Prazo Obrigatório para Emissão da CNH Digital é Prorrogado

 cnh digital

Você já possui a CNH digital? Tem vontade de ter a sua?

Então, saiba que há um novo prazo para que você possa ter esse documento.

O comunicado foi feito no dia 30 de janeiro pelo Ministério das Cidades (MCID) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A nova data, 1º de julho, foi estipulada porque menos da metade dos estados brasileiros está preparada ou já emitiu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) eletrônica (CNH-e).

Foi multado? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!

O documento, que tem o mesmo valor da versão impressa, deveria ser oferecido a todos os motoristas até o dia 1º de fevereiro 2018, mas, segundo o MCID, não foi possível por conta de ajustes técnicos.

Outro fator que determinou a prorrogação do prazo foi um pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que solicitou algumas mudanças para que a CNH-E possa ser, de fato, utilizada como comprovação de identidade em casos em que a CNH é aceita.

 

Quais Estados já Emitiram o Documento?

Segundo o G1, ao menos 12 estados e o Distrito Federal (DF) já aderiram ao uso do documento, tendo sido Goiás o primeiro a oferecer a nova versão.

Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Sul são alguns dos estados que aderiram nos meses seguintes.

Para você fazer o pedido do documento é muito fácil.

Primeiramente, você precisa se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran do seu estado.

Recorra sua multa de trânsito

Baixe o PDF grátis
Depois, você precisará ir ao Detran onde sua CNH impressa foi emitida e confirmar seus dados.

A cobrança da CNH-e, assim como acontece com a impressa, é determinada por cada DETRAN, ou seja, é preciso que você busque informações sobre os valores oferecidos em seu estado.

Após esses primeiros procedimentos, você precisará baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, disponível em lojas da Apple e do Google.

Utilizando um código de ativação que o Denatran enviará para o seu e-mail, você acessará a plataforma e criará uma senha de 4 dígitos para ter acesso ao documento no seu celular.

 

É Obrigatório ter a CNH Digital?

Conforme o Ministério das Cidades, a CNH Digital, ou CNH-e, é uma versão do documento impresso e tem o mesmo valor jurídico.

Porém, o documento não é obrigatório, ou seja, se você preferir continuar utilizando apenas a CNH impressa, não será penalizado.

No entanto, caso você deseje ter o documento no celular, sua CNH impressa deverá ter o QR Code, um código específico que já está sendo utilizado nas carteiras de habilitação emitidas a partir de maio de 2017.

Caso a sua CNH ainda não possua esse código, você deverá renová-la para poder solicitar a digital.

Se você é ligado em tecnologia, saiba que o aplicativo da CNH Digital também oferece outros tipos de serviços.

Por meio do app, você poderá consultar sua pontuação e ser avisado sobre o vencimento de seu documento de habilitação.

Levando em conta que conferir essas informações é muito importante, tê-las a um clique de distância é uma boa, não é mesmo?

Confira como serão as telas da CNH digital no aplicativo.

 

A CNH-e é segura?

Conforme o Ministério das Cidades, foi criado um conjunto de padrões técnicos para que o sistema fosse capaz de assegurar a validade do documento.

Para que seja comprovada a autenticidade da CNH-e, é utilizado um certificado digital do órgão emissor, nesse caso, o Detran, ou a leitura do código QR Code.

Entretanto, uma boa notícia: não é preciso estar conectado a um sinal de internet para ter acesso ao documento.

Você precisará da conexão apenas no primeiro acesso.

Recorra sua multa de trânsito

Baixe o PDF grátis
Nas outras vezes em que quiser acessar o documento, bastará que você entre no aplicativo utilizando sua senha de 4 dígitos.

Mas, fique atento, pois caso o seu celular seja furtado, ou você esqueça de carregá-lo, será como se não estivesse portando a habilitação.

Como você deve lembrar, a CNH é obrigatória a todo condutor que está ao volante.

O motorista que não portar a CNH ao dirigir estará cometendo infração leve, sendo penalizado com multa no valor de R$ 88,38 mais 3 pontos na carteira.

Além disso, seu veículo será retido até que você apresente o documento de habilitação.

 

Conclusão

cnh digital conclusão
Você pretende aderir à versão digital da CNH?

Por muito tempo, a CNH impressa foi utilizada e, provavelmente, muitas pessoas ainda irão preferir esse modelo.

Entretanto, mesmo com o prazo tendo sido prorrogado por conta de ajustes técnicos, a CNH digital será uma nova opção para você, motorista.

Como apresentei, ela não é obrigatória e poderá ser emitida apenas quando você realizar o pedido.

Caso tenha interesse, busque mais informações no DETRAN de seu estado!

Você acha que o Ministério das Cidades fez bem em prorrogar o prazo? Já possui a sua CNH digital? Deixe aqui seu comentário!

Recorra sua multa de trânsito

Baixe o PDF grátis
 

Prazo Obrigatório para Emissão da CNH Digital é Prorrogado
5 (100%) 1 vote