Fique atento a alagamentos e enchentes no Trânsito, se você mora em grandes centros urbanos, provavelmente já passou por uma situação assim: preso em um engarrafamento (ou mesmo transitando pela cidade), a chuva fica mais forte e o nível da água nas ruas começa a aumentar.
Os problemas de infra estrutura das cidades, e o aumento das alterações climáticas contribuem para situações caóticas de alagamentos e enchentes no trânsito.
Em momentos assim, o que o motorista deve fazer?
O primeiro ponto importante é estar sempre alerta e bem informado.
O rádio é o principal aliado do motorista em dias de chuva, já que muitas emissoras transmitem informações das condições de trânsito em tempo real.
Sabendo dos pontos mais críticos da cidade, você pode procurar caminhos alternativos e menos alagados.
Mas, caso não dê para fugir, preparamos algumas dicas para você lidar com o aguaceiro sem perder seu veículo.
Segundo recomendações de especialistas, o primeiro passo é desligar todos os componentes do veículo que não sejam necessários, como ar condicionado, aparelho de som e luzes internas.
Alagamentos e enchentes no trânsito
Isso deve ser feito porque, quando o consumo da energia elétrica no carro é maior, o alternador recebe uma carga maior de trabalho e aumenta o risco de a correia do alternador apresentar problemas.
- Atenção à profundidade – Sempre quando muito água na pista é importante ter cuidado, o seguro é passar quando a água está no meio da roda. Se possível, observe os outros veículos que estão passando.
- Não mude da primeira marcha – Um erro muito comum é o motorista se assustar e querer acelerar o veículo. O indicado é o contrário, deixar a velocidade baixa e passar em primeira com alta rotação para não apagar.
- Desligue o câmbio automático – Se puder mudar para o câmbio manual na hora de passar pela água, é o indicado. Pois, é preciso manter a 1ª marcha.
- Nunca deixe o carro morrer – Para não estragar o motor, é muito importante não deixar o carro apagar. Para não deixar o carro apagar, é preciso deixar o carro em primeira e alta rotação.
- Saindo da enchente, freie – Os freios podem estar úmidos após passar pela enchente. O ideal após sair da água, é frear o veículo para não correr o risco de ter os freios comprometidos.
O que fazer com o carro depois de uma enchente?
Se, apesar de todos os esforços, o carro sofrer danos por alagamento é necessário fazer uma revisão completa, com verificação de todos os componentes eletrônicos e mecânicos.
É preciso realizar a troca do óleo e filtros, assim como a limpeza imediata para não danificar estofamentos e carpete.
O veículo pode não apresentar defeito no momento do alagamento, mas o contato da água com componentes eletroeletrônicos pode gerar posterior anomalia, com a oxidação das peças.
Além disso, é necessário verificar o estado do óleo da transmissão, dos eixos diferenciais e do cânister (dispositivo que reduz a emissão de hidrocarbonetos dos tanques de combustível).
Eles podem ter a vida útil reduzida e aumentar o risco de falhas na embreagem, suspensão e freios.
Para a preservação da saúde dos ocupantes do carro é indicado também uma limpeza do sistema de ventilação, que pode estar contaminado por fungos e bactérias.
Conclusão
Caso seja necessário enfrentar aguaceiros, desligue os componentes internos que não for usar no carro, como ar condicionado e som – isso evita que o carro sofra uma pane elétrica.
É importante também procurar caminhos menos alagados e ter bom senso para saber até onde você pode ir.
Observe o nível de água nos pneus dos veículos à sua frente – se a água passar do meio da roda, recue para não danificar seu carro.
Se possível, evite dirigir em alagamentos e enchentes, proteja sua vida e seu patrimônio! Veja também dicas de segurança para viagens.
Já passou por alagamentos e enchentes no trânsito? Compartilhe a sua experiência!
Gostou do artigo? Coloque sua avaliação abaixo! Sua opinião é importante para mim 🙂
Referência:
- http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2015/julho/20/Cartilha-Saiba-como-agir-em-caso-de-enchentes.pdf