Seguro Para Motorista De App

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Para muitos, o carro é uma necessidade. Para outros, é extrema necessidade e um investimento inevitável para aqueles que desejam ou precisam exercer a atividade de motorista de aplicativo.

O veículo, por motivos óbvios, é a principal ferramenta de trabalho e qualquer dano que impeça o seu devido funcionamento implicará em imediato prejuízo e comprometimento da renda do motorista de app.

Justamente por isso, uma proteção contra acidentes de trânsito, furto, roubo e outros sinistros se faz imprescindível, uma vez que estamos falando do meio de subsistência da pessoa.

Atuar com transporte por app e não ter nenhum seguro auto é algo de extremo risco e que acarreta preocupações diárias, uma vez que, com a alta frequência de uso, o automóvel fica muito mais suscetível a acidentes, assaltos, furtos e roubos.

A título de ilustração, podemos citar o levantamento do primeiro quadrimestre de 2021 da cidade de Salvador que aponta um crescimento de 27% dos crimes contra motoristas de aplicativos, de acordo com o Sindicato dos Motoristas por Aplicativos do Estado da Bahia (Simactter).

Justamente por esse e outros fatores, todo motorista de aplicativo deve buscar um seguro auto a fim de se proteger contra esses eventos que podem prejudicar sua renda.

Com a vigência da proteção de uma seguradora, a pessoa pode ser ressarcida de todos os prejuízos sofridos por diversos sinistros.

Seja Uber, Cabify, 99 Táxi ou outra qualquer, a dependência do carro para trabalhar é igualmente absoluta.

Mas as pessoas que estão nesse nicho ou querem começar nele sempre se perguntam quais seguradoras aceitam fazer seguros para motoristas de app.

Seguro para motorista de Uber

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

A Uber tem como exigência um seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP), no mínimo.

Essa cobertura protegerá os passageiros em caso de sinistros como:

  • colisões;
  • invalidez temporária;
  • invalidez permanente;
  • outros.

Todas as despesas médicas e hospitalares também serão custeadas pelo seguro.

A cobertura do seguro do veículo deve ter o piso mínimo de R$ 50.000.

A fim de evitar problemas e garantir que realmente o veículo este assegurado, é necessário um seguro auto específico para esta atividade profissional.

Anteriormente, quando começaram aplicativos de transporte no Brasil, poucas seguradoras aceitam disponibilizar o seguro para Uber.

Mas com o inevitável crescimento da oferta e demanda por este tipo de transporte, as seguradoras começaram a oferecer seguros para este fim.

O seguro para motoristas de aplicativos envolve diversos tipos de coberturas, incluindo as convencionalmente oferecidas para veículos de passeio, por exemplo.

Então, é correto dizer que estão presentes as coberturas contra incêndio, colisão, furto, inundação e assistência 24 horas.

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Mas para que as coberturas sejam válidas, é imprescindível que conste na apólice a modalidade. Isto é, será necessário que conste que o veículo é usado para transporte de passageiros.

O valor do seguro levará em consideração este quesito na hora de ser precificado, o que pode alterar sensivelmente o custo.

Obviamente, um veículo cuja razão de ser é o transporte de passageiros está sob proporções de riscos maiores do que um veículo utilizado apenas para locomoção pessoal.

O entendimento é simples: ao passar mais tempo rodando nas vias, buscando e levando passageiros, as chances de sofrer um sinistro são muito maiores do que um carro usado apenas para ir de casa para o trabalho e vice-versa.

Caso o motorista de aplicativo omita essa informação, buscando um menor valor da apólice de seguros, estará cometendo fraude por omissão.

E quando isso acontece, logo após um sinistro, a seguradora poderá ajuizar um processo contra o segurado sob alegação de informação fraudulenta, uma vez que não foi informado que o veículo era utilizado para transporte de pessoas de forma contínua e regular.

Quais seguradoras aceitam fazer seguro para motorista de app?

Diariamente, a quantidade de seguradoras que aceitam motoristas de aplicativos aumenta.

E como esse cenário se levanta com uma ampla gama de ofertas, o mais indicado é realizar o seguro com todas as seguradoras e avaliar as propostas.

Existem até mesmo ferramentas específicas que permitem realizar a cotação de forma simultânea, trazendo informações de preços, coberturas, benefícios e outros.

Esta cotação é importante, pois cada empresa se seguro atribuirá um peso diferente aos diferentes quesitos que determinam o perfil de risco de um veículo, portanto, atenção e muita calma nessa hora!

