O Que é Coeficiente Aerodinâmico e Como Ele Impacta na Velocidade e Combustível

O que você sabe sobre coeficiente aerodinâmico de veículos? Trata-se, basicamente, de um número que define como se dará o atrito entre o veículo e o ar. Quanto menor esse número, mais rápido o carro poderá se locomover. Duas das principais vantagens de uma boa aerodinâmica são a economia de combustível e a melhor estabilidade do veículo – um veículo mais estável terá menos chances de se envolver em acidentes por perda de estabilidade. Mas você sabe como calcular o coeficiente aerodinâmico do seu carro? Aprenda, a partir de agora, com a leitura deste artigo.

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Você sabe o que é um coeficiente aerodinâmico e como isso influencia no desempenho do seu carro?

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Com certeza, você já deve ter reparado que uma Ferrari é feita para ser muito mais veloz do que um Fusca, correto?

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Isso não ocorre apenas porque o motor de uma Ferrari é mais potente, mas também devido ao coeficiente aerodinâmico.

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Um carro de Fórmula 1, por exemplo, é feito para ter o melhor coeficiente aerodinâmico possível, o que possibilita menos atrito com o ar e, por consequência, mais velocidade.

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Possivelmente, nesse ponto, você já está curioso para saber tudo sobre o coeficiente aerodinâmico do seu carro e como calculá-lo.

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Isso mesmo que você leu: é possível calcular o coeficiente aerodinâmico do seu carro e, com base nesse cálculo, melhorar seu despenho.

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Para responder todas as dúvidas que devem ter surgido em sua cabeça, preparei este artigo, que traz os seguintes tópicos:

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  • o que é coeficiente aerodinâmico;
  • como calcular o coeficiente aerodinâmico do seu carro;
  • funcionamento da aerodinâmica do carro;
  • como melhorar a aerodinâmica do carro;
  • carros mais aerodinâmicos do mundo;
  • coeficiente aerodinâmico dos carros de F1; e
  • curiosidades sobre o coeficiente aerodinâmico.
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Desejo uma ótima leitura!

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Afinal, o Que é Coeficiente Aerodinâmico?

O coeficiente aerodinâmico é, basicamente, um número que define como se dará o atrito entre o veículo e o ar. Quanto menor esse número, mais rápido o carro poderá se locomover.

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Para facilitar o entendimento, vamos a um exemplo mais prático.

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Imagine que você está nadando em uma piscina. Agora, pense que a água é o ar e você, o carro.

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A água é pesada para o nadador dar braçadas. O mesmo ocorre com o carro: o ar é pesado para que o veículo o atravesse.

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Por isso, quanto menor o atrito, mais leve e fácil será a locomoção.

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Assim, com um coeficiente aerodinâmico melhor, ou seja, um número menor, o veículo irá transpor o ar com mais facilidade.

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Duas das principais vantagens de uma boa aerodinâmica são a economia de combustível e a melhor estabilidade do veículo – um veículo mais estável terá menos chances de se envolver em acidentes por perda de estabilidade.

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Ou seja: um bom coeficiente aerodinâmico torna a viagem mais segura para o condutor e demais passageiros.

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Agora que você já sabe, basicamente, o que é o coeficiente aerodinâmico, que tal aprender a calcular esse número?

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Então, leia o próximo tópico e descubra como fazê-lo!

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Como Calcular o Coeficiente Aerodinâmico do Seu Carro

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Para calcular o valor do coeficiente aerodinâmico, as montadoras submetem os seus veículos a diversos testes.

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Esses testes incluem passagem por túneis de vento e câmaras com ventiladores de grande potência.

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A partir disso, é observado como o ar se desloca pela carroceria do automóvel.

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Em uma  reportagem à revista Quatro Rodas, Marcus Vinicius Aguiar, diretor de segurança veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), abordou uma curiosidade interessante.

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Conforme Marcus Vinícius, o objeto de mais perfeita aerodinâmica que se conhece é a gota d’água, cujo coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,05.

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Para você ter uma ideia, o padrão de Cx, em carros de passeio, é em torno de 0,30 e, em camionetes, cerca de 0,40. Já o coeficiente de um Fusca modelo antigo fica em torno de 0,48 e 0,49.

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Mas, então, como calcular esse valor? Existe uma fórmula para chegar ao resultado.

