Tabela de Seguro: Como Descobrir o Valor do Seguro do Seu Veículo?

O seguro veicular não é uma questão de capricho, mas de segurança e garantia para você que investiu o seu dinheiro na compra de um veículo.

Contratar um serviço de seguro é precaver-se de toda e qualquer eventualidade que possa ocorrer com o seu veículo ou com você.

Ou seja, o seguro protege o assegurado em situações de risco, garantindo que seja assistido e tenha o ressarcimento dos danos causados por todo e qualquer tipo de incidente.

A seguradora com que estabelecer o contrato é responsável por pagar a você uma indenização caso o bem assegurado, o seu veículo, sofra um sinistro, o qual deve estar previsto na apólice.

Para contratar o serviço de seguro, é preciso que você procure um corretor especializado na área para realizar o contrato.

O corretor de seguros o auxiliará na escolha do melhor negócio e intercederá em casos de dificuldades e dúvidas em relação ao seguro.

Tendo em vista o crescente número de acidentes  que ocorrem todos os dias no trânsito brasileiro devido à embriaguez, à alta velocidade e às ultrapassagens não permitidas, por exemplo, o seguro é um meio de você garantir o retorno do seu investimento caso algo aconteça.

Você deve estar se questionando quanto ao valor desse serviço, visto que oferece tamanha segurança e vantagens. E a notícia que tenho para você é que não há uma resposta pronta.

Não existe um valor fixo para o serviço de seguro. Leva-se em conta uma série de fatores no momento de calcular o valor do veículo segurado.

Mas, fique tranquilo, não deixarei você com dúvidas.

Neste artigo, conversaremos sobre a tabela de seguros, e você poderá ter uma estimativa do valor de um seguro para o seu veículo.

Inicialmente, mostrarei a você como funcionam os serviços de seguros e os tipos de cobertura que podem oferecer.

Em seguida, quem pode auxiliá-lo caso queira aderir aos serviços, e apresentarei a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que funciona como um parâmetro para negociações ou avaliações, apresentando valores médios para negociações ou avaliações.

Por fim, darei algumas dicas que poderão ajudá-lo a economizar no momento de contratar o serviço de seguro.

Boa leitura!

 

Como Funciona o Seguro Veicular

Como você viu acima, o serviço de seguro veicular é um meio de despreocupar você quanto à segurança do seu veículo.

Adquirir um bem não é algo fácil. Dependendo da forma de pagamento que se adota, muitas vezes, você pode passar anos pagando o financiamento.

Sem contar que, ao ter um veículo, você se desacostuma a utilizar o transporte publicou ou a andar a pé, dependendo totalmente do veículo para realizar todas as suas atividades – muitas vezes, até para ir à padaria que fica na esquina de sua casa.

Deste modo, é muito frustrante quando algo acontece com o seu automóvel. Você fica desanimado por ter que continuar pagando um bem que perdeu e não imagina como fará para dar sequência a sua rotina.

Por vezes, dependendo do ocorrido, você consegue contornar a situação, mas nem sempre isso é possível.

Por essa razão, afirmo a você que o serviço de seguro é uma vantagem que não permite que você fique no prejuízo, pois a seguradora cobrirá as eventualidades contidas na apólice.

Seja por razão de roubo ou acidente, dependendo do tipo de serviço que você contratar, o seguro protege você e os demais passageiros envolvidos em situações de risco.

O seguro pode oferecer proteção a você em casos de roubo, furto, alagamentos, colisões, entre outros. Além de serviço 24h, como guincho e chaveiro, por exemplo.

Geralmente, você acorda com a seguradora o tipo de serviço que deseja contratar. Os seguros são compostos por coberturas básicas e adicionais, e você escolhe as de sua preferência.

O serviço de seguro está sempre pronto para socorrê-lo!
O serviço de seguro está sempre pronto para socorrê-lo!

Geralmente, as coberturas variam de acordo com a necessidade do condutor. Deste modo, há seguro para motorista de aplicativo, carros financiados, carros antigos, carros modificados, carros com isenção de imposto, carros de luxo, entre outros.

Abaixo, selecionei algumas das coberturas que você pode contratar para integrar o seguro do seu veículo e as vantagens que elas podem oferecer.

 

Coberturas Básicas

– Contra danos: cobre dano parcial ou integral do automóvel por colisão, incêndio ou roubo/furto.

– Contra roubo e furto: recebe indenização, conforme contratação, em roubo ou furto.

– Para terceiros: indenização em caso de danos materiais ou corporais sofridos por terceiros.

– Para passageiros: cobre os danos corporais causados aos passageiros do veículo em razão de acidente.

 

Coberturas adicionais

– Para vidros: garante a troca ou reparo dos vidros, do teto solar, dos retrovisores externos e das lanternas e faróis.