Enquanto algumas seguradoras atribuem mais relevância ao perfil do motorista, outras podem atribuir mais relevância ao tipo de carro utilizado no transporte por aplicativos.

Esses e outros fatores irão compor a equação da precificação do seguro, o que pode sair mais ou menos oneroso para o motorista.

Ao fazer a cotação com várias empresas e analisar as propostas apresentadas por cada uma, você vai poder analisar e escolher o preço mais em conta dentro da apólice que mais se adequa às suas necessidades.

Em geral, você não terá dificuldades em encontrar propostas, já que as maiores seguradoras do Brasil dispõem de proteção para veículos utilizados para transporte de passageiros por meio de aplicativos, em especial a Uber e 99.

Dentre as seguradoras que disponibilizam apólices para esta modalidade, podemos citar:

  • Azul Seguros Uber;
  • Seguro Uber Porto Seguro seguradora;
  • Seguro de carro Uber SulAmérica;
  • Bradesco Seguros para Uber;
  • Seguro auto para Uber Cardif Seguros;
  • Seguro Uber Mapfre Seguros;
  • Tokio Marine seguro para carro de aplicativo.

Mas não se engane. Ainda que diversas operadoras de seguro disponibilizem determinados tipos de coberturas específicas para motoristas de aplicativos, especialmente da Uber, é extremamente necessário checar todos os itens e compreender o que está sendo oferecido, uma vez que há essa vasta gama de serviços com diversas características distintas.

A seguradora pode negar o seguro para o carro?

Sim, isto pode acontecer. Considerando o perfil do motorista, localidade de trabalho e o seu índice de criminalidade e outros fatores, a empresa de seguros pode negar a proteger o veículo.

Quer contratar um seguro para Uber? Atenção às dicas importantes!

Cobertura ideal: faça um levantamento de todas as suas necessidades. Analise quanto tempo você passa na rua, quais as localidades que costuma trabalhar, o índice de roubo e furto na região, entre outros.

Considere também a probabilidade de uma colisão, inundação e demais fatores possíveis aos quais você pode estar exposto e ser suscetível.

Uma vez que o nível de risco seja considerado alto, haverá alternativas escassas de seguro. Mas não desista e continue pesquisando.

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Para motoristas de aplicativo, o ideal é contratar o maior número de proteções e coberturas devido à exposição ao risco ser mais elevada.

Preste atenção também em quais eventos a seguradora efetivamente oferecerá proteção.

Se o veículo é compartilhado com outros motoristas, é preciso averiguar se a proteção será abrangente ou somente para quando determinado motorista estiver conduzindo o veículo.

Caso o veículo seja sinistrado sendo conduzido por outra pessoa, não terá direito às coberturas estipuladas na apólice.

Atenção ao preenchimento dos dados informados: no momento da contratação do “seguro de motorista de app”, lembre-se de declarar que o carro tem a finalidade de ser utilizado como Uber ou como qualquer outro tipo de serviço semelhante de transporte de passageiros.

Sem essa declaração, será muito alto o risco de ter a indenização negada, sob alegação de fraude por omissão de informações, caso sofra algum sinistro.

Lembre-se de que a seguradora necessita possuir todas as informações relevantes sobre o veículo, pois desta maneira pode aferir com maior precisão o risco de eventual sinistro do carro, estabelecendo a melhor cobertura perante os seguros disponíveis.

A probabilidade de sinistro terá impacto direto no valor da apólice, inevitavelmente e carros utilizados por motoristas de aplicativos têm um valor mais alto para serem protegidos.

Omitir informações relevantes criará um valor de seguro sem alinhamento com o risco. E ao tomar conhecimento de que o veículo era utilizado para transporte de passageiros por meio de aplicativos, bloqueará sumariamente qualquer indenização.

E uma vez que seja comprovada a omissão de informações relevantes por parte do motorista, o prejuízo ficará integralmente sobre seu bolso.

Recorra somente a empresas autorizadas: busque saber se a seguradora ou operadora de seguro é inscrita na SUSEP.

A SUSEP é a reguladora dos seguros no Brasil e garante que as empresas do setor ajam dentro das boas práticas, protegendo o consumidor e mantendo o mercado sadio para todas as partes envolvidas.

Entre no site desta agência reguladora e verifique todas as seguradoras monitoradas: site da Susep. Assim você evita dores de cabeça na hora de acionar o seguro.

Faça uma pesquisa por preços: como dissemos anteriormente, existem sites que permitem a cotação simultânea em diversas operadoras de seguro.

A partir dos resultados obtidos com os dados que você informou, pode analisar cuidadosamente as propostas.

