A Secretaria da Fazenda de São Paulo (SP) divulgou tabela com os valores venais do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2018.
O fato que chama atenção é que, por conta da queda dos preços de venda de carros praticados no varejo, o IPVA, para o próximo ano, estará, em média, 3,2% mais barato.
Em dados apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com cerca de 11,5 mil marcas, modelos e versões diferentes de veículos, a redução do valor se deve à desvalorização dos veículos, já que muitos consumidores permaneceram com seus meios de transporte próprios.
A maior queda de vendas foi identificada em caminhões usados, que tiveram recuo de 7,15%. Os ônibus e micro-ônibus tiveram redução de 4,17%, seguido dos utilitários, com 4,15%, e automóveis, com redução de 3,39%. Acesse os dados da pesquisa aqui.
O calendário de pagamento, que tem início em 9 de janeiro, divulgado recentemente, indica que os contribuintes podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%.
Também é possível realizar o pagamento do IPVA, sem desconto, no mês de fevereiro ou parcelar o tributo em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo.
CONFIRA O CALENDÁRIO de pagamento 2018 do estado de São Paulo.
O IPVA é um tributo que, caso você seja proprietário de carros, motos e outros veículos, deverá efetuar o pagamento todos os anos.
Realizando o pagamento, você está garantindo o bem-estar do controle da circulação de veículos não-licenciados, que muitas vezes circulam de forma irregular pelas vias públicas.
Além disso, o dinheiro arrecadado, diferente do que muitos acreditam, não é destinado apenas ao trânsito.
Na verdade, 50% da arrecadação vai para o estado e a outra metade vai para o município, sendo aplicada em melhorias para o trânsito.
Entretanto, esse valor também tem uma parte aplicada na saúde municipal, em hospitais, por exemplo, e na educação básica, assim como em outras secretarias. O destino dado a esse valor recolhido depende da vontade e da necessidade de cada estado.
Para consultar o IPVA é muito fácil, pois é possível fazer de sua casa mesmo, via internet.
Basta que você acesse o site do Detran de seu estado e procure a aba que diz “IPVA” mais o ano que deseja consultar.
O preço do IPVA varia de acordo com o estado, mesmo tratando-se de um mesmo veículo. Portanto, sempre consulte o tributo pelo local onde você reside.
Lembre também que o valor, calculado tendo como base a taxa de imposto e o preço final do veículo, fica mais caro dependendo do automóvel que você utiliza.
Atenção! Os contribuintes que deixam de recolher o imposto ficam sujeitos a, por exemplo, multa por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic.
Isto acontece porque quem não realiza o pagamento do IPVA está, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cometendo uma infração.
Portanto, se o condutor que não efetuou o pagamento for flagrado dirigindo, receberá multa no valor de R$ 293,47, já que é considerada gravíssima. Além disso, receberá sete pontos na carteira.
Mas você sabia que algumas pessoas são isentas deste tributo? Saiba quem são e se você possui este direito aqui.
Confira também o novo projeto de lei que busca a isenção do IPVA para antigos donos de carros.
E, em caso de dúvida, entre em contato comigo aqui nos comentários. Será um prazer responder suas perguntas.
Referências:
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!