O que você sabe sobre coeficiente aerodinâmico de veículos? Trata-se, basicamente, de um número que define como se dará o atrito entre o veículo e o ar. Quanto menor esse número, mais rápido o carro poderá se locomover. Duas das principais vantagens de uma boa aerodinâmica são a economia de combustível e a melhor estabilidade do veículo – um veículo mais estável terá menos chances de se envolver em acidentes por perda de estabilidade. Mas você sabe como calcular o coeficiente aerodinâmico do seu carro? Aprenda, a partir de agora, com a leitura deste artigo.
Você sabe o que é um coeficiente aerodinâmico e como isso influencia no desempenho do seu carro?
Com certeza, você já deve ter reparado que uma Ferrari é feita para ser muito mais veloz do que um Fusca, correto?
Isso não ocorre apenas porque o motor de uma Ferrari é mais potente, mas também devido ao coeficiente aerodinâmico.
Um carro de Fórmula 1, por exemplo, é feito para ter o melhor coeficiente aerodinâmico possível, o que possibilita menos atrito com o ar e, por consequência, mais velocidade.
Possivelmente, nesse ponto, você já está curioso para saber tudo sobre o coeficiente aerodinâmico do seu carro e como calculá-lo.
Isso mesmo que você leu: é possível calcular o coeficiente aerodinâmico do seu carro e, com base nesse cálculo, melhorar seu despenho.
Para responder todas as dúvidas que devem ter surgido em sua cabeça, preparei este artigo, que traz os seguintes tópicos:
Desejo uma ótima leitura!
O coeficiente aerodinâmico é, basicamente, um número que define como se dará o atrito entre o veículo e o ar. Quanto menor esse número, mais rápido o carro poderá se locomover.
Para facilitar o entendimento, vamos a um exemplo mais prático.
Imagine que você está nadando em uma piscina. Agora, pense que a água é o ar e você, o carro.
A água é pesada para o nadador dar braçadas. O mesmo ocorre com o carro: o ar é pesado para que o veículo o atravesse.
Por isso, quanto menor o atrito, mais leve e fácil será a locomoção.
Assim, com um coeficiente aerodinâmico melhor, ou seja, um número menor, o veículo irá transpor o ar com mais facilidade.
Duas das principais vantagens de uma boa aerodinâmica são a economia de combustível e a melhor estabilidade do veículo – um veículo mais estável terá menos chances de se envolver em acidentes por perda de estabilidade.
Ou seja: um bom coeficiente aerodinâmico torna a viagem mais segura para o condutor e demais passageiros.
Agora que você já sabe, basicamente, o que é o coeficiente aerodinâmico, que tal aprender a calcular esse número?
Então, leia o próximo tópico e descubra como fazê-lo!
Para calcular o valor do coeficiente aerodinâmico, as montadoras submetem os seus veículos a diversos testes.
Esses testes incluem passagem por túneis de vento e câmaras com ventiladores de grande potência.
A partir disso, é observado como o ar se desloca pela carroceria do automóvel.
Em uma reportagem à revista Quatro Rodas, Marcus Vinicius Aguiar, diretor de segurança veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), abordou uma curiosidade interessante.
Conforme Marcus Vinícius, o objeto de mais perfeita aerodinâmica que se conhece é a gota d’água, cujo coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,05.
Para você ter uma ideia, o padrão de Cx, em carros de passeio, é em torno de 0,30 e, em camionetes, cerca de 0,40. Já o coeficiente de um Fusca modelo antigo fica em torno de 0,48 e 0,49.
Mas, então, como calcular esse valor? Existe uma fórmula para chegar ao resultado.
O coeficiente aerodinâmico é o resultado da força de arrasto (Fd), dividido pelo resultado da multiplicação entre metade da densidade de massa (p), vezes a velocidade (v), vezes a área de referência (A).
Difícil de entender? Entenda que basta utilizar os números na fórmula para obter o resultado.
