Multa por levar bebê no colo

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

É permitido transportar bebê no colo no carro? Não, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido transportar crianças menores de 10 anos no banco da frente do carro. Além disso, crianças menores de 7 anos e meio devem ser transportadas em dispositivos de retenção adequados.

Transportar bebês no colo enquanto dirige é extremamente perigoso e desaconselhável. Isso aumenta significativamente o risco de lesões graves ou fatais em caso de acidente, mesmo em situações de frenagem brusca. O bebê fica totalmente desprotegido em caso de colisão, sendo projetado para frente com uma força muito grande, o que pode resultar em lesões graves ou até mesmo em morte.

A multa por levar bebê no colo é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH. O veículo ainda pode ser retido pelos agentes de trânsito até que a situação seja regularizada. Essa infração é gravíssima.

Quais são as penalidades para quem transporta bebê no colo?

A multa por transportar bebê no colo é considerada uma infração gravíssima, com penalidade de 7 pontos na carteira de motorista e multa de R$293,47. Além disso, o veículo pode ser retido até a regularização da situação.

O que é DRC?

O dispositivo de retenção para o transporte de crianças (DRC) é um conjunto de elementos projetados para garantir a segurança das crianças durante viagens de carro. Ele inclui uma variedade de componentes, como tiras com fechos de travamento, dispositivo de ajuste, partes de fixação e, em certos casos, dispositivos adicionais como um berço portátil porta-bebê, uma cadeirinha auxiliar ou uma proteção antichoque.

Esses dispositivos são projetados para serem fixados ao veículo, geralmente utilizando os cintos de segurança ou outro equipamento apropriado instalado pelo fabricante do veículo. O objetivo principal do DRC é reduzir o risco de lesões em caso de colisão ou desaceleração repentina do veículo, limitando o deslocamento do corpo da criança, especialmente aquelas com idade até sete anos e meio, que são particularmente vulneráveis em caso de acidente.

Quais são os dispositivos de retenção adequados para bebês?

Utilizar dispositivos de retenção adequados é fundamental para garantir a segurança dos bebês durante viagens de carro. Aqui estão os principais dispositivos recomendados para diferentes faixas etárias:

Cadeirinha de bebê – até 1 ano de idade:

  • Bebês recém-nascidos devem ser transportados em cadeirinhas específicas para essa faixa etária, instaladas no sentido contrário ao da marcha do veículo.
  • Certifique-se de que a cadeirinha esteja corretamente instalada e que o bebê esteja devidamente preso.
  • Deve ser instalada de costas para o motorista.
  • Deve ter cinto de segurança de 5 pontos.
  • Deve ser aprovada pelo INMETRO.

Assento de elevação – 1 a 4 anos de idade:

  • À medida que o bebê cresce, é importante migrar para um assento de elevação, que permite que a criança fique mais elevada no banco do carro, utilizando o cinto de segurança do veículo.
  • Verifique regularmente se o assento de elevação está bem ajustado e se o cinto de segurança está posicionado corretamente sobre os ombros e o quadril da criança.
  • Deve ser usado com o cinto de segurança do veículo.
  • Deve elevar a criança para que o cinto de segurança fique na posição correta.
  • Deve ser aprovado pelo INMETRO.

Bebê conforto pode ir no banco da frente?

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Sim, geralmente é permitido o transporte de crianças com até sete anos e meio de idade em um dispositivo de retenção posicionado no sentido da marcha do veículo, desde que o dispositivo de retenção não possua bandeja ou acessório equivalente incorporado. Isso se deve a regulamentos de segurança específicos, que visam garantir que o dispositivo de retenção proporcione a proteção adequada à criança em caso de colisão ou desaceleração repentina do veículo.

A ausência de bandeja ou acessório equivalente pode ser uma medida de segurança, pois esses itens podem interferir na eficácia do dispositivo de retenção ou aumentar o risco de lesões em caso de acidente. Portanto, é importante seguir as regulamentações locais e as recomendações de segurança ao escolher e instalar um dispositivo de retenção para transporte de crianças.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!