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O coeficiente aerodinâmico é o resultado da força de arrasto (Fd), dividido pelo resultado da multiplicação entre metade da densidade de massa (p), vezes a velocidade (v), vezes a área de referência (A).

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Difícil de entender? Entenda que basta utilizar os números na fórmula para obter o resultado.

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Porém, é claro, existe uma maneira mais simples de calcular o coeficiente aerodinâmico do veículo: pesquisando na internet. Para a pesquisa, basta acrescentar a marca, o modelo e ano do automóvel.

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Mas fique atento: se você fizer qualquer modificação no seu veículo, o cálculo do coeficiente aerodinâmico deverá ser realizado levando em consideração as modificações.

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No próximo tópico, entenda melhor como é o funcionamento da aerodinâmica de um carro.

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O Funcionamento da Aerodinâmica do Carro

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Quando um veículo está em movimento, o ar passa por baixo e por cima dele, certo?

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Como você pode imaginar, é importante que não passe mais ar por baixo do que por cima, pois isso faria o carro levantar voo.

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Aliás, todo veículo está sujeito à sustentação quando em movimento, devido ao ar que passa por baixo da carroceria.

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É o mesmo efeito que, acentuado, permite aos aviões vencer seu peso e levantar voo, mantendo-se no ar enquanto houver velocidade para tanto.

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Para que isso não aconteça com os carros, as montadoras compensam esse valor.

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A sustentação pode ainda ser revertida como ação para evitar instabilidade. Porém, isso pode afetar o coeficiente aerodinâmico de forma negativa.

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Ou seja, um carro mais estável, muitas vezes, pode ter um coeficiente pior, como é o caso dos carros de Fórmula 1 – mas, sobre isso, eu falarei com mais detalhes ao longo do texto.

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Para melhorar a aerodinâmica, são usadas formas mais arredondadas, que “levam” o vento para onde se deseja, diminuindo o atrito com o ar.

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Isso é mais comum em carros esportivos, que possuem um design projetado especificamente para uma melhor aerodinâmica e maior velocidade.

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Agora que você já sabe como funciona a aerodinâmica do carro, que tal aprender como melhorá-la?

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Como Melhorar a Aerodinâmica do Carro

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Existem vários acessórios para melhorar a aerodinâmica dos automóveis. Um dos mais utilizados é o aerofólio – uma peça automotiva que pode ser instalada na dianteira ou traseira do veículo.

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De maneira simplificada, o aerofólio serve para “grudar” o carro no chão quando ele estiver em alta velocidade.

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Com isso, o condutor adquire maior dirigibilidade, tanto em retas quanto em curvas, reduzindo a turbulência causada pelo vento.

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Mas lembre-se: antes de instalar qualquer equipamento no veículo (e, portanto, modificá-lo), solicite ajuda de um profissional especializado.

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Nesse caso, lembre-se de que modificações no veículo devem ser informadas ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado, que deverá autorizá-las.

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Isso porque, transitar com o veículo com características alteradas, sem autorização do órgão, é uma infração grave, punível com multa – art. 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

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Para realizar qualquer alteração no veículo, portanto, é preciso levá-lo ao DETRAN para uma nova inspeção de segurança veicular.

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Essa inspeção é necessária para a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), conforme previsto no art. 4° da Resolução n° 292/2008 do CONTRAN.

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Com o CSV em mãos, você poderá circular normalmente, sem medo de receber uma multa por ter modificado o veículo.

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Para isso, você precisará preencher um formulário e pagar um Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

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Cabe alertar que, a cada modificação feita, será preciso pagar um novo DAE – a menos que você faça todas as alterações de uma vez só.

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Outra dica importante é: tenha muita atenção à procedência das peças que utilizará para modificar o veículo, como o aerofólio citado acima.

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As peças precisam de autorização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

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De nada adianta instalar um aerofólio escolhido pelo menor preço e, em pouco tempo, ele quebrar e desestabilizar o seu veículo, não é mesmo?

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Lembre-se: o barato sai caro.

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Por isso, dê preferência para peças de qualidade.

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Caso for comprar um carro usado que tenha modificações, lembre-se de verificar se elas estão legalizadas.

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Como fazer isso?

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Verifique no documento do carro se todas as modificações estão presentes. Caso não estejam, peça para o proprietário legalizá-las antes da compra.