Porém, é claro, existe uma maneira mais simples de calcular o coeficiente aerodinâmico do veículo: pesquisando na internet. Para a pesquisa, basta acrescentar a marca, o modelo e ano do automóvel.
Mas fique atento: se você fizer qualquer modificação no seu veículo, o cálculo do coeficiente aerodinâmico deverá ser realizado levando em consideração as modificações.
No próximo tópico, entenda melhor como é o funcionamento da aerodinâmica de um carro.
Quando um veículo está em movimento, o ar passa por baixo e por cima dele, certo?
Como você pode imaginar, é importante que não passe mais ar por baixo do que por cima, pois isso faria o carro levantar voo.
Aliás, todo veículo está sujeito à sustentação quando em movimento, devido ao ar que passa por baixo da carroceria.
É o mesmo efeito que, acentuado, permite aos aviões vencer seu peso e levantar voo, mantendo-se no ar enquanto houver velocidade para tanto.
Para que isso não aconteça com os carros, as montadoras compensam esse valor.
A sustentação pode ainda ser revertida como ação para evitar instabilidade. Porém, isso pode afetar o coeficiente aerodinâmico de forma negativa.
Ou seja, um carro mais estável, muitas vezes, pode ter um coeficiente pior, como é o caso dos carros de Fórmula 1 – mas, sobre isso, eu falarei com mais detalhes ao longo do texto.
Para melhorar a aerodinâmica, são usadas formas mais arredondadas, que “levam” o vento para onde se deseja, diminuindo o atrito com o ar.
Isso é mais comum em carros esportivos, que possuem um design projetado especificamente para uma melhor aerodinâmica e maior velocidade.
Agora que você já sabe como funciona a aerodinâmica do carro, que tal aprender como melhorá-la?
Existem vários acessórios para melhorar a aerodinâmica dos automóveis. Um dos mais utilizados é o aerofólio – uma peça automotiva que pode ser instalada na dianteira ou traseira do veículo.
De maneira simplificada, o aerofólio serve para “grudar” o carro no chão quando ele estiver em alta velocidade.
Com isso, o condutor adquire maior dirigibilidade, tanto em retas quanto em curvas, reduzindo a turbulência causada pelo vento.
Mas lembre-se: antes de instalar qualquer equipamento no veículo (e, portanto, modificá-lo), solicite ajuda de um profissional especializado.
Nesse caso, lembre-se de que modificações no veículo devem ser informadas ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado, que deverá autorizá-las.
Isso porque, transitar com o veículo com características alteradas, sem autorização do órgão, é uma infração grave, punível com multa – art. 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para realizar qualquer alteração no veículo, portanto, é preciso levá-lo ao DETRAN para uma nova inspeção de segurança veicular.
Essa inspeção é necessária para a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), conforme previsto no art. 4° da Resolução n° 292/2008 do CONTRAN.
Com o CSV em mãos, você poderá circular normalmente, sem medo de receber uma multa por ter modificado o veículo.
Para isso, você precisará preencher um formulário e pagar um Documento de Arrecadação Estadual (DAE).
Cabe alertar que, a cada modificação feita, será preciso pagar um novo DAE – a menos que você faça todas as alterações de uma vez só.
Outra dica importante é: tenha muita atenção à procedência das peças que utilizará para modificar o veículo, como o aerofólio citado acima.
As peças precisam de autorização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
De nada adianta instalar um aerofólio escolhido pelo menor preço e, em pouco tempo, ele quebrar e desestabilizar o seu veículo, não é mesmo?
Lembre-se: o barato sai caro.
Por isso, dê preferência para peças de qualidade.
Caso for comprar um carro usado que tenha modificações, lembre-se de verificar se elas estão legalizadas.
Como fazer isso?
Verifique no documento do carro se todas as modificações estão presentes. Caso não estejam, peça para o proprietário legalizá-las antes da compra.
