Lançamento da Tesla Revoluciona Venda de Carro Elétrico

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Você sabe como um carro elétrico funciona?

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Será que é preciso plugá-lo numa tomada, tal qual fazemos com um celular?

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Esse é um tema interessante, com um viés futurista, mas quando nos referimos a veículos elétricos, já estamos falando do presente.

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É verdade que ainda dependemos muito dos automóveis movidos a gasolina e etanol. Por isso, não é um mercado tão aquecido no Brasil, apesar de promissor.

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Ao buscar carros elétricos à venda no Brasil, você dificilmente encontrará apenas notícias de carros 100% elétricos.

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Pelas ruas, há modelos de carros elétricos e híbridos rodando, o que significa que eles ainda precisam de algum tipo de combustível.

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Mas, aos poucos, essa realidade começa mudar. E a tendência para o carro elétrico no Brasil e no mundo é de grandes avanços nos próximos anos, sobretudo com os lançamentos da gigante norte-americana Tesla.

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Já pensou em dirigir um automóvel silencioso, mais econômico e que não polui o meio ambiente?

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E se for possível abastecê-lo com luz solar, ou seja, não gastar nada?

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Então, entre o sonho e a realidade, este artigo vai trazer um panorama sobre o mercado, falar sobre os modelos de carros elétricos e como eles funcionam.

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Você vai descobrir que já há países se preparando para ter 100% do mercado de veículo elétrico.

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E se o seu interesse ao final do texto for colocar algum carro elétrico à venda, você saberá avaliar os prós e contras desse investimento e qual a real economia que ele gera.

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Interessado no tema? Então, siga a leitura!

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O Que é o Carro Elétrico

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Por mais que pareça algo impressionante, os carros elétricos não são exclusividade do século XXI e muito menos do século XX.

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O primeiro veículo elétrico é do ano de 1828 e foi produzido na Hungria.

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Aliás, o primeiro carro a ultrapassar a marca dos 100Km/h também foi elétrico. Ele foi produzido por Camilly Jenatzy no ano de 1899.

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Ou seja, há quase duzentos anos já havia carros elétricos no mundo, embora pareça que estamos falando sobre algo muito além da realidade.

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Além disso, você sabia que, em 1900, cerca de 28% dos veículos produzidos nos Estados Unidos eram elétricos?

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Contudo, veio a decadência, e com a produção do Ford T, de Henry Ford, que tinha um preço bem mais em conta devido à fabricação em série, o projeto do carro elétrico ficou inviável e voltou para a gaveta.

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Atualmente, após quase duzentos anos, eis que o carro elétrico está de volta e, pelo jeito, para ficar.

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Mas você sabe quantos tipos de veículos elétricos existem atualmente?

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A resposta é simples: existem três tipos de veículos elétricos. São eles:

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  • Carros 100% elétricos;
  • Carros híbridos;
  • Carros híbridos plug-in.
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Os carros 100% elétricos funcionam usando a  eletricidade que é armazenada no seu banco de baterias, que podem ser recarregadas.

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Os híbridos costumam usar a eletricidade para andar até o fim da carga das baterias.

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Quando isso acontece, começa a funcionar o sistema tradicional de combustão interna (gasolina, gás, álcool, etc.), que vai permitir que o carro se mova e recarregue as baterias.

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No momento em que o sistema detecta que as baterias estão carregadas, o carro passa a se mover utilizando a energia elétrica do banco de baterias.

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Os híbridos plug-in são muito parecidos com os “tradicionais”. Eles utilizam a eletricidade para andar até que a carga das baterias chegue ao fim.

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E, assim como o outro, entra em cena o sistema de combustão interna (gasolina, gás, álcool, etc.), que move o carro e recarrega as baterias.

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Entretanto, a diferença é que o plug-in pode ser recarregado usando um carregador de banco de baterias.

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Ou seja, o veículo anda mais tempo usando eletricidade, que é mais barata que combustíveis fósseis.

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Vale salientar que, hoje em dia, o carro elétrico pertence ao grupo de veículos que é denominado “zero emissões”, por não emitir gases nocivos ao ambiente.

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A isso, se soma o fato de não gerar ruídos consideráveis, o que torna o carro elétrico um veículo silencioso.

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Como Funcionam os Carros Elétricos

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O motor de combustão a hidrogênio (zero emissão) funciona de forma simples.

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Em primeiro lugar, há um tanque de hidrogênio gasoso que gera a energia para o motor.

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Ele é semelhante ao recipiente que armazena o GNV, gás natural veicular. Mas é mais adequado para suportar a pressão que é muito maior por parte do hidrogênio.

