O escapamento é uma peça crucial, tanto para o funcionamento adequado do motor quanto para a conformidade com a legislação de trânsito. No Brasil, o uso de escapamentos modificados, como o escapamento Dore, é um tema que gera muitas dúvidas entre motoristas e motociclistas. Escapes modificados são populares por mudarem o som do veículo e, muitas vezes, por serem associados a um estilo mais esportivo. No entanto, o uso desses escapamentos está sujeito a normas específicas, e o descumprimento pode acarretar em multas e até apreensão do veículo. Neste artigo, vamos abordar as principais questões sobre o escapamento Dore, incluindo o que é permitido, o que é proibido e quais são os limites de ruído para evitar problemas com a fiscalização.
O que é o escapamento Dore?
O escapamento Dore é um tipo de escapamento modificado que altera significativamente o som emitido pelo motor do veículo. Em comparação aos escapamentos originais, ele tende a produzir um ruído mais alto e encorpado, o que agrada muitos entusiastas de motocicletas e carros esportivos. Esse tipo de escape é bastante popular entre motociclistas que desejam um som mais agressivo e diferenciado, que chama a atenção no trânsito.
No entanto, o escapamento Dore é considerado uma modificação não convencional e, por isso, pode ser enquadrado como um escapamento que não atende aos padrões de ruído e poluição estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Assim, seu uso em vias públicas é regulamentado e, em alguns casos, proibido.
É permitido escapamento Dore no Brasil?
O uso do escapamento Dore, assim como de outros escapamentos modificados, não é totalmente proibido, mas é altamente regulamentado. Para que um escapamento seja permitido, ele precisa estar de acordo com os limites de ruído definidos pela legislação. De acordo com a Resolução nº 252 do CONTRAN, o limite de ruído para veículos de passeio é de até 96 decibéis, enquanto para motocicletas o limite varia conforme o tipo e a data de fabricação.
O escapamento Dore, por sua vez, muitas vezes excede esses limites, o que o torna passível de infração de trânsito. Em casos onde o escapamento altera o som do veículo acima dos limites permitidos, o motorista ou motociclista pode ser autuado, e o veículo pode ser apreendido até que a situação seja regularizada.
Além disso, a Resolução nº 9 do CONAMA estabelece que qualquer alteração no sistema de emissão de gases do veículo, incluindo escapamentos, deve ter a homologação do INMETRO. Sem essa homologação, o uso de escapamentos modificados, como o Dore, pode ser considerado irregular.
Qual escapamento não dá multa?
Para que um escapamento modificado não resulte em multa, ele precisa atender aos limites de ruído e estar devidamente homologado pelo INMETRO. Isso significa que a modificação deve ser realizada com peças que não comprometam o sistema de emissão do veículo e que respeitem os limites de decibéis previstos em lei.
Escapamentos que não aumentam o ruído além do permitido nem alteram o sistema de emissões são, em geral, aceitos pela legislação. É importante lembrar que, além do ruído, o escapamento deve manter a função de controle de poluição do veículo. Portanto, modificações que interferem nesses parâmetros podem ser consideradas irregulares, resultando em multas e outras penalidades.
Pode usar escapamento Dore na moto?
O uso do escapamento Dore em motocicletas é permitido, desde que atenda aos limites de ruído estabelecidos pela legislação e tenha a homologação necessária. Em geral, escapamentos modificados para motocicletas devem seguir as mesmas diretrizes de ruído que os escapamentos originais, variando conforme o modelo e a data de fabricação.
Para motos, a Resolução nº 252 do CONTRAN estabelece limites específicos para cada tipo de motocicleta. Por exemplo, motocicletas fabricadas a partir de 1999 têm um limite de ruído mais rigoroso, de até 75 decibéis. O escapamento Dore, que tende a produzir um som mais elevado, geralmente ultrapassa esses limites, e seu uso em motocicletas pode, portanto, ser proibido.
Caso um motociclista seja flagrado com um escapamento que exceda o limite permitido, ele poderá ser autuado com base no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe o uso de equipamentos obrigatórios em desacordo com as especificações do fabricante.
Quais escapamentos são proibidos?
Escapamentos que não possuem homologação do INMETRO, que emitem ruídos acima do limite estabelecido ou que alteram o sistema de emissão de gases do veículo são proibidos. Isso inclui não apenas o escapamento Dore, mas também outros modelos que causam alterações significativas no som e na emissão de poluentes do veículo.