No próximo tópico, explicarei o que acontece com os carros rebaixados no que se refere ao seu funcionamento da aerodinâmica.
Siga a leitura!
Algumas pessoas acreditam que rebaixar o carro aumenta a aerodinâmica.
Em alguns casos, isso realmente acontece. Mas é preciso seguir as recomendações da lei para modificar a suspensão a fim de rebaixar o automóvel.
Além disso, a suspensão tem a função de aumentar a segurança do veículo, ou seja, não adianta melhorar uma parte e comprometer outra.
Por isso, se for realizar esse procedimento, o faça com profissional especializado e respeitando as determinações da lei.
Conforme o art. 6° da Resolução n° 292/2008, alterado pela Resolução n° 479/2014 do CONTRAN, o veículo rebaixado precisa estar a uma altura mínima de 100 mm do chão.
Já o parágrafo 3° do mesmo artigo menciona que os veículos que tiverem sua suspensão modificada deverão inserir, no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), a altura livre do solo.
Isso corrobora o exposto no tópico anterior, e vale ressaltar: qualquer modificação no veículo precisa estar dentro da lei e ser notificada ao DETRAN.
Até aqui, você recebeu muitas informações importantes sobre coeficiente aerodinâmico de automóveis.
Mas você pode estar curioso para saber, afinal, quais veículos contam com uma aerodinâmica considerada top de linha no mercado atual.
Pois então, a partir de agora, mostrarei a você uma lista com os carros com a maior aerodinâmica do mundo!
Confira no próximo tópico.
Curioso para saber quais são o carros com a melhor aerodinâmica do mundo?
Confira, abaixo, a lista com o ranking atualizado dos 10 carros com o melhor coeficiente aerodinâmico, conforme o site Carros Web (lembre que Cx é a abreviatura de coeficiente aerodinâmico):
1° - Porsche Taycan Turbo 2020 (Cx 0,22);
2° - Porsche Taycan 4S 2020 (Cx 0,22);
3° - Audi A4 Attraction 2.0 2017 (Cx 0,23);
4° - Audi A4 Launch Edition 2.0 2017 (Cx 0,23);
5° - Audi A4 Ambiente 2.0 2017 (Cx 0,23);
6° - Audi A4 Ambition 2.0 2017 (Cx 0,23);
7° - Mercedes-Benz E250 Avantgarde Turbo 2017 (Cx 0,23);
8° - Mercedes-Benz E250 Exclusive 2.0 Turbo 2017 (Cx 0,23);
9° - Mercedes-Benz E250 Exclusive Launch Edition 2.0 Turbo 2017 (Cx 0,23);
10° - Mercedes-Benz E250 Avantgarde 2.0 Turbo 2018 (Cx 0,23).
E então, o que achou da lista apresentada? É claro que adquirir qualquer um dos veículos citados exige uma relativa quantidade de dinheiro.
Por serem todos carros importados, o valor pode ser bem salgado para o bolso da grande maioria dos brasileiros.
Os preços da lista variam de R$ 121.000,00 a R$ 900.000,00 – realmente não é para qualquer um.
Brincadeiras (e sonhos) à parte, que tal comparar os coeficientes citados acima com o de um veículo da Fórmula 1? Acredito que seja uma boa ideia para você ter mais noção das diferenças.
Será que são semelhantes? Confira a resposta abaixo!
Ao contrário do que se pensa, em superesportivos e carros de corrida, que precisam fazer curvas em altíssima velocidade, o coeficiente aerodinâmico é bem maior em relação a carros de passeio, chegando a 0,70.
O coeficiente maior, nesses casos, é para que o carro não se perca nas curvas, preservado ao máximo a vida dos pilotos.
Na Fórmula 1, a intenção não é economizar combustível, mas testar a destreza de pilotos ao volante de veículos extremamente potentes.
E algo importante nessa hora é a aderência nas curvas, que não são poucas nas pistas de competição.