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Depois disso, entra em cena uma reação química descoberta há dois séculos, que produz eletricidade a partir da água, gerada pela junção do hidrogênio com o oxigênio encontrado no ar.

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Aí começa uma verdadeira aula de química, com divisão de íons e elétrons, movimentação de prótons e um processo que culmina na formação da corrente elétrica.

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A Revista Mundo Estranho conta detalhadamente como isso acontece, mas para você o mais importante a saber é que aí reside a razão para o preço mais alto dos carros elétricos.

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O sistema eletrônico que controla a origem da energia é justamente uma peça exclusiva desse modelo e uma das mais caras.

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É ele que responde pelo comando total do veículo.

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Define, por exemplo, de onde virá a eletricidade que alimentará o motor.

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Para isso, o sistema leva em consideração não apenas a capacidade armazenada, mas até mesmo o terreno enfrentado pelo veículo naquele momento.

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Outro aspecto interessante é que tudo isso ocorre silenciosamente.

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Fora que o carro elétrico é bem mais leve, tem potência equivalente a um modelo popular, mas se destaca mesmo é por abrir a possibilidade de ser recarregado na tomada de casa.

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Já pensou?

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Sua autonomia pode chegar a 100 quilômetros, mas subir a 350 quando utilizado o tanque de hidrogênio.

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É claro que não vai dar para ir do Rio de Janeiro a São Paulo sem reabastecer, mas para circular por dentro da cidade sem preocupação, é uma opção interessante.

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E tem ainda o chamado freio regenerativo, que transforma a energia do movimento das rodas em eletricidade.

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Ele é muito útil, por exemplo, ao descer uma serra. Quando chegar na base, é possível ter mais carga na bateria do que tinha lá no topo dela.

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Qual a Real Economia de um Carro Elétrico

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Então, a pergunta que não quer calar: qual a real economia de um carro elétrico? Vamos fazer um cálculo?

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No Brasil, o valor do kWh varia de R$ 0,31 a R$ 0,74 em média, enquanto a gasolina custa na base de R$ 3,80 o litro.

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Vamos tomar por base o maior valor do kWh, que é a unidade de medição do valor da energia elétrica, os R$ 0,74.

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Supondo que um carro elétrico faço 10 km/kWh, ou seja, para fazer 100 km você gastará R$ 7,40.

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Supondo que um carro a gasolina faça 10 km/l, ou seja, para fazer 100 km você gastará R$ 38,00.

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Com o carro elétrico, você economiza nesse caso R$ 30,60, ou seja, economiza 80,5% do valor, para fazer o mesmo trajeto.

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É praticamente a mesma economia de uma moto, só que com o conforto de um carro.

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Esse teste foi feito pela CPFL energia.

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Confira os dados da CPFL:

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“Para rodar os mais de 6 mil km, a 3M gastou R$ 930 para o reabastecimento dos carros com energia elétrica, considerando a tarifa industrial A4 da CPFL Paulista (R$ 0,31/kWh).

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Para efeito de comparação, o custo equivalente do Kangoo a gasolina seria de R$ 5,95 mil.

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Ou seja, a empresa teve economia de 84% com combustível, sem levar em conta a redução das despesas não mensuradas com manutenção – os motores, por serem 100% elétricos, não precisam de troca de óleos, filtros e velas.”

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Esse é outro ponto que vale destacar: como os veículos não são a base de combustíveis fósseis, não é preciso gastar com manutenções como troca de óleo, filtro, velas, limpeza de carburador, troca de mangueira, etc.

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O Futuro Próximo dos Carros Elétricos no Mundo

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Com a diminuição gradativa do custo de fabricação das baterias, os carros elétricos vêm ficando mais baratos ano após ano.

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Isso faz com que o modelo comece a chamar a atenção dos consumidores a apostarem nessa tecnologia.

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Quanto a investimentos em pesquisa e desenvolvimento desses veículos, existe uma expectativa de que, até 2025, sejam investidos cerca de US$ 80 bilhões.

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A partir disso, se prevê que o valor dos carros elétricos possa ficar até mais barato do que o dos carros de combustão fóssil, como a gasolina.

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Já pensou que, em menos de sete anos, talvez você não precise mais ficar se preocupando com o preço da gasolina?

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Em casos mais específicos, montadoras já estão aderindo a uma produção exclusiva de carros elétricos, ou seja, deixando de fabricar veículos a combustão fóssil.

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Um desses casos é o da montadora sueca Volvo. De acordo com a empresa, até 2020, todos os veículos produzidos vão ser híbridos ou elétricos.

