são as demandas no trânsito, eles também possuem seus direitos garantidos pelo CTB

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Ainda de acordo com o CTB, no art. 29, §2º, os veículos de grande porte sempre serão responsáveis pela segurança dos menores, assim como, os motorizados pelos não motorizados.

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Este artigo também apresenta um dos deveres de todo ciclista, o qual indica que todos os motoristas de veículos devem estar atentos aos pedestres.

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Assim, os ciclistas nunca devem esquecer que são responsáveis pela segurança dos pedestres, tanto quanto os demais condutores.

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Neste caso, será que há previsão de regras e penalidades para os ciclistas? A seguir, falo sobre isso.

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Ciclista também pode ser multado?

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A bicicleta é um veículo muito democrático. Por isso, sua utilização é destinada para as mais diferentes atividades.

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De acordo com a pesquisa que citei anteriormente, 82% dos entrevistados afirmaram usar a bicicleta como principal meio de transporte durante a semana.

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Fica visível, portanto, que sua utilização é mais acessível que qualquer outro veículo de transporte comum no Brasil.

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Até porque, para andar de bicicleta, não precisamos tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e nem passar por um processo de habilitação.

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Basta que tenhamos paciência para aprender a nos equilibrarmos sobre a bike. Por conta disso, é ainda mais necessário que o ciclista busque o que diz a legislação.

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Afinal, sua conduta também contribui para que acidentes sejam evitados em vias públicas.

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Respondendo à pergunta que fiz para você acima: não, ciclistas não poderão ser multados por um agente de trânsito caso não tenham boa conduta no trânsito.

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O Código de Trânsito até possui previsões para que ciclistas imprudentes sejam multados, como no caso do seu art. 255.

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O artigo em questão determina que pedalar em passeios em que não seja permitida a bike é infração média, passível de multa e remoção da bicicleta.

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No entanto, a aplicação prática desse artigo do CTB não tem legislação em vigor.

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A aplicação da multa para ciclistas estava prevista na Resolução Nº 706/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que deveria entrar em vigor em 2019.

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Publicada em 2017, ela adicionava à legislação normas para que os procedimentos administrativos referentes às infrações de responsabilidade de ciclistas e pedestres acontecessem.

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Isso ocorreu porque o CTB prevê o tipo de infração e a multa, mas não apresenta como ela deverá ser aplicada aos ciclistas e pedestres.

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De acordo com o CONTRAN, para que a multa fosse aplicada, seria preciso identificar o ciclista no momento do flagrante.

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O procedimento incluiria anotar o seu nome, o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e, também, informações referentes à bicicleta.

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Caso o pagamento da multa não fosse realizado, o valor poderia ser cobrado legalmente e o ciclista ficaria com restrição em seu nome.

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Porém, em fevereiro do ano de 2019, a Resolução Nº 772/2019 foi publicada e revogou a Resolução Nº 706/17.

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Sendo assim, o assunto voltou a ficar sem uma regulamentação, portanto, não há, por hora, autuação de ciclistas por infrações de trânsito.

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Se as autuações estão fora de questão, qual seria uma boa forma de evitar os acidentes de trânsito e consequentes mortes de ciclistas?

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A seguir, falarei sobre algumas condutas possíveis de serem adotadas, a fim de reduzir os indicadores atuais.

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Como é Possível Evitar a Morte de Ciclistas no Trânsito?

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De acordo com o perfil do ciclista de 2015, nos últimos três anos, 79,1% dos ciclistas tiveram envolvimento em acidentes de trânsito enquanto pedalavam.

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Em 2018, a atualização dessa pesquisa não trouxe esse indicador.

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Foi também possível concluir, pelos dados apresentados, que os ciclistas mais experientes se envolvem mais em acidentes de trânsito, se comparados aos iniciantes.

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O primeiro grupo em torno de 27%, e o segundo, 7%.

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Foi também constatado que, quanto mais uma pessoa pedala durante a semana, maior é a chance de ela se envolver em algum tipo de acidente de trânsito.

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Para que esses acidentes sejam evitados, é preciso que algumas condutas sejam mantidas.

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Abaixo, apresento para você 4 condutas previstas no CTB, que auxiliam na preservação da vida de ciclistas no trânsito.

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Mantenha a distância

De acordo com o CTB, no art. 29, inciso II, todo condutor deverá guardar distância lateral e frontal entre os demais veículos, considerando a velocidade permitida na pista.