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No próximo tópico, explicarei o que acontece com os carros rebaixados no que se refere ao seu funcionamento da aerodinâmica.

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Siga a leitura!

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Rebaixar o Carro Afeta a Aerodinâmica?

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Algumas pessoas acreditam que rebaixar o carro aumenta a aerodinâmica.

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Em alguns casos, isso realmente acontece. Mas é preciso seguir as recomendações da lei para modificar a suspensão a fim de rebaixar o automóvel.

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Além disso, a suspensão tem a função de aumentar a segurança do veículo, ou seja, não adianta melhorar uma parte e comprometer outra.

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Por isso, se for realizar esse procedimento, o faça com profissional especializado e respeitando as determinações da lei.

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Conforme o art. 6° da Resolução n° 292/2008, alterado pela Resolução n° 479/2014 do CONTRAN, o veículo rebaixado precisa estar a uma altura mínima de 100 mm do chão.

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Já o parágrafo 3° do mesmo artigo menciona que os veículos que tiverem sua suspensão modificada deverão inserir, no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), a altura livre do solo.

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Isso corrobora o exposto no tópico anterior, e vale ressaltar: qualquer modificação no veículo precisa estar dentro da lei e ser notificada ao DETRAN.

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Até aqui, você recebeu muitas informações importantes sobre coeficiente aerodinâmico de automóveis.

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Mas você pode estar curioso para saber, afinal, quais veículos contam com uma aerodinâmica considerada top de linha no mercado atual.

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Pois então, a partir de agora, mostrarei a você uma lista com os carros com a maior aerodinâmica do mundo!

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Confira no próximo tópico.

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Conheça Os Carros Mais Aerodinâmicos do Mundo

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Curioso para saber quais são o carros com a melhor aerodinâmica do mundo?

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Confira, abaixo, a lista com o ranking atualizado dos 10 carros com o melhor coeficiente aerodinâmico, conforme o site Carros Web (lembre que Cx é a abreviatura de coeficiente aerodinâmico):

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1° - Porsche Taycan Turbo 2020 (Cx 0,22);

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2° - Porsche Taycan 4S 2020 (Cx 0,22);

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3° - Audi A4 Attraction 2.0 2017 (Cx 0,23);

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4° - Audi A4 Launch Edition 2.0 2017 (Cx 0,23);

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5° - Audi A4 Ambiente 2.0 2017 (Cx 0,23);

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6° - Audi A4 Ambition 2.0 2017 (Cx 0,23);

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7° - Mercedes-Benz E250 Avantgarde Turbo 2017 (Cx 0,23);

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8° - Mercedes-Benz E250 Exclusive 2.0 Turbo 2017 (Cx 0,23);

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9° - Mercedes-Benz E250 Exclusive Launch Edition 2.0 Turbo 2017 (Cx 0,23);

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10° - Mercedes-Benz E250 Avantgarde 2.0 Turbo 2018 (Cx 0,23).

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E então, o que achou da lista apresentada? É claro que adquirir qualquer um dos veículos citados exige uma relativa quantidade de dinheiro.

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Por serem todos carros importados, o valor pode ser bem salgado para o bolso da grande maioria dos brasileiros.

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Os preços da lista variam de R$ 121.000,00 a R$ 900.000,00 – realmente não é para qualquer um.

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Brincadeiras (e sonhos) à parte, que tal comparar os coeficientes citados acima com o de um veículo da Fórmula 1? Acredito que seja uma boa ideia para você ter mais noção das diferenças.

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Será que são semelhantes? Confira a resposta abaixo!

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Coeficiente Aerodinâmico dos Carros de F1

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Ao contrário do que se pensa, em superesportivos e carros de corrida, que precisam fazer curvas em altíssima velocidade, o coeficiente aerodinâmico é bem maior em relação a carros de passeio, chegando a 0,70.

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O coeficiente maior, nesses casos, é para que o carro não se perca nas curvas, preservado ao máximo a vida dos pilotos.

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Na Fórmula 1, a intenção não é economizar combustível, mas testar a destreza de pilotos ao volante de veículos extremamente potentes.

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E algo importante nessa hora é a aderência nas curvas, que não são poucas nas pistas de competição.

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Justamente por esse coeficiente aerodinâmico altíssimo, o motor de quase 800 cavalos de potência só chega a 330 km/h.