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Também, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), 750 mil unidades do tipo foram vendidas em 2016, fazendo com que a frota total de carros elétricos no mundo chegasse a 2 milhões de veículos.

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A expectativa é de que o número de carros elétricos cresça muito rapidamente nos próximos anos.

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Um estudo da Electric Vehicle Outlook 2017, da Bloomberg New Energy Finance, sugere que, até 2040, metade das vendas de carros 0Km será de carros elétricos e que um terço da frota no mundo será movida a eletricidade.

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A iniciativa vem para solucionar parte do problema do uso de combustível fóssil.

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Lançamento de Carro Elétrico da Tesla

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O ano de 2017 é de novidades no mercado de carros elétricos, sobretudo com o lançamento do Tesla Model 3 pela Tesla.

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O Model 3 é um carro sedan que tem quatro portas e cabe cinco pessoas.

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O carro consegue andar 340 quilômetros por carga na bateria. O automóvel vai custar 35 mil dólares nos Estados Unidos, ou seja, menos da metade do valor da versão esporte de carro elétrica da marca, o Model S, que custa 74,5 mil dólares.

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Para quem não conhece, a Tesla é uma grande empresa norte-americana que atua no setor automotivo e de armazenamento de energia.

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Ela desenvolve, produz e comercializa automóveis elétricos de altíssima competência.

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Além disso, atua com componentes para motores e transmissões para veículos elétricos e diversos outros tipos de produtos inovadores.

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A Tesla foi fundada em 2003 pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning, na cidade de San Carlos, na Califórnia.

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Seu nome é uma homenagem ao inventor e engenheiro eletricista Nikola Tesla, criador das famosas bobinas de tesla.

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Agora, voltando ao Model 3, como saber se esse valor está alto ou baixo para um carro elétrico?

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Podemos tomar por base que outras montadoras já comercializam carros elétricos nesta margem de preço.

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Por exemplo, a Chevrolet fabrica o modelo Bolt e a Nissan, o Leaf.

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A Volvo anunciou há pouco tempo que pretende colocar no mercado um modelo 100% elétrico para competir economicamente com o da Tesla até 2019.

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E todos sabemos, quanto maior a concorrência, mais o consumidor ganha, pois os preços baixam.

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Como França, Reino Unido e Noruega só Venderão Carros Elétricos?

Governos como Noruega, Reino Unido e França vêm promovendo com bastante força os carros elétricos.

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Ainda assim, os planos são para 2025 no caso da Noruega e para 2040 nos casos de França e Reino Unido.

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No caso específico da Noruega, o país  já atingiu metas para os carros elétricos antecipadamente.

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A ideia era ter em circulação 50 mil carros elétricos em 2018, mas esse número foi alcançado em 2015.

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Tudo isso se deve ao fato de que, por lá, existem muitos incentivos governamentais para a compra dos carros elétricos, tais como isenção do imposto sobre valor adicionado de 25%.

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Outro aspecto importante é que a maior parte da energia elétrica usada na Noruega vem de fontes hidrelétricas e não da queima de combustível fóssil, como carvão ou gás natural.

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Na França, foi anunciado o fim à comercialização de carros a gasolina ou a diesel até 2040, como parte para atingir o Acordo Internacional de Paris Contra as Mudanças Climáticas.

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A França, atualmente, produz o carro 100% elétrico favorito da Europa, o Renault Zoe, que ultrapassa os resultados de vendas do Mitsubishi Outlander PHEV e do Nissan Leaf.

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Diversos países relataram ter o objetivo de diminuir drasticamente o número de carros altamente poluentes e substituir por híbridos e elétricos, mas, até agora, poucos elaboraram promessas concretas.

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Carros Elétricos Disponíveis no Brasil - Eles Poderão Se Tornar Acessíveis?

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Infelizmente, por não haver grandes incentivos por aqui, todos os modelos elétricos presentes no Brasil são importados.

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Ou seja, não há fabricação nacional de carros elétricos.

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Mas há uma luz no fim do túnel.

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A empresa pernambucana de tecnologia e mobilidade urbana Serttel criou o protótipo do primeiro automóvel do Brasil que funciona com eletricidade.

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É o Veículo Alternativo para Mobilidade (VAMO), que mais parece um triciclo e que deve ficar pronto em 2018.

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Porém, a intenção da empresa não é vender o veículo, mas sim utilizar o sistema em outros carros compartilhados.

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O que pode favorecer a expansão dos modelos elétricos no mercado é o menor peso no bolso, é claro.

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Uma das iniciativas nesse sentido é a concessão de isenção do imposto de importação para carros com autonomia mínima e 80 km/h.

