Você sabe quais são os serviços ofertados pelo DETRAN do estado do Amazonas? Além disso, conhece o DETRAN digital? Caso contrário, está no lugar correto! Por meio desse artigo, responderemos dúvidas relacionadas ao licenciamento, ao IPVA e às outras taxas e aos serviços disponibilizados no formato digital.
Tudo isso para que o condutor consiga quitar suas pendências de maneira ágil, prática e viável para sua condição pessoal, e para que entenda mais profundamente os serviços – e os detalhes – que o DETRAN disponibiliza.
Desejo uma boa leitura, e espero que ao final todas as possíveis questões possam ter sido solucionadas!
Tudo sobre o DETRAN AM
Os sites do DETRAN são separados de acordo com cada estado, portanto, cada estado possui um portal oficial referente às informações de trânsito.
No portal oficial do DETRAN do Amazonas, é possível localizar as instituições credenciadas para ajudar e conduzir em todos os processos de seu automóvel. Dentre essas instituições credenciadas, estão as empresas de vistoria, os institutos técnicos licenciados e as clínicas de despachantes.
Além disso, nesse portal digital, também são encontrados documentos considerados relevantes para os condutores como as portarias e os formulários. Por exemplo, serviços como a remarcação de chassi, a restituição de taxa e a alteração de características do automóvel exigem o preenchimento de formulários presentes no site DETRAN AM.
Uma informação relevante a ser citada é sobre a CNH social! Essa ferramenta tem como objetivo ajudar as pessoas que não possuem condições socioeconômicas a retirarem sua CNH ou até mudar de categoria. Os serviços são oferecidos de maneira gratuita, e o critério usado é a renda familiar, que deve ser de até 2 salários mínimos.
DETRAN AM digital
Importante salientar também ao DETRAN digital do Amazonas, que é uma ferramenta com o intuito de facilitar a realização de serviços pelos condutores. Dentre esses serviços, podemos citar os principais:
- Autorização de estacionamento para idoso
- Consulta de dados da habilitação, QR code para a carteira de habilitação digital, consulta de restrições da habilitação e consulta de pontuação da habilitação
- Cadastro de endereço de CNH
- Vinculação ou desvinculação do veículo ao cadastro do proprietário
- Solicitação de 2ª via de CRV
- Solicitação de 2ª via de CRLV
- Transformação de notificação de autuação em penalidade
- Consulta de financiamentos
- Consulta de débito e restrições
- Conversão de autuação em advertência
- Conversão de autuação em penalidade
- Alteração de endereço do veículo
- Emissão de CRLV-e
- Emissão de 2ª via de CRV
- Recolocação de placa
- Mudança de placa modelo Mercosul
Na versão digital, é possível também realizar agendamento de serviços. A seguir, explicaremos essa ação em passo a passo!
1º passo: Acessar o serviço de agendamento eletrônico: Acesse o “Portal Institucional DETRAN – AM” e clique na opção “Agendamento”. Ou Acesse o “DETRAN Digital” e clique na opção “Agendamento”.
2º passo: Preencha seus dados pessoais: Os dados obrigatórios são nome completo, CPF e número de telefone, um dado opcional, por exemplo, é o endereço de e-mail.
3º passo: Escolha o tipo de serviço: “CNH” ou “Veículos”.
4º passo: Selecionar o serviço: Se o serviço for “Veículos” é necessário que se informe o RENAVAM ou o número do chassi. Porém, se o serviço escolhido for o “Primeira Habilitação” é necessário o preenchimento de um formulário de pré cadastro.
5º passo: Clique no botão “Selecionar”.
6º passo: Selecione a data
7º passo: Selecione um local disponível.
8º passo: Selecione um horário disponível.
9º passo: Clique na opção “Concluir”.
10º passo: Confira os dados informados.
11º passo: Imprima o comprovante de Agendamento.
Após seguir todos esses passos, basta comparecer no local escolhido, na data e hora correta e realizar o procedimento requerido, por via digital.
Como consultar placa no DETRAN AM?
Começaremos a falar sobre a importância e a função da placa do veículo. Ela é vista como a identidade oficial do automóvel e com uma simples busca a seus números e letras é possível que se saiba informações específicas, como: ano de fabricação, possíveis multas, eventuais acidentes etc.
Portanto, a partir da consulta da placa do veículo – realizada no DETRAN AM – o proprietário pode conferir a situação de seu automóvel!
Para então realizar a consulta, de fato, é necessário apenas que se tenha o dado da sequência da placa em mãos. Uma opção válida é que, a partir disso se insira esse dado no portal ou no aplicativo da “Zapay”. Assim, você terá acesso à situação do veículo, como as formas de pagamento disponíveis para eventuais necessidades.
Outro dado que também pode ser utilizado para verificar a situação do automóvel é o número do RENAVAM. (Registro Nacional de Veículos Automotores)
Como consultar o licenciamento?
O licenciamento do automóvel tem como intuito comprovar que o veículo está de acordo com todas as regras do meio ambiente e de segurança.
A consulta desse dado também pode ser realizada pela plataforma “Zapay”, usando o dado da placa do veículo!
É importante salientar que só depois da confirmação e registro do pagamento do licenciamento, é possível a emissão do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). No caso do DETRAN de Amazonas, este é obtido por meio do acesso do DETRAN digital. (indicado pela letra ‘e’ após a sigla CRLV)
Multas DETRAN AM
As multas, em geral, são classificadas de acordo com seu nível de gravidade, portanto existem as multas de natureza leve, média, grave e gravíssima. Os valores das multas dependem do nível em que a mesma se encontra, assim como a perda de ponto na CNH.
Caso o pagamento da multa não seja realizado no período previsto, o condutor estará sujeito ao pagamento de juros de mora e ao aumento do preço inicial da multa. Em contextos extremos, pode haver a inscrição na dívida ativa. Como consequência, tal condutor poderá ter seus bens bloqueados.
Além disso se, por exemplo, somarmos duas infrações como: deixar de pagar as multas e não portar o CRLV, tal proprietário de veículo poderá ter seu automóvel apreendido pelas autoridades policiais.
Conclusão
Ao final desse artigo, espero que os condutores não só do estado de Amazonas, como os de outros estados do país tenham compreendido as informações aqui passadas. Além disso, desejo que todas as possíveis questões tenham sido solucionadas!