Tempo de Validade da Permissão Internacional para Dirigir é Reduzido

validade pid
Tempo de validade da Permissão Internacional para Dirigir é reduzido

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é um documento que todo condutor que desejar conduzir um veículo, por mais de 180 dias, fora do país no qual tirou sua CNH, deve possuir.

Esse documento tem validade somente em territórios de países que participam da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário ou que estabelecem um acordo de reciprocidade entre si.

Foi multado? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

Por mais que a necessidade da PID venha a surgir apenas se o condutor deseja dirigir por mais tempo em território estrangeiro, é aconselhável que ele possua o documento em situações de viagem curta fora do país de origem.

A PID é um documento importante e pode facilitar a identificação do condutor, ao ser abordado pela fiscalização de outro país, evitando que possíveis transtornos por não portar o documento aconteçam.

A PID, ainda que seja um documento bastante importante para conduzir veículo em outros países, não tem validade em território nacional.

Portanto, ela não substitui a CNH, devendo, inclusive, ser apresentada juntamente com a carteira de habilitação no exterior.

Alterações na PID

A Permissão Internacional para Dirigir possui uma nova duração.

O documento passou a  não ter mais a mesma validade da CNH e apresenta, agora, uma duração de três anos ou validade até a data do vencimento da CNH do condutor.

Porém, se o vencimento da CNH ocorrer antes de a PID atingir os três anos de validade, ela deve ser renovada junto com a CNH.

Além de ter tido sua validade alterada, a PID sofreu alterações em seu layout.

Agora, ela possuirá, na capa, o brasão e o nome do documento em português, inglês e espanhol.

No seu interior, o documento será ilustrado com as categorias que permite conduzir, apresentará também as informações dispostas em sete idiomas: o inglês, o árabe, o russo, o alemão, o português, o espanhol e o chinês.

Todas essas alterações no layout e nos idiomas serão realizadas a fim de adequar a PID emitida no Brasil ao padrão dos documentos de permissão internacional para dirigir emitidos em outros países.

 

O que se mantém na PID

validade pid valor
O custo para retirar o documento pode variar entre 50 e 600 reais

A Permissão Internacional para Dirigir ainda pode ser solicitada nos Detrans de todos os estados, podendo também ser emitida por órgãos vinculados à Federação Internacional Automobilística (FIA) sob permissão do Denatran, conforme era possível antes das modificações.

A solicitação do documento deve ser realizada pelo condutor no mesmo estado em que ele tirou a CNH.

Infelizmente, se você está morando em um estado e realizou sua habilitação em outro, se desejar retirar PID, deve voltar ao estado em que sua CNH está registrada.

Os valores para a retirada da PID variam de estado para estado.

Segundo informações fornecidas pelos Detrans relativas aos valores cobrados em alguns estados, como Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro, os custos para a retirada da PID vão de R$50,00 até R$ 600,00.

A grande variabilidade nos valores acontece justamente pelo fato de cada Detran ter a liberdade de fixar o valor que julgar necessário, levando em conta o custo de cada serviço aplicado na emissão do documento.

 

Conclusão

validade pid conclusao
Não se pode esquecer que, para dirigir em território estrangeiro, é necessário ter a PID

Embora a validade da PID tenha sido alterada, é importante que cada condutor que desejar dirigir fora do território nacional possua o documento.

Possuir a PID pode evitar que o condutor se veja em uma situação complicada perante a fiscalização de trânsito de outro país, pois, acompanhada da CNH, ela identifica o motorista como estando apto, pelos órgãos de trânsito do seu país, a conduzir veículo fora dos limites nacionais.

Assim, fique atento ao novo prazo de validade do documento e não corra o risco de, no meio de uma viagem, ter problemas com a fiscalização de trânsito.

Aproveite para compartilhar esta informação com seus amigos, para que eles também estejam atentos quanto ao uso da PID.