Alagamentos e enchentes no trânsito. Saiba o que fazer!

Saiba neste artigo o que fazer em casos de alagamentos e enchentes no Trânsito. Foi multado? Baixe Grátis o PDF Exclusivo de Como Recorrer sua Multa de Trânsito!
enchente prejudicando trânsito

Fique atento a alagamentos e enchentes no Trânsito, se você mora em grandes centros urbanos, provavelmente já passou por uma situação assim: preso em um engarrafamento (ou mesmo transitando pela cidade), a chuva fica mais forte e o nível da água nas ruas começa a aumentar.

Os problemas de infra estrutura das cidades, e o aumento das alterações climáticas contribuem para situações caóticas de alagamentos e enchentes no trânsito.

Em momentos assim, o que o motorista deve fazer?

O primeiro ponto importante é estar sempre alerta e bem informado.

Não fique sem dirigir. Baixe Grátis o Passo a Passo para Recorrer sua Multa (CLIQUE AQUI)

O rádio é o principal aliado do motorista em dias de chuva, já que muitas emissoras transmitem informações das condições de trânsito em tempo real.

Sabendo dos pontos mais críticos da cidade, você pode procurar caminhos alternativos e menos alagados.

como dirigir em enchentes

Mas, caso não dê para fugir, preparamos algumas dicas para você lidar com o aguaceiro sem perder seu veículo.

Segundo recomendações de especialistas, o primeiro passo é desligar todos os componentes do veículo que não sejam necessários, como ar condicionado, aparelho de som e luzes internas.

Alagamentos e enchentes no trânsito

Isso deve ser feito porque, quando o consumo da energia elétrica no carro é maior, o alternador recebe uma carga maior de trabalho e aumenta o risco de a correia do alternador apresentar problemas.

  • Atenção à profundidade – Quando precisar passar por uma rua tomada pela água, é preciso ter garantias de que dá para enfrentar. O ideal é observar antes os motoristas à frente. Se o nível da enchente não ultrapassar o meio da roda, está liberada para ir em frente!
  • Nunca mude da primeira marcha – Nunca entre com muita velocidade em uma área alagada. Pare o carro antes e, quando for avançar, engate a primeira marcha e mantenha a aceleração pois, em uma aceleração constante, a frente do veículo vai formar uma onda na água, fazendo com que fique mais raso perto do motor.
  • Desligue o câmbio automático – Em carros que tem tanto a opção de câmbio automático quanto manual, opte pelo segundo. O ideal é garantir que esteja sempre na primeira marcha.
  • Jamais deixe o carro morrer –Essa pode ser a chance de a água danificar de vez o motor do carro, causando o maior problema que uma enchente pode ocasionar: o calço hidráulico. Ele acontece quando a água entra pelo escapamento e invade a câmara de combustão. Assim, onde deveria ser comprimido o ar e o combustível pelo pistão, existe água. Isso faz com que o motor trave e deixe de funcionar.
  • Saindo da enchente, freie –Depois de passar por uma área alagada, os freios ficam muito molhados. A dica é, quando sair da enchente, antes de seguir, freie de leve. Essa medida tira um pouco da umidade e evita que você fique na mão quando precisar frear mais à frente.

O que fazer com o carro depois de uma enchente?

alagamentos e enchentes no Trânsito

Se, apesar de todos os esforços, o carro sofrer danos por alagamento é necessário fazer uma revisão completa, com verificação de todos os componentes eletrônicos e mecânicos.

É preciso realizar a troca do óleo e filtros, assim como a limpeza imediata para não danificar estofamentos e carpete.

O veículo pode não apresentar defeito no momento do alagamento, mas o contato da água com componentes eletroeletrônicos pode gerar posterior anomalia, com a oxidação das peças.

Além disso, é necessário verificar o estado do óleo da transmissão, dos eixos diferenciais e do cânister (dispositivo que reduz a emissão de hidrocarbonetos dos tanques de combustível).

Eles podem ter a vida útil reduzida e aumentar o risco de falhas na embreagem, suspensão e freios.

Para a preservação da saúde dos ocupantes do carro é indicado também uma limpeza do sistema de ventilação, que pode estar contaminado por fungos e bactérias.

Conclusão

Caso seja necessário enfrentar aguaceiros, desligue os componentes internos que não for usar no carro, como ar condicionado e som – isso evita que o carro sofra uma pane elétrica.

É importante também procurar caminhos menos alagados e ter bom senso para saber até onde você pode ir.

Observe o nível de água nos pneus dos veículos à sua frente – se a água passar do meio da roda, recue para não danificar seu carro.

Se possível, evite dirigir em alagamentos e enchentes, proteja sua vida e seu patrimônio!

Já passou por alagamentos e enchetes no trânsito? Compartilhe a sua experiência!

Gostou do artigo? Coloque sua avaliação abaixo! Sua opinião é importante para mim 🙂

5.00 avg. rating (99% score) - 6 votes