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No caso dos híbridos, o imposto é reduzido. Sua alíquota cai de 35% para um percentual que varia entre 7% e 0%. O que influencia é o tamanho do motor à combustão e sua capacidade de eficiência energética.

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Outro fator que contribui para um melhor cenário do carros elétricos é o de iniciativas específicas, como a da cidade de São Paulo.

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Na capital paulista, há previsão de devolução de metade do IPVA do carro elétrico, além da liberação quanto ao rodízio municipal.

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Ou seja, se você importar um carro elétrico, não vai precisar se preocupar em que dia ou horário circular na capital paulista.

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No momento, existem apenas seis modelos de veículos com motor elétrico/híbrido em circulação no Brasil.

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Como o carro elétrico/híbrido mais em conta do Brasil, temos o Toyota Prius a R$ 123.950,00, que chega a fazer até 30km/l.

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É longe de ser o valor de um carro popular, mas que pode compensar pela economia.

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Após o Prius, temos a Lexus, marca de luxo da Toyota e o modelo CT200h (hatchback), com preços que variam entre R$ 129.990,00 a R$ 149.990,00.

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O carro elétrico/híbrido mais vendido do Brasil é o Ford Fusion Titanium Hybrid, por R$ 159.990,00.

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O único carro 100% elétrico em circulação no Brasil pertence à montadora alemã BMW. O modelo BMW i3 custa R$ 169.990,00.

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O maior SUV da Mitsubishi aqui no Brasil possui sua versão híbrida chamada Outlander PHEV, que é vendido por R$ 204.990,00.

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Encerrando a lista dos carros elétricos/híbridos no Brasil, temos a versão esportiva da BMW. O BMW i8 é um carro bem único, com um valor de R$ 799.950,00.

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Carro Elétrico: Mocinho ou Vilão?

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Os veículos 100% elétricos são limpos, mas isso pode mudar de acordo com a matéria-prima utilizada para gerar eletricidade. E aí, conforme explica a jornalista Isadora Carvalho, em uma reportagem do site da revista Quatro Rodas, o mocinho pode virar bandido.

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A jornalista diz que de acordo com um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, o carro a gasolina pode ser considerado até mais limpo, se o seu país utiliza combustíveis fósseis para gerar energia.

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“Nesse caso, a vantagem dos elétricos se resume a evitar a concentração de gases tóxicos nos centros urbanos”, declarou à Quatro Rodas Roberto Brandão, pesquisador do grupo de estudos do setor elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Então, quem vai determinar se os carros elétricos são mocinhos ou não é a matriz energética.

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Em países nos quais o uso de carvão mineral é a fonte geradora de energia, como China e Índia, onde 70% da energia produzida são provindas do carvão, carros elétricos serão tão vilões quanto carros movidos a gasolina e a diesel.

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Para você entender, no Brasil a principal fonte de produção de energia elétrica é a água, através das usinas hidrelétricas, como Itaipu Binacional.

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Ou seja, por aqui, os carros elétricos são mocinhos.

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No Brasil, também existe produção de energia solar, eólica e termonuclear (Angra). Ainda assim, a principal fonte é a água.

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Mas um problema que não é levado em consideração é que, se mais de 90% da frota brasileira fossem de carros elétricos, o consumo energético do país aumentaria em 40%.

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E como ficaria no verão, quando o nível das hidrelétricas baixa, e se busca desesperadamente que as pessoas economizem energia elétrica?

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É algo a ser solucionado no futuro.

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Conclusão

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Neste artigo, você viu que a tecnologia dos carros elétricos não é exclusividade do século XXI, mas sim do início do automobilismo mundial.

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Além disso, ficou sabendo como funciona um motor elétrico e que o produto da reação química da energia produzida pelos carros elétricos é a água.

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Pôde ver que os incentivos governamentais de França e Noruega podem acabar sendo os propulsores dos carros elétricos no mundo.

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Também conferiu que os carros elétricos podem ser mocinhos ou vilões, dependendo da matriz energética usada naquele país.

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Em razão do baixo incentivo à tecnologia de produção de carros elétricos no Brasil, os modelos por aqui são importados e só existem seis deles à venda.

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Apesar disso, em médio a longo prazo, vale a pena investir em um carro elétrico. Além de ele não emitir gases nocivos à natureza, também é super econômico, gastando menos de 20% do que um carro a gasolina gastaria.

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Agora, você já sabe tudo sobre carro elétrico e, se desejar comprar um, poderá avaliar bem as opções.

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Referências:

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  1. https://odia.ig.com.br/automania/2017-07-13/o-crescimento-dos-carros-eletricos.html
  2. https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/carro-eletrico-heroi-ou-vilao/
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