Responsabilidade, paciência, foco e a Carteira Nacional de Habilitação são essenciais para qualquer motorista que vai dirigir. No entanto, o que fazer caso você perca a CNH?
É comum que imprevistos aconteçam. E há casos em que o condutor perca a CNH, mas precise continuar dirigindo com frequência. Nesse caso, a primeira pergunta que surge é: o que fazer a partir de agora?
Não se preocupe! Para que você não cometa nenhuma infração e nem seja multado, nós preparamos um artigo completo e com todas as informações necessárias para resolver o problema.
Confira abaixo o que fazer ao perceber que perdeu a CNH. Boa leitura!
Perdi a CNH, o que devo fazer?
Dois documentos são essenciais e precisam acompanhar os condutores enquanto estiverem dirigindo: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Caso não estejam com o motorista durante a direção, podem gerar punições e multas.
Entretanto, pode acontecer algum incidente ou descuido e o condutor acabar perdendo a CNH ou esquecendo onde a colocou. O que fazer depois disso?
Nossa dica é não se desesperar! Caso aconteça, o primeiro passo é procurá-la nos locais em que ela costuma ficar e onde o condutor estava quando a viu pela última vez.
Se não encontrar, chegou a hora de considerá-la perdida e dar o segundo passo.
Para evitar problemas e complicações no futuro, o ideal é fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) relatando o que aconteceu. Dessa forma, você estará resguardado caso ela seja usada de forma indevida.
Se preferir, você pode ir até a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para relatar o ocorrido. Porém, atualmente, vários estados disponibilizam um site para registrar ocorrências. O que torna o processo mais fácil, já que não será preciso sair de casa.
Feito isso, os próximos passos são: solicitar uma 2ª via, fazer o pagamento do serviço e garantir acesso à CNH digital. Também é recomendado andar com o Boletim de Ocorrência até que tudo esteja finalmente resolvido.
Posso dirigir com a CNH perdida?
Sim. Embora a Carteira Nacional de Habilitação seja um documento extremamente importante, é possível dirigir com a CNH perdida. Imprevistos acontecem e você não é o primeiro (e nem será o último) a perder um documento importante.
Contudo, é necessário tomar providências o quanto antes para que tudo seja resolvido o mais rápido possível. Afinal, todos os documentos que estiverem nas suas mãos enquanto a CNH estiver perdida são apenas provisórios.
Portanto, assim que notar a perda da carteira de habilitação, já comece a procurá-la. Caso não encontre, faça todos os procedimentos necessários para não ser prejudicado.
Dirigir sem a CNH pode gerar multa?
Sim. Dirigir sem a CNH é passível de multa e o condutor ainda levará alguns pontos na carteira.
Isso porque de acordo com o art. 232 do Código de Trânsito Brasileiro: se enquadra em “conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório” sendo:
- Uma infração leve;
- A penalidade é multa;
- Como medida administrativa, haverá a retenção do veículo até a apresentação do documento.
Por ser considerada uma infração de natureza leve, a multa aplicada é de R$ 88,38. Também por esse motivo serão computados 3 pontos na carteira.
E é exatamente por isso que é necessário agir rapidamente assim que notar que perdeu a CNH.
Como solicitar a 2ª via da CNH perdida?
Solicitar a 2ª via da CNH é bem mais simples do que você pode imaginar. Inclusive, não é preciso nem sair de casa para fazer a solicitação.
Mas, caso queira, você pode fazer pessoalmente no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado.
O processo pode ser um pouco diferente em cada região, entretanto os passos são basicamente os mesmos:
- Entre no site do Detran do seu estado;
- Encontre a aba “2ª via da CNH” (Geralmente, ela está na lista de serviços relacionadas à “habilitação”);
- Preencha os dados necessários para emitir a guia de pagamento;
- Pague a taxa dentro do prazo estipulado;
- Aguarde a emissão da sua nova CNH.
Contudo, fique atento! Se a sua Carteira de Habilitação estiver vencida, esse processo pode ser um pouco mais longo.
Será preciso fazer a renovação primeiro e só depois iniciar o processo para ter a 2ª via.
Como evitar perder a CNH?
Naturalmente, ninguém perde a CNH porque quer. Porém, você pode (e deve) tomar alguns cuidados para evitar problemas como perder a CNH. Alguns deles são:
- Sempre que possível, dê preferência por usar a versão digital da CNH;
- Procure guardá-la sempre no mesmo local;
- Depois que usá-la, lembre-se de colocá-la onde ela comumente ficaria;
- Evite ficar com ela nas mãos em locais públicos.
E então, conseguiu entender tudo o que precisa ser feito quando estiver com a CNH perdida?