Antes de escolher o seguro do seu veículo, leia este artigo

Você já possui seguro? Proteja seu patrimônio e dirija tranquilo. É muito mais barato do que você imagina: Clique aqui e cote seu seguro GRATUITAMENTE em 2 minutos.

seguro de veiculo

Dois aspectos permeiam a escolha do seguro de automóvel: custo e benefício! Não é nada legal precisar desembolsar uma grande quantia de dinheiro, mas ter um serviço que não cobre os prejuízos necessários também não é uma boa opção.

Na hora de investir na segurança de um bem material que não se compra a qualquer hora, é ainda mais importante refletir sobre todas as possibilidades existentes no mercado para que a escolha não seja motivo de decepção futuramente.

Foi multado? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

Considerando suas reais necessidades, é possível encontrar uma medida de segurança confiável e em conta, pois, com certeza, abrir mão do seguro é uma péssima ideia tendo em vista a violência que enfrentamos diariamente.

Prossiga a leitura e veja alguns pontos que você deve avaliar antes de escolher uma boa proteção para o seu veículo e, assim, garantir, pelo menos um pouco, a sua tranquilidade.

 

Conheça o funcionamento do seguro

A melhor forma de contratar um seguro de qualidade é conhecendo o funcionamento do serviço, ou seja, entendendo como é feito o cálculo do valor que será cobrado pela medida, assim como quais itens serão cobertos na existência de problemas com o carro.

Por isso, o primeiro passo mais importante a dar é comparar as opções disponíveis no mercado, mas, para isso, é preciso, antes, saber para quais pontos dar mais atenção.

As seguradoras não oferecem a mesma cobertura. Algumas oferecem serviços adicionais ou coberturas mais amplas, assim como existem as que possuem coberturas básicas, as quais cobrem somente prejuízos simples.

Recorra sua multa de trânsito

Baixe o PDF grátis

O valor da apólice também será diferente, conforme a necessidade do contratante. Dessa forma, é ainda mais importante pesquisar para garantir o custo-benefício. Além disso, esse valor pode diminuir devido a algumas características do motorista do veículo e condições de exposição do carro.

Por exemplo, carros que ficam guardados na garagem demandam um valor mais baixo pela apólice, considerando que estarão menos expostos aos perigos. Da mesma forma, o valor pode diminuir caso o veículo possua algum equipamento de segurança, como alarme ou rastreador veicular.

 

Defina o seu perfil de motorista

Assim que você procurar uma seguradora, será feita uma análise profunda sobre você, envolvendo aspectos como idade, sexo, lugares em que o veículo costuma circular, número de infrações ocorridas, quantidade de vezes que o veículo é utilizado na semana, assim como o trajeto percorrido.

Todas essas questões servirão para calcular o valor a ser cobrado, assim como o pacote mais adequado. Não existe um plano de serviço definido previamente, ele será definido conforme as necessidades de cada condutor.

Mas fique atento para não contratar mais do que o necessário e, consequentemente, desembolsar mais dinheiro.

Defina o seu próprio perfil de motorista, observando os danos que normalmente acontecem ao seu veículo. Assim, você saberá exatamente quais são os serviços essenciais.

Algumas apólices oferecem assistência 24h, por exemplo. Num primeiro momento, pode parecer fundamental, mas se o carro for zerado, provavelmente, no primeiro ano de uso, a montadora cobrirá o reparo sem custo.

Já se o veículo for utilizado com frequência durante o dia e não for zero quilômetro, considere incluir alguns serviços como carro reserva e assistência 24h, pois as chances de danos serão maiores nesse caso.

 

Preste atenção ao valor da franquia

seguro de veiculo valor da franquia
Basicamente, quanto menor o preço do seguro, maior o valor da franquia

A franquia é o valor que será cobrado do assegurado e consiste no dinheiro que o assegurado desembolsará, em caso de sinistro, para o ressarcimento do prejuízo. Por exemplo, se o valor do prejuízo é de R$3.000 e o valor da franquia é de R$1.000, o assegurado será responsável por pagar apenas o valor da sua franquia, enquanto a seguradora deverá cobrir o restante.

Geralmente, as seguradoras oferecem, em média, 3 opções de franquia. Além dessas, algumas oferecem, também, a franquia isenta. Optando por essa modalidade, o assegurado fica isento do pagamento de franquia, quando houver necessidade. No entanto, o valor da apólice será mais alto.

A franquia reduzida também não fica muito longe em termos de valores. O preço do seguro é mais caro, mas ainda assim o assegurado deverá cobrir alguns prejuízos menores.

A franquia básica ou normal é a que, geralmente, é oferecida no mercado e conta com um preço mais em conta e uma franquia maior. Porém, os serviços só deverão ser acionados quando os danos ao veículo forem maiores.

A franquia ampliada, por sua vez, custa duas vezes mais do que a franquia básica. O seguro é mais barato do que o cobrado pela franquia básica, mas será preciso desembolsar mais para os consertos.

Basicamente, quanto menor o preço do seguro, maior o valor da franquia. Por isso, é imprescindível avaliar qual a maior necessidade, de forma que o dinheiro seja bem utilizado e entender como funciona a franquia de seguro.

Recorra sua multa de trânsito

Baixe o PDF grátis

Observe os detalhes do contrato

seguro de veiculo detalhes do contrato
Já imaginou precisar de determinado serviço e não ser ressarcido porque não consta na apólice?

Após escolher a seguradora, o próximo passo é conferir o contrato antes de assiná-lo, pois, assim, você não corre o risco de esquecer algum serviço importante e não ter seu prejuízo ressarcido. Dê atenção a cada cláusula, relembrando os possíveis danos que precisarão ser cobertos.

Tudo o que foi acertado deverá ser especificado no contrato, direitos e deveres do seguro e do contratante só poderão ser cobrados se cada ponto estiver devidamente identificado nesse documento.

Caso algum item adicionado à cobertura não esteja declarado na apólice, você tem o direito de exigir a identificação ou recusar-se a aceitar o plano.

Já imaginou precisar de determinado serviço e não ser ressarcido porque não consta na apólice?

Não se esqueça de evitar os acidentes e contribuir para a segurança no trânsito. Além de manter vidas a salvo, é possível que você ganhe um desconto na renovação do seguro.

O seu veículo é assegurado? Como você fez a escolha? Compartilhe nos comentários.

Recorra sua multa de trânsito

Baixe o PDF grátis