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Uma velocidade bem baixa para um motor tão potente, não é mesmo?

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No próximo tópico, eu separei algumas curiosidades bem interessantes sobre o coeficiente aerodinâmico.

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Confira a seguir.

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Curiosidades Sobre o Coeficiente Aerodinâmico

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Um detalhe muito interessante, mas que pouca gente sabe, é que o coeficiente aerodinâmico não leva em conta a área frontal do carro.

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Ou seja, um carro com uma área frontal muito grande e um bom coeficiente aerodinâmico pode ter pior desempenho em relação a um veículo com uma área frontal pequena e um coeficiente aerodinâmico pior.

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Mas como você sabe o desempenho do veículo nesse caso?

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Bem simples: basta multiplicar a área frontal pelo coeficiente aerodinâmico.

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Outra questão interessante é o funcionamento do coeficiente aerodinâmico em uma Lamborghini Huracan.

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A revista Quatro Rodas traz uma matéria com vídeo sobre o tema para quem tem interesse.

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Segundo a publicação, há apêndices aerodinâmicos de fibra de carbono que se movem de acordo com a velocidade e direção do carro na pista.

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Eles estão localizados nos spoilers dianteiro e traseiro, capô, difusor traseiro, entradas de ar e flaps.

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O sistema chamado de Aerodinamica Lamborghini Attiva (ALA) é capaz de reduzir o arrasto do carro ou aumentar o downforce de acordo com a necessidade.

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Ou seja, o coeficiente aerodinâmico do carro muda em retas ou curvas, deixando o veículo mais veloz nas retas e dando maior estabilidade quando entra nas curvas.

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Um sonho de consumo, não é mesmo?

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E tem ainda mais um detalhe curioso, que você precisa conhecer: o coeficiente aerodinâmico deve ser calculado com os vidros fechados.

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Isso porque, se você trafegar com os vidros abertos, o coeficiente vai aumentar, uma vez que o ar vai passar por dentro do seu carro, gerando um atrito imenso.

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Além disso, com os vidros abertos, o consumo de combustível aumenta e a potência do veículo diminui.

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Por isso, quando for viajar ou trafegar em maior velocidade, prefira fazer isso com as janelas fechadas.

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Se estiver muito quente, opte pelo ar-condicionado, em vez de abrir as janelas.

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Em alta velocidade, abrir as janelas faz o veículo consumir mais combustível do que o ar-condicionado, por incrível que pareça.

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Conclusão

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Com o texto que você acabou de ler, você aprendeu o que é um coeficiente aerodinâmico e como ele influencia na velocidade do seu carro, bem como no consumo de combustível.

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É interessante lembrar que um carro com melhor coeficiente é mais econômico.

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Você também descobriu como calcular o coeficiente aerodinâmico do seu carro e, ainda, como melhorar esse valor, com o auxílio de peças específicas.

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Nunca se esqueça de que é necessário verificar a procedência dessas peças, realizar as modificações em profissional especializado e legalizar o procedimento junto ao DETRAN.

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Isso evita correr riscos desnecessários e ainda o afasta das multas por qualquer irregularidade.

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Você ainda pôde conferir uma lista com os 10 carros com melhor coeficiente aerodinâmico da atualidade.

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Em comparação a eles, você viu que carros de Fórmula 1 contam com um coeficiente aerodinâmico muito mais alto e entendeu o porquê dessa diferença.

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Agora que você já sabe tudo sobre coeficiente aerodinâmico, poderá escolher melhor o seu próximo carro.

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Quem sabe essa informação também guie você para decidir se deve ou não se desfazer do atual modelo?

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Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema abordado, deixe seu questionamento abaixo, nos comentários, para que eu possa ajudá-lo.

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Por fim, é importante que você compartilhe este artigo com os seus amigos. Ele também poderá ajudá-los a escolher melhor os carros com base no coeficiente aerodinâmico.

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Referências:

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  1. https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/como-e-calculado-o-coeficiente-aerodinamico-de-um-carro/
  2. https://www.tgpoli.com.br/noticias/para-que-serve-o-aerofolio-saiba-tudo-sobre-este-acessorio-automotivo/
  3. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao4792014.pdf
  4. https://www.carrosnaweb.com.br/rankinglista.asp?ordem=58
  5. https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/como-funciona-a-aerodinamica-ativa-do-lamborghini-huracan-performante/
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