– Para acessórios: você recebe indenização em caso de roubo ou furto de acessórios do veículo.

– De carro extra: disponibilidade de um veículo para você utilizar caso ocorra sinistro com seu automóvel.

Higienização do veículo: higienização do estofamento e forrações do veículo em decorrência de sinistro proveniente de enchente, inundação ou alagamento.

 

Como você pode conferir, são inúmeras as situações em que o seguro pode socorrê-lo. Assim, basta você procurar uma seguradora e solicitar o serviço.

A seguir, vou explicar a você como contratar o serviço de seguro, uma vez que, como todo contrato, você deve prestar atenção a uma série de fatores para não cair em uma fria.

 

Como Contratar o Serviço de Seguro

Primeiramente, é necessário que você procure um corretor de seguros, o qual será o responsável por auxiliá-lo durante o processo de contratação, ajudando a escolher o tipo de seguro que melhor se adapta a você e a sua família.

Ao buscar um corretor, você deve averiguar se o profissional é regulado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) – órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil.

Uma das atribuições deste órgão, por exemplo, é “zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados”. Dessa maneira, verificar se o profissional está regulado pela instituição é uma garantia de que você não terá grandes problemas à frente.

Após isso, você deve procurar, então, um seguradora, a qual também deve ser regulada pela SUSEP.

A escolha da seguradora, assim como a do corretor, é muito importante e deve ser realizada com muita atenção. Portanto, busque informações sobre o funcionamento da seguradora em relação ao atendimento, reembolso e assistência ao segurado.

Uma das melhores maneiras de se inteirar sobre estes pontos é acessando o Reclame Aqui. Conhecer a opinião dos clientes em relação à seguradora é um excelente caminho para saber se os serviços da empresa são confiáveis e se vale a pena contratá-la.

Vistos o corretor de seguros e a seguradora, você passará a uma nova etapa do processo de contratação do serviço de seguros: a cotação.

A etapa da cotação nada mais é do que uma simulação do contrato em que você terá uma estimativa de quanto custará o serviço.

Há sites em que você pode realizar a cotação de seguro online. É rápido e exige que você responda apenas algumas questões sobre o veículo e o condutor.

Como falamos no início do artigo, o cálculo realizado baseia-se em uma série de fatores, como a idade dos condutores e o local onde o veículo fica guardado, por exemplo.

Mas vamos com calma! Antes de falar sobre a tabela de valores, quero conversar com você a respeito do contrato do seguro.

 

Apólice do Serviço de Seguro Veicular

A Apólice diz respeito ao contrato do seguro, e é através dele que você transfere, à seguradora, a responsabilidade sobre os riscos que podem vir a acontecer com o seu veículo.

Este documento é muito importante, pois assegura as duas partes, você e a seguradora, todos os direitos e deveres.

Ou seja, caso você se envolva em um acidente e o seu veículo seja danificado, é a apólice que garante que você receba a indenização, bem como garante à seguradora indenizar apenas o que foi combinado.

Isto se dá dessa forma porque na apólice constam as cláusulas e condições gerais, assim como as especiais e particulares, do seguro.

Além disso, apresenta as coberturas adicionais, o valor do seguro, a forma de pagamento e os demais dados relativos ao serviço contratado.

Tendo isso em vista, é preciso que você tenha muito cuidado ao informar os seus dados, qualquer informação diferente pode fazer com que o seu sinistro seja negado.

Leia o documento atenciosamente e verifique até mesmo as letras miúdas. Não seja pego pela distração.

Sempre leia o contrato e tire suas dúvidas com o corretor de seguros
Sempre leia o contrato e tire suas dúvidas com o corretor de seguros

Simulando o Valor do Seguro – Tabela FIPE

O preço do serviço de seguro não é fixo, mas é calculado a partir de informações sobre o perfil do condutor mais as características do veículo.

Esses dois pontos apresentam diferentes variáveis, tais como:

  • tipo de veículo (carro, moto ou caminhão);
  • quilometragem rodada diariamente com o veículo;
  • local onde o veículo fica guardado durante à noite;
  • tempo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista;
  • histórico de ocorrências do condutor;
  • marca e modelo do veículo;
  • sexo e idade do motorista principal;
  • entre outros.

 

Em vista disso, o ponto inicial do cálculo do seguro está ligado ao valor do veículo que será segurado. Mas, para além dessa porcentagem, é cobrado, também, um valor relativo aos riscos que o automóvel está submetido.

Dessa maneira, para ter uma estimativa do valor do serviço de seguro para o seu veículo, você deve consultar a Tabela FIPE.