No Brasil, os escapamentos proibidos são aqueles que não atendem aos seguintes requisitos:
- Nível de ruído: Devem estar dentro dos limites de decibéis estabelecidos pela legislação.
- Homologação: Devem ser homologados pelo INMETRO, comprovando que atendem aos padrões de segurança e emissão.
- Emissões de gases: Não podem alterar o sistema de emissão do veículo, como a remoção do catalisador, que é obrigatório para a redução de poluentes.
Qualquer escapamento que viole esses requisitos é considerado proibido e pode resultar em infrações e até em apreensão do veículo.
Qual escape é permitido?
O escape permitido é aquele que respeita as especificações originais do veículo e está dentro dos limites legais de ruído e emissões. Escapamentos que são projetados para veículos específicos e homologados pelo INMETRO são, em geral, permitidos.
Por exemplo, há escapamentos esportivos que são projetados para melhorar o desempenho do veículo sem exceder os níveis de ruído e emissão estabelecidos. Estes escapamentos são populares entre entusiastas de carros esportivos e podem ser utilizados desde que estejam em conformidade com a legislação.
Quantos decibéis tem o escapamento Dore?
O nível de decibéis do escapamento Dore pode variar dependendo do modelo e das condições de uso, mas, em geral, ele tende a exceder os limites permitidos pela legislação brasileira, que estabelece um máximo de até 96 decibéis para veículos de passeio e limites específicos para motocicletas, que podem ser ainda mais baixos.
O escapamento Dore, como é projetado para alterar o som do veículo, pode ultrapassar esses limites, especialmente em altas rotações. Em alguns casos, esse nível pode alcançar ou até mesmo superar 100 decibéis, o que é considerado muito alto para o uso em vias públicas. Isso faz com que o escapamento Dore seja frequentemente considerado irregular pelas autoridades de trânsito.
Perguntas e respostas sobre escapamento Dore e regulamentações
É permitido usar escapamento Dore no Brasil?
O uso do escapamento Dore é permitido, desde que ele atenda aos limites de ruído e esteja homologado pelo INMETRO. No entanto, muitos modelos Dore ultrapassam esses limites, o que torna seu uso passível de multa e outras sanções.
Qual escapamento não dá multa?
Escapamentos que respeitam os limites de ruído, mantêm o sistema de emissão intacto e são homologados pelo INMETRO não geram multas. Modificações que seguem essas diretrizes e mantêm a integridade do sistema de escapamento são permitidas.
Pode usar escapamento Dore na moto?
Sim, desde que o escapamento Dore esteja dentro dos limites de ruído para a categoria de motocicleta e tenha homologação. No entanto, muitos modelos ultrapassam o limite permitido, o que pode gerar autuação e apreensão.
Quais escapamentos são proibidos?
Escapamentos que ultrapassam o limite de ruído, que não têm homologação ou que alteram o sistema de emissão de gases do veículo são proibidos. Isso inclui escapamentos que eliminam o catalisador ou aumentam o ruído acima do permitido.
Qual escape é permitido?
Escapamentos homologados, que respeitam os limites de ruído e emissões e não alteram o sistema de emissão do veículo, são permitidos. Esses escapamentos geralmente mantêm o som e o funcionamento próximo ao original.
Quantos decibéis tem o escapamento Dore?
O escapamento Dore pode ultrapassar 100 decibéis, dependendo do modelo e do uso, o que pode exceder o limite permitido e ser considerado ilegal para circulação.
Conclusão
O escapamento Dore é um acessório popular entre entusiastas que buscam um som mais intenso e uma estética diferenciada para seus veículos. No entanto, o uso desse tipo de escapamento requer atenção às normas e regulamentações de trânsito, especialmente no que se refere aos níveis de ruído e às emissões de gases.
Para evitar problemas com a fiscalização, é fundamental que o motorista verifique se o escapamento está dentro dos padrões de ruído estabelecidos pela legislação e se possui homologação do INMETRO. Modificações fora do permitido podem resultar em multas, apreensão do veículo e até em problemas de emissão de gases, afetando tanto a segurança quanto a legalidade do automóvel.
Em resumo, escapamentos como o Dore podem ser utilizados, mas é imprescindível respeitar as normas para garantir que o veículo esteja em conformidade com as leis brasileiras e evitar sanções.