Você também tem a opção de entrar no site de cada seguradora e analisar individualmente cada proposta.

Além disso, veja a reputação e prova social das seguradoras em questão.

Você pode entrar nos sites de avaliações dos consumidores, como o Reclame Aqui, Consumidor e Google Meu Negócio.

Além de você poder entender quais os problemas mais comuns enfrentados na relação com essas seguradoras, vai poder entender também como lidam com cada queixa que se apresenta, o que também é muito importante.

Seguro próprio da Uber: você sabia que a Uber disponibiliza um seguro para motorista de app próprio da empresa? Porém, ressalto que esse seguro não cobre sinistros do veículo, mas apenas o motorista e passageiros.

Se após ao analisar o seguro da Uber você decidir que não atende todas as suas necessidades, deverá buscar outra cobertura mais ampla em outra seguradora.

Mantenha suas informações junto á seguradora sempre atualizadas: caso você já possua um seguro antes de começar a trabalhar como motorista de aplicativo, deverá informar à seguradora, por meio de um endosso na sua apólice.

Para concluir essa alteração, faça contato com o atendimento da corretora ou da segurada e busque informações de como proceder para atualizar seu contrato.

O ideal que se faça isso o quanto antes, pois em caso de sinistro, a seguradora pode negar a indenização sob alegação de fraude, uma vez que foram criados mais riscos com a adoção da profissão e segurado não informou à empresa.

 Seguro de Uber mais barato: como encontrar um?

Os valores do seguro para o carro sofrem mudanças de acordo com o modelo, vistoria realizada, o perfil do motorista e, é claro, o plano de cobertura que se deseja.

A fim de levantar o risco assumido e efetuar o cálculo com potenciais sinistros a serem indenizados, a empresa de seguros determinará o preço para proteção do carro.

Dessa maneira, não existe uma tabela de preços exata. Mas é possível baratear o valor do seguro de acordo com determinadas informações, como:

  • Possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) há alguns anos; 
  • Ter bom perfil como condutor; 
  • Cadastro Bom Motorista com perfil positivo
  • Residir em uma localidade com índice de criminalidade baixo, especialmente em se tratando de roubos e furtos de veículos;
  • Ter garagem protegida; 

Esses são fatores contundentes para equacionar o valor mais adequado para proteger o veículo, mas existem outros de menor relevância.

Em todo o caso, como eu disse antes, o ideal é realizar a cotação com todas as seguradoras disponíveis que possuem inscrição na SUSEP.

Como escolher o melhor seguro auto?

O primeiríssimo passo é fazer o levantamento de todas as coberturas e serviços que você precisa para estar realmente seguro quanto aos riscos em potencial.

Sabendo disso, o segundo passo é levantar se essas coberturas estão disponíveis, bem como os serviços.

Tendo essas informações em mãos, estude se o valor do seguro vale a pena para o seu caso.

Quanto mais coberturas, mais protegido fica o seu carro, porém é preciso analisar com cautela, pois impacta diretamente no valor final que será pago por essa proteção.

Pondere também sobre o fato de que, ao sofrer um sinistro, a ausência da cobertura correspondente não implicará em um prejuízo maior do que a soma das parcelas pagas no período.

Em outras palavras, se o prejuízo for maior do que a soma das parcelas pagas, pode ser interessante não abrir mão dessa cobertura.

Proteção veicular vale mais a pena do que o seguro auto?

Geralmente as proteções veiculares possuem valores muito mais em conta do que os seguros para automóveis convencionais.

Porém, é necessário ressaltar que tais organizações não são reguladas pela SUSEP e o risco de acionar a proteção em eventual sinistro e não ser indenizado é maior neste segmento.

Para escolher uma proteção veicular de confiança, siga o mesmo procedimento que falei anteriormente sobre a reputação das seguradoras.

Vá no site Reclame Aqui, Consumidor.Gov, Google Meu Negócio e procure informações sobre a idoneidade dessas empresas.

Verifique como elas respondem às reclamações, solucionando-as e analise o teor das reclamações.

Lembre também de fazer uma consulta processual para saber se a organização de proteção veicular responde a muitos processos civis ou criminais.

Algumas empresas de proteção veicular também limitam a cobertura apenas em determinada região, por exemplo, em um conjunto de cidades de um estado e não em todo o território nacional.

Conclusão

Optar por um seguro auto, seguro para motorista de app ou proteção veicular não é algo que deva ser feito sem atenção. Procure analisar as propostas com cautela e estudar qual é a que mais se adequa às suas necessidades.

Espero ter ajudado você!

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!