A tabela FIPE é uma média de mercado bastante utilizada na hora de fazer seguros, financiamentos e negócios. O valor apresentado pela tabela é uma média calculada entre a grande maioria dos preços levantados no mercado brasileiro.

Assim, o preço da Tabela é um valor de referência que o auxiliará no momento da cotação do serviço.

Os valores são indicados em reais (R$) de acordo com o mês/ano de referência, e o mês/ano de referência é sempre indicado juntamente com o valor para o melhor enquadramento.

Além disso, vale ressaltar que o ano do veículo indicado na Tabela refere-se ao ano do modelo e não são considerados veículos para uso profissional ou especial, tendo em vista o rápido desgaste ou a maior utilização.

Em meu site, você pode ter acesso à Tabela e, assim, consultar o valor do veículo, seja ele novo ou usado.

Há, ainda, o aplicativo da Tabela FIPE. Disponível para as versões Android e iOS, você pode fazer o download e consultar pelo celular o valor médio atualizado dos veículos brasileiros.

Ao obter as informações disponíveis na Tabela sobre o seu veículo, você pode, dessa forma, estimar o valor do seguro.

Como disse a você mais acima, é possível realizar a cotação online do seguro auto. Você precisará apenas fornecer os seus dados e os do seu veículo, e o site, automaticamente, preverá o valor aproximado do serviço.

Ou, se preferir, você pode ir até uma seguradora e solicitar e cálculo do valor.

Todavia, como já expliquei a você, há diferença de preços entre as seguradoras. À vista disso, aconselho que você faça uma pesquisa para ver qual oferece uma maior flexibilidade no valor.

 

Como Pagar Menos?

É possível economizar na hora de fazer o seguro!
É possível economizar na hora de fazer o seguro!

Ter um veículo inclui muitos gastos: combustível, estacionamento, revisões periódicas, limpezas, renovação de licenciamento (IPVA, DPVAT), entre outros.

A despesa que um veículo gera é bastante significativa, por isso a importância de mantê-lo seguro.

Todavia, às vezes, dependendo de suas condições ou organização financeira, contratar um serviço de seguro torna-se impossível.

Mas o que desejo falar, neste tópico, é como você pode economizar e fazer com que todas as despesas do veículo caibam em seu bolso.

Primeiramente, é essencial que você organize suas finanças e avalie o que realmente pode ser inserido em seu orçamento.

Muitas vezes, as pessoas se organizam para adquirir o veículo dos sonhos, mas não planejam como o manterão.

Assim, acabam por não realizar o seguro e, como frequentemente ocorre, perdem totalmente o veículo quando alguma infeliz eventualidade acontece.

Portanto, uma dica importante para você que deseja adquirir um veículo, seminovo ou zero km, é realizar uma análise.

Pesquise o valor da manutenção, as opções de seguro, os tipos de cobertura que precisará tendo em vista as possibilidades de prejuízo com o veículo.

Coloque tudo na ponta do lápis e veja qual o veículo que melhor se adapta a sua situação financeira atual.

Além disso, procure um corretor de seguros e peça ajuda quanto às opções de contratação do serviço de seguro.

Um profissional especializado poderá auxiliá-lo quanto às coberturas necessárias para o seu perfil e o seu veículo, levando em conta as variáveis que tratamos mais acima, como idade, sexo e lugar onde mora, por exemplo.

Mas não somente isso: o corretor poderá também aconselhá-lo quanto à melhor seguradora.

A pesquisa de seguradoras é muito importante, há alguns serviços de seguro, por exemplo, que oferecem desconto aos motoristas que não possuem pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Desta forma, você só saberá dessas facilidades pesquisando e se inteirando das diferentes possibilidades.

 

Conclusão

Proteja seu veículo contratando os serviços de seguro
Proteja seu veículo contratando os serviços de seguro

Neste artigo, busquei mostrar a você os passos que deve dar para saber o valor do serviço de seguro do seu veículo.

Como conversamos, este serviço é imprescindível para que você garanta a segurança, não só de seu veículo, mas a sua e a dos demais motoristas.

Todavia, assinar um contrato de seguro pode sair bastante caro se você não pesquisar as opções de cobertura e seguradoras.

Portanto, procure o auxílio de um corretor de seguros e não perca mais tempo. O serviço de seguro é importante e proporciona uma maior segurança a você.

No meu site, há outros textos que podem contribuir na sua pesquisa sobre o funcionamento do seguro  para carros e sobre como economizar na hora de pagar a  apólice do seguro. Acesse e confira.

Caso tenha restado alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Será um prazer atendê-lo e ajudar em seus questionamentos.

Você já possui seguro? Proteja seu patrimônio e dirija tranquilo. É muito mais barato do que você imagina: Clique aqui e cote seu seguro GRATUITAMENTE em 2 minutos.