Justamente por esse coeficiente aerodinâmico altíssimo, o motor de quase 800 cavalos de potência só chega a 330 km/h.
Uma velocidade bem baixa para um motor tão potente, não é mesmo?
No próximo tópico, eu separei algumas curiosidades bem interessantes sobre o coeficiente aerodinâmico.
Confira a seguir.
Um detalhe muito interessante, mas que pouca gente sabe, é que o coeficiente aerodinâmico não leva em conta a área frontal do carro.
Ou seja, um carro com uma área frontal muito grande e um bom coeficiente aerodinâmico pode ter pior desempenho em relação a um veículo com uma área frontal pequena e um coeficiente aerodinâmico pior.
Mas como você sabe o desempenho do veículo nesse caso?
Bem simples: basta multiplicar a área frontal pelo coeficiente aerodinâmico.
Outra questão interessante é o funcionamento do coeficiente aerodinâmico em uma Lamborghini Huracan.
A revista Quatro Rodas traz uma matéria com vídeo sobre o tema para quem tem interesse.
Segundo a publicação, há apêndices aerodinâmicos de fibra de carbono que se movem de acordo com a velocidade e direção do carro na pista.
Eles estão localizados nos spoilers dianteiro e traseiro, capô, difusor traseiro, entradas de ar e flaps.
O sistema chamado de Aerodinamica Lamborghini Attiva (ALA) é capaz de reduzir o arrasto do carro ou aumentar o downforce de acordo com a necessidade.
Ou seja, o coeficiente aerodinâmico do carro muda em retas ou curvas, deixando o veículo mais veloz nas retas e dando maior estabilidade quando entra nas curvas.
Um sonho de consumo, não é mesmo?
E tem ainda mais um detalhe curioso, que você precisa conhecer: o coeficiente aerodinâmico deve ser calculado com os vidros fechados.
Isso porque, se você trafegar com os vidros abertos, o coeficiente vai aumentar, uma vez que o ar vai passar por dentro do seu carro, gerando um atrito imenso.
Além disso, com os vidros abertos, o consumo de combustível aumenta e a potência do veículo diminui.
Por isso, quando for viajar ou trafegar em maior velocidade, prefira fazer isso com as janelas fechadas.
Se estiver muito quente, opte pelo ar-condicionado, em vez de abrir as janelas.
Em alta velocidade, abrir as janelas faz o veículo consumir mais combustível do que o ar-condicionado, por incrível que pareça.
Com o texto que você acabou de ler, você aprendeu o que é um coeficiente aerodinâmico e como ele influencia na velocidade do seu carro, bem como no consumo de combustível.
É interessante lembrar que um carro com melhor coeficiente é mais econômico.
Você também descobriu como calcular o coeficiente aerodinâmico do seu carro e, ainda, como melhorar esse valor, com o auxílio de peças específicas.
Nunca se esqueça de que é necessário verificar a procedência dessas peças, realizar as modificações em profissional especializado e legalizar o procedimento junto ao DETRAN.
Isso evita correr riscos desnecessários e ainda o afasta das multas por qualquer irregularidade.
Você ainda pôde conferir uma lista com os 10 carros com melhor coeficiente aerodinâmico da atualidade.
Em comparação a eles, você viu que carros de Fórmula 1 contam com um coeficiente aerodinâmico muito mais alto e entendeu o porquê dessa diferença.
Agora que você já sabe tudo sobre coeficiente aerodinâmico, poderá escolher melhor o seu próximo carro.
Quem sabe essa informação também guie você para decidir se deve ou não se desfazer do atual modelo?
Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema abordado, deixe seu questionamento abaixo, nos comentários, para que eu possa ajudá-lo.
Por fim, é importante que você compartilhe este artigo com os seus amigos. Ele também poderá ajudá-los a escolher melhor os carros com base no coeficiente aerodinâmico.
Referências:
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