Despachante Veicular: Quais Serviços Prestam os Despachantes no Detran

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Ser proprietário de veículo também significa passar por alguns momentos de burocracia, principalmente quando se exerce uma atividade remunerada relacionada à direção, como motoristas de aplicativos.

Se você chegou até aqui é porque está precisando resolver alguma questão de exigência burocrática sobre seu veículo e sim, o despachante veicular pode ajudar nisso.

O despachante veicular é o profissional apto a atuar junto ao DETRAN para regularizar diversos serviços tomando a frente para resolver isso por você, uma vez você o contrate para prestar o serviço.

Vamos esclarecer os serviços e atuações do despachante veicular para te ajudar a entender se realmente você necessita contratar um.

O despachante veicular presta os mais variados serviços relacionados a emissão de documentos, procedimentos como regularização, vistoria e registros, pagamento de impostos e multas atrasadas, assegurando que tudo seja feito conforme e adequado às leis de trânsito do nosso país.

Quando você contrata um profissional despachante ele recebe o direito legal perante o DETRAN para colocar os seus documentos veiculares em dia.

Principais serviços prestados pelos despachantes veiculares.

Veja a seguir o detalhamento dos principais serviços prestados pelos despachantes veiculares.

Licenciamento de veículos

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo e deve ser emitido anualmente mediante pagamento de uma taxa. É um dos principais serviços feitos pelos despachantes. O prazo para pagamento da taxa é definido pelo último número da placa do veículo e divulgado pelo DETRAN.

Primeiro emplacamento

Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita
Banner Consulta Grauita

Ao adquirir um veículo novo é preciso providenciar o mais rápido possível, o registro e o emplacamento. Sem esses, não é possível acionar o seguro, por exemplo. Se o proprietário não souber como proceder da maneira correta, recorrer auxílio do despachante pode ser a melhor solução.

Comunicação de venda

Ao vender um veículo é preciso comunicar essa transação ao DETRAN. É fundamental que o vendedor comunique a venda, pois assim ele estará assegurado de estar isento das responsabilidades sobre o veículo que passa a ser do comprador. São exemplos dessas responsabilidades: multas e infrações, impostos, envolvimento em acidente de trânsito, fugir sem prestar socorro, entre outras.

Se essa comunicação não é feita de imediato qualquer sinistro que possa acontecer será acionado ao vendedor. O despachante veicular pode auxiliar nessa transação orientando e realizando o documento de compra e venda e a comunicação ao DETRAN.

Transferência de veículo

Ao comprar um veículo usado é preciso realizar a transferência do veículo e existe um prazo determinado para realização deste serviço. Essa transferência é tanto para o nome do comprador como também pode ser feito junto do veículo e emplacamento de uma cidade para outra, e até de um estado para outro.

Alteração das características do veículo no registro

O despachante pode ajudar o proprietário a regularizar seu veículo conforme previsto na legislação perante o DETRAN quando este realiza modificações no mesmo, como alteração na pintura, alteração no tipo de combustível usado e demais características descritas no registro.

Baixa definitiva do veículo como sucata

Enviar o veículo a um ferro velho é o que fazemos quando ele se encontra em desuso e inutilizável. Essa deterioração pode acontecer pelo excesso de kms rodados ou por danos onde o reparo é inviável, conhecemos como perda total. No ferro velho partes utilizáveis desses veículos podem ser reaproveitadas.

Mas a situação não é simplesmente essa de levar o veículo ao ferro velho, é preciso regularizar a documentação fazendo a declaração de baixa definitiva do veículo como sucata no DETRAN e o despachante pode auxiliar nesse processo.

Como contratar um despachante veicular?

A contratação de um despachante veicular trará facilidade para realização dos processos de exigência burocráticas, principalmente se você tem uma agitada e precisa poupar tempo para resolver.

É importante procurar por um profissional de confiança, sendo assim, você pode utilizar o recurso de pesquisa oferecido na internet para verificar os profissionais disponíveis na sua região e através dali pesquisar as avaliações que clientes fizeram do serviço prestado por esse profissional, outro recurso válido é também solicitar indicações de pessoas próximas, amigos, familiares, colegas de trabalho, clientes para descobrir um bom profissional para cuidar das suas demandas.

Foi multado? Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!

Existem também empresas e profissionais que oferecem serviços online com o avanço da tecnologia você pode conseguir realizar isso sem precisar sair de casa.

Por que não preciso de um despachante veicular?

Hoje muitos serviços que envolvem o DETRAN e veículos foram facilitados e você pode pela internet mesmo obter as informações que precisa para resolver sem precisar depender de um despachante veicular.

Alguns serviços como: consulta de débitos dos veículos, consulta da CNH, consulta do IPVA, monitoramento de multas e pontos, realização do licenciamento, podem ser feitos digitalmente por você tendo em mãos os documentos e números da CNH, CPF, Renavam e placa do veículo. Basta acessar o site do DETRAN da sua região e seguir os procedimentos indicados.

Conclusão

Com essas informações você já é capaz de decidir se sua demanda necessita ou não de um despachante veicular e se precisar siga as dicas para encontrar o melhor profissional para atender e ajudar nas suas solicitações. Desta forma você conseguirá resolver brevemente.

A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco! Você tem uma multa e quer evitar a perda da habilitação? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o Doutor Multas!