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No caso de bicicletas, está determinada, também pelo Código de Trânsito, no art. 201, que os condutores devem manter a distância mínima de 1,50m ao passarem por um ciclista.

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Caso contrário, o motorista estará cometendo uma infração de natureza média, com multa no valor de R$ 130,16 mais 4 pontos somados à CNH.

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Talvez você esteja pensando que, observando com cuidado, nem todas as vias públicas oferecem estrutura para que essa distância seja mantida. E você tem razão.

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Entretanto, neste caso, condutor de veículo automotor e ciclista devem estar atentos, para que a melhor escolha seja feita e ambos possam circular com segurança no mesmo local.

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Dê a preferência

Apesar de a legislação de trânsito existir e ser importante para que o trânsito seguro seja mantido, sabemos que muito deve ser ainda realizado.

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Entretanto, não há como a legislação prever todas as situações possíveis em relação à circulação de ciclistas.

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Assim como citei anteriormente, cada cidade, pela estrutura que apresenta, oferece um determinado tipo de estrutura, e isso, logicamente, influencia no trânsito.

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Portanto, é preciso que os condutores, de veículos automotores ou não, assim como os pedestres, se comuniquem.

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Ao estabelecer, no art. 214, que o motorista deve dar preferência de passagem a pedestres e veículos não motorizados, o CTB busca contribuir para uma circulação com segurança.

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A legislação também deseja enfatizar que a atenção do motorista é um agente transformador quando o assunto é o trânsito.

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Portanto, ele precisa estar sempre atento ao que está acontecendo a sua volta.

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Mantenha a postura ao pedalar

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Por apresentarem maiores riscos em caso de colisões, os motoristas de veículos automotores recebem uma série de indicações em relação ao seu comportamento.

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Por exemplo, manter as duas mãos ao volante e não utilizar o celular ao dirigir são determinações de comportamento aos condutores.

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E saiba que os ciclistas também devem evitar uma série de “performances” ao conduzir a bicicleta. Veja algumas delas abaixo:

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  • não fazer malabarismo ou se equilibrar em uma roda;
  • segurar o guidão com as duas mãos;
  • não transportar carga incompatível com o suportado pela bicicleta.
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Ou seja, o ciclista deve manter também uma boa conduta ao transitar.

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Isso evitará fazê-lo perder o foco no trânsito e também preservar a sua segurança e dos demais condutores.

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Não utilize aparelhos eletrônicos

É muito comum falarmos sobre o uso do celular ao conduzir veículos automotores. Até porque acidentes em decorrência desse uso são frequentes em vias públicas.

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Entretanto, é importante ressaltar que, de acordo com o CTB, é proibido o uso do celular ou fones de ouvido ao dirigir qualquer tipo de veículo.

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Isso acontece porque a audição é muito importante no trânsito, e todo condutor deve estar atento ao conduzir seu veículo.

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Apesar de não ser aplicada multa a ciclistas, é aconselhável que eles não utilizem fones enquanto pedalam, em prol de sua própria segurança.

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Portanto, por mais que você goste de conduzir sua bicicleta ouvindo seus cantores preferidos, espere chegar ao seu destino para fazer isso, e proteja a sua vida!

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Conclusão

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Neste artigo, você pôde conferir alguns dados importantes sobre o índice de morte de ciclistas no trânsito.

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Você viu que talvez o trânsito não esteja sendo um lugar tão seguro assim para essas pessoas.

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Conforme apresentei neste artigo, o índice de morte de ciclistas, apenas no estado de São Paulo, aumentou, se comparado com o mesmo período no ano passado.

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Eu também informei para você que o perfil dos brasileiros que utilizam a bicicleta diariamente, em todas as regiões do país, é bastante variado.

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Entretanto, o veículo é predominantemente utilizado por jovens em idade entre 25 e 34 anos.

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Destes, 82% dos entrevistados afirmaram que a bicicleta é o seu principal meio de transporte.

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Você também ficou sabendo que os ciclistas, de acordo com o Código de Trânsito, também poderiam ser penalizados quando não obedecessem às medidas previstas pela legislação.

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No entanto, o CONTRAN precisa estabelecer procedimentos para que essa autuação aconteça, e a última delas foi revogada.

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Uma alternativa para quem busca mais segurança é seguir as recomendações que apresentei ao final deste artigo.

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