Situação Do Veículo: Aprenda A Verificar Em Poucos Passos

Para estar em dia com seu veículo é necessário que, além de pagar os impostos e realizar as manutenções, se esteja sempre atento à situação do automóvel. Nesse tópico, por exemplo, é incluída a consulta para verificar infrações.

Leia mais

O condutor, portanto, deve fazer consultas à placa de seu veículo de forma regular, para que assim evite um acúmulo de pontos em seu documento.

Leia mais

Afinal, se o hábito da análise da situação do seu veículo não for constante, o risco de não receber as notificações de multa no período certo e perder os prazos para o envio de sua defesa aumentam bruscamente.

Leia mais

Qual a importância de consultar a situação do veículo?

É essencial que todo e qualquer condutor saiba a importância de percorrer com seu automóvel nas melhores condições possíveis.

Leia mais

Por esse motivo, a realização da manutenção, de forma periódica, é de suma importância. Além disso, outro fator importantíssimo é manter a licenciatura do veículo sempre em dia.

Leia mais

Esses processos fazem com que o condutor esteja certificado de que seu automóvel está nas condições devidas para circulação, e está sem débitos pendentes.

Leia mais

Porém, há uma questão principal: como consultar a situação do veículo a fim da verificação das possíveis multas ou débitos? Te explicarei isso com detalhes, a seguir!

Leia mais

Como consultar a situação do veículo pela placa?

Existem algumas maneiras de realizar a consulta da situação do veículo pela placa. Nesse tópico, explicarei passo a passo como fazer essa ação entrando pelo site do DETRAN da região onde você mora:

Leia mais

1º passo: Entre no site do DETRAN de sua região e procure por “Consulta ao veículo”, “Veículo” ou “Consultar veículo” – a procura também pode ser realizada buscando algum termo que remeta à pesquisa.

Leia mais

2º passo: Já na página de consulta, alguns campos em branco - para preencher com informações da pesquisa - aparecerão. Eles terão que ser preenchidos com o número do RENAVAM e a placa de seu automóvel.

Leia mais

3º passo: Preencha os espaços indicados com seus dados e conclua a pesquisa.

Leia mais

A partir daí, informações sobre o veículo, incluindo multas, IPVA, estarão presentes para o condutor.

Leia mais

Como consultar a situação do veículo de forma completa?

Uma pesquisa mais aprofundada sobre seu automóvel também pode ser realizada por um website chamado “Busca Placa”! Esse serviço do Busca Placa é derivado do site de trânsitos “Doutor Multas”.

Leia mais

Ele funciona da seguinte forma: com apenas sua placa de veículo e endereço de e-mail, o condutor poderá receber um relatório com informações mais aprofundadas sobre sua placa. Alguns desses dados são:

Leia mais

- RENAVAM

Leia mais

- Informações sobre o sinistro, recall e perda total no veículo

Leia mais

- Chassi

Leia mais

- Preço na tabela FIPE

Leia mais

Importante salientar que esse serviço é totalmente gratuito.

Leia mais

Quando o motorista perde o direito de dirigir?

Se o hábito de verificar a situação de seu veículo regularmente não seja seu forte, pode ser que a quantidade de pontos esteja sendo acumulada em sua CNH e você corra o risco de perder seu direito de dirigir. Mas quando isso acontece?

Leia mais

A suspensão da CNH ocorre em 2 possibilidades:

Leia mais

- Por acúmulo de pontos no documento

Leia mais

- Pelo cometimento de uma infração específica que determine a cassação

Leia mais

Para adentrarmos um pouco mais na primeira possibilidade, analisaremos o artigo 261 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Esse artigo demonstra que a carteira de habilitação do motorista será suspensa pelo acúmulo de pontos em 3 situações. Quando, no período de um ano, o condutor alcançar as seguintes pontuações:

Leia mais

- 20 pontos tendo cometido duas ou mais infrações gravíssimas

Leia mais

- 30 pontos tendo cometido uma infração gravíssima

Leia mais

- 40 pontos sem ter cometido nenhuma infração gravíssima

Leia mais

Já referente à segunda possibilidade citada, vemos que a multa por excesso de velocidade acima de 50% é uma das infrações que estão incluídas. Essas infrações são conhecidas como autossuspensivas.

Leia mais

No artigo 218, III, o CTB determina a suspensão do direito de dirigir e a multa gravíssima multiplicada por 3.

Leia mais

Mas de fato, o que significa a suspensão desse direito?

Leia mais

Ela se refere à perda do direito de dirigir por parte do condutor, em um certo período de tempo, e à necessidade da realização do processo de reciclagem, a fim de retomar o direito perdido.a

Leia mais

No caso de suspensão por pontos, o período determinado é de 6 a 12 meses longe do veículo. Já, em relação ao cometimento de infração específica, o tempo é de 2 a 8 meses.

Leia mais

No último tópico, porém, há exceções: há casos que já possuem um período determinado de suspensão, descrito em seu próprio artigo.

Leia mais

Recorrer e manter se em dia com a situação do automóvel

Há também a possibilidade de você recorrer a uma multa quando a achar injusta ou se for proposta ao condutor de forma errônea. Se você optar por essa decisão terá alguns processos a se realizar, como a defesa prévia e – se caso necessário - a 1ª e 2ª instância. Se ao final desse processo sua defesa for aceita, você poderá ter sua multa anulada!

Leia mais

Conclusão

Ao final desse artigo, espero que suas dúvidas sobre o assunto possam ter sido resolvidas e que o tópico tenha sido bem compreendido por todos os leitores!

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Doutor Multas